Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil de Pilhas Recarregáveis


Herweg

Posts recomendados

Os carregadores exigem que você recarregue as pilhas em par, ou seja, quase sempre sou obrigado a usar uma pilha já carregada para carregar uma outra.

Obrigado.

nao

depende do carregador

um bom carregador carrega as pilhas individualmente

pode sempre descarregar as duas e carregar depois

Minha dúvida é se isso (aplicar mais carga em uma pilha já carregada) pode diminuir a vida útil dela, etc.

Obrigado.

pode ter a certeza que sim

nao so o tempo de vida como diminui a capacidade de armazenar energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os circuitos que exigem 2 pilhas pra carregar não são muito inteligentes, e mandam geralmente uma corrente mais alta que o ideal (Malditos carregadores rápido, carga rapida só é benéfica em litio, mas em ni-mh/nicd ou chumbo ela não é). Sem falar que raramente tem um controle decente de tensão.

Resumindo, aplicar corrente alta depois que a bateria já está carregada danifica ela sim. Conforme a tensão se aproxima dos 1,8V por celula o ideal é que a corrente circulando cai pra coisa tipo 1 a 2% da capacidade nominal da celula, senão a vida util diminui mesmo (Não danifica da noite pro dia, há queda na capacidade, queda que depende da sobre-carga sofrida, idem pra litio, que aceita até 200% de carga, mas tem o custo desses 200% se refletirem em vida útil 80% menor).

A carga ideal pra nimh ou nicd seria corrente tipo 5 a 10% da capacidade, e encerrar a carga quando a tensão em cada bateria atinge 1,8V. Mas carregando cada celula separadamente, já que a diferença de resistencia interna de uma celula com relação a outra celula do mesmo lote existe, essa variação pode ser pequena (Baterias de qualidade), ou grande (Baterias diferentes vendidas como se tivessem capacidade similar).

Nos carregadores pseudo-inteligentes o corte de tensão (Ou simplesmene o apagamento/acendimento do led indicador) é um LM393 da vida, um comparador de tensão que usa referencia não muito confiável (Devido a variação nos valores dos componentes chineses, 2 componentes iguais (De mesmo modelo/nomenclatura) tem sempre valores diferentes, as vezes variação de 2 ou 3%, as vezes acima de 10%.

Na falta de tempo, conhecimento, ou vontade de modificar circuito de carregador, minha dica é fugir de carregadores rápidos, carga em corrente alta sempre danifica pilha, o jeito de aumentar a vida util e a propria autonomia das pilhas é carregador bom, e fazer em casa um carregador bom não é tão complicado, só fica uma carga bem lenta, e tem quem não consiga usar carregador que precisa 10 horas na tomada... prefere pagar R$ 60 num carregador Sony, ou trocar a cada 2 meses as pilhas Syberian de R$ 9,90 num carregador normal.

===============

Edit:

Carga de 10% seria pr carga efetiva da pilha. As chinesas, tipo as Syberian que citei, não tem nem 1/5 da capacidade rotulada! Por exemplo, uma Syberian AA rotulada como 3300mA, tem no fim das contas uma capacidade de 600 a 800mA, e uma AAA deles rotulada como 1800mA, tem capacidade efetiva de algo como 200mA... sem falar que o material usado é de qualidade muito baixa, não tem como esticar a vida útil delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!