Ir ao conteúdo

O que é Melhor: Aterrar com o Neutro ou não Aterrar?

xxGLHRMxx

Posts recomendados

Postado

Minha pergunta é bem simples:

Na sua opinião, o que é melhor, aterrar com o neutro ou não aterrar?

Minha casa é velha, não possui aterramento, e me bateu essa dúvida.

Eu sei que o aterramento com o neutro não é recomendado para equipamentos eletrônicos, devido a uma série de fatores. Mas sei também que o ideal é manter o meu PC aterrado. Se vocês só pudessem escolher entre as duas opções, qual seria?

Postado

rapaz,como proprio nome diz,aterramento e uma coisa ,o neutro e outra.Ja passei por situaçao q tinha corrente passando pelo neutro. Tem gambiarreiros q fazem essa loucura,de colocar o fio de aterramento no neutro.O aterramento deve ser feito com barra de cobre ,q sera inficada num solo umido etc.....

• Membro VIP
Postado

Aterrar no neutro pode sim ser feito se puxares um fio independente desde a tomada e unires ao neutro justo na entrada de energia, logo abaixo do medidor (relógio) junto ao aterramento providenciado para referenciar esse neutro... Esse esquema de aterramento não só é permitido como reconhecido como um dos modelos aceitáveis, se não me engano de topologia TN-S que pode ser visto ai nesse trabalho muito bom do colega _rau_: http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra/659241

Procure... É a quarta topologia apresentada..

Direto na tomada não deve ser feito não..

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...