Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Pensando como empresa, eu acho bobagem, poque vende muito pouco e tem o custo de desenvolvimento. Não deve compensar com o retorno que isso dá pela propaganda.

Como consumidor sem grana, também não me interesso. :D

Mas pro Marketing da AMD ficou horrível não ter nada que chegue próximos dos Nehalem, Nehalem é uma plataforma Workstation desfarçada de desk e este fato pegou bem pra concorrente, vende i3 feito agua, mesmo com a AMD oferecendo produtos melhores por menor preço.

Postado

"Los CPUs basados en la arquitectura Bulldozer funcionarán a voltajes de entre 0.8V a 1.3V ofreciendo variadas frecuencias de funcionamiento, resaltan que a una frecuencia de 3.5 Ghz el consumo y TDP de Bulldozer es muy cercano al de su actual arquitectura K10.5; de lo cual se podría interpretar que un Bulldozer de 3.5GHa con 4 módulos (8 núcleos) tendrá un TDP de 125W y el mismo consumo que los actuales Phenom II X6."

3.5 125W com 4 módulos não é exatamente um GRAAAAAANDE avanço...

Postado
3.5 125W com 4 módulos não é exatamente um GRAAAAAANDE avanço...

Rapaz:

com 65nm = 4 núcleos @2,6ghz = 140w

com 45nm = 4 núcleos @3,4ghz = 140w

depois

com 45nm = 6 núcleos @3,3ghz = 125w

Agora

com 32nm = 8 núcleos @3,5ghz = 125w.

Eu vejo certa evolução aqui. Pode não ser a desejada, mas existe.

Postado
Rapaz:

com 65nm = 4 núcleos @2,6ghz = 140w

com 45nm = 4 núcleos @3,4ghz = 140w

depois

com 45nm = 6 núcleos @3,3ghz = 125w

Agora

com 32nm = 8 núcleos @3,5ghz = 125w.

Eu vejo certa evolução aqui. Pode não ser a desejada, mas existe.

Fica parecendo maior pois não podemos deixar de lembrar que um X6 tem mais unidades de ponto flutuante que o novo X8... entende? O bulldozer tem menos transistores que o X6, por exemplo, com uma litografia nóvinha, acho que da pra ser mais eficiente sim... Tudo é precipitado sem a menor noção de desempenho, mas se como alguns boatos por ai -pessimistas-, tiver 10% mais de performance clock a clock que os Phenom II, só que com mais núcleos de inteiros e menos PF -isso já é certo-, vai ficar difícil para brigar com os novos 6cores e 8cores da intel.

Postado
Fica parecendo maior pois não podemos deixar de lembrar que um X6 tem mais unidades de ponto flutuante que o novo X8... entende? O bulldozer tem menos transistores que o X6, por exemplo, com uma litografia nóvinha, acho que da pra ser mais eficiente sim... Tudo é precipitado sem a menor noção de desempenho, mas se como alguns boatos por ai -pessimistas-, tiver 10% mais de performance clock a clock que os Phenom II, só que com mais núcleos de inteiros e menos PF -isso já é certo-, vai ficar difícil para brigar com os novos 6cores e 8cores da intel.

Eu tava achando que ele ia ter um clock monstruoso e os 10% a mais de desempenho... mistério mesmo o potencial de over, eles vão ter que se mexer muito pra fazer um overclocker melhor que os SB... olha que eu torço pra AMD...

Será que eles conseguiram colocar o Bulldozer quad-core com consumo próximo do SB quad-core??

Postado

O X6 pode ter mais unidades de PF, porém, lembre-se que elas foram reformuladas com os registradores XMM pulando de 128 para instruções de 256bits. Provavelmente ela será mais eficiente do que a do X6, por isto eu não acredito em menor poder de ponto flutuante.

De resto, lembremos que a AMD sempre otimiza seus processos de litografia. O próprio processo de 45nm mostra isto. Inicialmente tivemos um Deneb de 3,4ghz com 140w e terminamos um Thuban de 3,3Ghz com TDP de 125w.

Enfim, é esperar pra ver até onde vai ai diferença de IPC em relação aos K10.

Postado

Esses 125w é realmente para os 3,5ghz? Ele leva em conta o turbo boost, onde supostamente o BDZ pode aumentar todos os cores em 500Mhz ao mesmo tempo?

Oito núcleos de inteiros a 4ghz para 125w já faz a figura ficar bem melhor para a AMD, não?

Postado

MSI-Wind-Top-AE2050-1.jpg

Touching a Wonderful Life

Wind Top AE2050 uses the Windows®7 operating system, which supports multi-touch function. This new system allows users to have a more flexibility and convenience ways to use computer. An exclusive combination of software packages included with the system provide intuitive functions suitable for the whole family: the third generation of MSI Wind Touch offers a friendly and intuitive user interface that allows users to check the weather, time, and date of cities around the world, browse photo albums, and record video messages all at one finger touch. Using the bundled package of professional painting software: ArtRage 3 Studio, in conjunction with various styluses and the sensitive multi-touch capabilities, users can draw pictures that rival Picasso! The YouCam 4 also offers a variety of interesting video effects accessible via built-in webcam. Users can also enjoy great fun by integrating YouCam 4 with any kind of IM software and even easily share videos with friends by uploading them to social networking sites such as YouTube and Facebook all at the touch of a screen. Also, users can take advantage of the latest features to share files more easily or even ramp up their PC's security with real-time surveillance capabilities---the system can be set to record as soon as motion is detected.

É, a era dos "Green" chegando.

Postado

Achei bonitinho o chip. Todo arrumadinho. xD

The white line around the chip is a trough that allows for power to be completely shut down to each core module. So it looks like AMD will be gating power at the module, not the core level. It is not clear how this will compare to chip designs that are going to be gating at the core level.

Achei estranho esse quote aê... de início. Mas pela natureza do BDZ (dois em um!) até que faz sentido depois que parei para pensar.

Outra, esse leakage vai cair com a maturação do processo da GF?

amd_bulldozer_core_power_by_circuit.jpg

• Membro VIP
Postado
essa área ainda não tem o cache L3. Grandinho.

Inclui L3 sim' date=' fica no meio do chip divido em 4 blocos, e é um chip relativamente pequeno...

Que chip estranho, espero que mais pra frente apareçam fotos coemntadas do chip todo.

O mais difícil são os detalhes, a foto não photoshop mas tem pouca resolução, aqueles retangulos esbranquiçados na FPU são o que? As FMAs?

Saindo do núcleo o resto é fácil de identificar.

Edu, você tinha cutado 350 mm2 né ?

Isso.

Outra, esse leakage vai cair com a maturação do processo da GF?

Talvez, mas não achei tão absurdo.

Postado
Talvez, mas não achei tão absurdo.

Se a leakage está assim na primeira implementação do 32nm HKMG SOI da GF, ele parece bem promissor, não? É normal diminuir a leakage ou só quando algo de muito errado sai (como com a TSMC).

(considerando o BDZ e o Llano "a primeia implementação", no caso)

• Membro VIP
Postado
Inclui L3 sim, fica no meio do chip divido em 4 blocos, e é um chip relativamente pequeno...

Dividido mas unificado, certo ?

E aqueles espaços entre o L3, tem algo de útil ou é área disperdiçada ?

Isso.

Pelo que lembro, você não foi o único a dizer isso. ;)

U.S. CPU and chip manufacturer AMD will be unveiling its new processors at CeBIT 2011.

http://www.cebit.de/en/about-the-trade-show/topics-trends/cebit-innovations/kalenderwoche-8/starke-leistung

:eek: :eek: :eek:

Eta lasquera !!

Aí eles falam: o desempenho extraordinário do Bulldozer.

E lá vão vários aumentar a expectativa.. -_-

Se a leakage está assim na primeira implementação do 32nm HKMG SOI da GF, ele parece bem promissor, não? É normal diminuir a leakage ou só quando algo de muito errado sai (como com a TSMC).

(considerando o BDZ e o Llano "a primeia implementação", no caso)

vazamento tem em todo chip, isso depende de outros fatores além do processo, os P4 aqui do lab que o digam..

Postado
Inclui L3 sim, fica no meio do chip divido em 4

Ah, mas eu tava me referindo a primeira imagem mostrando somente o módulo (ixi que xique). É maior que o núcleo do Phenom II.

Achei bonitão, com o cahce l3 central. É mais bonito que o atual, que é menos simétrico que o novo. Achei que o Cache L3 ta pequenino pro tamanho do core.

Verdade, nos Phenom o L3 fica sozinho em um lado do chip e é gigante.

eu não achei ele assimétrico. bonitão, só não vou ter um porque espero troca de socket pra versão com gpu embutida. mas quero pra foto do desktop certo! :-D

Lá pra metade de 2012 que sai do com GPU embutida, será que o mundo aguentará até lá?

Postado
Lá pra metade de 2012 que sai do com GPU embutida' date=' será que o mundo aguentará até lá?[/quote'] O mundo eu não sei, mas eu aguento com um Thuban sim... :)

Mudando de assunto, parece que o Thunderbolt tá acendendo interesse nas listas de beo0wulfery e clustering... eles querem mais informações, mas o futuro up pra fibra óptica elevando a criança pra 100GBps tá fazendo "briá os zóinho"... :D

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!