Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ibraim Rebouças

[Resolvido] Possivel tensao reversa

Recommended Posts

Oi, hoje resolvi fazer um teste na tomada aqui de casa, 110Vac, liguei um ferro de solda nela de 30W, e o voltimetro na escala de 750Vac em paralelo com o ferro de solda, a tensão estava normal no multimetro quando o ferro estava ligado, mas na hora de desligar, o Multimetro chegou a marcar 1100V!!! na hora que vi os 4 digitos achei que ia pifar, mas foi por apenas algumas frações de segudo... gostaria de saber o motivo...

Obrigado desde ja!!:confused:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A resistencia é um indutor, uma bobina de tesla em escala reduzida. Os milisegundos que você puxar o plug da tomada geram piques de alta tensão porque há um encosta-desencosta (Lembrando: Milisegundos), e há escape de alta tensão pelos nanometros entre a tomada e o plug, enfim, nenhum interruptor de contato fisico é perfeito para passagem de eletricidade, SEMPRE há esses pulsos, e quando há indutores envolvidos eles operam como bobinas de tesla gerando spikes de tensão bem alta.

Naturalmente esses spikes não danificam nenhum equipamento porque são de amplitude muito pequena, na verdade só sabemos que eles SEMPRE estão presentes devido ao uso de osciloscópio, pois instrumento de mecição de consumo ou tensão nem sempre averiguam isso.

(Nesse caso mediu provavelmente porque não havia outro equipamento proximo, provavelmente porque o multimetro é de resposta razoavelmente rapida, provavelmente porque a construção da resistencia do ferro forma mais ou menos indutancia, e provavelmente porque o contato no plug ou na tomada facilitou esse efeito.

O nome é wave effect? Ando enferrujado com isso, lembro que tem wave no nome.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Puts, valeu cara, fiquei preocupado em ligar outros aparelhos em parelelo com o ferro e queimar... isso por que a resistencia do ferro é pequena, em aparelhos maiores a rebsão deve ser bem grande!!

    Obrigado ae!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×