Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

goyta, mtoooo obrigada pelas explicações, nossa foi uma verdadeira aula, vou até salvar o texto no meu pc :D

eu estava pensando mais por causa dos loadings do bf3 no MP que aqui demoram por volta de 1 min e com o ssd sei qeu são alguns segundos, porém como vi que na maioria dos jogos a diferença é somente de alguns segundos não sei se vale a pena o investimento..

teria alguma outra solução de hd ou ssd mais em conta que melhoraria os loadings??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

goyta, mtoooo obrigada pelas explicações, nossa foi uma verdadeira aula, vou até salvar o texto no meu pc :D

eu estava pensando mais por causa dos loadings do bf3 no MP que aqui demoram por volta de 1 min e com o ssd sei qeu são alguns segundos, porém como vi que na maioria dos jogos a diferença é somente de alguns segundos não sei se vale a pena o investimento..

teria alguma outra solução de hd ou ssd mais em conta que melhoraria os loadings??

SSD como cache ou raid0 de HD's. Que são soluções mais baratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos, Dalai, menos... :blush:

Aproveitei minha passagem pelo fórum da OCZ para fazer uma pergunta que já apareceu aqui no fórum do CdH e eu não soube responder: se deixar o SSD "descansando" fora do Windows (numa tela de configuração do BIOS, por exemplo, ou rodando o Linux a partir de um CD) não seria ainda mais eficiente para aplicar os TRIMs pendentes, fazer uma boa garbage collection e restaurar o desempenho do drive do que na tela do logon do Windows.

A lógica para se recomendar a tela de logon é que esse é o estado em que o Windows usa menos recursos e faz menos acessos ao drive do sistema, mas ainda faz, porque há funções normais do sistema, há serviços e tarefas agendadas que rodam mesmo sem nenhum usuário logado. Dando boot em outro sistema, ou usando a tela do BIOS, o SSD, em princípio, não seria acessado nunca.

A resposta do mesmo cara que resolveu meu problema anterior foi que nos drives modernos, o algoritmo de garbage collection está tão aperfeiçoado que para a maioria dos usuários, esse procedimento é desnecessário. Ele não respondeu diretamente minha pergunta, mas disse que não viu precisar "descansar" o SSD no BIOS desde o tempo do Vertex 1. Portanto, faz mesmo sentido aquele raciocínio, embora não mais na prática atualmente. Ele disse que basta rodar o ATTO periodicamente, a intervalos de algumas semanas. Se houver alguma diferença significativa, aí você deixa o drive parado na tela de logon (e não é preciso mais do que isso).

Agora perguntei se isso vale também para drives de NAND assíncrona, como o OCZ Agility 3 ou o Corsair Force GT, porque nos testes, o desempenho deles se degrada com muito mais facilidade e se recupera bem menos. E eu não quis criar uma saia justa no fórum de um fabricante, ainda mais sendo um usuário novato, mas sei que o algoritmo de garbage collection do Vertex 4 recebeu criticas por ser conservador demais e não entrar em ação até as coisas começarem a ficar críticas. Vamos ver o que ele responde.

Se alguém quiser acompanhar a discussão que eu abri lá, ela está em http://bit.ly/JKpPfU .

.

.

Bom saber goyta. Estou acompanhando seu tópico la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos, Dalai, menos... :blush:

Se alguém quiser acompanhar a discussão que eu abri lá, ela está em http://bit.ly/JKpPfU .

.

.

Só pra descontrair.. :D e agradecer por mais uma boa informação.

Poh, vai 'perturbar' na casa dos outros (OCZ), é?! Falar mal da comida da cozinheira (Vertex 4)? Só tu mesmo.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

(...) Ele disse que basta rodar o ATTO periodicamente, a intervalos de algumas semanas. Se houver alguma diferença significativa, aí você deixa o drive parado na tela de logon (e não é preciso mais do que isso).

Agora perguntei se isso vale também para drives de NAND assíncrona, como o OCZ Agility 3 ou o Corsair Force GT, porque nos testes, o desempenho deles se degrada com muito mais facilidade e se recupera bem menos. (...)

Vamos ver o que ele responde. (...)

Tentando compreender um trecho de seu comentário (em negrito), sua intenção era se referir as SSD Corsair Force 3 - com NAND assíncronas e não as Corsair Force GT - com NAND síncronas? Certo?

<><><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><> <><><><>

Também atualizei minha SSD, de sexta para sábado, para a versão 2.22. Só não tive o mesmo problema que você porque cliquei no "botão vermelho".

Segui as seguintes etapas:

* Baixei o OCZ Tool 316 no fórum da OCZ (aqui está o link para o referido software e todas instruções ilustradas);

* Extrai o conteúdo deste arquivo para uma pasta temporária e depois gerei a imagem dele num pendrive, usando o Universal USB Installer. Também tem o link dele no referido site, com imagens e instruções de como proceder. Com o "mini S.O." ou OCZ Tools for OCZ SSDs já no pendrive, reiniciei o micro;

* Entrei no setup, configurei para que o Pendrive fosse o primeiro dispositivo a ser carregado. Salvei as alterações e reiniciei o micro;

* Após a carga do Pendrive, no ambiente Linux - "OCZ Tools for OCZ SSDs" - executei a atualização do Firmware. Depois de atualizar o Firmware, desliguei o micro;

* Liguei o micro e deixei que o Pendrive fosse novamente carregado. Cliquei no botão que executa o Secure Erase e aguardei o término do processo. Depois do fim deste procedimento, desliguei o micro;

* Liguei o micro... cliquei no botão da SSD com duas setas vermelhas apontando para esquerda, deixando a velocidade no padrão;

* Cliquei no botão que fixa a temperatura (para que não apareça 128ºC na área de notificação da barra de tarefas do Windows, durante testes sintéticos de alguns programas "medidores"). Desliguei o micro;

* Instalei um HD reserva no micro, contendo a imagem mais recente da SSD. Acessei o SETUP e deixei que o micro desse carga pela unidade de DVD. Inseri o disco do Windows 7 e salvei as alterações no SETUP. Após dar carga pelo DVD do Windows 7, cliquei na opção de reparação. Busquei pela última a imagem do S.O. e mandei que restaurasse o conteúdo na SSD (excluindo da operação o HD secundário que contém meus jogos e dados). Desliguei o micro após o processo. Liguei o micro, acessei o SETUP e deixei que o micro desse carga pelo HD/SSD.

Conclusão

No fim das contas, notei que houve pequeno aumento na escrita e uma pequena redução na leitura. O índice WEI caiu de 7,9 para 7,8. No ATTO, houve um pequeno aumento na escrita, e a leitura se manteve quase idêntica.

Seguindo suas orientações Goyta, deixarei meu computador em "Logoff" por um bom tempo. Vamos ver se há melhorias ou se pelo menos a leitura volta ao normal.

Abaixo segue três telas do AS SSD, com testes feitos nas versões 2.13, 2.15 e 2.22.

2.13:

asssdbenchesp.th.png

Obs: quando comprei essa SSD, veio com essa versão (2.13).

2.15:

asssdbvertex3.th.png

Obs: foi a primeira atualização que fiz, e também foi o primeiro Secure Erase (2.15).

2.22:

asssdoczv3222.th.png

Obs: deixarei meu micro ligado por um bom tempo e farei novamente o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gravei um CD, mesmo. É mais fácil. Haja pendrive para tudo de boot que eu tenho aqui... Tenho um estojo com os CDs/DVDs de boot usados para instalações, manutenção e recuperação - uma espécie de "kit de emergência" para ficar sempre à mão. Mas para economizar espaço físico, as coisas que não são de emergência nem de boot, deixo gravadas no HD em formato ISO e monto num drive ótico virtual quando preciso usar.

Também tenho uma pasta com dezenas de CD/DVD - todos originais: jogos, aplicativos de manutenção e recuperação, utilitários, dados pessoais, pacotes de escritório e alguns sistemas operacionais.

Até tenho a imagem de meus discos, por segurança, optei por deixar a maioria deles no formato NRG e o restante em ISO. Confesso que instalo os jogos pelas imagens, usando o Daemon Tools, é bem mais rápido. Junto com o conteúdo do jogo, já deixo o patch, a tradução da GameVicio e os mods na imagem.

Mas reservei um pendrive de 4 GB (menos que isso não cabe) para a instalação do Windows 7, porque aí o volume de arquivos a copiar é muito grande e o processo fica significativamente acelerado em relação ao DVD. (Para isso, a própria Microsoft tem um utilitário para montar o pendrive inicializável, a Windows 7 USB-DVD Tool; é necessário ter o DVD do Windows 7 copiado em formato ISO, o que pode ser feito com vários utilitários, se você já não tiver.)

Sim, já tenho, está num pendrive de 16 GB. Além de montar o conteúdo do DVD do Windows 7 (disco de 64 bits) para este pendrive, tive o cuidado de criar uma pasta na raiz com o nome de "Extras", onde coloquei, em sequência numérica, a maioria das atualizações que consegui e o Service Pack.

De vez enquanto, monto novamente este pendrive, substituindo alguns arquivos pelos mais recentes. Sem falar que deixo neste pendrive os aplicativos que uso, e também os drivers da mobo e vga atualizados. Com exceção dos jogos, fora o TES V Skyrim, deixo tudo instalado na SSD.

Ainda pretendo ter uma SSD com maior capacidade de armazenamento, para deixar todos os jogos na unidade principal, visando tirar o máximo de proveito. ;)

Por que você fez um secure erase? Não havia necessidade disso, e há uma contraindicação: isso implica uma regravação maciça de vários gigabytes e gasta utilizações de células desnecessariamente. No máximo, é aconselhável ter um backup da partição do SSD para restaurar em caso de haver problemas com a atualização do firmware (caso em que você terá que fazer a restauração num SSD novo, porque o anterior terá virado apenas um peso para papéis muito caro e isso não é coberto pela garantia...), mas isso é raro acontecer e geralmente não há problema algum.

Uma vez que não fiz o secure erase, na intenção de formatar/instalar tudo de novo na SSD, reparei que o desempenho caiu drasticamente. O que fiz: repeti todo o processo, só que dessa vez usando o secure erase. Após instalação de tudo, o desempenho voltou ao normal. Essa foi a 3ª vez que usei o secure erase nessa SSD, que já está com 7 meses de uso.

Isso é bom, mesmo. Mas basta fazer uma vez. Em atualizações subsequentes do firmware, isso é preservado. Digo isto porque você já tinha atualizado o firmware uma vez antes (da 2.13 para a 2.15) e provavelmente deve ter feito isso daquela vez.

Não tinha feito isso antes, nem por curiosidade procurei saber o significado do botão de fixar a temperatura. Foi no fórum da OCZ que descobri a função dele.

Quando surgiu os "128ºC" na área de notificação da barra de tarefas do Windows - quando realizei testes com o HD Tune e postei as telas aqui no tópico - na época ninguém soube me explicar a causa disso.

Em drives SandForce (ao contrário de drives Marvell, como o Crucial M4, e Indilinx, que também são Marvell, na verdade), não se deve esperar grandes diferenças de desempenho após uma atualização de firmware, que no caso deles é mais para corrigir bugs (como o que dava uma avaliação errada no WEI no meu caso, e que fiquei com medo que desse algum outro tipo de problema mais tarde). Alguns parâmetros podem melhorar um pouquinho, outros igualmente piorar um pouquinho, e isso é normal.

Fora a alteração no WEI (de 7,9 para 7,8) e a pequena redução na leitura (segundo o AS SSD), na prática não percebi nada de anormal.

Pode ser, e espero que melhore, mas acho isso improvável, porque o "descanso" no logoff serve para deixar a controladora fazer sossegada sua garbage collection. Como você fez um secure erase, tudo estava fresquinho e não havia muito a limpar.

Também acho improvável. Talvez com um novo Firmware, poderá haver otimização. Quem sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal!

Parabéns pelo tópico, estou lendo algumas páginas aleatórias desde ontem :o rs

A aplicação do SSD no meu caso seria um PC de games. Pensei em comprar uma Corsair GT 120GB para rodar o Windows 7 e outros programas mais comuns e deixar um HD convencional de 500gb dando um apoio para armazenar os jogos mais pesados e memória virtual do Windows.

Vale a pena o investimento? Ou já que os jogos demandam muito espaço seria mais interessante um RAID 0 de HDs?

Obs.: Minha placa-mãe está apta tanto para o SSD (Porta Sata III) como para o RAID0 com 2 portas livres.

:D valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho parente nos EUA...consigo um Vertex 3 240gb por 680 reais ou um Vertex 4 256gb por 700 reais, qual compensa mais ? Cheguei a ver o HyperX com essa capacidade, mas fica inviavel o preço, o de 120gb se equipara com os outros com a mesma capacidade, e no caso seria a melhor opção em 120...agora para 240gb+ tambem vi a opção do Mushkin, Patriot e Sandisk, são marcas boas, mas em SSD vejo Crucial, OCZ, Kingston e Corsair como melhores opções...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vertex 4 seria a melhor opcao principalmente com o novo firmaware que garante um bom ganho de desempenho em diversos cenarios, valeu.

Nem me fale companheiro, assim como você disse, aqui em BH me recomendaram esperar mais um pouco antes de "matar o desejo e ir de cara" numa OCZ Vertex 3 240GB ou Kingston HyperX 240GB. Vou esperar... a chegada das Vertex 4 no nosso mercado. :huh:

Tenho parente nos EUA...consigo um Vertex 3 240gb por 680 reais ou um Vertex 4 256gb por 700 reais, qual compensa mais ? Cheguei a ver o HyperX com essa capacidade, mas fica inviavel o preço, o de 120gb se equipara com os outros com a mesma capacidade, e no caso seria a melhor opção em 120...agora para 240gb+ tambem vi a opção do Mushkin, Patriot e Sandisk, são marcas boas, mas em SSD vejo Crucial, OCZ, Kingston e Corsair como melhores opções...

Que beleza hein Silk! Como queria ter algum parente que morasse lá... :(

Não sei amigo, se fosse você cara, levava o Vertex 4. Pelo preço de 680 reais, nossa... P.Q.P.!

O Beto UK já deu a dica dele também!

Oi Pessoal!

Olá!

Parabéns pelo tópico, estou lendo algumas páginas aleatórias desde ontem :o rs

O tópico aqui é muito bom e os usuários são extremamente prestativos!

A aplicação do SSD no meu caso seria um PC de games. Pensei em comprar uma Corsair GT 120GB para rodar o Windows 7 e outros programas mais comuns e deixar um HD convencional de 500gb dando um apoio para armazenar os jogos mais pesados e memória virtual do Windows.

Vale a pena o investimento?

Sim, vale a pena sim! O único problema é o valor final, ou seja, o preço exorbitante que esses produtos chegam nas lojas do Brasil. O mínimo seria um SSD de 120 GB, preferencialmente com boa controladora e NAND síncronas.

Uso SSD para melhorar a experiência nos jogos, já tive até 3, e te falo que melhora a execução de determinados jogos. Dos 3, vendi 2 e fiquei com 1. Mas pretendo pegar mais 1, de maior capacidade, para abrigar todos meus jogos.

Senti bem a diferença jogando jogos como GTA IV / EFLC, Mafia II & DLCs e TES V Skyrim, quando instalados na SSD. Uma coisa que se nota "de cara" é a iniciação rápida do jogo, fluidez e redução do tempo nos "loadings".

Claro que uma boa SSD "não faz o verão sozinha", tem que estar combinada a uma boa placa de video, para fazer a diferença nos jogos.

Ou já que os jogos demandam muito espaço seria mais interessante um RAID 0 de HDs?

Obs.: Minha placa-mãe está apta tanto para o SSD (Porta Sata III) como para o RAID0 com 2 portas livres.

Se o foco for os games, a grana tiver curta e você gostar de ter mais trabalho para configurar, então é uma boa opção (com certeza é melhor do que apenas 1 HD).

Se você já tiver 2 HDs em mãos, então pode mandar ver no arranjo RAID 0: se o foco for desempenho; nesse caso, espero que tenha seus arquivos importantes salvos em outro dispositivo de armazenamento, por segurança.

Agora se não tiver 2 HD, vixe... O problema é que os preços dos HD estão bem "salgados"... :o

Sei não amigo, se fosse você, pegaria uma SSD Sata 600, pelo menos de 120 GB. Sei que é bem cara, aqui no Brasil, mas compensa!

:D valeu

Ok! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, goyta. Bom, estou com o OCZ Vertex 3 rodando no 2nd caddy (que chegou agora da china), e estou satisfeito com o desempenho.

Só que me ocorreu umas travadas, 2 vezes reiniciando(antes de entrar no windows), tive que forçar o desligamento. E outra vez por conta de um malware (logo após o windows ligar), vamos ver agora se vai parar (mas não acredito que tenha relação).

Eu fiquei com uma dúvida quanto ao Secure Clean (SE), eu devo usá-lo para formatar o SSD? Porque eu dei um clean mesmo no diskpart quando instalei o windows...

Outra é por conta do Over Provisioning, será que há ganhos que valham a pena? Ainda só usei uns 25% do espaço do SSD.

EDIT

Fiquei preocupado com uma coisa.

Abri o SSDlife e vi a quantidade de dados transferidos: 300GB leitura / 200GB escrita

Caramba, acabei de começar a usar o SSD. Eu só transferi dados através do HDD e pela rede doméstica para outro HDD. E só foi leitura, não imagino da onde saiu 200gb de escrita, instalei nada praticamente. Alguém me explica o porque desses valores por favor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Goyta

Qual SSD é melhor: Kingston Hyperx ou ForceGT, sendo ambos de 120GB? Vou vender meu raid de Force3 e com a grana comprar um único ssd de 120GB. O ForceGT ainda é o melhor do mercado ou tem algo melhor?

O da kingston é melhor. Só fique esperto para não pegar a versão 3k, que tem durabilidade menor.

E teoricamente os melhores do mercado são o vertex 3 max IOPS, kingston hyperX e o vertex 4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou de vertex 4 mesmo, mas agora me decidi em pegar um de 128gb ao invés de 256gb, porque ae vai dar pra pegar um de 128gb e uma placa de video descente, e como to com 2 hd's de 2tb aqui, tem espaço de sobra para arquivos...

Segunda opção obviamente. 128gb esta mais do que ótimo. Só não se dar o luxo de deixar coisas que você não usa instaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!