Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

Não deu certo.

Ao tentar essa exata lista de configurações que você passou tive tela azul um pouco antes do "Bem Vindo". Desci para 255 a frequência e congelou no logo do Windows.

E voltei para minhas configurações originais:

CPU Clock 240, HT-Link 1600Mhz, Memória 533, tensão Memória 1.65V e NB-AlgumaCoisa em 8X.

E testei novamente a minha padrão com o Prime95 e sem travamentos.

Que estranho. Havia lido que o Athlon II X4 era ótimo para overclocks, mas só 500~550 Mhz não considero uma marca realmente BOA.

Pensava em investir com bom coolers para ele, mas se não chegar no mínimo em 3.4Ghz não vale a pena, assim o jeito é esperar novos Phenoms? XD

Cara, eu estou com um TX3 aqui, ficou na boa as temps, mas o over realmente não sobe, realmente essa mobo tem alguma coisa contra o nosso X4, hehehe.

Eu uso exatamente assim, só que com o NB em 9X e HT-Link em 1800MHz, funciona numa boa, pode tentar que vai, se está tudo tão parelho...

Pelo menos eu estou com problemas no sideport, posso ver se desenrolo outra mobo com o vendedor no RMA, pow, tudo quanto é processador subiu MUITO com ela pelo que eu vi na net, só o infeliz do X4 620 que não tá rolando....:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí galera.

estou vendo que tá osso conseguir extrair todo o potencial de over dessa mobo.

Lá vai umas dicas de um user primário que ainda cola de uma listinha em papel de pão quando vai configurar na Bios um overclock.:D

fixem o PCI-EX no valor compreendido entre 97 e 110Mhz, é que Às vezes o PCI ex só permite o FSB aumentar se estiver por ex em 99Mhz, frescuras à parte já vi isso, e 110Mhz ainda é um valor considerado seguro.

Se tiver opção pra fixar a tensão do PCI-EX fixe ela no manual, pois ela pode subir e instabilizatr o sistema.

Diminua o mult do processador em busca de um mult ideal, tem processador que é fresco e só sobe bem um um determinado mult.

Tem cara que quando diminuir o mult vai descobrir que seu over num está sendo limitado pelo processador e sim o FSB que num estabiliza nem a pau, e sempre em trono/próximo de 260Mhz.

O pulo do gato pra overclock na plataforma AMD está em conseguir afinar a comunicação entre a controladora de memória do processador e as memórias.

Quebrem a cabeça nisso que vão achar um meio de subir over nessa mobo.Tem que conseguir harmonizar os valores de NB, FSB e memórias.

Consegui colocar estável FSB de 280Mhz numa simples M4A785-M, só que o mult tava lá em baixo e o X3 435 num ficou em 3.2Ghz com esse FSB.

Depois, como tinha que entregar a máquina, soquei 240Mhz de FSB e deixei o PAU quebrar a 3.48Mhz a máquina simplesmente VOOUuuuuuuuuuuuu. isso com cooler BOx, a menos de 50º em teste de extresse no everest(20Min).

E tem cara com mobo de R$500,00 e X4 Phenom + cooler olho da cara suando pra conseguir 3.5Ghz nele, isso poerque estão almentando o mult, daí a controladora de memória está torcendo as latências e a máquina se torna instável(assim penso eu).

Num sei onde, mas ví num lugar um cara que relaxou as latências das memos manualmente e o overclock decolou. Pena que ao que parece num estão encontrando essa opção aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque mas eu estou com um olhar estranho que as culpadas são as memórias Corsair.

XD

Pode ser, mas como DDR3 ainda é coisa nova, não tem nenhuma loja da área em que eu possa testar uma Markvision da vida (nunca vi essas infelizes darem alguma incompatibilidade, nisso elas são boas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de chegar em casa e baixei o cpu-z....é o 125W mesmo! :D

Amanhã vou comprar o ventilador pro Gabinete.

E alguém usa ou já usou esse cooler pra HD?

Acho o cooler para HD desnecessário, além de causar vibração no HD, o que pode causar morte prematura do mesmo. Os HDs trabalham em uma temperatura bem inferior ao limite, é raro eles passarem dos 40º, e mesmo assim continua beem longe do limite. Não aconselho um desses não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou achando essa MOBO para comprar.

O que acham da ECS A785GM na relação custo x benefício?

http://www.megamamute.com.br/ch/prod/915/placa-mãe-AMD-Black-Series-AM3-A785GM-M-ECS.aspx

Config:

Processador Athlon II X4 620 2.6GHz AM3 AMD

2GB DDR3 1333 Kingston

Fonte: OCZ 400W SxS

Cooler Master Elite 335

HD 500GB Sata II Caviar Green WESTERN DIGITAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje comprei dois fans para o gabinete. Um de 120mm e um de 80mm. O grande vou instalar logo acima (do lado na verdade) do Processador e o pequeno na parte de tras.

Pergunto, é melhor ligar na fonte ou na placa mãe? Pensei em ligar o 120mm na placa e o de 80mm na fonte.

Faça o contrário, coloque o grande na exaustão e o pequeno na lateral, tirar ar quente normalmente faz mais efeito do que colocar ar frio.

Ligue o grande na mobo, porque ele, como exaustor, é mais importante, então é uma boa para saber se ele está realmente funcionando.

Se no seu gabinete não couber o grande na traseira, coloque o pequeno na placa do mesmo jeito, exaustão é mais importante sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

russo, e eu acho que dá pra chegar a pelo menos 3.9Ghz....qq dia desses vou pra 4.0Ghz pra testar! hehe

Deixei uns 15min no teste de estresse máximo e não passou de 55°C e o cooler do processador tinha uns 800rpm de folga ainda!

Uma pergunta pra todos, qual a melhor e mais barata memória 1600Mhz?? DDR3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela paciência de ler isso aqui, espero que me ajudem. Tinha um computador bem antigo, AMD 3.2GHz de 1 núcleo, socket 939 da asus com 2 pentes de 1 GB, mas funcionava muito bem pra mim. Usava mais pra baixar vídeos e músicas e usufruir de ambos, mas toda hora dava um problema novo, de modo que ao longo do tempo pus mais memoria, troquei a fonte e me empurraram o que descobrir ser uma ***** de placa de video GeForce FX 5500 256 MB e 128 bits (por R$195 há menos de 1 ano, cortesia da minha mãe que me fez comprar essa *****). Agora deu problema de novo e f... de vez ou é placa mãe ou processador.

Em vez de gastar mais um dinheirinho e dar m... de novo, resolvi montar um novo. Ia montar um **** PC com i7 920, Asus P6X Premium, 6GB DDR3 1600 e GTX 275. Isso aí ia sair uns $900, mas o **** é a importação, mesmo com alguns "meandros" tô achando que essa ***** vai pra R$2600. Aí me doeu demais e resolvi virar a mesa e vi o PhenonII X 4 965 por R$ 450 que parece ser um **** processador tb, e vi esse tópico da M4A785TD-V EVO, aí já devo manter meu gabinete ***** Maxxtro(novamente cortesia da minha mãe) e tb meu leitor de DVD e HD IDE. Perguntas:

1-Com apenas essa placa de vídeo onboard consigo assistir qualquer vídeo de alta resolução numa boa, no meu pc antigo tinha uns mais pesados que davam desincronização entre audio e imagem e uns lags. Tipo videos em h264 1920, ou será que não posso ver esses videos pois minha TV (monitor) é só HD (1366X768)?

2- E outro problema bem chato tb é meu HomeTheatre que só tem entrada Coaxial, como poderia remediar isso? O som dessa placa mãe é bom, ou dá problemas de compatibilidade e tal? vocês acham uma boa, tipo, radicalizei, se for pra comprar uma placa de video meia boca não compro nenhuma, e futuramente se passar a querer jogar arrumo uma, o que acham?:confused:

Desculpem a missiva, mas há uma semana nem sabia que tinham esses negócios de núcleos, mas agora vi que tem milhões de opções e espero não escolher errado. Pra fechar, com essa placa mãe posso usar meu HD IDE de 80 GB inicialmente como boot pra recuperar meu sistema operacional e suas configurações, depois posso passá-lo pro HD SATA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa mobo tá emburrada mesmo com o X4 620, só ele que não sobe, você foi mais um dos infinitos caras que subiram bastante com ela.
Po Russo voce ja reparou qual é o processador do cara?
PC - AMD Phenom II X4 965 @3.8Ghz, Asus M4A785TD-V EVO, RAM Kingston 4Gb DDR3 1333Mhz, Saegate 500Gb, HD 4200 (por enquanto).
po é um Phenom II X4 965 e ele é Black Edition, muito mas fácil de fazer overclock, eu com um BE aqui ja tinha chegado a uns 10.0Ghzrsrsrs Brincadeira!
Obrigado pela paciência de ler isso aqui, espero que me ajudem. Tinha um computador bem antigo, AMD 3.2GHz de 1 núcleo, socket 939 da asus com 2 pentes de 1 GB, mas funcionava muito bem pra mim. Usava mais pra baixar vídeos e músicas e usufruir de ambos, mas toda hora dava um problema novo, de modo que ao longo do tempo pus mais memoria, troquei a fonte e me empurraram o que descobrir ser uma ***** de placa de video GeForce FX 5500 256 MB e 128 bits (por R$195 há menos de 1 ano, cortesia da minha mãe que me fez comprar essa *****). Agora deu problema de novo e f... de vez ou é placa mãe ou processador.

Em vez de gastar mais um dinheirinho e dar m... de novo, resolvi montar um novo. Ia montar um **** PC com i7 920, Asus P6X Premium, 6GB DDR3 1600 e GTX 275. Isso aí ia sair uns $900, mas o **** é a importação, mesmo com alguns "meandros" tô achando que essa ***** vai pra R$2600. Aí me doeu demais e resolvi virar a mesa e vi o PhenonII X 4 965 por R$ 450 que parece ser um **** processador tb, e vi esse tópico da M4A785TD-V EVO, aí já devo manter meu gabinete ***** Maxxtro(novamente cortesia da minha mãe) e tb meu leitor de DVD e HD IDE. Perguntas:

1-Com apenas essa placa de vídeo onboard consigo assistir qualquer vídeo de alta resolução numa boa, no meu pc antigo tinha uns mais pesados que davam desincronização entre audio e imagem e uns lags. Tipo videos em h264 1920, ou será que não posso ver esses videos pois minha TV (monitor) é só HD (1366X768)?

2- E outro problema bem chato tb é meu HomeTheatre que só tem entrada Coaxial, como poderia remediar isso? O som dessa placa mãe é bom, ou dá problemas de compatibilidade e tal? vocês acham uma boa, tipo, radicalizei, se for pra comprar uma placa de video meia boca não compro nenhuma, e futuramente se passar a querer jogar arrumo uma, o que acham?:confused:

Desculpem a missiva, mas há uma semana nem sabia que tinham esses negócios de núcleos, mas agora vi que tem milhões de opções e espero não escolher errado. Pra fechar, com essa placa mãe posso usar meu HD IDE de 80 GB inicialmente como boot pra recuperar meu sistema operacional e suas configurações, depois posso passá-lo pro HD SATA?

1- O video onboard dessa placa é muito bom e voce conseguirá ver qualquer filme dentro das resoluções suportadas por ele!e seu monitos com essa resolução ele abrirá o video/filme tranquilamente!

2- Cara esse "cabo Coaxial" é o SPDIF e a placa mãe M4A785TD-V EVO suporta perfeito a esse tipo de conexão, sem problema de compatibilidade algum, o melhor é voce ficar com o video onboard e depois quando for preciso comprar uma placa de video mais forte, mesmo pelo que a M4A785TD-V não tem slot AGP

Pode sim usar seu HD IDE!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah...me esculachou em Ramon! hehehe...

Meu negócio é Engenharia, Fotografia e cálculos trabalhistas (só)...problema é que tudo que eu compro/mexo gosto de saber o máximo possível, o que na verdade não é um problema né?! :D

Mas meu objetivo é 4Ghz com cooler box!

Só um parênteses... Andei lendo sobre RAM, depois que o jonny falou q não valia pegar as Corsair XMS3 no lugar das Kingston, e vi que realmente as RAM não ganham tanto desempenho assim. Li um comparativo que memórias 1333 em muitos testes eram praticamente iguais as 1600, quando não melhores em certos processos.

O fato é, não vale a pena investir em RAM, a menos que os processos que tu vai exigir da máquina exijam muito das memórias, e mesmo assim a diferença pode ser imperceptível "visualmente".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Ramon ele tem um X4 965, mas em quantas placas ele sobe para 3.8GHz sem mexer no vcore? O 965 é bem guloso cara, normalmente ele pede um aumento sim.

As minhas são XMS3 mas 1333MHz, porém nem foram opções de performance, e sim porque elas sairiam mais baratas que as Kingston para mim :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas! Mas essa entrada s/pdif da MB é optical e a do meu HT minha é coaxial (aquele plug RCA), como faria pra conectá-lo ao computador. Andei pesquisando e essa placa tomou bons reviews na New egg também, até aqueles premios de "costumer choice".

Vocês acham bom negócio: Phenon II X4 965 Black Edition - R$ 450 - Loja Física no Rio + M4A785TD-V EVO - R$ 350 (fora frete Londrina RJ capital)

Também achei essa placa na New Egg por $100, e uma versão com USB3.0 e Sata 6Gbs por $ 120, mas ainda teria que calcular a entrega.

E quanto as memórias, qual a melhor opção para essa placa pra não ter problemas de compatibilidade e não pôr uma tensão superior as recomendadas pelos pentes que são normalmente 1.65v. Posso usar 1600 mhz numa boa? Não entendo bem essa parte de vir escrito "1600 suportado apenas em Overclock", o que significa isso? Vou ter que mexer em algo pra funcionar, e vai "danificar" ou "forçar" algo ao longo do tempo.

No mais, acho que já me decidi, aparentemente tudo o que preciso será suportado por essa placa, resolvendo a questão do plug RCA-óptico.

Abraço e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Ramon ele tem um X4 965, mas em quantas placas ele sobe para 3.8GHz sem mexer no vcore? O 965 é bem guloso cara, normalmente ele pede um aumento sim.

As minhas são XMS3 mas 1333MHz, porém nem foram opções de performance, e sim porque elas sairiam mais baratas que as Kingston para mim :D

Mas o meu só pegar over fácil, sem precisar aumentar Vcore, porque é a versão 125W, o que está diretamene ligado, já q Potência (W) = Tensão (V) x Corrente (A), ou seja, quanto menor a potência de processador, menos Tensão ele precisa pra se manter estável.

Meu negócio é Eng. Mecânica, mas por obrigação temos q ter um mínimo conhecimento em elétrica :D

Quanto as memos, acho que vou pegar umas 1600Mhz...se não meu Overclock vai ficar limitado...meu limite no HT ref. Clock ta em 210Mhz! Com uma 1600 poderia usar mais sem forçar o multiplicador!

P.S.: Caso eu tenha falado alguma bobagem um expert pode me corrigir! hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Ramon ele tem um X4 965, mas em quantas placas ele sobe para 3.8GHz sem mexer no vcore? O 965 é bem guloso cara, normalmente ele pede um aumento sim.

As minhas são XMS3 mas 1333MHz, porém nem foram opções de performance, e sim porque elas sairiam mais baratas que as Kingston para mim :D

É mais o problema aqui não é o Vcore e sim o Overclock realizado pelo HT Clock (antigo FSB), quando se trata de um Black Edition esse problema ja não existe facilitando muito o Overclock!!

Quanto as memos, acho que vou pegar umas 1600Mhz...se não meu Overclock vai ficar limitado...meu limite no HT ref. Clock ta em 210Mhz! Com uma 1600 poderia usar mais sem forçar o multiplicador!
Pelo que eu saiba isso de forçar o Multiplicador não existe, a única coisa que força é fazer Over pelo HT Clock ou FSB, aj vi Phenom II X4 955 com 32x no multiplicador, se não me falha a memória, com refrigeração a Nitrogênio Liquido!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz....agora fiquei chateado!

Abri o CPU-Z e na aba "memory" ta aparecendo.... Channels # SINGLE

Será? Ainda!....o certo é aparecer DUAL!

EDIT

Agora fiz uns testes no Everest e abri o CPU-Z de novo e apareceu DUAL!

Seilá...acho q a placa seleciona automático!

EDIT 2

Fiz vários testes agora de noite...o posicionamento das memórias interfere sim na config DUAL ou SINGLE channel....eu tava usando um slot preto e outro azul, por isso tava dando SINGLE CHANNEL.

Também percebi que em dual channel o cooler trabalha em maior rotação, mas isso eu não sei porque ainda, provavelmente devido ao esforço maior para acompanhar as memórias. Com isso meu over começou a dar pau no teste de estabilidade a 3.8Ghz.

Solução: Na bios modifiquei a velocidade das memos para 533Mhz (1066Mhz) o que dá mais folga pra elas, pois elas que faziam travar.

Meu over ficou assim:

Multiplier: 18X

HT Ref. Clock: 210

PCIe speed: 102

Voltage: 1.4V (dá pra ir com folga até 1.5V pelo q vi)

Resultado:

3.78GHz

Memo a 1120Mhz

RPM cooler box 5.900 a 6818

Temperatura máxima do CPU: 57ºC

E no Benchmark CPU AES do Everest ganhei do i7 Extreme 965 HT! hehehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!