Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Coloquei as memórias também em 7-7-7-21. ^^

Mas sobre isso do erro do ACPI não suportado, sempre tenho ele quando ligo o PC primeira vez, mesmo eu desligando e religando outras vezes no dia, o erro só aparece na primeira vez...

Totalmente bizarro.

(não tinha isso com a bios antiga)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser outra coisa, use um programa de identivicação de processos (ex: process explorer) e veja quem é o vilão da história.
Baixei o programa e não vi nada d+, mas valeu pela dica Jonny!!
Galera, estou usando a última bios e problemas surgiram após atualizar.

Por exemplo, sempre quando ligo o Pc na primeira vez do dia, somente na primeira vez, dá tela azul durante o Boot falando que o ACPI nao é suportado e que devo atualizar a Bios, além disso a rede fica caindo do nada às vezes. Isso não dava com a bios anterior.

Alguém utiliza a bios mais nova?

Cara eu tambem estou usando essa ultima Bios e não mudou nada tambem, nenhum errinho de nada, tenta ver a penultima versão!!
Simples meu amigo Ramon..

Você usa Windows Seven 32bits... o requesito minimo para você RODAR... ele é 1GB de memória.. pela sua assinatura você tem apenas 1GB... então quando você vai rodar o jogo... fica "sem memória" para ele acessar.. por isso acorre esses travamentos... tenta compra outro modulo para fazer um dual ai... e vê se não melhora rápidinho.

Espero ter ajudado.

Bom isso é, mas o XP tambem usa algo proximo do minimo (512) e roda o Jogo sem travar, e outra sempre que vou jogar fecho TODOS os aplicativos, vou no gerenciador de tarefas e fecho varios processos que não são úteis, para baixar o uso da memória, assim quando vou iniciar o Jogo a memória esta com 310Mb da memória fisica em uso aprox. como é que o Half Life 2 que é um jogo de processos e engine "leve" pde usar 700Mb Aprox. de memória fisica? po quando tento rodar o Crysis então, tenho que ficar uns 10 minutos aqui esperando para poder movimentar o mouse!!

Vou comprar mas 1Gb no sábado durante o Encontro Carioca e vejo se melhora, o que eu conseguir posto aqui!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o programa e não vi nada d+, mas valeu pela dica Jonny!!

Cara eu tambem estou usando essa ultima Bios e não mudou nada tambem, nenhum errinho de nada, tenta ver a penultima versão!!

Bom isso é, mas o XP tambem usa algo proximo do minimo (512) e roda o Jogo sem travar, e outra sempre que vou jogar fecho TODOS os aplicativos, vou no gerenciador de tarefas e fecho varios processos que não são úteis, para baixar o uso da memória, assim quando vou iniciar o Jogo a memória esta com 310Mb da memória fisica em uso aprox. como é que o Half Life 2 que é um jogo de processos e engine "leve" pde usar 700Mb Aprox. de memória fisica? po quando tento rodar o Crysis então, tenho que ficar uns 10 minutos aqui esperando para poder movimentar o mouse!!

Vou comprar mas 1Gb no sábado durante o Encontro Carioca e vejo se melhora, o que eu conseguir posto aqui!!

Concordo com você... Mas vocÊ usa o video onboard ? se sim... você tem que pensar ela pode tá ativada com aquele recurso de "roubar" a memória.:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso o Video Onboard, uso uma 4850, conforme a assinatura, é isso que to achando estranho entendeu? será que é esse o problema que dá por causa das latencias altas da memória?

Então, acho que na BIOS, vem setado por padrão "sideport+uma" e o tamanho da "uma" em "auto", será que mesmo você usando uma off board não está pegando memória? Aqui deixei somente em "sideport".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Ramon, te indiquei aquele programinha porque é fácil você detectar virus, dll, conflito de Hardware....

Rode ele e veja quem está usando a Memória em demasia, outra cois, veja se a função Memory Remap de sua placa está ativada, veja isso na Bios na parte de chipset.

Identificando quem é o Papa-RAM fica mais fácil o diagnostico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

semttulowz.png

Ae galera como o Windows esta reconhecendo a memória e como esta dividida.

Amigo Jonny vou dar uma olhada nessa configuração da Bios!!

EDIT: Amigo Jonny, fiz o que voce me recomendou e o resultado foi este da imagem abaixo, e ainda desabilitei o UMA+SIDEPORT e coloquei SIDEPORT como um amigo na pagina anterior me recomendou e continuou a mesma coisa, acho que estou com pouca memória mesmo, vou comprar outra de 1Gb sábado!! se melhorar ou não depois da compra da outra memória posto aqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais alguns testes com a memória, dessa vez os valores foram os do everest, atualizei 4 vezes para cada linha de valor.

Leitura

Escrita

Cópia

Resposta

1333 MHz tensão no auto (1,5v)

DDR3-1339 7-7-7-21 CR1 9130 Mb/s

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 7213 Mb/s

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 10399 Mb/s

DDR3-1339 7-7-7-21 CR1 48.0 ns

________________________________________

1333 MHz tensão no auto (1,5v)

DDR3-1339 9-9-9-24 CR1 8302 Mb/s

DDR3-1339 9-9-9-24 CR1 7201 Mb/s

DDR3-1339 9-9-9-24 CR1 10003 Mb/s

DDR3-1339 9-9-9-24 CR1 52.5 ns

________________________________________

1600 MHz tensão no auto (1,5v)

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 9119 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 7206 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 10781 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 47.6 ns

________________________________________

1600 MHz (tentei mas parece que a mobo diminuiu sozinha a frequência para 1333MHz com a latência em 7)

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 8954 Mb/s

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 7170 Mb/s

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 10569 Mb/s

DDR3-1333 7-7-7-21 CR1 48.5 ns

________________________________________

1600 MHz 1,65v (tensão do fabricante)

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 9065 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 6587 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 10778 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 48.3 ns

________________________________________

1600 MHz tensão no auto (1,5v)

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 9179 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 7206 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 10844 Mb/s

DDR3-1607 9-9-9-24 CR1 46.7 ns

Estou por este teste vendo que:

Com tensão pouco abaixo da recomenda ela ficou mais rápida

Com latência mais alta ela diminuiu o tempo de resposta

:confused:

Por que isso ocorre, não deveria ser o contrário?

Acham que é possível por uma memória 1600MHz 9-9-9-24 em 7-7-7-21?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Ramon, te indiquei aquele programinha porque é fácil você detectar virus, dll, conflito de Hardware....

Rode ele e veja quem está usando a Memória em demasia, outra cois, veja se a função Memory Remap de sua placa está ativada, veja isso na Bios na parte de chipset.

Identificando quem é o Papa-RAM fica mais fácil o diagnostico.

Carak Jonny só tu mesmo, nem vou falar nada, vou deixar a imagem falar por mim!!!!! esse print foi tirado com o Jogo rolando mas minimizado!!! observe o processo dele em destaque de vermelho!!

insubistituivel1440x900.jpg

Cara muito obrigado!!!

E vem ca la na Bios da minha placa esta descrito assim Memory Hole Remapping é a mesma coisa que voce falou para eu mexer mais com o nome um pouco diferente!! mas me diz o que é essa função, o que ela faz que deu essa diferença tão grande?

Mas uma vez obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helf-Life usa pouca RAM, não?

Geralmente se você tiver RAM suficiente o Crysis ocupa 1~1,5GB.

E vem ca la na Bios da minha placa esta descrito assim Memory Hole Remapping é a mesma coisa que voce falou para eu mexer mais com o nome um pouco diferente!! mas me diz o que é essa função, o que ela faz que deu essa diferença tão grande?

Mas uma vez obrigado!!!

Mapeamento, ou seja, essa função retira os endereços fíxos de RAM usados pelos os hardwares e os mapeia na memória virtual, com isso deixa todo o conteudo de sua RAM disponível para aplicativos, geralmente um PC hoje tem em média 512 MB de memória reservada.

Ex: um processador AMD atual endereça o equivalente a 1TB de RAM, mas depende do O.S para tudo isso, geralmente os de uso profissional, além desse 2^40bits ainda conta com mais 8 totalizando 2^48Bits de memória total.

ncristi

Suas memórias não estão respondendo bem.

Tenta seta-las em 1600MHz 7-7-7-21 CR2 1,65V ou 9-9-9-24 CR2 1,65V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Qual a melhor config pra dual channel na placa? A1 + A2 (um azul e um preto) ou ambas no preto? Isso se ambas no preto fo dual channel...

Minhas memos atuis são Kingston DDR3 1333mhz em 9 9 9 24.

No AMD Over Drive ta apontando 1,59V para as memórias.

Semana que vem chegam as Corsair XSM3 DDR3 1333Mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já acho que a minha memória e a dele não são compatíveis com essa mobo.

Funcionar aqui funciona, mas tive que por tudo configurado na bios para isso.

Não é questão de incompatibilidade, é caractéristica do chip mesmo, nem toda Memória aguenta Commande Rate 1.

Galera,

Qual a melhor config pra dual channel na placa? A1 + A2 (um azul e um preto) ou ambas no preto? Isso se ambas no preto fo dual channel...

Minhas memos atuis são Kingston DDR3 1333mhz em 9 9 9 24.

No AMD Over Drive ta apontando 1,59V para as memórias.

Semana que vem chegam as Corsair XSM3 DDR3 1333Mhz.

Não sei se fez um bom negórcio trocando essas memórias, mas...

Para AMD o melhor é Dual Channel Unganged, se preto/azul ou preto/preto ou azul/azul, não importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny, acha melhor ficar com as Kingston? As Corsair tem dissipador de calor. Ainda não paguei elas...ta em tempo de mudar de ideia ainda.

Pra setar isso tem q entrar na Bios né? Tenho uma vaga lembrança de ter visto essa opção, mas não mexi ontem, vou ver se amanhã dou uma fuçada!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny, acha melhor ficar com as Kingston? As Corsair tem dissipador de calor. Ainda não paguei elas...ta em tempo de mudar de ideia ainda.

Pra setar isso tem q entrar na Bios né? Tenho uma vaga lembrança de ter visto essa opção, mas não mexi ontem, vou ver se amanhã dou uma fuçada!

Valeu!

Não é que acho melhor, mas a XMS3 é lina de baixo custo da Corsair, ela obtem performace bem próxima da Kingston entre outras, então no meu ver, não justivica tal investimento.

Ver lá no início do tópico, deve ter fotos dos ajuste das memórias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm...Em casa vou ler o tópico completo...li umas 3 ou 4 páginas aqui no trabalho.

Mas tche, se eu quiser uma memória melhor que as kingston, qual a que tem o melhor custo x benefício? Se puder me indica umas 2 ou 3 levando em consideração a minha config da assinatura...daí vou pesquisar os preços.

Valeu mesmo velho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é Commande Rate 1?
Boa pergunta .... tambéin fiquei na dúvida :D
Duplo.............

Em simples palavras, é a chave de ignição, é o tempo que o chip leva pra despertar para receber os comandos, algumas memórias teem dificudade de operar com esse comando em 1T(1 pulso de clock), dai aquela famosa frase de incompatibilidade. Em placa com aduste em DRAM Timings (Commande Rate) basta ajustar par 2T e resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!