Ir ao conteúdo

Client Firebird 32 bits "some" no windows 7

rubensag

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

O sistema da empresa é um apalicação em visual basic, que roda com um client antigo do interbase ainda (funcionava até o XP...)

Agora algumas pessoas compraram notebooks novos, com windows 7 64bits.

Tentei instalar o mesmo client, mas ele não permite, então baixei 2 clientes firebird, um para 32bits e outr para 64 bits, sendo que o de 32 bits, ao ser instalado, simplesmente disaparece e não fica disponível na área de administração de fontes de dados ODBC.

Quando instalo a versão de 64 bits, ela aparece normalmente na área ODBC, mas não permite a conexão com o banco, mesmo efetuando toda a configuração correta ele fica tentando conectar e depois da uma mensagem "ODBC Administrator parou de funcionar".

Acredito realmente que se conseguisse rodar a versão de 32 bits, este problema não ocorreria, mas o problema é que ela não fica disponível nos drivers ODBC, após a instalação.

O que posso fazer? Como posso usar esta versão de 32 bits do cliente?

Fico no aguardo de alguma luz sobre este problema e desde já agradeço a todos pela atenção.

• Membro VIP
Postado

Já fez a instalação correndo o "Modo de Compatibilidade" ANTES da instalação? E já pensou ou já efetuou a instalação usando o Virtual XP do seu Windows 7 (se é que sua máquina e versão de Windows tem suporte à isto)?

Postado
Já fez a instalação correndo o "Modo de Compatibilidade" ANTES da instalação? E já pensou ou já efetuou a instalação usando o Virtual XP do seu Windows 7 (se é que sua máquina e versão de Windows tem suporte à isto)?

Boa tarde Spider, muito grato pela atenção.

Já fiz as instalações em vários modos de compatibilidades disponíveis, mas o problema não é a instalação, porque ele instala certinho e não dá erros; o problema é que após instalar ele não habilita o driver na área do painel de controle do Windows.

Ele só habilita se for a versão de 64 bits (pelo que vi são versões iguais, só muda o 32 e 64 bits....), só que nessa versão (64 bits..)ele não conecta e fica dando erro do windows que descrevi no e-mail anterior.

Acredito que ele dá este erro porque meu banco, assim como o servidor dele, etc..etc, está tudo em 32 bits, eu acho que se conseguisse habilitar essa versão de 32 bits, eu conseguiria pelo menos conectar o banco e dai só teria que me preocupar com eventuais ajustes no sistema.

Mas agora, do jeito que está eu não consigo nem conectar no banco, nem por aquele "teste de conexão" que tem na própria instalação do driver ODBC.

Já li que o windows 64 bits realmente "esconde" os drivers de 32 bits depois de instalados, eu precisaria saber como fazer para ele ficar disponível na área de administração de dados ODBC, para dai poder configurar.

Continuo aguardando alguma luz sobre o assunto.

Abraços a todos.

Postado

Bom dia gente!

Tive progressos aqui, descobri como acionar somente as fontes de dados ODBC de 32 bits no windows 7 64 bits, pelo menos no client firebird você tem que ir em: c:\windows\SysWOW64 e lá procurar pelo executável que aciona a fonte de dados ODBC 32 bits (ODBCCAD32.EXE).

Ele aciona e permite acesso para configurar qualquer fonte de dados ODBC de 32 bits instalada no micro.

O problema agora é outro, fiz a instalação, configurei o acesso as fontes de dados do sistema, mas ao tentar conectar o sistema dá o seguinte erro: "ODBC administrator parou de funcionar" dai fecha automático o sistema e não conclui a conexão.

Alguém sabe o que pode ser?

Na verdade ele já está configurado e ok a principio, só que quando tento conectar dá essa mensagem do windows e fecha a conexão sozinha.

Fico no aguardo de alguma luz sobre este novo problema.

Grato a todos.

• 6 meses depois...
Visitante: ODia

Postado

Olá amigo...

Eu estava com o mesmo problema seu aqui.. ai usei sua dica para configurar o OBDC 32bits e funcionou direitinho usando a versão Firebird-2.0.1.12855-1-Win32 junto com Firebird_ODBC_2.0.0.148_win32. Eu queria usar o driver OBDC para exporta dados para o EXCEL, pelo menos para o Excel ta funcionando direitinho pra mim.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!