Ir ao conteúdo

Configuração de até R$ 2000 para edição de videos

Posts recomendados

Postado

Pretendo comprar um computador novo, para rodar jogos e programas de edição de vídeos. Utilizo o computador praticamente o dia inteiro e quero algo que 'dure' 3 ou 4 anos e possibilite upgrades.

No caso de um futuro UP, prefiro trocar a placa de video do que mobo e processador.

Como não quero arriscar comprar algo caro montado, devo comprar em uma loja virtual que faça. Das que encontrei que permitem fazer a configuração, a mais barata foi a Oficina dos Bits. (Se souberem de alguma mais barata, indiquem, por favor)

O orçamento é para:

Gabinete

Placa-Mãe

Processador

Placa de Video

Memória

Fonte

Coolers

O monitor, que comprarei a parte, será de 23 ou 24 polegadas Full HD.

Obrigado

Postado

Alguma preferência por marca?

Eu faria o seguinte, como você deseja no futuro fazer um 'up' da placa de vídeo, pegaria uma placa-mãe que possibilite o crossfire. Aí quando você for fazer o UP, a placa de vídeo estará a um custo bem menor.

Então,

# Placa-mãe Asus M4a78t-e - R$ 400,00.

# Processador Phenom II x4 955 - R$ 410,00 ou o Phenom II x4 965 por R$ 450,00.

# Placa de vídeo ATI HD 5770 - R$ 550,00.

# Memória OCZ 2x2 OBSIDIAN DDR3 1600 (9-9-9-24) - R$ 330,00.

# Fonte Corsair 450vx - R$ 289,90.

# Gabinete Cooler Master CM-690 - R$ 319,90.

Total: R$ 2249,80 + fretes.

Passou um pouco :unsure:

Fiz os preços pelo MercadoLivre, mas se for comprar à vista pode comprar pelo Kabum, que faz com 15% de desconto à vista (não fiz às configs por lá, porque o estoque tá baixo e tem pouco produto) ou pela Londritech que entrega pronto. Mais lojas, espera o pessoal aí postar :lol:

Postado

para edição de videos não compensa pegar o Phenom II X4. o Core i5 tem muito mais desempenho nesse tipo de tarefa.

ressalto alguns trechos do comparativo feito pelo Clube do Hardware:

Na codificação DivX o Core i5-750 foi 16,45% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 20,72% mais rápido do que o Phenom II X4 955.

No After Effects CS4 o Core i5-750 foi 21,79% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 25,87% mais rápido do que o Phenom II X4 955.

O Core i5-750 foi 18,93% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 21,84% mais rápido do que o Phenom II 955 na compressão de arquivo usando o WinRAR.

e em jogos ambos empatam.

uma config com Core i5:

Core i5 750

- R$510 - Balão da informatica

- R$522 - Atera

- R$540 - Baradel

- R$525 - Pichau

Asus P7P55-M

- R$387 - Kabum

2x Corsair 2GB DDR3-1333 CL9 1.5V

- R$179 - Hardplus

Samsung 500GB

- R$137 - Selltech

OCZ 400W

- R$164 - Just Shop

- R$179 - Hardstore

- R$173 - Oficina dos Bits

- R$177 - DHCP

HD4850

- R$370 - Londritech

- R$349 - Pichau

- R$332 - Guerra Digital

Total: R$1880 + fretes (o total considera os melhores preços de cada produto)

ai está um computador excelente para edição de videos e bom para jogos (roda tudo, boa parte com gráficos no máximo, dependendo da resolução utilizada)

• Membro VIP
Postado
para edição de videos não compensa pegar o Phenom II X4. o Core i5 tem muito mais desempenho nesse tipo de tarefa.

Isso é relativo ao programa que ele vai usar, se o mesmo não tirar proveito de instruções SSE4.1 e/ou multiprocessamento o desempenho será próximo, como mostram outros testes e programas:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i7-870_10.html#sect0

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3634&p=12

http://www.techreport.com/articles.x/17545/10

"Não compensa" é altamente relativo ao preço de cada peça e plataforma.

Pelos preços postados há um bom equilíbrio no custo/benefício.

O Core i5-750 foi 18,93% mais rápido do que o Phenom II X4 965 e 21,84% mais rápido do que o Phenom II 955 na compressão de arquivo usando o WinRAR.

Winrar é compressão de arquivos, não vídeos.

--

A escolha vai depender de quanto o usuário vai jogar e de quanto ele vai editar vídeos.

Elton, pode nos esclarecer isso, por favor meu caro ?

Postado
Isso é relativo ao programa que ele vai usar, se o mesmo não tirar proveito de instruções SSE4.1 e/ou multiprocessamento o desempenho será próximo, como mostram outros testes e programas:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/core-i7-870_10.html#sect0

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3634&p=12

http://www.techreport.com/articles.x/17545/10

"Não compensa" é altamente relativo ao preço de cada peça e plataforma.

Pelos preços postados há um bom equilíbrio no custo/benefício.

Winrar é compressão de arquivos, não vídeos.

--

A escolha vai depender de quanto o usuário vai jogar e de quanto ele vai editar vídeos.

Elton, pode nos esclarecer isso, por favor meu caro ?

Apenas segui o que o Clube do Hardware disse no teste:

Portanto para o usuário que trabalha profissionalmente com edição de vídeo, o Core i5 é a escolha certa e não se discute.
Página 12, primeira linha do 3° parágrafo.

e eu falei do winrar pois o CdH o citou como um dos argumentos para sustentar esta afirmação.

Fiz tudo para seguir a regra geral 3.3 (agora só falo de assuntos mais polêmicos com uma boa base)

• Membro VIP
Postado
Apenas segui o que o Clube do Hardware disse no teste:

Página 12, primeira linha do 3° parágrafo.

Por acaso você leu os links que postei ?

...

E como diz o próprio Gabriel:

"Nós não testamos todos os aplicativos do mercado".

Repetindo:

O i5 pode ser mais rápido, mas é mais caro e não possui o custo/benefício imbatível como você quer mostrar, os próprios resultados que você postou deixam isso claro.

--

Uma boa base é ver pelo menos 3 testes diferentes.

Postado
Por acaso você leu os links que postei ?

...

E como diz o próprio Gabriel:

"Nós não testamos todos os aplicativos do mercado".

Repetindo:

O i5 pode ser mais rápido, mas é mais caro e não possui o custo/benefício imbatível como você quer mostrar, os próprios resultados que você postou deixam isso claro.

--

então o teste do Clube do Hardware está errado e a frase precisa ser editada.

Portanto para o usuário que trabalha profissionalmente com edição de vídeo, o Core i5 é a escolha certa e não se discute.

Com essa frase, vocês falam que isso é uma verdade absoluta, e que não possui variaveis (como o programa usar SSE4.1), logo teria que adicionar esta frase:

Isso é relativo ao programa que ele vai usar, se o mesmo não tirar proveito de instruções SSE4.1 e/ou multiprocessamento o desempenho será próximo.

então podemos considerar o teste do Clube do Hardware invalido? ja que ele não serve de base, tem algo errado com ele.

as é mais caro e não possui o custo/benefício imbatível como você quer mostrar

colocando fonte, placa de video e memórias iguais ao da config com Phenom II X4 postada acima, e adicionando o gabinete, o total vai para R$2514 + fretes, portanto R$265 de diferença, por cerca de 18~25% de ganho no desempenho, segundo o teste do Clube do Hardware.

• Membro VIP
Postado
então o teste do Clube do Hardware está errado e a frase precisa ser editada.

Essa é a conclusão dele, na opinião dele com a metodologia dele.

Os outros sites mostraram resultados diferentes entre si pois a metodologia é diferente, não existe um dono da verdade.

Com essa frase, vocês falam que isso é uma verdade absoluta, e que não possui variaveis (como o programa usar SSE4.1), logo teria que adicionar esta frase:

Isso é relativo ao programa que ele vai usar, se o mesmo não tirar proveito de instruções SSE4.1 e/ou multiprocessamento o desempenho será próximo.

Isso não foi avaliado no teste, então é claro que não vai ser dito.

então podemos considerar o teste do Clube do Hardware invalido? ja que ele não serve de base, tem algo errado com ele.

.......

Quem está dizendo isso é você, não eu, que não desqualifiquei o teste.

colocando fonte, placa de video e memórias iguais ao da config com Phenom II X4 postada acima, e adicionando o gabinete, o total vai para R$2514 + fretes, portanto R$265 de diferença, por cerca de 18~25% de ganho no desempenho, segundo o teste do Clube do Hardware.

O próprio teste disse que não se avaliou o preço da plataforma e se isso for levado em consideração pode-se montar uma plataforma AM3 razoavelmente mais barata que uma 1156.

Se ele vai editar vídeos o dia todo e jogar no fim do expediente, é melhor ele comprar um i7 com uma VGA mais barata, se ele vai jogar muito e editar vídeos regularmente algumas vezes ao dia, melhor uma placa de vídeo melhor e o AM3, que tem desempenho próximo segundo vários testes e é mais barato.

Mais três artigos:

http://www.guru3d.com/article/phenom-ii-x4-965-be-revision-c3-review-test/12

http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Core_i5_661/8.html

http://hothardware.com/Articles/Intel-Core-i5-and-i7-Processors-and-P55-Chipset/?page=10

Postado

Bem, vou tentar colaborar um pouco.

Não tenho preferência por marca, mas por desempenho e durabilidade. Quero componentes 'resistentes'. Não estragar nem dar problemas durante uns 3 ou 4 anos é o bastante.

Estudo cinema e trabalharei com edições no After Effects, Adobe Premiere e similares.

Sou viciado em games e em vez de comprar um PS3 me decidi por um computador que alem de servir pra edição rode jogos pesados de uma forma decente (não precisa ser na qualidade maxima, mas seria bom se fosse).

Tenho preferência por jogos em detrimento da edição, mas acabarei passando mais tempo editando. A necessidade do processador e da VGA é praticamente a mesma.

Será que, visando um upgrade daqui a 2 anos, não compense pensar mais no processador?

Embora eu viva desmontando computadores alheios, não quero montar o meu. O ideial seria comprar tudo na mesma loja e ela entregar tudo montado.

Obrigado a todos.

• Membro VIP
Postado
Bem, vou tentar colaborar um pouco.

Tamanho não é documento :D

Sua resposta é muito importante.

Não tenho preferência por marca, mas por desempenho e durabilidade. Quero componentes 'resistentes'. Não estragar nem dar problemas durante uns 3 ou 4 anos é o bastante.

Neste ponto você estará bem servido com ambos, se escolher uma boa placa-mãe, com capacitores sólidos e bem refrigerada (felizmente muitas são assim) dificilmente você terá problemas.

Sou viciado em games e em vez de comprar um PS3 me decidi por um computador que alem de servir pra edição rode jogos pesados de uma forma decente (não precisa ser na qualidade maxima, mas seria bom se fosse).

Beleza.

Tenho preferência por jogos em detrimento da edição, mas acabarei passando mais tempo editando. A necessidade do processador e da VGA é praticamente a mesma.

No seu caso, um bom processador hoje é bem interessante.

Será que, visando um upgrade daqui a 2 anos, não compense pensar mais no processador?

Em 2 anos muita coisa vai mudar.

Provavelmente você poderá trocar o processador e placa de vídeo, gastando pouco e ganhando muito em desempenho.

Este ano ainda teremos processadores de 6 núcleos, os da Intel serão fortes, porém caros e somente para a plataforma 1366, que é mais cara, os da AMD deverão ser mais acessíveis, porém não tão rápidos, e funcionarão em placas AM3 vendidas hoje.

Veja aqui uma prévia feita meio gambiarra:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-istanbul_8.html#sect0

Este Opteron 2435 tem 6 núcleos, mas ele trabalha a 2.6 GHz (o Phenom 965 tem quatro mas trabalha a 3.4) e neste caso usa memórias bem mais lentas. Se a AMD conseguir 3 GHz para o Phenom II X6 especula-se que ele vai ser tão bom ou melhor que um i7 860.

Pro seu caso, onde você se beneficia bastante de mais núcleos e pensa em fazer upgrade, é um ponto positivo.

O 1156 também vai ter longa vida, com qualquer um dos dois você será bem servido.

Pessoalmente, se você puder esperar mais alguns meses, eu acho que você vai sais no lucro. Os preços de placas gráficas tende a baixar e estes novos processadores saindo em maio/junho poderão lhe ser úteis.

Se você não pode, hoje um i7 860 pra você é ótima escolha.

Embora eu viva desmontando computadores alheios, não quero montar o meu. O ideial seria comprar tudo na mesma loja e ela entregar tudo montado.

Obrigado a todos.

Uai, porque não Elton ?

É tranquilo fazer isso, ainda mais se você tem alguma experiência. :)

Postado

Obrigado a todos.

Pode montar o seu tranquilo.

eu montei o meu em um HAF932, nunca tinha feito nada além de tirar a placa de video e memórias.

Foi bem tranquilo, a unica coisa que foi complicado e tive que pedir ajuda foi os conectores do painel frontal, pois o manual da placa-mãe não explicava muito bem como conectá-los.

Postado

Como estou acostumado com computadores baratos, não sei se eu conseguiria perceber as diferenças de velocidade de um processador pro outro (como o Phenom II X4 vs Core i5). Comparadas com meu Pentium E2180 sem placa de vídeo, todas as configurações sugeridas parecem excelentes.

Isso me faz pensar que um I7 possa ser exagero para um cara como eu, ainda mais os futuros processadores de 6 núcleos. Não tenho ideia da potencia e capacidade desses brinquedos!!!

Posso esperar mais meses sim, mas será que haverá uma mudança consideravel nos preços com a chegada dos novos processadores?

Embora eu fique impressionado com os mais avançados, tenho que ficar de olho nos preços, na questão custo/beneficio.

Quanto a montar, fico inseguro por ser meu (é mais fácil quando é dos outros...). Medo de estragar uma das peças novinhas ou de não saber algo e não conseguir ajuda. Nunca montei um PC a partir de peças novas, só desmontei e coloquei tudo no lugar: Placas de video, memorias, HDs e fontes. Processador (que não esteja estragado) é algo que nunca encostei. Dependendo do preço que encontrar (se variar muito), eu até arrisque montar, mas tentarei comprar tudo montado num lugar.

• Membro VIP
Postado
Como estou acostumado com computadores baratos, não sei se eu conseguiria perceber as diferenças de velocidade de um processador pro outro (como o Phenom II X4 vs Core i5). Comparadas com meu Pentium E2180 sem placa de vídeo, todas as configurações sugeridas parecem excelentes.

Isso me faz pensar que um I7 possa ser exagero para um cara como eu, ainda mais os futuros processadores de 6 núcleos. Não tenho ideia da potencia e capacidade desses brinquedos!!!

Bem mais fortes que o seu Pentium E. ^_^

De um quad pra um hexa, você vai editar os vídeos significativamente mais rápido, se você trabalha bastante com isso, vai sentir a diferença, caso contrário, nem precisa se preocupar mesmo. :)

Posso esperar mais meses sim, mas será que haverá uma mudança consideravel nos preços com a chegada dos novos processadores?

Embora eu fique impressionado com os mais avançados, tenho que ficar de olho nos preços, na questão custo/beneficio.

Ao menos das placas de vídeo deve ter alguma mudança, os processadores podem baixar uns 10 a 15%.

Quanto a montar, fico inseguro por ser meu (é mais fácil quando é dos outros...). Medo de estragar uma das peças novinhas ou de não saber algo e não conseguir ajuda. Nunca montei um PC a partir de peças novas, só desmontei e coloquei tudo no lugar: Placas de video, memorias, HDs e fontes. Processador (que não esteja estragado) é algo que nunca encostei. Dependendo do preço que encontrar (se variar muito), eu até arrisque montar, mas tentarei comprar tudo montado num lugar.

Acho que pro seu caso só colocarem o processador na placa-mãe vai ser suficiente, o resto você pode fazer.

O Chato são os fios do gabinete..

Postado

Eu e uma pedra falando de Intel é a mesma coisa, mas sei que eles querem abolir o 775, que não é o caso. Mas aí sobra o 1156 e o 1366, não seria interessante só manter o 1366?

A AMD eu sei que ela vai manter os novos processadores utilizando AM3, à longo prazo acredito ser melhor. Mas como eu disse, não manjo NADA de Intel.

• Membro VIP
Postado
Eu e uma pedra falando de Intel é a mesma coisa, mas sei que eles querem abolir o 775, que não é o caso. Mas aí sobra o 1156 e o 1366, não seria interessante só manter o 1366?

A AMD eu sei que ela vai manter os novos processadores utilizando AM3, à longo prazo acredito ser melhor. Mas como eu disse, não manjo NADA de Intel.

O 775 ainda é o carro chefe deles e vai continuar sendo até o fim do ano, ano que vem ele ainda vai ser significativo e aí depois não sei.

Mas, pra ele que quer upgrade e que se beneficia das possibilidades existentes hoje (quem dirá as de amanhã), o 1156 é mais negócio, assim como o AM3.

Sobre manter mais de um socket, sugiro que o amigo acompanhe os tópicos "AMD Shangai..", "AMD Bulldozer", "Intel Sandy Bridge" e "Intel Nehalem", lá no setor de processadores. ;)

O 1366 é bom, mas é mais caro, e isso não dá certo pra substituir os atuais Core 2, eles preferem deixar o 1366 como a vitrine tecnológica, com direção, ar, travas, vidros, ABS e airbag (:D) e ter o 1156 como o 1.0 básico, mas que paga as contas e todo mundo pode ter.

Com a grana que se paga em um conjunto 1366 básico, o Elton pode pegar um i7 1156 mais rápido.

Postado

Demorei, mas voltei...

Decidi aguardar a chegada dos processadores de 6 núcleos e ver se consigo um I7 ou similar por preço menor e uma boa placa de video. Muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos, foram muito úteis mesmo. Provavelmente voltarei em maio ou junho para pedir novas dicas.

Valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...