Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Isso mesmo. O passo 4 provavelmente será desnecessário - o Windows não deve criar nenhuma partição a mais, estando o drive sozinho. Mas se criar, deixe-a quietinha lá.

Eu prefiro rodar o Parted Magic a partir de um CD, mesmo. Não tenho tantos pendrives assim, e além disto, para montar o Parted Magic num pendrive ainda é preciso o trabalho adicional de instalar e rodar o unetbootin. É mais fácil gravar um CD e dar boot no Parted Magic por ele. Mas você é quem sabe.

Boa sorte!

.

.

Se aprendemos com os erros, então aprendi muito ontem... kkkkkkkkk

Só para não errar de novo:

Passo 1: Fazer o PenDrive de boot do Parted Magic

Passo 2: Iniciar o PC pelo Pendrive e formatar o SSD, escolhendo a opção de apagar os dados internamente (secure erase command writes zeroes to entire data area).

Passo 3: Reinstalar o windows no SSD sem nenhum outro HD conectado, selecionando a opção *Novo

Passo 4: Não apagar nenhuma partição que o windows criar na instalação

Passo 5: Instalar os drivers da placa mãe e placa de video

Rodar os testes novamente...

Confere?

Abraços e muito obrigado!

Christian Costa

Essa tal partição não seria aquela tal de partição do sistema? Que ocupa 100mb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta, estes dias vão começar umas provas na minha escola, mas mesmo assim acho que vou arrumar um tempo pra formatar o pc...

Como formato o SSD deixando ele como se fosse novo? Você tinha falado de um software com linux, mas não tem outra opção com o windows?

Agradeço tuas respostas de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

após as instruções, fiz os passos sugeridos. Segui o tutorial da CNET e foi muito fácil. Usei um pendrive mesmo, e os programas não ocupam nem 200MB. Para o Marcos: nunca havia feito isto antes, só seguir o tutorial que é facílimo.

Realmente o windows não criou nenhuma partição a mais (passo 4). Abaixo os novos resultados:

asssdbenchkingstonsh100.png

novonp.jpg

Parece que o desempenho piorou um pouco.

Att

Christian Costa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com algum gargalo de hardware aí e muito provavelmente tem algo a ver com sua porta SATA.

Tem uma informação no manual, que pode ser a causa do problema. Está na parte de instalação do SO:

For the Marvell 88SE9172:

Step 1:

Boot from the Windows 7/Vista setup disk and perform standard OS installation steps. When you arrive at the "Where do you want to install Windows?" screen, select Load Driver.

Step 2:

Insert the motherboard driver disk and then browse to the location of the driver. The locations of the drivers are as follows:

AHCI driver for Windows 64-bit: \BootDrv\Marvell\AHCI\Floppy64

Step 3:

When a screen as shown in Figure 1 appears, select Marvell 91xx SATA 6G RAID Controller and click Next to load the driver and continue the OS installationAppendix.

Claro que fiz errado, simplesmente selecionando o SSD como local de instalação.

Pelo que li no manual não tem nenhuma opção que pode ser o gargalo, a não ser esta.

Já li 3x o manual inteiro...

(http://download.gigabyte.asia/FileList/Manual/mb_manual_ga-z68xp-ud3r_v1.3_e.pdf\)

As únicas alterações que fiz na bios, foi mudar para AHCI e colocar as memórias para rodar em XMP, com a frequencia de 1600.

Tentarei esta instalação da forma acima e usar o garbage collector. Se não funcionar, mando email para kingston e para gigabyte.

Agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, e há uma boa razão para isso: você vai destruir todo o conteúdo do drive, incluindo o Windows e até a formatação do drive (fazer secure erase não é formatar o drive, porque formatar também é gravar informações no drive, no caso informações de controle do sistema de arquivos; o secure erase destrói todas as informações gravadas no drive, inclusive a formatação, que terá que ser refeita depois). Portanto, você não pode depender de algo que será destruído pelo próprio processo.

A conclusão lógica é que um programa para fazer secure erase tem que carregar seu próprio sistema operacional. E a Microsoft não licenciaria nunca uma cópia do Windows, mesmo reduzida, para fazer isso - cobraria uma fortuna, sem falar que ficaria muito pesado, porque o Windows é muito monolítico e não dá para ser reduzido muito - você teria que carregar um monte de coisas inúteis só para rodar isso.

Até daria para imaginar algo baseado no BartPE, mas este exige que você tenha uma cópia do XP, que cada vez menos gente tem e cujo suporte está para ser encerrado, para poder gerar um CD de inicialização. E ainda seria desnecessariamente pesado.

Que eu saiba, só existem dois programas que fazem secure erase. Teoricamente seria possível que houvesse mais, como parte de suítes comerciais de manutenção, mas além de nessa hipótese serem programas pagos, nunca ouvi falar de nenhum programa que tivesse o recurso do secure erase além dos dois que vou citar abaixo. E embora muitos programas comerciais de manutenção rodem em Windows, os CDs de emergência que eles geram, usados em situações que precisam do disco off-line e em emergências nas quais você não tem acesso ao Windows, geralmente também são executados em Linux, principalmente por causa do problema do licenciamento.

---

O primeiro dos dois programas que fazem secure erase é o HDD Erase, desenvolvido na Universidade da Califórnia em San Diego. Ele roda em DOS, que é da Microsoft, mas até o XP a Microsoft permitia gerar discos de inicialização em DOS se você já tinha uma licença do Windows (a partir do Vista, esse recurso foi removido e você só consegue fazer isso com utilitários de terceiros) e não parece muito interessada em cobrar licenças só do DOS, que não tem mais valor comercial isoladamente há muitos anos. Portanto, isso não é problema, no caso.

Mas o HDD Erase hoje pode ser considerado uma carta fora do baralho, porque parou de ser desenvolvido e atualizado desde 2008 (e já não tinha tido nenhuma grande atualização desde a primeira versão, muitos anos antes disso - ele já estava defasado até em 2008). Isto significa que ele tem muitos problemas de compatibilidade com drives mais recentes, não só SSDs mas até mesmo muitos HDs. (O próprio nome já mostra que ele não foi desenvolvido tendo SSDs em mente.) Ele nem mesmo se dá muito bem com HDs SATA, porque foi desenvolvido no tempo em que o IDE (PATA) reinava e quase não foi atualizado depois disso. Por ser em linha de comando, é desajeitado de usar e há muitos relatos de casos em que ele simplesmente não funcionou ou mesmo inutilizou drives inteiros. Esqueça.

---

O outro programa é o Parted Magic, que é baseado em Linux. Na verdade, ele é uma distribuição (distro) completa do Linux, como o Ubuntu, o Debian, o Mint ou o Fedora, e é considerado ele mesmo um sistema operacional de pleno direito (tanto que é tratado assim, por exemplo, pelo unetbootin, o utilitário para gerar pendrives de inicialização). Mas é uma distribuição muito especializada e muito reduzida, em que muita coisa que normalmente vem no Linux foi eliminada (isso é bem mais fácil de fazer no Linux que no Windows, além da óbvia vantagem de o Linux ser de código aberto e portanto gratuito). Ele também não pode ser instalado num PC como sistema operacional, como as outras versões do Linux - só pode ser executado a partir de um CD ou pendrive de inicialização, porque a única finalidade dele é fazer tarefas de manutenção de discos e partições, inclusive tarefas destrutivas como o secure erase.

O Parted Magic é muito superior ao HDD Erase, por vários motivos: primeiro, tem interface gráfica multitarefa. Isto significa que é muito mais fácil de usar e, embora isso não seja problema com SSDs, permite que você faça outras coisas como backups de outros drives ou se distrair surfando a Web ou fazendo downloads de coisas que você vai precisar depois (ele vem com o Firefox) enquanto faz um secure erase ou uma verificação de superfície em um HD (essas tarefas demoram horas num HD grande).

Segundo motivo: ele não faz só secure erase - você ganha de graça todo um conjunto de ferramentas poderosas de manutenção de drives e partições pelas quais você pagaria uma pequena fortuna num software comercial do tipo Acronis Disk Director ou Paragon Hard Disk Manager. E terceiro, mas não menos importante: ao contrário do HDD Erase, que foi abandonado, o Parted Magic está em desenvolvimento e atualização contínuos. A última versão é de 27 de fevereiro de 2012, menos de um mês atrás.

---

Se você está com medo de não saber mexer na interface do Linux, com a qual você talvez não esteja familiarizado, relaxe: o aspecto das janelas é diferente nos detalhes, mas de resto é basicamente igualzinho ao Windows. (Não posso dizer o mesmo do Mac OS X, que os fanbois da Apple vivem dizendo que é superfácil e intuitivo, mas não é: apanhei feio da interface dele nas vezes em que tentei usar!)

Quero dizer, o Linux tem várias interfaces que podem ser utilizadas, sendo as mais comuns a KDE, a Gnome e a Unity (recentemente adotada pelo Ubuntu), mas nunca tive problemas para usar nenhuma delas (embora eu tenha uma ligeira predileção pela KDE, razão pela qual tenho sempre à mão um CD do Kubuntu - a versão KDE do Ubuntu - para quando preciso usar Linux por algum motivo).

O Parted Magic usa uma interface chamada Openbox, que é ainda mais parecida com o Windows (deve ter sido por isso mesmo que foi escolhida), com botão Iniciar e tudo mais. Então, você não terá problemas.

Há aquela página do blog da Corsair com instruções (válidas para SSDs de qualquer marca ou modelo, não só da Corsair) para fazer secure erase com o Parted Magic, e o Christian achou uma outra, também muito boa, na CNET. As duas dão instruções detalhadas com capturas de tela e você verá que é muito fácil. Só uma coisa que eles não falam em nenhuma das duas páginas: se o programa oferecer para executar um enhanced secure erase, responda que não, use o método convencional. Por que, não sei, mas já vi essa observação e acho melhor seguir. Um secure erase num SSD demora geralmente poucos segundos (no máximo, um minuto).

Você pode baixar o Parted Magic de http://partedmagic.com/doku.php?id=downloads .

.

.

Cara, muito obrigado por me responder

Eu vou ler bem mesmo este fim de semana, tenho 2 provas amanha e 2 trabalhos pra presentar, quando tiver um tempo mais livre vou estudar melhor o assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do CDH.

Boa Noite!

Sou novo nesse ramo de SSD, será que na minha config na assinatura, se eu trocar os meus HD`s por SSD´s terei melhor desempenho em jogos por exemplo. O intuito seria ligar os SSD´s em Raid 0. e manter o meu Raid já existente.

Agradeço à todos.

Olá Ricky,

primeiramente, recomendo ler as primeiras páginas do tópico, pois estas esclarecerão várias dúvidas.

Eu não recomendo trocar os HDs por SSDs não. Aliás, creio que ninguém recomenda isso, salvo casos como de notebooks.

E respondendo à pergunta, não. SSDs não melhoram o desempenho de jogos. Eles, no máximo, melhoram o tempo de carregamento do jogo.

Apenas uma observação: eu creio que a sua placa mãe não possui Sata 3 (6Gbps). Então não compensa fazer o Raid 0, já que os SSDs ficarão limitados a banda de Sata 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou o parto!!!

portanormal.jpg

portanormal.png

Olha que coisa:

em vez de instalar o windows novamente, simplesmente troquei os cabos para a porta Sata 3 "comum" da placa mãe. Ou seja, a controladora Marvell que estava fazendo o gargalo.

Fica aí a dica para quem tiver uma placa da Gigabyte com esta controladora...

P.s: Estes testes foram feitos já com todos os drivers e programas instalados.

Valeu a ajuda Goyta e demais, precisando estou as ordens também!

Abraços

Christian Costa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricky,

primeiramente, recomendo ler as primeiras páginas do tópico, pois estas esclarecerão várias dúvidas.

Eu não recomendo trocar os HDs por SSDs não. Aliás, creio que ninguém recomenda isso, salvo casos como de notebooks.

E respondendo à pergunta, não. SSDs não melhoram o desempenho de jogos. Eles, no máximo, melhoram o tempo de carregamento do jogo.

Apenas uma observação: eu creio que a sua placa mãe não possui Sata 3 (6Gbps). Então não compensa fazer o Raid 0, já que os SSDs ficarão limitados a banda de Sata 2.

Obrigado pela resposta.

Talvez no futuro quando os SSD´s, ficarem mais acessíveis, quem sabe aí eu troco também a mobo.

Obrigado novamente pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, o que conta é que você teve um final feliz (aliás, bota feliz nisso!). Por favor, daqui a uns dias, poste novos testes com o SSD já com tudo instalado e a todo vapor, para ver como fica a queda de desempenho.

Realmente já havia visto a dica, mas achei que só funcionava nas placas Intel... mas enfim...

Estou terminando as últimas instalações. Vou deixar "rodar" o garbage colector por umas horas quando terminar.

Farei testes semanais com o SSD AS e o Bench 32. Quando mudar alguma coisa eu posto aqui.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ABC do SSD recomenda que não se façam esses testes mais do que uma vez por mês. O motivo é não provocar gravações excessivas no SSD, mas já vimos que a quantidade tolerada é grande o suficiente para não ser preciso se preocupar muito com isso. De toda forma, duvido que haja muita diferença com o passar do tempo, uma vez estabilizada sua configuração e desde que você deixe fazendo garbage collection uma vez por semana para restaurar o desempenho até onde possível.

.

Legal isto... já fiz 8 vezes estes testes... kkkkkkkkkkkkkk

Acho que li foi aqui mesmo, que você teria que gravar uma quantidade absurda de dados todos os dias no SSD e apagar, para que a vida útil dele fosse "somente" de 10 anos.

Tem umas neuras que não entendo. Daqui a 5 anos este meu SSD já está bem ultrapassado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal, vou comprar um ssd hj, qual seria melhor escolha um patriot pyro ou um kingston hyperx, os dois de 120gb?

Ambos são otimos ssd's. Esse patriot tem um review aqui http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/45279-patriot-pyro-120gb-ssd-review-6.html e me pareceu legal. No mesmo nivel do kingston hyperx, ocz vertex e force gt. Recomendo qualquer um desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos são otimos ssd's. Esse patriot tem um review aqui http://www.hardwarecanucks.com/forum/hardware-canucks-reviews/45279-patriot-pyro-120gb-ssd-review-6.html e me pareceu legal. No mesmo nivel do kingston hyperx, ocz vertex e force gt. Recomendo qualquer um desses.

E quanto ao RMA das duas elas tem RMA no brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo veementemente, Danio. O Kingston HyperX não só tem memória síncrona como é o mais rápido em todos os testes. O Patriot Pyro tem memória assíncrona, portanto seria absolutamente impossível ele ter o mesmo desempenho dos três que você citou.

Observe que nos gráficos do teste do qual você deu o link, o desempenho dele está empatado com o do Corsair Force 3, e não é por acaso: ambos são drives SandForce 2281 com memória assíncrona. O Pyro perde sensivelmente do Vertex 3 comum e mais ainda do MaxIOPS. Então, se está pelo mesmo preço do HyperX, está caríssimo!

O Patriot Pyro SE tem memória síncrona, mas não foi ele que foi mencionado, e acho difícil que seja melhor do que o HyperX.

A Kingston tem ampla representação no Brasil. A Patriot, não sei. Mas essa é uma pergunta que você deve fazer não a nós aqui no fórum, e sim diretamente aos fabricantes, para ter uma posição oficial.

.

.

Valeu goyta vou ficar com o hyperX mesmo, ele é pouca coisa mais caro só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta mais tecnica:

Meu ssd já esta com windows instalado. Dei uma olhada no over-provising e vi que poderia melhorar um pouco a perfomace do meu ssd. Se eu simplesmente tirasse um pouco do espaço da partição dele e deixasse esse espaço não alocado(SEM FORMATAR-LO), esse espaço iria para o overprovising? Teria algum problema? Quais benefícios o over-provising poderia me trazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, comprei meu SSD Force GT 120GB pelo Mercado Livre e chegou hoje (sábado). Então tava querendo testá-lo aqui em casa o mais rápido possível, pra caso haver algum problema eu já entrar em contato com o vendedor. O problema é que meu PC novo só fica pronto segunda-feira e a placa mãe do meu PC atual só tem entrada SATA 1 (150MB/s). Eu vi no site da Corsair que o Force GT é compatível com SATA 3 e SATA 2, mas não tem nada falando sobre SATA 1. Gostaria de saber se teria algum problema eu conecta-lo em uma interface SATA 1. Eu sei q a velocidade será ridícula, mas é só pra testar se ta funcionando ok.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!