Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Rafaa1

Modelo da ventoinha / forma de ligá-la

Recommended Posts

Boa noite,

Passei hoje no ferro velho pra dar uma espiada (por sinal ta cheio de coisa de PC la) e achei esse brinquedinho. Ela é totalmente de alumínio e pesada... hehehe

Então, minha dúvida é essa:

Diz o cara que ela é 12V. Ok. Liguei ela na fonte, e funcionou PERFEITAMENTE, MUUUUUUUUUITO vento... Só que ela tem 3 fios. Um vermelho, e dois pretos. Ela só liga se eu colocar o vermelho e o preto (que ta meio pintado de branco) juntos em 12V, e o outro preto no negativo. A ÚNICA forma dela funcionar é assim. Então essa é a minha dúvida, seria esse o modo correto de ligá-la? Alguem sabe que ventoinha é essa?

21ay3c9.jpg

rutthy.jpg

Atrás dela só ta escrito "Arno S.A." Mini ventilador.

@edit

Esqueci das dimensões.

120x120x40mm

Realmente é um monstro huadshuasduhads

Atualizando: desmontei uma parte da proteção dos fios e vi que tem um branco. Agora, vermelho branco e preto. Ela só liga se juntar o branco com o vermelho e ligar em 12v. Então esse seria o fio das rotações? Acho meio estranho depender dele, porque todos os outros coolers que mediam rotação eu sempre arrancava fora o terceiro fio e NUNCA me deu problema...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, sobre o porquê dela não ligar sem um dos fios conectados na fonte eu não saberia lhe dizer, mas que a partir de agora eu vou frequentar uns ferro-velhos que têm por aqui eu vou!!! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Então, minha dúvida é essa:

Diz o cara que ela é 12V. Ok. Liguei ela na fonte, e funcionou PERFEITAMENTE, MUUUUUUUUUITO vento... Só que ela tem 3 fios. Um vermelho, e dois pretos. Ela só liga se eu colocar o vermelho e o preto (que ta meio pintado de branco) juntos em 12V, e o outro preto no negativo. A ÚNICA forma dela funcionar é assim. Então essa é a minha dúvida, seria esse o modo correto de ligá-la? Alguem sabe que ventoinha é essa?

Considerando:

1) A afirmativa do vendedor; (Diz o cara que ela é 12V)

2) Você ter ligado da forma como o vendedor disse; (Liguei ela na fonte, e funcionou PERFEITAMENTE )

3) Quanto ao desempenho pela tua declaração; ( MUUUUUUUUUITO vento )

4) Alternativas de ligação, segundo você mesmo, não existem; ( Ela só liga se eu colocar o vermelho e o preto (que ta meio pintado de branco) juntos em 12V, e o outro preto no negativo )

5) Tudo, absolutamente tudo, ligando do modo como fizeste, deu completamente certo, ao meu ver e pela sua empolgação com resultado ótimo, restando somente uma dúvida sua; ( Então essa é a minha dúvida, seria esse o modo correto de ligá-la? )

Isso me faz crer que a mesma está trabalhando de modo ótimo e suficiente segundo sua avaliação, segundo a orientação do vendedor e segundo a absoluta falta de alternativas.

Buscas saber se poderia existir um modo de ligar ainda não explorado, não descoberto, no qual ela pudesse ficar com melhor desempenho que o Ótimo...

Seria o Bótimo, uma mistura de bom com ótimo??

Infelizmente não sei se esse fan vem equipado com o "modo bótimo de operar"..

Colega Rafaa1... Me pergunto.. Será que não estás buscando cabelo em ovo???:confused:

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Então Faller. É o seguinte. Eu, quando comprei, logo de cara pensei que o terceiro fio media a rotação. Então deixei ele de fora, ligando apenas o vermelho e o preto, e pra minha surpresa ela não funcionou. Então coloquei o branco na saída de 12V e pimba! Ligou. Só que ai é que me gerou a dúvida: ja comprei VÁRIAS ventoinhas com controle de rotação e SEMPRE arranquei ele fora, pois acho inútil no meu caso, funcionando perfeitamente só com dois fios. Por isso fiquei com essa dúvida - desde quando o controle de rotação tem que ser ligado em 12V pra fazer a ventoinha girar? Eu devo ter um conector de 3 pinos pra plugar na placa mãe por aqui em agluma gaveta, irei fazer o teste plugando-o na mesma, mas tomara que não dê coisa errada nisso... hehehe

Daqui a pouco posto o resultado.

Root, o barulho é normal, de um fan de 120mm... Ou talvez pra mim é, já que não me importo com barulho, porque tenho umas 10 ventoinhas no meu desk =p

@edit

Então, fiz o teste. Liguei o vermelho no vermelho, preto no preto, e branco no amarelo. MAS, ela não ligou. Experimentei girá-la com o dedo, e pra minha surpresa, marcou as rotações. Ligando o fio branco da ventoinha no vermelho, ela funcionou. Juntei o amarelo do plug com o vermelho da ventoinha, e conectei o branco e o vermelho da ventoinha juntos, ela ligou mas não mediu rotação.

Alguém tem alguma ideia do porque isso está acontecendo?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais