Ir ao conteúdo

Drive CNC [dúvida]

demondoido

Posts recomendados

Postado

Pessoal, to desenvolvendo um projeto de CNC de baixo custo para trabalhos leves. E estou desenvolvendo o drive. Vou utilizar o PIC 16F628A para processar os dados seriais do PC e dividir em 3 nibbles +3 bits de saída. Cada nibble vai controlar o motor de passo, e esses 3 bits, determinarão se o motor vai estar ligado ou desligado. Para dividir 1 nibble para 4 bits paralelos vou usar o shift register 74LS95, só que nunca usei um shift register =P

Então algumas dúvidas me surgiram. Olhei no datasheet, e pelo que entendi, basta passar o dado serial pro shift register, colocar o mode control em low, para que faça a conversão serial-paralelo, e passar o clock do dado serial. Só que vendo a tabela-verdade no datasheet: http://nitc.ac.in/nitc/dept/ece/public_html/student/digital/74LS95.pdf

não entendi o Q0, ele tá com os valores "H" e "L", e Q1 tá com o valor de Q0 e assim por adiante. Isso é normal? Ou seja, basta eu enviar o nibble e vou ter minhas saídas paralelas normais?

Fiz esse circuito:

drive1.bmp

Vai dar certinho?

OBS: ainda falta incluir alí a parte para controle do motor (liga-desliga).

Postado

valeu dani, então pessoal, resolvemos não usar nem PIC nem shift register... heheheh o AVR solucionou tudo.

Mas agora na parte do driver mesmo (transistores) alguém aí pode me dizer se está tudo ok?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!