Ir ao conteúdo

Quadro feito com LEDs

Ibraim Rebouças

Posts recomendados

Postado

Lembrando, não são 3 LEDs RGBs em um trimpot, mas sim 1 LED RGB.

Você precisaria de 3 para controlar 1 LED, já que ele tem 3 pinos, Red Green Blue, e desse jeito que falei bastaria 1.

Até mais!

Postado
Hummm... A ideia do gustavo de controlar 3 LEDs num so trimpot é muito boa! E de fazer a tabela também! Vai facilitar muito todos que forem manusear o quadro!

Olá Pedro1995, sim, usar microcontroladores ficaria mais fácil, o problema é que eu não manjo NADA de programação!

quem manja mais de eletronica, tem algum outro ci simples que faça isso??com um dado valor na entrada em cada saida(3) ele tenha um valor programado, pode ser até atraves de resistores mas de ci eu n manjo n

Postado

A, agora entendi gustavo, mais mesmo assim o numero de trimpots seria bem menor, e fica mais simples! Uma duvida, a final, é melhor mesmo cirar uma font, ou usar a rede para as partes que não terão efeitos?

Postado

a fonte que estamos falando é comprar um transformador com a corrente nescessaria e pronto, como não circuito complexo e sensivel não prescissa de toda aquela filtragem

e depois resistores pors leds rgb

Postado

a fonte que estamos falando é comprar um transformador com a corrente nescessaria e pronto, como não circuito complexo e sensivel não prescissa de toda aquela filtragem

e depois resistores pors leds rgb

Realmente, toda aquela filtragem não é necessaria, mas eu aconselho a pelo menos retificar, porque como sabemos, os LEDs não suportam tensão reversa, e podem acabar queimando.

Mas vocês não acham que dependendo da corrente esse transformador vai pesar um pouquinho demais?

Eu colocaria uma fonte de PC e "puxaria" um fio bem longo até o quadro, assim poderia deixar a fonte quetinha em um cando perto da tomada e movimentar o quadro com facilidade.

Acho que com a fonte seria muito mais simples, barato e leve do que colocar 1 transformador gigantesco...

Até mais!

Postado

a fonte o legal seria comprar uma fonte chaveada ou aproveitar alguma pois a não ser que seja de pcs compactos a fonte ocupa um bom espaço, só daria de trocasse os dicipadores dela

Postado

Felipe, vou repensar no fato de usar os microcontroladores... é que nunca utilizei nada do genero então... fica complicado!

Pedro1995, não entendi direito a parte de trocar os dissipadores nela... e quanto a usar fontes, tem que ser algo compacto!...

Postado

então, o que eu quis dizer é que o que deixa uma fonte muito alta na maioria das vezes é os dissipadores(tirando a carcaça da fonte) é isso que a deixa mais alta, talvez de até pra dobrar os dissipadores

Postado

Isso é verdade, mais também o cooler ocupa bastante espaço... como e amigo Felipe disse... talvez eu utilize microcontroladores para as partes com efeitos, ou ate efeitos em todo o quadro, mas assim usando Reles para controlar a alta corrente do restante do circuito... Algo não muito complicado mas que de uma boa impressão... galera, estou aberto a sugenstões para qualquer parte do circuito, tanto desenho, como a parte eletronica, programação, etc...!

Obrigado!

Postado

x.X< ... R$: 1200,00? quanto é em media cada LED RGB... Eu tinha calculado 4 Leds RGB por CM ², ja que o quadro teria 20x20 cm... que da 400CM², multiplicado por 4 LEDs por CM... = isso me levaria a falencia... ! Acho que vou usar Leds RGB apenas em partes bem especificas...

Postado

Ai! Na hora que ouvi isso deu realmente uma fisgada no bolso... tenho que repensar! Assim fica IMPOSSIVEL fazer! Mesmo que iso fosse pago para ser exposto na FIETEC, fica inviavel, a verba da feira em cada sala geralmente não passa dos 80 reais por aluno, o que da cerca de 2400 reais, com 30 alunos por sala! Na FIETEC do ano passado, tive que economizar pra fazer os efeitos luminosos na sala! O reator da luz negra que usamos não era muito bom! no fim da feira quando abri ele, estava com uma parte torrada!

Postado

sera que se colocasse por exeplo 2 leds por cm2 ou talvez 1 e aumentasse a corrente nele não seria melhor??

nã oacha em sp na santa ifigenia mais barato??tip ocomprando varios sera que eles n fazem desconto??

Postado

Na soldafria cada um custa R$2,25

Os precos:

10+ R$2,10 mais de 10

25+ R$2,00 mais de 25

50+ R$1,90 mais de 50

100+ R$1,80 mais de 100

Ah e para misturar cores necessita cada pino do led rgb ser controlado por pwm

Postado

opa angelo, ai é que você se engana... não precisa ser PWM! basta colocar um potenciômetro ou um trimpot e um resistor de limitação para que o LED não queime quando o pot chegue na sua resistencia minima.

Até mais!

Postado

x.X... 80 reais ainda é um bocadinho caro mais ta no preço bom... è que semana que vem vou viajar e não vou poder entrar aqui no Forum durante dez dias, quando voltar vou resolver isso dos materiais, fonte(ou se ligar na rede), modo de controlar os efeitos... Todos ajudaram muito, agora ja tenho o prejeto completo em mente! E assim que concretizar eu tiro algumas fotos e posto aqui, com o esquema também!!

Obrigado gente! Todos ajudaram e muito!

Postado

Binho deixa eu te perguntar uma coisa, esse quadro, vai ter apenas um desenho "fixo"? ou tipo você vai querer desenhar nele, por exemplo, se você quer penas uma bandeira, fica muito mais fácil de se fazer, mas se você quiser, por exemplo, uma bandeira, mas logo depois você queira não mais uma bandeira, mas sim uma flor.

Qual das alternativas seu qudro vai ser?

Na ultima é necessario RGBs, mas se você quer um desenho "fixo" ai é só usar os LEDs de cor e na posição correta.

Até mais!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!