Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Posts de dez dias atrás, mas não pude deixar de observar e fazer uma correção (desculpe a indelicadeza, Dalai, mas isto é importante e pode evitar dor de cabeça para muita gente, especialmente em se tratando de SSDs, em que se espera alto desempenho): o cabo SATA III é especial, sim.

Se você puser um cabo SATA comum, vai funcionar sem nenhum problema visível (razão pela qual isso deve ter passado despercebido a muita gente, que depois xinga o drive porque não tem o desempenho anunciado, mesmo ligado "direitinho" numa porta SATA III!). Mas não vai funcionar à velocidade de SATA III e sim de SATA II - a metade.

O cabo SATA III pode ser reconhecido por ser duplo (tem a mesma largura do cabo liso comum, mas é nitidamente dividido em dois). Pode ter também a marcação "SATA 6 Gb/s" ou semelhante, mas isto nem sempre ocorre.

Segue abaixo a foto de um cabo SATA III da ASUS (veio com minha placa-mãe nova, que ainda não instalei e vou instalar junto com o SSD):

cabosata3.jpg

Quem não tiver um cabo SATA III e precisar de um (porque não veio com o drive ou com a placa) pode ter um pouco de dificuldade de achar para comprar, mas pode procurar no Mercado Livre, e a JustShop às vezes também costuma ter.

E sim, o cabo USB 3.0 também é diferente e pode ser reconhecido pelos conectores azuis em vez de pretos (às vezes o próprio cabo também é azul, o que pode dar confusão com cabos Ethernet, que frequentemente também são azuis).

Espero ter ajudado...

(...)

Dei uma lida na postagem do Dalai Brahma, com referência ao seu post, e fiquei com "a pulga atrás da orelha".

Minha mobo Gigabyte P67A UD4 B3 veio com 4 (quatro) cabos SATA pretos, e pelo que consta nos rótulos, consta "SATA 600/300" em ambos. Mas eles não são duplos, como na imagem acima.

O OCZ Vertex 3 que eu comprei tem quase o mesmo projeto do Corsair Force GT (especialmente a mesma controladora, SandForce 2281) e por isto os dois estão sujeitos aos mesmos problemas, embora aparentemente isso esteja ocorrendo só com uma minoria e o último firmware resolva a maior parte dos casos. Vamos ver quando chegar e eu puder instalar... Agora, se você vai comprar lá fora, com os preços de lá, eu ficaria com o Kingston HyperX ou com o OCZ Vertex 3 MaxIOPS (série especial ainda mais rápida). São um pouco mais caros, mas aos preços de lá, ainda saem quase de graça para os nossos padrões daqui.

Não exatamente "estou podendo"... Senão, compraria dois OCZ Revo 3 de 480 GB cada um (e uma Crosshair Formula V em vez da M5A97, para ter mais portas PCIe só para isso), poria em RAID e fim de papo... Mas consegui pagar um monte de dívidas com meu 13º e estou pronto para começar tudo de novo... :D

(...)

Então, considerando que muita coisa que hoje não está no drive C: vai passar a estar e que vou ter ainda que sacrificar um pouco de espaço para fazer overprovisioning, não dá para ser menos de 120 GB. E um SSD de mais do que 120 GB eu não aguento pagar, nem a prestações!

Depois do meu post anterior, esta tarde acabei comprando um OCZ Vertex 3 comum (não o MaxIOPS) de 120 GB na Apocalypse Info, do Rio. Nunca comprei nessa loja, mas só tem recomendações positivas no Buscapé (e não têm cara de fajutas, várias dão detalhes) e o fato de ser carioca, para mim, é mais uma recomendação porque até hoje só tive experiências para lá de boas com as lojas do Rio. Ademais, é pelo Pagamento Digital (que, ao contrário do Mercado Pago, liberou meu pagamento em poucos minutos), então não corro riscos, porque posso bloquear o pagamento se houver qualquer problema. Depois eu conto como foi.

Paguei 753 reais (720 + 33 de Sedex para Sampa), em 6x sem juros, o que é pouco mais do que o preço pelo qual tenho visto o Agility 3 e o Force 3 por aí. Achei um bom negócio, porque tirando esta oferta e o Mercado Livre, não vi o Vertex 3 de 120 GB por menos do que a faixa dos 900 reais em lugar nenhum. Até vi algumas ofertas do Corsair Force GT na faixa do que paguei (no ML, a única oferta era no mesmo preço dessas das lojas), mas as reclamações dos clientes das lojas eram de assustar.

Fiquei um pouco balançado por gastar um pouco mais no HyperX, que está por 1008 reais na Megamamute (aí eu faria em 12 prestações, e a diferença de preço para o Vertex 3 da Apocalypse, considerando os juros, seria bem pequena, porque a Megamamute faz 12x sem acréscimo e a outra não). Mas cheguei à conclusão de que a diferença de desempenho dos dois era pequena demais para justificar pagar tanto a mais no fim das contas e bloquear tanto do limite do meu cartão por tanto tempo. O Vertex 3 é um senhor SSD, é referência na sua categoria e vou ter que rebitar o PC na mesa para ele não sair voando!

O anúncio do Mercado Livre era este aqui, R$ 629. Então, ao não me deixar concluir a compra, o Mercado Pago me deu um prejuízo de mais de 100 reais, mas pelo menos ainda se pode considerar um bom preço e vou ter nota fiscal, tudo legal e certinho. Final feliz, apesar de tudo.

Assim que chegar, eu conto. Devo instalar tudo mais para o final da semana do Ano Novo e aí também conto minhas experiências.

(...)

E aí, já chegou a sua SSD OCZ Vertex 3? Já tem os resultados?

Tinha feito alguns testes com a minha Vertex 3 de 60GB, e acusou algumas quedas. Apesar disso, está tudo bem.

asssdbenchwithconf.th.png asssdbenchesp.th.png

hdtunebenchread.th.png hdtuneerrortemp.th.png

hdtunerandomaccess.th.png hdtunefilebench.th.png hdtuneextratests.th.png

(...)

Parece que o HD Tune detectou umas quedas na performance, não entendi o porquê.

Se alguém puder explicar...

Pois é, Goyta, será que as quedas estão relacionadas ao cabo SATA? Visto que os meus, não são duplos, mas indicam que são compatíveis com o padrão SATA 600. Levantando a dúvida suscitada pelo Xineis, será que essa é a explicação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, eu acho pouco provável. Se fosse o cabo, creio que o SSD nem atingiria aquelas velocidades máximas.

Pode ser que o seu cabo, por ser de outra marca, tenha um design diferente. Isto é, pode ser que não fique visível que o cabo é duplo (provavelmente por motivos estéticos) e que ele tenha os dois cabos internamente.

Ainda assim estou encucado com aquela queda de desempenho. Tinha algum outro programa rodando em background quando você fez os testes? Antivírus talvez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, eu acho pouco provável. Se fosse o cabo, creio que o SSD nem atingiria aquelas velocidades máximas.

Pode ser que o seu cabo, por ser de outra marca, tenha um design diferente. Isto é, pode ser que não fique visível que o cabo é duplo (provavelmente por motivos estéticos) e que ele tenha os dois cabos internamente.

Também pensei nisso.

O design dele é parecido com o de um cabo SATA comum, porém na cor preta e com indicação de compatibilidade com o padrão SATA 600 (ou SATA III).

Ainda assim estou encucado com aquela queda de desempenho. Tinha algum outro programa rodando em background quando você fez os testes? Antivírus talvez?

Sim, o Microsoft Security Essentials (ativo e atualizado, conforme imagem abaixo, o primeiro ícone verde da área de notificação da barra de tarefas).

asssdbenchwithconf.th.png

Será que o M.S.E. é o responsável pelas quedas? :seila:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pensei nisso.

O design dele é parecido com o de um cabo SATA comum, porém na cor preta e com indicação de compatibilidade com o padrão SATA 600 (ou SATA III).

Sim, o Microsoft Security Essentials (ativo e atualizado, conforme imagem abaixo, o primeiro ícone verde da área de notificação da barra de tarefas).

asssdbenchwithconf.th.png

Será que o M.S.E. é o responsável pelas quedas? :seila:

Sei lá. Pode ser que enquanto você rodou o programa, ele foi escanear alguma pasta, arquivo.

Se não for dar muito trabalho, desliga ele e faz aquele teste de novo? Só o que acusou a queda.

E com relação ao cabo, se ele fala que suporta SATA 600, então tá certinho. Dificilmente o problema é o cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postagem do Xineis com links para quem quiser baixar e fazer testes:

(...)

Pra rodar os testes, tem o AS-SSD (http://www.alex-is.de/PHP/fusion/downloads.php?cat_id=4&download_id=9), o HDTach (http://ultradownloads.com.br/download/HD-Tach/) e o HDTune (http://www.hdtune.com/).

O HDtune é versão Trial, mas dá pra fazer o teste. O HDTach deve ser utilizado em modo de compatibilidade com Windows XP.

Acho que é só. Se puder postar uma screen com cada resultado, agradeço muito!

(...)

Sei lá. Pode ser que enquanto você rodou o programa, ele foi escanear alguma pasta, arquivo.

Se não for dar muito trabalho, desliga ele e faz aquele teste de novo? Só o que acusou a queda.

E com relação ao cabo, se ele fala que suporta SATA 600, então tá certinho. Dificilmente o problema é o cabo.

Não, pior que não. Os resultados se mostraram semelhantes (com irrisória vantagem para o último teste).

Não deu trabalho. Fiz de novo. Resolvi incluir outras telas, com outros detalhes. Você podia postar as mesmas telas aqui, para efeito de comparação, se der, claro. :joia:

As telas estão abaixo, confira.

Ainda bem que não é o cabo (é difícil *** ******* de encontrar!)

Gotoa (quase xará, só que Goytá é meu nome, mesmo, e está em todos os meus documentos!),

Bem incomum. Seu nome me fez lembrar o Rio Goitá e também um munícipio de Pernambuco, Glória do Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

se o cabo tem a marcação, com certeza o problema não é esse. Também acho que seu SSD não conseguiria dar 455 MB/s com um cabo SATA II.

Foi o que pensei. Ainda bem, porque é não é tão fácil de encontrá-lo avulso em lojas físicas.

Quanto ao meu Vertex 3, ainda não chegou - consta no site como "a enviar". Espero que enviem hoje - aí, por Sedex, estará aqui amanhã. Mas será só para aliviar minha ansiedade, pois vou poder apenas ligá-lo rapidamente na minha instalação atual para atualizar o firmware e talvez fazer um secure erase (como em muita coisa a respeito de SSDs, as opiniões se dividem sobre se é bom ou não fazer isso com um drive novo). Estou enrolado com um monte de coisas aqui, inclusive de trabalho, e pode ser que eu nem consiga fazer a nova instalação (placa nova, Windows etc.) ainda esta semana. Só de pensar em desmontar o cooler (o Nero 2 é bem chatinho), retirar a placa velha, colocar a placa nova e remontar tudo, reaplicar pasta térmica e tal, me dá um desânimo!

Você deve estar aflito pela chegada da sua Vertex 3. :lol:

Acho que um "secure erase" não fará a menor diferença, é perda de tempo. Se alguém discordar, poste aqui os resultados de sítios especializados.

Deixa de ser preguiçoso homem, cria vergonha na cara e arruma um tempo! :lol:

De vez enquanto, é bom dar uma bela faxina (hardware / software). ;)

Atualmente estou usando no meu HD principal, que é SATA III, um cabo daquele azul-turquesa da terceira oferta do Mercado Livre que postei acima para o Marciocx - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209779004-cabo-sata-3-serial-ata-iii-sata-6-gbs-sata3-sataiii-_JM . O revestimento externo é transparente e dá para ver o cabo duplo interno, mas se não fosse isso, ele é liso ao tato e não daria para ver.

Além de caro, esse cabo ainda é muito difícil de ser encontrado nas lojas daqui de BH (pelo menos, eu ainda não vi).

Fora os quatro cabos pretos que vieram com minha mobo, também tenho 3 (três) cabos SATA II, da Akasa, azuis e semi-transparentes, reagentes UV. (link). No momento, estão inoperantes, guardados na caixa da mobo. Quando for trocar a janela de acrílico original do meu gabinete por outra feita sobre encomenda - vidro transparente e sem fendas de encaixe de ventoinha(s) - aí sim usarei ambos, com fins estéticos. Um para a OCZ Vertex 2 E, um para o HD da Seagate e outro para o gravador. Já tenho a lâmpada da Akasa e o kit de iluminação azul da NZXT (link).

Conforme imagens abaixo, a SSD está com 20,2 GB de espaço ocupado; a indexação e a memória virtual (arquivo de paginação) estão desativados; deixei alguns minutos ligados antes de fazer o teste; não estava em nenhuma rede; desativei o Microsoft Security Essentials; não usei nenhum utilitário para montar partição(ões), a partição foi criada no momento de instação do Windows 7, pela primeira vez na SSD OCZ Vertex 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postagem do Xineis com links para quem quiser baixar e fazer testes:

Não, pior que não. Os resultados se mostraram semelhantes (com irrisória vantagem para o último teste).

Não deu trabalho. Fiz de novo. Resolvi incluir outras telas, com outros detalhes. Você podia postar as mesmas telas aqui, para efeito de comparação, se der, claro. :joia:

As telas estão abaixo, confira.

Ainda bem que não é o cabo (é difícil *** ******* de encontrar!)

Bem incomum. Seu nome me fez lembrar o Rio Goitá e também um munícipio de Pernambuco, Glória do Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.

Foi o que pensei. Ainda bem, porque é não é tão fácil de encontrá-lo avulso em lojas físicas.

Você deve estar aflito pela chegada da sua Vertex 3. :lol:

Acho que um "secure erase" não fará a menor diferença, é perda de tempo. Se alguém discordar, poste aqui os resultados de sítios especializados.

Deixa de ser preguiçoso homem, cria vergonha na cara e arruma um tempo! :lol:

De vez enquanto, é bom dar uma bela faxina (hardware / software). ;)

Além de caro, esse cabo ainda é muito difícil de ser encontrado nas lojas daqui de BH (pelo menos, eu ainda não vi).

Fora os quatro cabos pretos que vieram com minha mobo, também tenho 3 (três) cabos SATA II, da Akasa, azuis e semi-transparentes, reagentes UV. (link). No momento, estão inoperantes, guardados na caixa da mobo. Quando for trocar a janela de acrílico original do meu gabinete por outra feita sobre encomenda - vidro transparente e sem fendas de encaixe de ventoinha(s) - aí sim usarei ambos, com fins estéticos. Um para a OCZ Vertex 2 E, um para o HD da Seagate e outro para o gravador. Já tenho a lâmpada da Akasa e o kit de iluminação azul da NZXT (link).

Conforme imagens abaixo, a SSD está com 20,2 GB de espaço ocupado; a indexação e a memória virtual (arquivo de paginação) estão desativados; deixei alguns minutos ligados antes de fazer o teste; não estava em nenhuma rede; desativei o Microsoft Security Essentials; não usei nenhum utilitário para montar partição(ões), a partição foi criada no momento de instação do Windows 7, pela primeira vez na SSD OCZ Vertex 3.

hdtnovostestes.th.png

hdtbenchmarkread.th.png hdtfilebenchmark.th.png hdtrandomaccess.th.png

Sua escrita ta baixa, não? E também reparei que tem quedas ali na velocidade de leitura também. O trim ta ativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma pergunta: o seu SSD tá instalado em qual controladora? A da Intel ou a da Marvell? Já tentou mudar?

Eu li um tópico sobre o Agility 3, no qual o autor reclamava da lentidão do Agility 3. Depois ele disse que mudando para a porta Sata da controladora Marvell praticamente dobrou a velocidade.

Tenta aí! Só dá uma pesquisada pra ver como é o procedimento pra trocar de controladora, porque se não me engano, o SSD grava um registro dessa controladora e isso impede o uso dele em outra.

EDIT --------------------------------------

Então Daniolip, a gente tá tentando descobrir o motivo desse problema desde que ele postou as imagens dos benchmacks...

De acordo com o Gotoa, tá tudo certinho: TRIM, AHCI, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma pergunta: o seu SSD tá instalado em qual controladora? A da Intel ou a da Marvell? Já tentou mudar?

Eu li um tópico sobre o Agility 3, no qual o autor reclamava da lentidão do Agility 3. Depois ele disse que mudando para a porta Sata da controladora Marvell praticamente dobrou a velocidade.

Tenta aí! Só dá uma pesquisada pra ver como é o procedimento pra trocar de controladora, porque se não me engano, o SSD grava um registro dessa controladora e isso impede o uso dele em outra.

EDIT --------------------------------------

Então Daniolip, a gente tá tentando descobrir o motivo desse problema desde que ele postou as imagens dos benchmacks...

De acordo com o Gotoa, tá tudo certinho: TRIM, AHCI, etc.

Ahh, desculpe. To meio distraído aqui com meu dever de casa e to lendo tudo meio de rabo de olho rs.

Ele já posto isso no fórum de suporte da OCZ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua escrita ta baixa, não? E também reparei que tem quedas ali na velocidade de leitura também. O trim ta ativado?

(...)

Não e sim. :lol:

Não ativei porque já estava ativo quando instalei o Windows 7 HP (x64). (Material que usei há um tempo atrás para me instruir sobre esse assunto.)

Sim, pois pelo que sei, por padrão, o TRIM é ativado automaticamente no Windows 7, e também quando um disco SSD compatível com a tecnologia é detectado pelo Windows 7.

O TRIM é basicamente um recurso imprescindível para os SSDs. Sem ele, os blocos de armazenamento das memórias flash dentro dos SSDs vão começar a ficar "espalhados" e com informações fragmentadas. A consequência disso é que a leitura e escrita nos SSDs vai ficar mais lenta - pelo motivo dos blocos de memórias flash funcionarem de forma diferente dos clusters dos HDs convencionais.

O recurso TRIM é a capacidade que o SSD tem de receber um comando do Windows 7, por exemplo, expondo quais informações de cada bloco da memória flash não são mais necessárias e que podem ser apagadas. Isso faz com que o SSD esteja sempre fazendo uma "faxina" dentro dos blocos.

(...)

(...)

EDIT --------------------------------------

Então Daniolip, a gente tá tentando descobrir o motivo desse problema desde que ele postou as imagens dos benchmacks...

De acordo com o Gotoa, tá tudo certinho: TRIM, AHCI, etc.

Ahh, desculpe. To meio distraído aqui com meu dever de casa e to lendo tudo meio de rabo de olho rs.

Ele já posto isso no fórum de suporte da OCZ?

Sim, ambos estão ativados, tanto TRIM quanto AHCI. E o driver da controladora AHCI está instalado, com a última versão disponibilizada no site da Gigabyte.

Mais uma pergunta: o seu SSD tá instalado em qual controladora? A da Intel ou a da Marvell? Já tentou mudar?

Eu li um tópico sobre o Agility 3, no qual o autor reclamava da lentidão do Agility 3. Depois ele disse que mudando para a porta Sata da controladora Marvell praticamente dobrou a velocidade.

Tenta aí! Só dá uma pesquisada pra ver como é o procedimento pra trocar de controladora, porque se não me engano, o SSD grava um registro dessa controladora e isso impede o uso dele em outra.

Minha mobo só tem 2 (duas) portas e-SATA de 6 Gb/s - externas, providas pelo chip Marvell 88SE9128. Nesse caso, fica complicado ligar a Vertex 3.

A SSD OCZ Vertex 3 está conectada a porta "SATA3_0", provida pelo chipset Intel P67 (confira imagem abaixo; a Vertex 3 está conectada a primeira porta branca, a de baixo).

gap67aud4b3.th.jpg

Mais detalhes, seguem: aqui especificações do produto, de acordo com a WAZ (onde comprei o produto); aqui tem o artigo do Clube do Hardware sobre essa mobo, mas é a primeira versão dela; aqui está o site da Gigabyte, com referência as especificações do produto.

Pelo menos a gravação sequencial teve uma boa melhora.

Para você ver quanto o M.S.E. influencia nesse quesito.

Pois é, esse rio é a única pista que tenho, mas sou daí de BH (embora more em Sampa há muitos anos agora), minha família é toda mineira desde o século XVII e muito provavelmente meu avô jamais esteve em Pernambuco na vida dele (tenho o mesmo nome do meu pai), até porque na época em que meu pai nasceu (1910, ele teria hoje 101 anos!) ir de Minas para Pernambuco ou para o Tibete não fazia muita diferença... Meu avô deve ter visto isso num atlas, gostou e deu o nome para o meu pai... Dá um trabalho! (Soletrar para todo mundo, corrigir documentos etc.)

Impressionante!

Um dia, quem sabe, farei um estudo da "árvore genealógica familiar" e coletarei "histórias orais dos sobreviventes" de minha família, para conhecer melhor minhas origens. Quem sabe não encontro surpresas... :lol:

Caramba, o cara veio aquí perto, em Glória do Goitá?!.. perto de Chã de Alegria...rs

Vocês vão enlouquecer com estes bech's... como está na prática? abrindo programas, 'loading' de jogos', transferência de arquivos, boot... isso é o que vale

Vamos pegar leve com o cara...

Concordo. Aqui está normal Dalai_Brahma, não percebi nada de anormal com os aplicativos que uso. Mesmo com a indexação e memória virtual desativadas.

Mas há as lojas virtuais, inclusive a Dealextreme, direto da China mas com produtos surpreendentemente bons, que se você tiver a paciência de esperar (demora 20-30 dias para chegar), é ótima para essas coisas difíceis de achar. Por exemplo, já comprei hub e cabos USB 3.0, pulseira antiestática, bateria extra e carregador avulso de celular, tudo sem marca mas de ótimo acabamento e qualidade.

Se tivesse alguém disponível em casa para receber os produtos, sem problemas. E também não tenho cartão de crédito (tô fora!), só faço negócio a moda antiga: no "dindin" (para ter desconto) e "cara a cara" com o vendedor. No meu caso, fica complicado comprar em lojas virtuais.

O site demorou a ser atualizado, mas descobri que o SSD já foi enviado na segunda-feira e o Correio tentou entregar aqui nesta terça. Moro numa casa de fundos sem campainha e dependo da senhora da casa da frente para receber. Ela deve ter dado uma saída justo na hora... Nesta quarta vou ficar de plantão na porta... :(

Deve estar fazendo plantão aí... :lol:

Não seria muito tempo, porque um secure erase num SSD demora coisa de dois minutos. Aliás, é algo que você podia tentar para tentar resolver essa lentidão estranha (lógico que você faria uma imagem da sua partição antes, com o Parted Magic, Macrium Reflect ou o próprio Windows).

Quando preciso, costumo usar somente os recursos do "Backup e Restauração" do Painel de Controle do Windows 7. É bem fácil e prático de usar. Mas quando comprei a Vertex 3, resolvi instalar tudo de novo nela, item por item. Mas normalmente nem perco tempo fazendo isso.

O problema é mesmo falta de tempo, por causa do trabalho e até para fazer uma faxina física aqui no meu quarto para eu ter espaço para instalar as coisas! Estou com uma multifuncional novinha ainda na caixa há mais de um mês porque ainda não tive tempo de abrir espaço para ela. E tenho três PCs para montar (além de meu atual upgrade dar todo o trabalho de uma montagem nova, vi que contando minhas sobras de hardware guardadas de vários upgrades sucessivos, tenho o suficiente para montar dois PCs mais modestos, que pretendo doar para uma instituição de caridade que conheço que dá aulas de inclusão digital para gente carente - inclusive uma comunidade indígena - e tem vários outros projetos onde eles poderiam ser úteis).

Faz bem. Quando posso e tenho coisas que não usarei, costumo fazer doações. É necessário. Além de ajudar o próximo, você ainda está se livrando das coisas que não vai usar mais e que ficam acumulando poeira, sem falar que ainda sobra espaço para você colocar coisas úteis.

Também trabalho, estudo e faço "bicos". Fora "os hobbys", ainda tem que dar atenção/assistência à família, colegas de trabalho, amigos e mulheres... Tem dias em que às 24 horas não são suficientes para cumprirmos nossas tarefas, e em casos extremos, sacrificamos algumas horas de sono para aumentarmos nosso tempo, tentando cumprir metas...

Questão de gosto - eu já odeio luzinhas, sem querer ofender mas acho superbrega, já me lembro de cara de carro de agroboy cheio de luzinhas dançantes sincronizadas ao ritmo do último sucesso "sertanejo universitário" (seja lá o que for isso) tocado por 5.468 tweeters no talo... :eek: Se a ventoinha frontal do CM 690 (com LED azul) não fosse de tão difícil acesso, eu a teria trocado por uma sem LED só para ter uma luzinha a menos!

Jamais faria uma coisas dessas com minha moto... nesse ponto até concordo contigo. Mas tem gosto para tudo nessa vida. No geral, gosto não se discute.

A iluminação aqui até que ficou discreta e elegante, sem exageros. Normalmente deixo as luzes do gabinete apagadas. O kit de iluminação, a lâmpada e o LED azul do gabinete tem botões externos "On/Off". Além da questão estética e de gosto, a iluminação interior e a janela de acrílico tem também finalidade prática, fica mais fácil acompanhar a atividade interna do micro: se todas ventoinhas estão funcionando, as temperaturas do sensor digital que coloquei, acompanhar as fases de energia, a quantidade de poeira, etc.

Então está tudo certinho... Não entendo... :confused: Inclusive porque muitos desses ajustes o Windows 7 faz automaticamente quando você roda o Índice de Experiência do Windows (o que deve ser feito logo após instalados os drivers do chipset e da placa de vídeo, o que por sua vez deve ser feito logo após instalado o Windows).

Fiz tudo certo, passo a passo. Instalei o Windows 7 e o ativei; instalei os drivers e aplicativos do chipset, LAN, controladoras, audio, vga, etc.; atualizazei o Windows 7 (do Service Pack 1 até a última atualização); removi os arquivos temporários do Windows 7; desativei a maior parte do pacote (indexação, memória virtual, desfragmentação automática, windows defender, serviços inúteis, desativei a maior parte dos recuros do windows - deixei somente o Windows Media Player, Microsoft .NET Framework 3.5.1 e Chess Titans); e no fim, executei o índice de experiência. Depois instalei os programas e utilitários. E no fim, os jogos.

Só vi no fórum e nas recomendações oficiais da OCZ que, ao contrário do que muitos pregam (e eu mesmo pensava antes de ler isso), o arquivo de paginação não deve ser desativado nem tirado do SSD. Pelo contrário, se você tem uma boa quantidade de memória, ele será usado raríssimas vezes, mas aí se beneficiará da maior velocidade do SSD. Citaram um artigo da Microsoft que mostra que o arquivo de paginação é mesmo o ideal para SSD, porque tem gravações infrequentes e pequenas, e leitura geralmente sequencial.

Como tinha dito aqui, nos aplicativos e jogos, a olho nú por assim dizer, não notei nenhuma diferença entre deixar a "Memória Virtual" (arquivo de paginação) ativada ou desativada. Com 8GB de RAM (4x2GB), achei mais sensato desativar a memória virtual, liberou bastante espaço.

Há um programinha chamado XP Page File Monitor que mostra quanto do arquivo de paginação está sendo usado (o programa é antigo, daí o nome, mas funciona bem no Windows 7, desde que você o acione a partir de um prompt de comando do DOS e com privilégios administrativos). Aqui nunca passou de 160 MB. Acho que dá perfeitamente para deixar o Windows gerenciar isso e usar o SSD.

Recapitulando, quando instalei o Windows 7 e o atualizei, e instalei os programas na Vertex 3 e todos jogos somente na Vertex 2, até aquele momento, constava 26,1 GB de espaço ocupado na Vertex 3. Foi só desativar a memória virtual, para passar de 26,1 para 20,2 GB de espaço ocupado. E não atrapalhou em nada na execução dos jogos e aplicativos. Pelo menos não até agora. Portanto, não faz sentido mexer em time que está vencendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 8GB de RAM não faz sentido mesmo deixar a memória virtual ligada; ainda mais num SSD.

Então a controladora Marvell só tem duas portas? E externas???

Mas enfim, se não está dando problemas, e você não nota lentidão, não tem por que reclamar. Afinal, benchmarks são apenas testes e geralmente estão longe do uso cotidiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte aí! Estarei torcendo hehe.

Nisso a Crucial foi genial: ela lançou um kit do M4 que vem com um cabo SATA - USB pra transferir o que você quiser do seu HD/SSD em utilização para o M4.

Aí facilita muito transferir o Windows e todos os programas. Só não sei se isso vai afetar o desempenho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 8GB de RAM não faz sentido mesmo deixar a memória virtual ligada; ainda mais num SSD.

Então a controladora Marvell só tem duas portas? E externas???

Mas enfim, se não está dando problemas, e você não nota lentidão, não tem por que reclamar. Afinal, benchmarks são apenas testes e geralmente estão longe do uso cotidiano.

É, não faz sentido. Até agora não tive problemas em deixar a memória virtual desativada.

Sim, as duas são externas. Ficam no painel traseiro (as duas portas amarelas, na imagem abaixo).

gap67aud4b3pt.th.png

O que estou pensando em fazer é seguir alguns passos do Goyta, como reformatar ("secure erase"), inserir a imagem que já tenho atualizada do Windows 7 e programas (usando o recurso "Backup e "Restauração" do referido sistema operacional) e atualizar o firmware da Vertex 3, seja pelo Ubuntu ou pelo próprio Windows. Mas vou esperar pelo resultado do Goyta.

O problema é que há programas que exigem um arquivo de paginação e dão erro se não o houver. Normalmente, havendo bastante RAM, o uso desse arquivo é bem reduzido, quando há, de modo que deixá-lo ativado não causa nenhum transtorno, nem reduz significativamente nem o espaço ocupado, nem a vida útil do SSD. Imagino que o que aconteceu com o Gotoa tenha sido configuração de um tamanho excessivo (que pode ter sido feita pelo próprio Windows); basta configurar com menos.

Entendo. No meu caso, ainda não tive problemas com nenhum programa ou jogo e não faz sentido ativar a memória virtual. Se tiver algum software que eu precise e que use memória virtual, aí tudo bem, vou ativar e setarei uma quantidade adequada para o mesmo. Valeu pela dica! ;)

Bem, chegou meu SSD. Tive que ficar de plantão mais de 4 horas na porta esperando o Sedex, porque a senhora da casa da frente não estava mesmo. Mas está aqui, bonitinho!

(...)

Aí fui ver qual a revisão do firmware: 2.11, bem defasada (a última na data de hoje é a 2.15):

ocz2y.th.jpg

Tentei atualizar o firmware pela OCZ Toolbox, mas não funcionou. O jeito foi gravar um CD com o ISO da OCZ Firmware Update Tool, baseado no Parted Magic e rodando em Linux (assim como a Toolbox, também precisa de conexão à Internet: o firmware é baixado na hora). Dei boot pelo CD (não é dos mais amigáveis, já começa que a primeira opção de interface gráfica não funciona) e a primeira tentativa de atualização não deu certo - deu um FAILED de todo tamanho.

Aí acendeu-se uma lampadinha em cima da minha cabeça: desliguei o PC, tirei o cabo do meu HD principal (ligado na porta SATA 0) e liguei no SSD. Tornei a dar boot pelo CD e desta vez a atualização do firmware funcionou. Parece que só funciona se estiver na primeira porta SATA.

De volta ao Windows, pude comprovar que a atualização funcionou:

ocz3.th.jpg

Finalmente Goyta!

Que luta para atualizar esse firmware.

Bem, agora é eu terminar de arrumar minhas coisas, fazer um backup de tudo (aliás, dois ou três backups!) e instalar a tralha toda. Desejem-me sorte - vou precisar!!!

Precisar de sorte? Por que? Existe a possibilidade de haver problemas após a atualização do Firmware? Não seria melhor você ter feito os backups e ter instalado tudo sem a atualização de firmware da SSD? Será que há necessidade dessa atualização?

Pelo que sei, dizem que é sensato atualizar o firmware apenas em circunstâncias específicas, como na percepção de falhas e/ou desempenho bem abaixo das especificações do produto.

Estamos na torcida, para dar tudo certo! Ficarei(mos) aguardando o resultado. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, venho acompanhando o topico a algum tempo e agora me surgiu a oportunidade de comprar ou 1 Corsair Force 3 ou 1 OCZ vertex 3, ambos de 60gb.

Alguma comparação entre eles ? pelo que li, as velocidades de escrita e leitura são quase as mesmas, a algum deles que de menos problemas ? o que indicam ?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, venho acompanhando o topico a algum tempo e agora me surgiu a oportunidade de comprar ou 1 Corsair Force 3 ou 1 OCZ vertex 3, ambos de 60gb.

Alguma comparação entre eles ? pelo que li, as velocidades de escrita e leitura são quase as mesmas, a algum deles que de menos problemas ? o que indicam ?

Falou

Eu nao lembro bem se era essa família "Force" que estava dando mais problemas que os outros, mas com certeza reclamavam MUITO dos SSDs da Corsair série 3.

No entanto, o Vertex 3 também é baseado no controlador SandForce e está sujeito a problemas.

Não sei da situação atual desses SSDs. Corrigindo o que tinha postado anteriormente, acho que não vai ter diferença entre um e outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, venho acompanhando o topico a algum tempo e agora me surgiu a oportunidade de comprar ou 1 Corsair Force 3 ou 1 OCZ vertex 3, ambos de 60gb.

Alguma comparação entre eles ? pelo que li, as velocidades de escrita e leitura são quase as mesmas, a algum deles que de menos problemas ? o que indicam ?

Falou

O Vertex 3 tem memórias síncronas e leva vantagem sobre o Force 3 que tem memórias assíncronas, pelo que li. Lembrando: na prática, talvez nem percebas porque se dá em certas aplicações, principalmente pra quem está migrando de HDD. É questão apenas de se estar com algum benefício a mais e uma tecnologia um pouco melhor.

Então, o que deve pesar na escolha é confiabilidade, ferramentas agregadas e suporte, haja vista, ambos estão no mesmo patamar de desempenho.

Mas, isto já foi citado anteriormente. (estamos sujeitos a termos o texto apagado).

Eu nao lembro bem se era essa família "Force" que estava dando mais problemas que os outros, mas com certeza reclamavam MUITO dos SSDs da Corsair série 3.

No entanto, o Vertex 3 também é baseado no controlador SandForce e está sujeito a problemas.

Não sei da situação atual desses SSDs, mas se for pra escolher entre os 2, eu ficaria com o OCZ.

Amizade, você está parcialmente certo. Acrescentando, foram os primeiros Force 3 de 120GB que tiveram 'recall' da Corsair. Depois, apareceram alguns casos com 60 e 240GB e o OCZ 3, mas, todos parecem sanados. Exceto se der azar e pegar de lote antigo. Peguei um Agility 3 60GB no ML 259,00 e está 'liso' no meu note - ~250MB/s em Sata II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo. Acabei de pesquisar aqui, e parece que os problemas foram, em sua maioria resolvidos.

Outro ponto interessante de destacar é que, aparentemente, o suporte da Corsair é melhor que o da OCZ. Se der problema...

Era essa minha dúvida.. na verdade estava querendo lembrar, pra não orientar errado.

Agora, o suporte de ambas é 'mundial'? não importa onde compramos?.. gosto de marcas assim: você manda e recebe diretamente da fábrica ou centro de suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!