Ir ao conteúdo

Third level data cache

ricardopeu

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde.

Tenho um computador com um processador quad core com memória cache L2 e L3.

Observando tópicos e estudando a respeito, vi que o windows xp ( não sei se outros também) não gerenciam nem a L2, e que fazendo uma alteração simples no registro, ele passa a gerenciar.

O procedimento consiste no seguinte:

1) achar o modelo do processador ( rodei o advisor- www.belarc.com.br ) e descobri quanto de cache tem o processador.

2) Alterando o valor em iniciar> regedit> HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\SecondLevelDataCache, alterando o valor de "0" para o valor de sua L1 ( em decimais ), e logo em seguida procurando outros dois valores contidos no registro e reiniciando o computador, percebi uma melhora considerável no desempenho.

Minha dúvida seria se existe alguma alteração adicional pelo fato de ter 4 núcleos e se existe como ativar o suporte á L3.

Grato pela atenção de todos no fórum.

• 3 meses depois...
Postado

Bom dia Ricardopeu.

No que se refere ao "Third Level Data Cache", penso que se deve "criar" uma nova "dword" denominada "ThirdLevelDataCache" e colocar o valor em decimal referente a cache L3 de seu quad core, lá em "Memory Management", lembro que este procedimento é por sua própria conta e risco.

Não deixe de verificar este link "www.ecs.umass.edu/ece/koren/architecture/.../bonuslab2.htm", se refere a uma forma de adicionar e ativar o cache L3 em modo virtual.

Obs. Existem algumas "placas raizes" que possuem Cache L3, se necessita verificar, testando, se não haverá algum conflito, após habilitação da cache L3

Verifique se no set up de sua BIOS existe a opção de habilitar a cache L3.

Solicito ao moderador desta área do forum verificar e transferir para área correta do forum, se estiver em local indadequado. grato.

Abraço.

Leonam.

Postado

Obrigado amigo, acho que não postei na área correta mesmo por ser meu primeiro tópico.

E essa indicaçãoque me mandou parece muito boa, embora confesso não ter achado nada a respeito quando citei o L3, estava achando que não teria como criar o gerenciamento de forma funcional.

Testarei e agradeço pelo seu retorno :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...