Ir ao conteúdo

Transmissor FM para 10Km, este circuito funciona mesmo?

albert_emule

Posts recomendados

Postado

Albert,

Eu nao sei seu grau de conhecimento em eletronica, mas citacoes como esta "tx de 10Km", etc, etc dependem de uma grande divercidade de variaveis (duas fundamentais sao a antena do tx e a sensibilidade do receptor usado) e normalmente nao podem ser respondidas de forma simples.

De um modo geral 10Km exigira algo entre 1 a 5W de potencia, e numa analise, digamos, groseira, eu ariscaria que este circuito sera capaz disto. Mas... tudo tem um mas...

Este circuito, no minimo, tera pouca estabilidade em frequencia, quer dizer, a "estacao" ficara dancando no "dial do radio".

Montar txs que realmente funcionem, sejam estáveis em frequencia, depende de um conhecimento razoavel de eletronica.

Nao pretendo desanima-lo mas evitar que gaste seu tempo e dinheiro em "circuitos faceis" que em geral levam a "circuito que nao funcionam" ou pelo menos, nao de forma satisfatoria.

Se tiver um bom conhecimento em eletronica ou mesmo curiosidade, veja o artigo em http://www.ricardocaetano.xpg.com.br/transmissao/trans_fm_750mw/circuito_tx_fm.html.

O site todo apresenta um bom numero de informações, em portugues, sob transmissores, eletronica, etc, etc.

No mais, boa sorte.

Ivanir

Postado

Desculpem me intrometer, mas no minimo é propaganda enganosa..

Pra começar o alcance depende da topologia da região..se observar o texto..o cara falo pra não ligar o aparelho sem uma antena bem dimensionada (isso antes do TX se regulado) como vai usar antena dimencionada sem ter antes ajustado o tx??

outra, num fala nd sobre carga resistiva pra ajustar o transmissor antes de liga-lo..

Monte de falhas..Além dele não usar cristal como oscilador..que é um defeito grave pois a frequencia vai variar mt!!

Postado

Isso é pra hobbista mesmo, monta e usa 2 ou 3 vezes, aprende o que é instabilidade, aí desiste disso.

Serve também pra controle remoto, ou algum tipo de sinalização. Já ajudei a montar um sistema pra liberar um roda d'agua a distancia com um similar (2N3866) a esse, uns 3Km, com um LM567 fazendo a detecção do sinal, em area rural isso não atrapalharia ninguem.

A base pro alcance é o consumo do transistor, com base em experiencia propria podemos facilmente "chutar" ao alcance maximo do aparelho depois de regulado. Mas esse aí chuto 1/3 desse prometido, talvez 10km só com direcional.

Nunca ví alguem montar circuito desse pra radio comunitária ou coisa assim, e quem o faz é por muita falta de experiencia em eletronica, o jeito de aprender é errando... deixa o povo montar isso aí e dar com os burros n'agua ;-)

Postado

o projeto http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/TX%20FM%2088-108%20MHz%2030W%20%206146B.pdf

Esse aí é de 30W, bem potente não é?

Também pesquisei ostros semelhantes a valvula, e eles costumas fornecer uma potencia de 20 a 35W.

valvulas parecem que dão um bom rendimento, e são muito mais baratas que um transistor da mesma potência.

além do mais, aceita erros graves de principiante, que em um transistor, o menor erro ele queima

fotos do mesmo TX%20FM%2088-108%20MHz%2030W%20%206146B%20foto%201.JPG

TX%20FM%2088-108%20MHz%20%2030W%206146B%20foto%202.JPG

TX%20FM%2088-108%20MHz%20%2030W%206146B%20foto%203.JPG

• mês depois...
Postado

qual e o fio da bobina e qual tamanho ezato para enrolar por que eu to querendo montar o transmissor de fm. eu montei transmissor com a valvula 6c4

o projeto http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/TX%20FM%2088-108%20MHz%2030W%20%206146B.pdf

Esse aí é de 30W, bem potente não é?

Também pesquisei ostros semelhantes a valvula, e eles costumas fornecer uma potencia de 20 a 35W.

valvulas parecem que dão um bom rendimento, e são muito mais baratas que um transistor da mesma potência.

além do mais, aceita erros graves de principiante, que em um transistor, o menor erro ele queima

fotos do mesmo TX%20FM%2088-108%20MHz%2030W%20%206146B%20foto%201.JPG

TX%20FM%2088-108%20MHz%20%2030W%206146B%20foto%203.JPG

• mês depois...
Postado

Esse esquema com a 6146, funciona e muito bem. Montei o projeto com a EL34, usando um dobrador de tensão, e tive uma potencia de saida de 15 Watts, usando valvulas da JJ usadas.

Usei no lugar do varicap, um diodo comum de silicio, BY 127. Funcionou perfeitamente.

As fotos da montagem estão no site Vacuum Tube Brasil, na seção de transmissores

http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/transmissores.htm

O material de montagem você encontra no site

http://www.altanatubes.com/

Na parte do dobrador, usei capacitores de 100 microfarads, por 400 volts, e um resistor de 150 homs em serie entre os capacitores de filtro.

Cuidado com a corrente de placa: deve ficar em 100 miliamperes. A corrente de grade aceleradora, deve ficar no maximo em 15 miliamperes.

Usando uma antena dipolo, cabo coaxial velho e antena baixa, tive um alcançe de 3 Km com obstaculos. Ou seja, dá sim 15 Km em area livre (visada direta da antena)

Esse projeto com a 6146, como ela carrega até 140 miliamperes de placa, aguenta mais tensão de placa, deve dar mesmo 30 Watts de saida.

Em FM, uma potencia fenomenal.

Sobre a bobina desses projetos:

Fio esmaltado de 1mm de diametro. A bobina interna, tem 3 voltas de fio, com 1 cm de diametro interno, com 2 Cm de comprimento. A espira que vai por cima, é 1 volta de fio, 1,5 centimetro de diametro, no maio da bobina de 3 espiras.

Só isso. Usei uma placa de circuito impresso para suporte da bobina, reparem nas fotos.

Quanto a estabilidade de frequencia, usei trimers a ar, antigos, com excelentes resultados. E sobre a valvula, uma ventoinha potente, de modo a deixar a valvula trabalhando fria. Como ela não dilata, e fica estavel fisicamente (a valvula esquenta, o ar frio esfria e as medidas internas acabam ficando fixas, a frequencia tambem acaba ficando estavel.

Mas não serve pra radio comunitaria. A menos que o dono seja o tecnico, e fique em cima o tempo todo. Dai até vai.

• 1 ano depois...
Postado

Esse esquema ai de cima só vale como experiência. Um único transistor oscilando e trabalhando como amplificador final e enrrascada na certa. Isso dai pode fritar e ficar dançando a frequência no diel. Se o oscilador não pode ser pll, pelo menos tem que trabalhar com um sinal fraquinho e bem frio, depois com etapas de buffer e amplificador final.

O oscilador tem que ser um transistor pequeno de baixa potência.

Exemplo:http://electroschematics.com/2664/long-range-fm-transmitter/

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, pretendo montar este transmissor FM http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/04/350102.shtml

pretendo usa-lo com controle remoto, usando algum par encoder/decoder.

No entanto, meu problema é o receptor, alguém teria um circuito receptor para este transmissor que pretendo montar?

Sei que poderia usar algum módulo transmissor RF de modulação ASK, o que seria muito mais simples e confiável, mas quero fazer esse transmissor/receptor FM apenas por experiencia mesmo, portanto por favor me ajudem.

Obrigado

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!