Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro reiniciando após upgrade


mullerwj

Posts recomendados

Prezados:

Bem, minha epopéia começou quando resolvi atualizar meu micro. Vendi minha MB para minha irmã, com proc, mem, etc, e fiz investimento em uma MB nova.

Aí começou meu problema.

Instalei a ASUS M3N HT Deluxe Mempipe, com um proc. Phenom II 550, e mais um HD de 320 Gb. Já possuia 2 HDs (um IDE 160 e um Sata 400), tudo funcionando num Win XP, utilizando o video onboard da placa.

Então, o micro começou a desligar sozinho. Como tinha um fonte Hunkey 450 reais, achei que poderia ser ela. Como tava dando um pouco de aquecimento, devido meu gabinete ser pequeno, troquei ele tb por um gamer, para não ter problemas., e de fato acabou o aquecimento.

Bem, troquei a fonte por uma Seventeen 750. Continuou desligando.

Como já estava prestes a instalar um video melhor, instalei uma ATI 4890 Sapphire, e continuou desligando.

Troquei as memórias por Corsair, e nada de resolver o problema. Por fim , como tinha feito uma instalação nova do XP no hd novo (Sata II), fiz o teste dando o boot pelo HD antigo. E continuou desligando.

Praticamente me sobrou a MB e o processador.

Ou será algo diferente? Alguém tem alguma ideia?

Como posso ter certeza de quem é o problema?

Bem meu micro está com a seguinte config:

- MB ASUS M3N HT Deluxe Mempipe

- Phenom II 550

- Video off ATI 4890 Sapphire

- RAM Corsair 2 Gb (1 pente - detalhe: testei tanto com 2 ou 4 Gb, ambos deram problema)

- 1 HD Sata II 320 Gb

- 1 HD Sata 400 Gb

- 1 HD IDE 160 Gb

- DVD/RW Sata

- CD/RW IDE

- Windows XP SP3 devidamente atualizado

- Estabilizada com nobreak SMS

O desligamento ocorre normalmente vendo algum vídeo (Winamp, Media Player, e até no youtube). Mas já desligou vendo fotos do micro, e já chegou a desligar sozinho, sem ninguém mexer nele e desconectado da net.

Agradeço a quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum ouvir ou lêr algo sobre o micro estar desligando sózinho. Poderia ser a fonte, mas você já a substituiu assim como as memórias e a placa de vídeo. Porém se o seu processador estiver aquecendo demais, o micro também vai reiniciar. Verifique se a quantidade de pasta térmica entre o processado e placa mãe é o suficiente, e também se o cooler do processador está tendo um funcionamento eficiente. No SetUp da placa mãe, pode ter alguma configuração quanto à temperatura do processador e a velocidade do FAN da CPU que pode ser útil checar. Verifique também, se desejar, as conexões entre os HD's e a placa mãe, para evitar um possivel mal contato, as vezes a gente passa despercebido por coisas pequenas que nos dão grandes dores de cabeça. Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
. Verifique também, se desejar, as conexões entre os HD's e a placa mãe, para evitar um possivel mal contato, as vezes a gente passa despercebido por coisas pequenas que nos dão grandes dores de cabeça. Até mais.

Por experiência própria aqui em casa tendo 2 hd um de 160 e outro de 500 gb, e o computador começou a reiniciar, do nada e ou corrompendo arquivos, cheguei a fazer uma restauração do sistema na época windows xp sp3, abri limpei, etc, até por fim não carregava mais o sistema e não reconhecia o hd de 500 gb, pensei que fosse mal contato nos cabos, entre os conectores sata, ai cortei e liguei direto, não resolveu, resumindo o problema era a conexão do cabo no hd ele ficava frouxo e dava mal contato, passei uma fita isolante ao redor do conector e esta funcionando até hoje, ou seja, como o caro José falou era uma coisa bem pequena que tirou-me muito tempo, e passou despercebida, tente ver os conectores se estão firmes e bem encaixados derrepende? boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum ouvir ou lêr algo sobre o micro estar desligando sózinho. Poderia ser a fonte, mas você já a substituiu assim como as memórias e a placa de vídeo. Porém se o seu processador estiver aquecendo demais, o micro também vai reiniciar. Verifique se a quantidade de pasta térmica entre o processado e placa mãe é o suficiente, e também se o cooler do processador está tendo um funcionamento eficiente. No SetUp da placa mãe, pode ter alguma configuração quanto à temperatura do processador e a velocidade do FAN da CPU que pode ser útil checar. Verifique também, se desejar, as conexões entre os HD's e a placa mãe, para evitar um possivel mal contato, as vezes a gente passa despercebido por coisas pequenas que nos dão grandes dores de cabeça. Até mais.

Bem, arranquei o processador, troquei a pasta térmica, mas que nada, continua reiniciando...

O que me aconselha? motherboard ou processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria aqui em casa tendo 2 hd um de 160 e outro de 500 gb, e o computador começou a reiniciar, do nada e ou corrompendo arquivos, cheguei a fazer uma restauração do sistema na época windows xp sp3, abri limpei, etc, até por fim não carregava mais o sistema e não reconhecia o hd de 500 gb, pensei que fosse mal contato nos cabos, entre os conectores sata, ai cortei e liguei direto, não resolveu, resumindo o problema era a conexão do cabo no hd ele ficava frouxo e dava mal contato, passei uma fita isolante ao redor do conector e esta funcionando até hoje, ou seja, como o caro José falou era uma coisa bem pequena que tirou-me muito tempo, e passou despercebida, tente ver os conectores se estão firmes e bem encaixados derrepende? boa sorte

No meu caso, por sorte, nunca corrompeu arquivos. O problema quase sempre ocorre quando vejo vídeos, mesmo os do youtube. P micro começa a fazer um barulho estranho do som, repetindo, e o micro trava... algumas poucas vezes me aparece uma tela azul.

Um palpite que recebi de um amigo, é que pode ser um defeito no chipset, pois o vídeo, ao ser executado, mesmo com placa de video, acaba gerando uma utilização alta do mesmo. Pode ser?

Outra coisa: monitorei as temperaturas tanto pela BIOS qto pelo Asus Probe, e não vi nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testa só um HD sata por vez

ou retire os HD e inicie pelo liveCD do linux se ele ficar estavel pode contar que é um dos HD

normalmente drive IDE e HD IDE no mesmo cabo dão uma lentidão incrivel ao sistema

você atualizou a bios certo? porque no site da asus tem 2 Phenom II 550 com 2 tipos de bios que pode muito bem ser isto

entre no setup e verifique a sua Bios

eu estava com um pequeno problema na minha placa:

as vezes eu ligava e ele ficava re-iniciando atualizei a Bios da 902 pra 904 problema resolvido:D

placas que normalmente ouço isto sao as da ECS que tem as bios mais problematicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou em ir na loja que você comprou a placa mãe e pedir para trocá-la por outro modelo mais atual,, mas compatível com o que você já tem,,(processador,,memória,,etc,,)

Bem, estou me preparando para a troca da placa, pois esta vou ter que pedir para trocar mesmo.

Comprei esta placa em Sampa, e como sou de Santos, não vou poder trocar a placa nesta semana. E como necessito do micro para trabalho, vou comprar uma placa nova, e trocar esta depois, pois não estou podendo ficar sem o micro em casa, e além, disso, depois eu monto outro micro para não enfrentar o mesmo problema que tive nesta.

Pensei na M4N78-Pro (mantendo o chipset NVidia, para não ter que formatar o HD e instalar tudo de novo...). Vi vários comentários contra o chipset da NVidia, e vários a favor.

Sabe me dizer se é uma boa escolha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testa só um HD sata por vez

ou retire os HD e inicie pelo liveCD do linux se ele ficar estavel pode contar que é um dos HD

normalmente drive IDE e HD IDE no mesmo cabo dão uma lentidão incrivel ao sistema

você atualizou a bios certo? porque no site da asus tem 2 Phenom II 550 com 2 tipos de bios que pode muito bem ser isto

entre no setup e verifique a sua Bios

eu estava com um pequeno problema na minha placa:

as vezes eu ligava e ele ficava re-iniciando atualizei a Bios da 902 pra 904 problema resolvido:D

placas que normalmente ouço isto são as da ECS que tem as bios mais problematicas

Bem, a BIOS eu já tinha atualizado.

Deixe-me colocar outra questão.

O micro não estava overclocado. Então, fui na BIOS, e tentei ajustar alguns ítens, que não pusessem em risco o micro, e nada.

Numa tentativa desesperada, coloquei a BIOS com a configuração padrão, e eis que o micro ficou "mais estável".

Ele não está desligando tanto, pois antes desligava até sozinho. Mas não consigo assistir vídeos.

Pode ser alguma das pontes do chipset?

Em todo caso, acho que vou pedir para trocar minha placa....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa....pensei que não fosse acabar de lêr as opções...rsrsrsrs....

A temperatura do processador tá beleza???

Veja se o cooler está normal...valeu...

e boa sorte com a próxima placa...

Sim, a temperatura está ok.... chequei com o Asus Probe, e depois vi pela BIOS, as temperaturas eram as mesmas.

E obrigado pelo desejo de boa sorte.... acho que vou precisar mesmo...rsrs

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!