Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Mas é estranho isso. Até agora não apareceu nenhum rumor de nenhum canto falando de um socket novo, nem apareceram fotos de placas-mãe e o Anand não citou nada.

Quem sabe agpra vem o LGA 1207 pro desktop..

EDIT- é, o Llano todos sabem que será pra um socket diferente e nada de foto reveladora. =/

Dragum, sobre ter 4 FPUs, isso pra mim é relativo, da forma como apresentaram, podem ser consideradas 8, e também temos que ver o tamanho destes chips e dos chips da concorrência.

Pelo que eu li e entendi, o Bulldozer tem um bloco básico que pode ser multiplicado de acordo com a necessidade, tem aquela cara de GPU.. Se 4 blocos não forem suficientes, quem sabe eles colocam 6 ou 8.. só não entendi muito bem porque o Llano não terá dois blocos + a GPU, mas isso deve sair depois.

Depois da dessa leitura, acredito que nem mesmo um up na minha máquina atual (ECS A780 Ultra com 4GB DDR2 e PH2 955) vai valer a pena já que o BZ virá com socket novo.

Se a AMD não queria encalhar mercadoria, errou feio ao falar do novo socket. Só mesmo se o preço de um X6 baixar muito para valer a troca.

Depende de quanto custará (e andará) o Bulldozer. ;)

----

Olha a bagunça !

http://www.dailytech.com/The+Underdog+AMD+Announces+Details+on+Trio+of+Upcoming+CPU+Designs/article19433.htm

Bulldozer octa core será socket AM3, o decahexa será em G34 (servidores) e o Llano terá um socket totalmente diferente.

• Membro VIP
Postado

Desse jeito fica difícil sabem em que acreditar

Uma hora fazem suspense, noutra dizem que devido as tecnologias implementadas não será compatível, e depois chega dizendo que vai ser AM3.

So resta esperar até um anuncio oficial da AMD pra saber mesmo.

off

que feio moderador fazendo post duplo.

Ta certo que viu a tempo e juntou os posts pra não dar na cara^^

Postado
Depois da dessa leitura, acredito que nem mesmo um up na minha máquina atual (ECS A780 Ultra com 4GB DDR2 e PH2 955) vai valer a pena já que o BZ virá com socket novo.

Se a AMD não queria encalhar mercadoria, errou feio ao falar do novo socket. Só mesmo se o preço de um X6 baixar muito para valer a troca.

Não leve a sério isto. Os caras do techpowerup estão meio drogados. Tão misturando Llano com Bulldozer.

Postado
http://www.semiaccurate.com/2010/08/24/close-look-amds-bulldozer/

Mais um.. postei porque os slides são diferentes, deve ter algo diferente.

daí, chega-se a

Bulldozer on the Desktop

For the desktop, the Zambezi processor is good news and bad news. The good news is it's an 8 core product, the bad news is it needs a new socket - AM3r, or AM3+. This is an electrical upgrade of the AM3 platform, to provide the power phases and planes/states required by the power gating features of Zambezi. As you might have guessed from the name, this socket is backwards compatible with existing AM3 processors, so you'll be able to piecemeal your upgrade - motherboard for your birthday, CPU for Christmas, or however your upgrade cycle works.

Desktop Bulldozer module based products will be introduced later than server variants, so if you're waiting for BD to refresh your desktop there is no end in sight yet. No indication of Turbo mode was given by AMD, but it is expected to be offered on both platforms and is a new implementation compared to the current Turbo Mode used by the Phenom II X6 processors.

http://www.rage3d.com/articles/amd_heat_vision_hot_chips_22/index.php?p=5

bateu no martelo e pelo que vi na apresentaçao no youtube e nos gráficos mostrados, o bdz terá o chipset ponte-norte incluído (talvez integralmente ou quase), daí os atuais são incompatíveis mesmo.

tb deu pra entender que até agora não disseram nada referente ao desempenho bruto ou líquido, apenas q haverá um ganho em cima do fato da arquitetura ser SMT distribuindo melhor as threads na maior parte do tempo (fiquei biruta:()

editado:

entendi errado, permanece AM3, mas já matou AM2 e AM2+, porém AM3 balança

• Membro VIP
Postado

2 ALUs, 2 AGUs, L1I e todo front-end compartilhado e clocks maiores... É... O café servido na AMD parece normal e dentro do prazo de validade... Que pena...

Não gostei muito do L1D de 16kB, o scheduler vai mesmo conseguir mascarar a latência do L2?

• Membro VIP
Postado
2 ALUs, 2 AGUs, L1I e todo front-end compartilhado e clocks maiores... É... O café servido na AMD parece normal e dentro do prazo de validade... Que pena...

Não gostei muito do L1D de 16kB, o scheduler vai mesmo conseguir mascarar a latência do L2?

O Anand também estarnhou isso:

I asked AMD if the small L1 data cache was going to be a problem for performance, but it mentioned that in modern out of order machines it’s quite easy to hide the latency to L2 and thus this isn’t as big of an issue as you’d think. Given how aggressive AMD has been in the past with ramping up L1 cache sizes, this is a definite change of pace which further indicates how significant of a departure Bulldozer is from the norm at AMD.
EDIT---

Mais uma análise, pra quem gosta do TR:

http://www.techreport.com/articles.x/19514

EDIT 2 ---

Catso..

http://www.computerbase.de/news/hardware/prozessoren/amd/2010/august/zum_zweiten_mehr_bobcat_bulldozer/

http://www.computerbase.de/news/hardware/prozessoren/amd/2010/august/offizielle_details_bobcat_bulldozer_amd/

Pra quem entende alemão (não é meu caso), no primeiro link fala em socket AM3+ e que os atuais processadores AM3 servirão nas placas, mas não entendi se tem algo do Bulldozer funcionar nas placas antigas.

Poxa, se vai trocar, troque de uma vez. ^_^

Postado

Ok, parece q o mundo entrou em suspense total?

É compatível, não é compatível, única certeza certeza mesmo é q é um novo socket porque tem novas máginas elétricas. certeza bastante temos que AM2 e AM2+ deram tudo o que tinham que dar e vão ir pra banha.

Já AM3 virou um completo suspense: processador AM3 vai encaixar em MB AM3+ 3/ou processador AM3+ vai encaixar em MB AM3 e/ou n.d.a.?

• Membro VIP
Postado

Suspense total. ;)

Eu li só as conclusões dos artigos.. Todos estão animados dom o bobcat e receosos com o Bulldozer, um deles (acho que nos comentários) lembrou exatamente o que o Thiago disse, que o barça também animou muito no papel, mas como não conseguiu clocks altos e TDPs razoáveis, fora o bug TLB, ele broxou total.

Curioso como não apareceu nenhuma foto dos chips nesses slides.

Postado

se forem pra ser compatíveis, mas perdendo funcionalidades até entendo o AM3+ ou AM3r2. Agora se não for, coloca um nome completamente diferente poxa: socket AMDATI cavadorLGA56788. Pronto, ai não confundi ninguém

Postado

petróleôôôô petróleôôôôô!!!!

apesar de não ser uma foundry interna (não mais) acho que a GF vai ser a unica capaz de competir em litografia com a Intel

Postado

tá ai, eu acho que a Placa-mãe do Bulldozer será retrocompatíveis com processadores k10,5 porém o Bulldozer não será compatível com soquet AM3.

Explico.... Soquet AM3 revisão 2.0 ou AM3r2 terá 941 furos pra para suporte nativo do Bulldozer e K10,5 poderão ser usados por terem 938 pinos e AM2+ não serão compatíveis porque Bulldozer não terá mais Controladora DDR2, o que impediriam os fabricante de Placa-Mãe colocarem slots DDR2 como chegaram a fazer AM2 + AM3 numa mesma placa, com isso os AM3 operem sem DDPM para seus IMC.

O menos é esta a ideia que tenho por enquanto. O Soquet AM2 ainda permite mais 8 pinos ou 8 furos. Basta conservar a trava que impede o uso de AM2+ em AM3 e abrir 3 daqueles aqueles que estão tapados

Postado

eu acho que se isso se confirmar = bullshit!

quem vai comprar placa mãe que tem escrito em negrito tamanho Gigante e multicolorido AMD BULLDOZER READY! e usar um K10.5???????

Postado
eu acho que se isso se confirmar = bullshit!

quem vai comprar placa mãe que tem escrito em negrito tamanho Gigante e multicolorido AMD BULLDOZER READY! e usar um K10.5???????

Quem comprou e compra placa AM2+ pra usara com AM2, AM2+ e AM3 e olha que tem aos montes.

Postado

Direto do Gabriel: "Os processadores soquete AM3+, no entanto, não serão compatíveis com placas-mãe soquete AM3."

Resumo, ***** meus planos de um octa-core pra tão logo. :( **** *****, podia ao menos o processador ser compatível com as MBs AM3 também, né? Não precisava AM2, AM2+ e a eternidade pra trás, mas com AM3 até que podia... :(

É, up agora só pra x6... a menos que essa história mude de novo. :(

Postado

Agora que li o artigo do Gabriel, parace eu estau no rumo certo....

Não seria AMD BULLDOZER READY e sim AMD AM3 Ready, pois seriam retrocompatíveis e nativas em K11.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...