Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock: I5 750 + P7P55D PRO + Corsair XMS 2x2Gb 1600


D00Mctba

Posts recomendados

Salve pessoal...

Então acabei de voltar do paragua com meu mais novo brinquedo..

- Core i5 750

- Asus P7P55D PRO

- Corsair XMS3 2x2gb 1600

- XFX HD4890

E to afim de fazer aquele overclockzinho pra aproveitar mais a maquina xD..

Por enquanto vou utilizar o cooler box, e minha fonte nova esta para chegar.. agora to com uma Cooler Master 460w

Gostaria da ajuda de vocês das condigurações para um overzinho :D

Outra coisa essas memorias sao 1600 mas o i5 é 1333 né? como faço fungar isso??? Irei montar meu pc semana q vem.. e quero estar previnido já..

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo fazer overclock utilizando o cooler BOX, a não ser que você consiga elevar a frequência e fazer undervolting ao mesmo tempo (como foi meu caso). O i5 já esquenta muito na configuração padrão, acima dos 70ºC em full load e se a intenção é de usar o elastômero que vem instalado na base do cooler BOX, a temperatura pode subir ainda mais e isso sem falar no aumento do consumo...

Além do que, você não precisa fazer over para aproveitar o potencial do i5. Ele, mesmo em sua configuração padrão, já oferece performance de sobra para todas as aplicações que você pretende rodar em sua máquina. A diferença de performance que você irá sentir será absurda, ainda mais considerando que tu está saindo de um Pentium D para uma CPU de vergonha... Fora que o i5 possui uma tecnologia chamada Turbo Boost, que overcloca automaticamente a CPU conforme a demanda de processamento. Com 3-4 núcleos sendo usados simultâneamente, o clock máximo atingido pelo i5 é de 2.8GHz; se apenas 1-2 núcleos forem necessários para executar a atividade exigida pelo programa, os demais núcleos são automaticamente desativados, realizando um tradeoff, ou seja, a troca de manter funcionando 2 núcleos desnecessariamente para aumentar o clock dos núcleos ativos, onde esse clock pode chegar até 3.2GHz. Por isso que digo que overclock no seu caso não é necessário :)

Quanto às memórias, é fato que a controladora de memória do i5 só trabalha nativamente com memórias até 1333MHz e o i7 8xx trabalham nativamente com memórias de 1600MHz. No caso do i5, se você quiser fazer com que as memórias trabalhem em sua frequência original, será necessário overclockar o sistema, mais precisamente o clock base (BCLK) para 160MHz, mantendo o multiplicador das memórias em 10X.

Ao elevar a frequência do BCLK, todas as demais frequências do sistema são afetadas, já que todas elas são geradas à partir deste clock base. Se a intenção é de manter a CPU com a frequência mais próxima possível do valor original, você pode alterar o CPU Ratio (multiplicador da CPU) para 17x, o que gerará 2720MHz (160 * 17), 60MHz acima da frequência padrão, sendo este aumento considerado irrisório. Infelizmente, ao setar um valor fixo de multiplicador da CPU, a função Turbo Boost é automaticamente desativada e você perde a capacidade de overclock automático da CPU...

Considerando o fato de que a diferença de performance entre DDR3-1333 e 1600 é irrisória, manter a CPU em sua configuração padrão com a função Turbo ativada é a melhor configuração.

Você poderia também ter pesquisado no fórum sobre esse assunto antes de ter criado o tópico. Vários posts em outros tópicos, inclusive meus, davam a devida solução para seu problema.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!