Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
nolascofilipe

Foto-célula com LDR, preciso de ajuda com cálculos...

Recommended Posts

galera to projetando uma fotocelula usando LDR... acerder a luz de um ambiente a noite... com LDR fica mt barato... nao sei q formula usar para calcular a relaçao entre as resistencias no transistor para acionar a bobina do rele quando a resistencia da LDR aumentar.... alguem pode me ajudar???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um divisor resistivo , com um trimpot para ajustar a sensibilidade, e liga a base do transistor nesse ponto. O LDR vai ligado entre o terra e a base do transistor, e o trim-pot fica entre a base e o positivo. Assim voce pode ajustar a sensibilidade. Use um transistor de alto ganho, tipo um darlington feito com 2 BC547C, e no coletor coloque o relé que aciona a lampada ok ? É a maneira mais simples e barata que eu conheço !

Ah, para fazer contas, voce vai ter de ter a curva do LDR que fornece resistencia em função dos lúmens ... como ninguém vai te dar isso, porque aqui no Brasil quem vende eles nem sabem o que é isso, esquece e vai pra prática , ok ?

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz um divisor com uma resistencia de 10k e o LDR. e nao usa transistor. usa um operacional, que com um pot voce pode ajustar a sensibilidade do ldr. ultilize o transistor depois. vou fazer o circuito e postar aqui pra ti.

cara, tentei anexar mas deu pau. me passa teu email que te mando.abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera muito obrigado pelas resposta e dedicaçao de vocês em ajudar o próximo...

Olha eu estou estudando AOps(amplificadores operacionais), e nao vejo necessidade de usar um neste circuito. Muito obrigado Gustavo pelo circuito que voce desenhou... veja se você concorda: no lugar do led eu coloco o relé, e tiro aquela resistencia q esta em serie com ele, usada para limitar a corrente e tensão em cima dele. minha LDR tem um range de 0 - 150k ohms, e potenciometro de 0 - 500k ohms, acho que nao precisarei daquela resistencia que voce colocou em serie com o potenciometro...você acha que uma resistencia de 1k ja limita a corrente na base do transistor para nao danificalo????

Tenho outra duvida, um amigo meu me disse que tenho que colocar um diodo em paralelo com o relé, nao entendi o porque, alguem sabe o porque??? e se realmente precisa???

Galera eu queria tambem entender o comportamento do transistor, regiao de corte e saturaçao(assim eu entenderia porque a LDR esta entre a base e emissor, e nao entre a base e coletor), nao entendi nada que o prof. falou.

Novamente obrigado a todos que estão postando respostas, valeu aphawk e ph tech.

Quando meu circuito estiver pronto posto para todos..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


no lugar do led eu coloco o relé, e tiro aquela resistencia q esta em serie com ele

Correto.


acho que nao precisarei daquela resistencia que voce colocou em serie com o potenciometro

Acho melhor colocar pelo menos um de 1K, pois caso você leve seu pot. a uma resistência baixa a carga ficaria toda em cima do LDR, apesar de que o LDR estaria oferecendo uma resistência alta (difícil levar ele a resistências perto de 100R) mas por medida de precaução coloque pelo menos um de 1k, ok?


você acha que uma resistencia de 1k ja limita a corrente na base do transistor para nao danificalo????

Na verdade seria bom você colocar um resistor de menor valor, pois ele chaveara o rele que consome por volta de 5 vezes mais que o LED. Coloque um resistor de uns 100R.


Tenho outra duvida, um amigo meu me disse que tenho que colocar um diodo em paralelo com o relé, nao entendi o porque, alguem sabe o porque??? e se realmente precisa???

Precisa sim, se não me engano é por causa da fcem(força contra eletromotriz http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_eletromotriz_inversa) mas isso eu não sei explicar direito a você.

Quanto a parte do transistor é a seguinte:

Sabendo que é típico do transistor BC548 entrar em estado de saturação em 0.7V, vamos calcular a tensão nesse divisor resistivo formado pelo (pot+resistor)+LDR:

Nos testes que fiz aqui em casa o LDR apresentou 5K com luz (você deve fazer testes com um multímetro ai na sua casa, pois aqui o meu apresentou essa resistência com uma lâmpada de 60W a uns 2,5m do LDR) e 16K sem luz (para fazer o teste você deve simular o ambiente em que você deseja que o circuito funcione).

A formula para o divisor resistivo é:

Vout = (R2/(R1 + R2)) x Vin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Divisor_de_tens%C3%A3o

Então para quando houver luz no ambiente:

Vout= ( 5/(242+5)) x 12

Vout = 0.24V o que não é suficiente para saturar o transistor.

Quando não houver luz no ambiente:

Vout = (16/(242+16)) x 12

Vout = 0.74V o que já é suficiente para acionar o transistor.

Esse valores podem ser ajustados com o potenciômetro deixando - os a seu gosto.

Espero que tenha ajudado.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajudou sim... nao coloquei R em serie com o POT.(ate porque ele nunca chegara a 0), e a resistencia de base usei uma alta e deu certo(10k), coloquei uma alta para limitar a corrente de base.... fiz umas simulaçoes no protoboard tudo OK, deixei ate um tempo ligado...eu me esqueci deste conceito mas parece que a R de base tem q ser 10 vezes menor do .... sei la... esqueci... valeu pela ajuda... quando tiver tempo eu posto aqui o circuito pronto com valores e foto de funcionamento... tava ate esquecendo , com diodo e sem diodo em paralelo com relé o comportamento foi o mesmo, mas vou colocar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×