Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
nolascofilipe

Foto-célula com LDR, preciso de ajuda com cálculos...

Recommended Posts

galera to projetando uma fotocelula usando LDR... acerder a luz de um ambiente a noite... com LDR fica mt barato... nao sei q formula usar para calcular a relaçao entre as resistencias no transistor para acionar a bobina do rele quando a resistencia da LDR aumentar.... alguem pode me ajudar???

Editado por Bcpetronzio
Colocar título e criar novo tópico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um divisor resistivo , com um trimpot para ajustar a sensibilidade, e liga a base do transistor nesse ponto. O LDR vai ligado entre o terra e a base do transistor, e o trim-pot fica entre a base e o positivo. Assim voce pode ajustar a sensibilidade. Use um transistor de alto ganho, tipo um darlington feito com 2 BC547C, e no coletor coloque o relé que aciona a lampada ok ? É a maneira mais simples e barata que eu conheço !

Ah, para fazer contas, voce vai ter de ter a curva do LDR que fornece resistencia em função dos lúmens ... como ninguém vai te dar isso, porque aqui no Brasil quem vende eles nem sabem o que é isso, esquece e vai pra prática , ok ?

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz um divisor com uma resistencia de 10k e o LDR. e nao usa transistor. usa um operacional, que com um pot voce pode ajustar a sensibilidade do ldr. ultilize o transistor depois. vou fazer o circuito e postar aqui pra ti.

cara, tentei anexar mas deu pau. me passa teu email que te mando.abraço

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 

Galera muito obrigado pelas resposta e dedicaçao de vocês em ajudar o próximo...

Olha eu estou estudando AOps(amplificadores operacionais), e nao vejo necessidade de usar um neste circuito. Muito obrigado Gustavo pelo circuito que voce desenhou... veja se você concorda: no lugar do led eu coloco o relé, e tiro aquela resistencia q esta em serie com ele, usada para limitar a corrente e tensão em cima dele. minha LDR tem um range de 0 - 150k ohms, e potenciometro de 0 - 500k ohms, acho que nao precisarei daquela resistencia que voce colocou em serie com o potenciometro...você acha que uma resistencia de 1k ja limita a corrente na base do transistor para nao danificalo????

Tenho outra duvida, um amigo meu me disse que tenho que colocar um diodo em paralelo com o relé, nao entendi o porque, alguem sabe o porque??? e se realmente precisa???

Galera eu queria tambem entender o comportamento do transistor, regiao de corte e saturaçao(assim eu entenderia porque a LDR esta entre a base e emissor, e nao entre a base e coletor), nao entendi nada que o prof. falou.

Novamente obrigado a todos que estão postando respostas, valeu aphawk e ph tech.

Quando meu circuito estiver pronto posto para todos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


no lugar do led eu coloco o relé, e tiro aquela resistencia q esta em serie com ele

Correto.


acho que nao precisarei daquela resistencia que voce colocou em serie com o potenciometro

Acho melhor colocar pelo menos um de 1K, pois caso você leve seu pot. a uma resistência baixa a carga ficaria toda em cima do LDR, apesar de que o LDR estaria oferecendo uma resistência alta (difícil levar ele a resistências perto de 100R) mas por medida de precaução coloque pelo menos um de 1k, ok?


você acha que uma resistencia de 1k ja limita a corrente na base do transistor para nao danificalo????

Na verdade seria bom você colocar um resistor de menor valor, pois ele chaveara o rele que consome por volta de 5 vezes mais que o LED. Coloque um resistor de uns 100R.


Tenho outra duvida, um amigo meu me disse que tenho que colocar um diodo em paralelo com o relé, nao entendi o porque, alguem sabe o porque??? e se realmente precisa???

Precisa sim, se não me engano é por causa da fcem(força contra eletromotriz http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_eletromotriz_inversa) mas isso eu não sei explicar direito a você.

Quanto a parte do transistor é a seguinte:

Sabendo que é típico do transistor BC548 entrar em estado de saturação em 0.7V, vamos calcular a tensão nesse divisor resistivo formado pelo (pot+resistor)+LDR:

Nos testes que fiz aqui em casa o LDR apresentou 5K com luz (você deve fazer testes com um multímetro ai na sua casa, pois aqui o meu apresentou essa resistência com uma lâmpada de 60W a uns 2,5m do LDR) e 16K sem luz (para fazer o teste você deve simular o ambiente em que você deseja que o circuito funcione).

A formula para o divisor resistivo é:

Vout = (R2/(R1 + R2)) x Vin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

Então para quando houver luz no ambiente:

Vout= ( 5/(242+5)) x 12

Vout = 0.24V o que não é suficiente para saturar o transistor.

Quando não houver luz no ambiente:

Vout = (16/(242+16)) x 12

Vout = 0.74V o que já é suficiente para acionar o transistor.

Esse valores podem ser ajustados com o potenciômetro deixando - os a seu gosto.

Espero que tenha ajudado.

Abraços!

Editado por Bcpetronzio
Corrigir link

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 

Ajudou sim... nao coloquei R em serie com o POT.(ate porque ele nunca chegara a 0), e a resistencia de base usei uma alta e deu certo(10k), coloquei uma alta para limitar a corrente de base.... fiz umas simulaçoes no protoboard tudo OK, deixei ate um tempo ligado...eu me esqueci deste conceito mas parece que a R de base tem q ser 10 vezes menor do .... sei la... esqueci... valeu pela ajuda... quando tiver tempo eu posto aqui o circuito pronto com valores e foto de funcionamento... tava ate esquecendo , com diodo e sem diodo em paralelo com relé o comportamento foi o mesmo, mas vou colocar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×