Ir ao conteúdo

Raid 0

GeremiasSP

Posts recomendados

Postado

Saudações a todos

Não encontrei nenhum tópico (novo) em que pudesse tiver minhas dúvidas, então aqui estamos ^_^

Pretendo trocar meu HD, ao invés de pegar um com grande capacidade, penso em pegar 2 HDs e fazer RAID 0.

Penso em pegar 2 HDs SEAGATE SATA2 16MB 7200 320GB...com custo total de R$200,00.

Minha placa mãe é uma ASUS P5E Deluxe

Alguma recomendação?

Alguma "não recomendação"?

Algo mais que deveria levar em consideração?

Alguém já fez RAID 0 no Windows 7 64 bits? Se sim, algum imprevisto?

Obrigado!

:)

Postado

Olha eu tenho dois hd de 500gb em raid "0" e uso o windows 7 de 64 bits e tá tranquilo até hoje, já tem uns meses que uso (anteriormente usava no vista de 64 bits), pode fazer o raid que é sem problemas.

Postado
Olha eu tenho dois hd de 500gb em raid "0" e uso o windows 7 de 64 bits e tá tranquilo até hoje, já tem uns meses que uso (anteriormente usava no vista de 64 bits), pode fazer o raid que é sem problemas.

Opa, bom saber disso, vou montar um sistema desse ^_^

Foi você mesmo que montou o seu?

Sou meio leigo nessa parte, pra ser sincero nunca formatei um HD, seguindo os guias do CDH eu consigo fazer? Você já fez utilizando pendrive para instalar drivers e o win7?

Pelo que ví não parece ser algo muito complicado :huh:

Valeu!

Postado

Olha, meu windows 7 eu fiz uma imagem e fiz um pendrive bootavel, alterei a bios para bootar pelo pen dirve e foi, fácil, fácil. Na hora de formartar os hd tem a opção para fazer Raid "0". Acredito que dá sim, não observei isso no fórum, mas pela qualidade do que é postado aqui, acredito que você não terá dificuldades, boa sorte.

Postado
Olha, meu windows 7 eu fiz uma imagem e fiz um pendrive bootavel, alterei a bios para bootar pelo pen dirve e foi, fácil, fácil. Na hora de formartar os hd tem a opção para fazer Raid "0". Acredito que dá sim, não observei isso no fórum, mas pela qualidade do que é postado aqui, acredito que você não terá dificuldades, boa sorte.

Então vou me aventurar nessa!

Muito obrigado pela ajuda!

:lol:

• Membro VIP
Postado

Não tem mistério, e vale a pena.

Se você não liga para o desperdício de espaço em disco, faz um stripping com blocos de 128KB, o desempenho é melhor.

Gustavo, no seu caso você fez o raid pelo próprio seven? O recomendado é fazer o raid via setup da controladora.

Postado
Não tem mistério, e vale a pena.

Se você não liga para o desperdício de espaço em disco, faz um stripping com blocos de 128KB, o desempenho é melhor.

Gustavo, no seu caso você fez o raid pelo próprio seven? O recomendado é fazer o raid via setup da controladora.

No momento estou sobrevivendo com um HD de 180GB :lol:

Não creio que terei problemas com espaço, acho que blocos de 128kb serão perfeitos ^_^

Só para eu ter uma nocão do "desperdício" de espaço, um jogo, que tenha aproximadamente 6gb, com essa divisão de blocos, ocuparia mais ou menos quanto? Sei que dependeria da quantidade e tamanho dos arquivos, mas queria saber só para ter uma noção...

Fazer o raid pelo setup da controladora, seria fazer naquela parte durante o boot?

• Membro VIP
Postado

Geremias, não tem como eu te informar justamente porque isso depende do tamanho dos arquivos únicos. Mas basicamente, quanto maior o arquivo, menor o desperdício.

você vai ter espaço inutilizado nos arquivos inferiores a 128KB. Pra você ter uma ideia o XP aloca arquivos a cada 4KB, já com este stripping um arquivo txt com 10, 20KB vai ocupar os 128KB em disco.

Como você vai utilizar dois hds de 320GB duvido que notará falta de espaço, até porque você sobrevive com 160GB.. hehehehehhee

Mas o ideal é fazer o RAID-0 somente para o sistema, até porque se um dos hds falhar você vai perder tudo. É o que faço aqui, 2x 80GB para o sistema e 1TB para dados.

E sim, faça o arranjo raid naquela tela durante o boot, aparece lá qual tecla apertar prar entrar e configurar (varia conforme a placa).

[]'s

Postado

Hmm, entendi...

Então vamos ver, teria como deixar os 2 HDs de 320GB em RAID 0, e deixar meu atual HD de 180GB para dados, formando no total "2 HDs"...um RAID 0 e outro normal?

:huh:

Assim no caso de um dos HDs do RAID falhar, os dados principais do terceiro HD ficarão intactos...

• Membro VIP
Postado

Sim, numa boa, pois você seleciona quais hds farão parte do array, e deixa de fora aqueles que não queira. O S.O. vai "enxergar" um hd de 640GB e outro de 180GB.

Postado
Sim, numa boa, pois você seleciona quais hds farão parte do array, e deixa de fora aqueles que não queira. O S.O. vai "enxergar" um hd de 640GB e outro de 180GB.

Hmm, perfeito! ^_^

Vai ser isso mesmo que vou fazer...

Obrigado por tudo!

Postado

Se não fui claro, desculpem, mas fiz o raid "0" pela bios, ok. O melhor é como o Phoenyx falou, eu tenho um terceiro HD para dados, mas é externo, porque meu gabinete já não cabia dentro, tenho um monte de coisas nele (duas vgas, espelho e-sata, placa de som etc).

Postado

Em breve meus HDs vão chegar, mas estou com uma dúvida em relação à instalação do win7...pretendo fazer pelo pendrive, depois de configura-lo para boot...sei que os arquivos de instalação do windows devem estar na "raiz" do pendrive, para que possa ser feita a instalação. A dúvida é em relação aos drivers, podem estar dentro de pastas? ou devem estar na raiz do pen também?

• Membro VIP
Postado

Cara, ainda não instalei o Seven aqui (preguiça.. rs), mas no Vista não precisei do driver da controladora raid para instalação do sistema, como acontecia no XP.

Agora, se você estiver falando de todos os drivers do seu sistema, pode colocar em qualquer lugar, depois de instalado o S.O. você executa cada um.

[]'s

Postado
Cara, ainda não instalei o Seven aqui (preguiça.. rs), mas no Vista não precisei do driver da controladora raid para instalação do sistema, como acontecia no XP.

Agora, se você estiver falando de todos os drivers do seu sistema, pode colocar em qualquer lugar, depois de instalado o S.O. você executa cada um.

[]'s

Me referia principalmente ao driver da controladora raid, será que pode estar dentro de pastas?

Outra dúvida, tenho que instalar primeiro o driver da controladora, ou o windows?:huh:

• Membro VIP
Postado

Então, no XP, para que ele enxergasse o raid, era necessário subir o driver da controladora via disquete. No Vista, e acredito que no Seven tmb, agora podemos subir o driver por CD, DVD ou pendrive, mas no meu caso não precisei utilizar o driver, o sistema reconheceu o raid. Como o Seven é mais novo, acredito que ele irá reconhecer seu raid de primeira, sendo assim você só vai instalar os drivers após a instalação do S.O.

De qualquer forma, deixa o driver no pendrive fora de pastas, com o textsetup.oem visível na raiz.

[]'s

Postado
Então, no XP, para que ele enxergasse o raid, era necessário subir o driver da controladora via disquete. No Vista, e acredito que no Seven tmb, agora podemos subir o driver por CD, DVD ou pendrive, mas no meu caso não precisei utilizar o driver, o sistema reconheceu o raid. Como o Seven é mais novo, acredito que ele irá reconhecer seu raid de primeira, sendo assim você só vai instalar os drivers após a instalação do S.O.

De qualquer forma, deixa o driver no pendrive fora de pastas, com o textsetup.oem visível na raiz.

[]'s

Ah entendi, por segurança vou fazer um disquete (pré histórico:lol:) e um pendrive de boot.

Valeu!

Postado

Amigo, antes de você implementar RAID 0 no Sistema Operacional que vais instalar, você precisa montá-lo fisicamente no seu PC via BIOS, ou seja, você terá que entrar na bios do seu pc, TECLA DEL no BOOT e configurar sua controladora IDE ou SATA para trabalhar em raid, depois de configurado isso você terá que entrar na controladora IDE ou SATA RAIDED (vulgo raidezado..rs) apertando geralmente F10 ou outra tecla, lá ele aparece a mensagem após a controladora RAID ser inicializada, dentro da controladora, que é uma BIOS como a do pc, você terá a opção de implementar o RAID 0 ou RAID 1 ou 0+1 dependendo das suas ambições hehehehehehe, depois de feito o arranjo raid 0 o Windows a ser instalado detectará o RAID como sendo um HD só, não detectará nem modelo do HD, geralmente é assim, apenas o nome do arranjo aparece como STRIPPED ou algo do tipo e o tamanho do HD, no caso seu uns 600GB de tamanho, ele não libera o tamanho todo porquê parte é para endereçamento dos dados no HD.

Espero ter ajudado..

Abraços e qualquer dúvida volte a postar OK...

Nisse link tem uma explicação com fotos, espero que te ajude...

http://forum.clubedohardware.com.br/como-ligar-2/566920

Postado
Amigo, antes de você implementar RAID 0 no Sistema Operacional que vais instalar, você precisa montá-lo fisicamente no seu PC via BIOS, ou seja, você terá que entrar na bios do seu pc, TECLA DEL no BOOT e configurar sua controladora IDE ou SATA para trabalhar em raid, depois de configurado isso você terá que entrar na controladora IDE ou SATA RAIDED (vulgo raidezado..rs) apertando geralmente F10 ou outra tecla, lá ele aparece a mensagem após a controladora RAID ser inicializada, dentro da controladora, que é uma BIOS como a do pc, você terá a opção de implementar o RAID 0 ou RAID 1 ou 0+1 dependendo das suas ambições hehehehehehe, depois de feito o arranjo raid 0 o Windows a ser instalado detectará o RAID como sendo um HD só, não detectará nem modelo do HD, geralmente é assim, apenas o nome do arranjo aparece como STRIPPED ou algo do tipo e o tamanho do HD, no caso seu uns 600GB de tamanho, ele não libera o tamanho todo porquê parte é para endereçamento dos dados no HD.

Obrigado pela ajuda, dessa parte já estou ciente de como funciona, só estava com dúvidas em relação aos drivers e o S O...tem um tutorial aqui do CDH que ensina perfeitamente, muito simples (aparentemente)

Mesmo assim valeu!!

Postado
Obrigado pela ajuda, dessa parte já estou ciente de como funciona, só estava com dúvidas em relação aos drivers e o S O...tem um tutorial aqui do CDH que ensina perfeitamente, muito simples (aparentemente)

Mesmo assim valeu!!

Pode postar o link do tutorial?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!