Ir ao conteúdo

Substituir Relê por qual componente?

CeDahmer

Posts recomendados

Postado

Boa tarde...

Estou precissando substituir os relês em um circuito por componentes mais pequenos, que ocupam menos espaço, e que de preferência economizem mais energia. Quais os amigos recomendam para que eu possa avalialos.

OBS: No circuito uso 8 reles, onde cada um liga uma contactora de 220V de 30A, não sei dizer quantos miliamperes cada contactora consome, mas acho que deve ser 250mA.

Postado

Triacs dependendo do circuito, pode usar acopladores opticos..tipo MOC-3020

Tipo:

acionadortriac.jpg

EDIT

Genericamente chamam de relé de estado sólido(solid state)

Se quiser, tenho alguns circuitos ja elaborados q testei, ma tem me informar mais detalhes sobre o projeto seu..trabalho com elétrica também e sei como funcionam os contactores..mas deve especificar melhor o que deseja..

Abs

Postado

As contactoras são AC, o motor acoplado nela consome 25A em 220V, e a bobina, ou o núcleo da contactora também precissa de 220V, para energizar.

O projeto consiste basicamente de um microcontrolador 16F877A, onde realiza a leitura de um sensor de temperatura e dependendo da programação que o usuário fizer em um menu próprio ligará os equipamentos tipo ventiladores, exaustores, nebulizadores, fornos, entre outros, para o controle da temperatura, dentro de uma faixa de temperatura que não pode variar mais que 2ºC. Esses equipamentos são propilidos por motores elétricos, geralmente bifásicos em 220V ou 256V, outras configurações também são possíveis apenas alterando o tipo da contactora.

Mas para o projeto em si isso não importa, uma vez que todas as contactoras possuem em núcleo que precissa ser energizado com o mesmo tipo de corrente que ela irá trabalhar, por exemplo, correante alternada em 220 volts.

O circuito como eu uso atualmente e que precisso melhorar, é uma pré-amplificação do sinal de um pino do microcontrolador, com um transistor BD39, que aumenta o sinal de 5V para 12V, assim energizando a bobina do relê de 10A. Nos pinos comum e normalmente aberto, do relê, eu ligo a corrente de 220V AC, para energizar a contactora que ira ligar ou desligar o determinado motor. Como o circuito conta com 8 Contactoras, ocupa um grande espaço na placa depois de montado, e nem sobra espaço para montar a parte de isolação do circuito. Qual TRIAC seria o melhor para um caso desses?

Postado

veja por exemplo o SSR G280E25 ou semelhante

ou um opto-isolator MOC303XM and MOC304XM e triac ( 2N5446 ) sem esquecer protecçao do triac para cargas indutivas

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!