Ir ao conteúdo

Water Cooler Corsair H50

Posts recomendados

Postado

Vocês têm que entender que o H50 é o "buffalo" dos watercooler, ou seja, é barato (para um watercooler) e com um desempenho bem menor do que os do mid ou high-end.

Pessoal, vocês estão discutindo preço, desempenho ou custo/benefício?

Na minha opinião, o H50 tem apenas um desempenho aceitável para um WC, só isso. Já pelo lado do preço e consequentemente custo/benefício, na minha opinião ele é péssimo.

Portanto a pergunta que faço é: vale a pena pagar mais de R$300,00 num WC que oferece o desempenho que o H50 tem? Eu entendo que não.

Realmente o custo/benefício do H50 não é dos melhores, da para pegar um aircooler com melhor desempenho pelo mesmo preço.

Abraço.

Postado

@psr é que nós estamos no calor do Brasil. Eles certamente estão num lugar mais frio.

Postado
@psr é que nós estamos no calor do Brasil. Eles certamente estão num lugar mais frio.

Normalmente eles fazem isso no ar condicionado.

Se a empresa pagar, é capaz de eles testarem dentro de uma câmara fria de um açougue :lol:

Postado

Vou deixar minha opnião sobreo H50.

Contras:

H50 é cooler low-end em comparação com WC´s, caro em comparação a air´s cooler´s Top´s, que por sinal tem desempenho similares ou melhores sendo mais barato.

Não entra em comparação:

ruido: Depende muita das Fan´s intaladas, como mostra os reviwes do H50, ele rende melhor com 2 fan´s em PnP, quantia igual a dos Top´s cooler´s a ar.

ventilção interna: depende muito do gabinete e das posições armadas para os fan´s do do mesmo.

Pros:

Vontade de ter um WC, e sem manutenção.

Abraço.

Postado

Vou deixar minha opnião sobre o H50.

Contras:

H50 é cooler low-end em comparação com WC´s, caro em comparação a air´s cooler´s Top´s, que por sinal tem desempenho similares ou melhores sendo mais barato.

Não entra em comparação:

ruido: Depende muita das Fan´s intaladas, como mostra os reviwes do H50, ele rende melhor com 2 fan´s em PnP, quantia igual a dos Top´s cooler´s a ar.

ventilção interna: depende muito do gabinete e das posições armadas para os fan´s do do mesmo.

Pros:

Vontade de ter um WC, e sem manutenção.

Abraço.

Apenas completando:

Contras:

Segundo a corsair ele dura apenas 3 anos, depois disso ele vai direto para o lixo e tem que comprar um novo.

Postado
Apenas completando:

Contras:

Segundo a corsair ele dura apenas 3 anos, depois disso ele vai direto para o lixo e tem que comprar um novo.

Prós: Se nos dias de hoje eu paguei só 315,00 -_-

daqui 3 anos se a Corsair não lançar um H70, H100 ou sei lá qual outro tipo, eu compro o H50 de novo, ou quem sabe faço um mod com outro radiador e um reservatório maior.

Estou esperado a garantia da loja que comprei acabar pra "moddar" ele, e quem sabe fazer com que dure mais.

Abraço.

Postado

Apenas completando:

Contras:

Pode me mandar o link de onde a Corsair falou isso? Obrigado.

Postado
Pode me mandar o link de onde a Corsair falou isso? Obrigado.

Gostaria de saber também, porém mesmo assim não mudo minha opinião escrita acima sobre "durar 3 anos".

• Membro VIP
Postado

Não entendo esse negócio de só durar 3 anos... Isso se deve a durabilidade do líquido? Porque se for, é só cortar as mangueiras, substituir o líquido e depois colocar uma nova mangueira (ou a ''original'' mesmo).

Postado

aff, depende... ele tem um desempenho considerado bom. e tem também uma observação... se você puder comprar fora sai meio que barato. se eu tivesse oportunidade pegaria sem problemas... e ainda tem um visual legal, pra casemoders já conta como vantagem...

Postado
Não entendo esse negócio de só durar 3 anos... Isso se deve a durabilidade do líquido? Porque se for, é só cortar as mangueiras, substituir o líquido e depois colocar uma nova mangueira (ou a ''original'' mesmo).

Geralmente WC tem reservatorios, para tirar o excesso de ar que circula nas mangueiras e ajuda no resfriamento do fluido certo ? se corta a mangueira do H50 que é lacrado, acredito que vai entrar bastante ar nele, tendo que partir pro projeto do psr, colocar reservatorio aumentar o block e etc, que é interessante é, fica até um investimento a longo-prazo.

aff, depende... ele tem um desempenho considerado bom. e tem também uma observação... se você puder comprar fora sai meio que barato. se eu tivesse oportunidade pegaria sem problemas... e ainda tem um visual legal, pra casemoders já conta como vantagem...

Qualquer produto comprado no exterior fica mais barato que no brasil, compare o H50 com outros cooler na newegg pra você ver, o que não pode é comparar com os demais cooler com o valor do brasil.

Ninguém tá afirmando com todas as letra, "não compre ele, é ruim", cada um tá deixando sua opnião sobre o discutido, o que a galera está querendo dizer é o custo/benefício dele não é dos melhores, mais tem seus lados bons com certeza, como cita o "psr" por exemplo, no caso dele, ele adquiriu pensando realmente o que pretendia com o H50, ele tem projeto ou ideias para o cooler, assim acaba ficando um custo/benefício bom, mais nem todos tem conhecimentos para alterar um WC ou personaliza-lo, acaba tornando um custo/benefício não dos melhores em relação a outros coolers mais barato.

Em foruns cabe á quem ler, tirar suas conclusões e decidir-se o que lhe agrada e desagrada, confiar e desconfiar, ninguem tá aqui para influenciar alguém, certo ? O design é relativo também, tem muitos cooler a ar bonitos, não vejo isso como vantagem, vantagem dele para mim é WC, sem manutenção com desempenho comparado á ar cooler top, porém sendo mais caro em alguns casos.

Sobre o comentando email da corsair, não foi um email, foi um chat de um user com a corsair, onde o mesmo perguntou para ela, sobre a durabilidade do liquido do cooler, a mesma respondeu que a corsair garante 2 anos, com qual intenção ele disse cabe a cada um interpretar, não tenho certeza heim !, vou procurar o topico se achar coloco aqui pra vocês tirarem suas conclusões.

vocês que possui o H50 e que estão debatendo essa duvida, mande um email para eles e tirem isso a limpo, invés de ficar esperando alguém colocar as prova, coloque você antes e mata o assunto. Isso só gera discussão fica esperando alguém falar algo pra joga emcima suas suspeitas. Como cabei de dizer cabe a quem ler tirar suas conclusões, se acha que é mentira procure saber a verdade, ninguém tem obrigação de provar algo a niguem aqui, e sim opninar e dar sugestões se vão ser aceitas vai do gerador da questão.

abraço !

Postado

O pessoal de outro site já tentou fazer isso, mas depois não foi possivel re-montar.

Pessoal, isso já foi discutido em outro tópico, já falamos tudo isso em outro tópico.

Inclusive o PSR estava em um desses tópicos e outras pessoas que estão aqui também estavam....

Estamos discutindo a mesma coisa cada vez que alguém pergunta sobre ele.... essa aqui deve ser a terceira vez que fazemos isso.

Tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/watercooler-corsair-h50/752992

http://forum.clubedohardware.com.br/cooler-master-v8/745176

Postado

Pessoal vamos colocar alguns pingos nos "i"s...

1. O H50 'e mais silencioso que um ar cooler, SIM. Ele 'e mais silencioso por nao acrescentar nenhum fan aos sistema, ele usa o fan 120mm da parta traseira do case, ou seja, nao acrescenta nenhum fan aos sistema. Se ele utilizar "dois" fans em PnP ele vai apenas igualar, mas caso voce utilize a mesma configuração no ar cooler ele vai ficar mais barulhento.

2. O H50 tem uma vida util. SIM, como todo sistema mencanico (uma bomba de gasolina de um carro, um ventilador, uma geladeira) ele tem uma vida util que um dia vai terminar e vai parar de trabalhar, isso pode ser um 3 anos, 5 anos, 30 anos, alguem sabe NAO. A garantia da Corsair 'e de 2 anos, uma boa garantia que reflete na qualidade dos produtos que ela fabrica, a "suposta" data de 3 anos para troca do fluido 'e incabivel e pode ser muito maior, degradar o produto por uma suposicao nao 'e valido, mas apesar disso deve se levar em conta que ele tem sim uma vida util.

3. Desempenho. O desempenho do H50 'e SIM "bom/otimo" isso vai depender de diversas condicoes, condicoes essas que tambem se aplicao ao ar cooler. Ele recebeu uma grande quantidade de premios em uma grande quantidade de sites e revistas especializadas, alguns ele ganha outros ele perde mas o resultado continua o mesmo ele 'e sim "bom/otimo" cooler, caso voce nao concorde acho bom conecar a mandar emails para essas revistas/websites e dizer o porque eles estão errados, aproveito o link sao apenas 56 reviews. Mas caso voce for o feliz proprietario de um com certeza voce pode colocar a sua opiniao, ja que possue e testou o produto.

4. Custo X Beneficio. O custo/benefício do H50 'e otimo NAO, ele 'e mais caro que muitos ar cooler, mas o custo/benefício 'e pessimo NAO. Ele 'e mais caro mas nao 'e o dobro do preco, existe sim uma diferenca mas em muitos casos 'e pequena, esse custo/benefício 'e muito mais algo pessoal que necessariamente tirar o "leite das criancas".

5. 'E possivel fazer um mod ou trocar o liquido. SIM isso 'e perfeitamente possivel e viavel, basta buscar as informações corretar e principalmente realizar a operacao que maneira planejada. Veja um mod unindo dois radiadores de 120mm no H50 "link" e outro com troca das mangueiras e liquido "link".

Bem 'e isso ai galera, valeu.

Postado

opa!

o h 50 creio eu que veio para entrar em gabinetes dde users comuns, que curtem um OC, e querem u mair cooler top, mas gostam de WC e nao tem recursos ou habilidade para começar a montar um WC, ai entra o h50 que ja vem montado, é so colocar no cpu e no gabinete e pronto, assim fácil voce ja tem um WC montado no gabinete.

quando a personalizaçoes do h 50, ja tem muitas por ai, basta da uma procurada no google, e tem umas bem bacanas.

http://www.overclock.net/attachments/water-cooling/132953-official-corsair-h50-hydro-series-owners-dsc01400.jpg

http://img85.imageshack.us/f/h50mod.jpg/

Postado
Pessoal vamos colocar alguns pingos nos "i"s...

1. O H50 'e mais silencioso que um ar cooler, SIM. Ele 'e mais silencioso por nao acrescentar nenhum fan aos sistema, ele usa o fan 120mm da parta traseira do case, ou seja, nao acrescenta nenhum fan aos sistema. Se ele utilizar "dois" fans em PnP ele vai apenas igualar, mas caso voce utilize a mesma configuração no ar cooler ele vai ficar mais barulhento.

2. O H50 tem uma vida util. SIM, como todo sistema mencanico (uma bomba de gasolina de um carro, um ventilador, uma geladeira) ele tem uma vida util que um dia vai terminar e vai parar de trabalhar, isso pode ser um 3 anos, 5 anos, 30 anos, alguem sabe NAO. A garantia da Corsair 'e de 2 anos, uma boa garantia que reflete na qualidade dos produtos que ela fabrica, a "suposta" data de 3 anos para troca do fluido 'e incabivel e pode ser muito maior, degradar o produto por uma suposicao nao 'e valido, mas apesar disso deve se levar em conta que ele tem sim uma vida util.

3. Desempenho. O desempenho do H50 'e SIM "bom/otimo" isso vai depender de diversas condicoes, condicoes essas que tambem se aplicao ao ar cooler. Ele recebeu uma grande quantidade de premios em uma grande quantidade de sites e revistas especializadas, alguns ele ganha outros ele perde mas o resultado continua o mesmo ele 'e sim "bom/otimo" cooler, caso voce nao concorde acho bom conecar a mandar emails para essas revistas/websites e dizer o porque eles estão errados, aproveito o link sao apenas 56 reviews. Mas caso voce for o feliz proprietario de um com certeza voce pode colocar a sua opiniao, ja que possue e testou o produto.

4. Custo X Beneficio. O custo/benefício do H50 'e otimo NAO, ele 'e mais caro que muitos ar cooler, mas o custo/benefício 'e pessimo NAO. Ele 'e mais caro mas nao 'e o dobro do preco, existe sim uma diferenca mas em muitos casos 'e pequena, esse custo/benefício 'e muito mais algo pessoal que necessariamente tirar o "leite das criancas".

5. 'E possivel fazer um mod ou trocar o liquido. SIM isso 'e perfeitamente possivel e viavel, basta buscar as informações corretar e principalmente realizar a operacao que maneira planejada. Veja um mod unindo dois radiadores de 120mm no H50 "link" e outro com troca das mangueiras e liquido "link".

Bem 'e isso ai galera, valeu.

Eai rapaz, tranquilo ?

1- Pra mim é Relativo, colocando fan´s onde se da para por fan´s em um gabinete, a diferença fica em 1 fan certo? não acredito que 1 fan seja a diferença para acrescentar ruido ao nivel se dizer que o H50 é mais silencioso, pois como você mesmo citou, não é só o fan do cooler que entra em questão. Tem a qualidade do mesmo. Pra deixa claro não estou dizendo que o H50 é mais barulhento, de forma alguma ! mais não acho essa comparação como beneficio do H50.

2- Concordo ! gostei da comparação, eu mandei email pra corsair já que não estou achando o email tão falado.

3- Sempre gostei do desempenho do H50, tanto que já pensei em comprar 1, o que entra em discussão em relação á ele é o custo/benefício (dinheiro x desempenho).

4- Concordo ! em relação a maioria dos top´s cooler a ar, o preço fica bem perto realmente, mais o que se nota é que ele sendo mais caro perde para alguns mais barato, isso é o criterio pelo menos para mim dizer se algo é um Bom custo/benefício ou não. Nem todo mundo compra algo por custo/benefício, o meu cooler não é um custo/benefício bom, por bem menos se tem cooler melhores, ai entra as condições, paguei 245r$ no meu, revendendo o mesmo, ou seja pra mim saiu um belo de um custo/benefício, concorda ? No caso do psr, ele já comprou pensando em futuros ups, pra ele com certeza também é um custo/benefício bom.

5- Teria que ver o quanto foi gasto nisso, qual a diferença em desempenho, emcima disso avaliar o custo/benefício, se for para ficar mais caro para tirar 3graus não vejo o investimendo no mesmo, alem da estetica que ficou muito bonito heim ? show de bola !

O pessoal entende errado, o H50 é um cooler bom, mais se pensar em custo/benefício ele não entra, não nesse custo beneficio: dinheiro x desempenho. pode entrar no custo/benefício do psr por exemplo que tem planos com ele, ou no de alguem que tem vontade de ter um WC sem manutenção e assim vai e no meu que tive desconto no mesmo.

opa!

o h 50 creio eu que veio para entrar em gabinetes dde users comuns, que curtem um OC, e querem u mair cooler top, mas gostam de WC e nao tem recursos ou habilidade para começar a montar um WC, ai entra o h50 que ja vem montado, é so colocar no cpu e no gabinete e pronto, assim fácil voce ja tem um WC montado no gabinete.

quando a personalizaçoes do h 50, ja tem muitas por ai, basta da uma procurada no google, e tem umas bem bacanas.

http://www.overclock.net/attachments/water-cooling/132953-official-corsair-h50-hydro-series-owners-dsc01400.jpg

http://img85.imageshack.us/f/h50mod.jpg/

Concordo ! como disse no item 5, tem que ver o quanto se gasta em dinheiro e as "habilidades" na mão-de-obra pesonalizando e claro o resultado alem da aparencia, como disse fica muito dahora.

Realmente isso aqui já foi discutido varias vezes, mais vamos que vamos hehe

abraço ai moçada

• Membro VIP
Postado
Pessoal, estava pensando em comprer um H50 da corsair. Que é o WC mais prático e barato que eu achei (com exeçãodo PollarHydroX, que é um WC de brinquedo convenhamos D:). E vi que o H50 tem o sistema todo lacrado e não precisa de manutenção etc.

A divida é se a agua seca, ou caso vase como eu colocaria mais fluido, não há possibilidade do fluido perder a eficiência?

Caso o autor já tenha esclarecido suas dúvidas poste

informando a moderação para fechar o tópico, este já

se tornou demasiadamente repetitivo e não está mais

conduzindo a uma conclusão.

adcarvalho

Postado
Qualquer produto comprado no exterior fica mais barato que no brasil, compare o H50 com outros cooler na newegg pra você ver, o que não pode é comparar com os demais cooler com o valor do brasil.

Ninguém tá afirmando com todas as letra, "não compre ele, é ruim", cada um tá deixando sua opnião sobre o discutido, o que a galera está querendo dizer é o custo/benefício dele não é dos melhores, mais tem seus lados bons com certeza, como cita o "psr" por exemplo, no caso dele, ele adquiriu pensando realmente o que pretendia com o H50, ele tem projeto ou ideias para o cooler, assim acaba ficando um custo/benefício bom, mais nem todos tem conhecimentos para alterar um WC ou personaliza-lo, acaba tornando um custo/benefício não dos melhores em relação a outros coolers mais barato.

Em foruns cabe á quem ler, tirar suas conclusões e decidir-se o que lhe agrada e desagrada, confiar e desconfiar, ninguem tá aqui para influenciar alguém, certo ? O design é relativo também, tem muitos cooler a ar bonitos, não vejo isso como vantagem, vantagem dele para mim é WC, sem manutenção com desempenho comparado á ar cooler top, porém sendo mais caro em alguns casos.

Sobre o comentando email da corsair, não foi um email, foi um chat de um user com a corsair, onde o mesmo perguntou para ela, sobre a durabilidade do liquido do cooler, a mesma respondeu que a corsair garante 2 anos, com qual intenção ele disse cabe a cada um interpretar, não tenho certeza heim !, vou procurar o topico se achar coloco aqui pra vocês tirarem suas conclusões.

vocês que possui o H50 e que estão debatendo essa duvida, mande um email para eles e tirem isso a limpo, invés de ficar esperando alguém colocar as prova, coloque você antes e mata o assunto. Isso só gera discussão fica esperando alguém falar algo pra joga emcima suas suspeitas. Como cabei de dizer cabe a quem ler tirar suas conclusões, se acha que é mentira procure saber a verdade, ninguém tem obrigação de provar algo a niguem aqui, e sim opninar e dar sugestões se vão ser aceitas vai do gerador da questão.

abraço !

Se foi num tópico daqui, esse user que falou com a Corsair provavelmente fui eu, e vocês interpretaram errado o que ela disse.

Ela nunca mencionou (pelo menos que eu tenha visto) ter uma durabilidade de 3 anos. Como o Beto falou, todo produto tem um prazo para funcionar mas isso depende de muitas coisas, por exemplo uma placa mãe, não vai durar pra sempre....

O que a Corsair realmente falou, foi que o produto tem uma GARANTIA de 2 anos....

E outra, vocês estão esquecendo de uma coisa muito importante: Um Watercooler "normal" ou seja, com bomba, reservatório, radiador, mangueira e que necessita de manutenção custa muito mais caro que um H50. Os kits mais básicos, não custam menos que 800 reais. Claro que se você for adaptar uma bomba de algum outro produto que você não usa mais ou um radiador de carro e coisas do tipo vai sair bem mais barato, mas não garanto que terá o mesmo desempenho e o visual também vai ficar muito mais "sujo".

• Membro VIP
Postado
Se foi num tópico daqui, esse user que falou com a Corsair provavelmente fui eu, e vocês interpretaram errado o que ela disse.

Ela nunca mencionou (pelo menos que eu tenha visto) ter uma durabilidade de 3 anos. Como o Beto falou, todo produto tem um prazo para funcionar mas isso depende de muitas coisas, por exemplo uma placa mãe, não vai durar pra sempre....

O que a Corsair realmente falou, foi que o produto tem uma GARANTIA de 2 anos....

E outra, vocês estão esquecendo de uma coisa muito importante: Um Watercooler "normal" ou seja, com bomba, reservatório, radiador, mangueira e que necessita de manutenção custa muito mais caro que um H50. Os kits mais básicos, não custam menos que 800 reais. Claro que se você for adaptar uma bomba de algum outro produto que você não usa mais ou um radiador de carro e coisas do tipo vai sair bem mais barato, mas não garanto que terá o mesmo desempenho e o visual também vai ficar muito mais "sujo".

Oba, até que enfim temos algo de concreto e esclarecedor sobre a duração

de 3 anos do watercooler H50, vamos ver se agora o tópico toma rumo e cresce como uma atualização dos tópicos anteriores sobre o H50, trazendo

mais informação sobre os watercoolers e aircoolers atuais.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Opa, caramba quanta informação nova, legal,

concordo com o Beto, e tenho uma reclamação a fazer rs...

será que o sistema dele tem ar dentro ? pois sábado desmontei pra dar uam limpada, estava imundo de pó o radiador, daí aproveitei e coloquei aquele famoso cooler da coolermaster de 90cfm e quase nada de barulho, ficou ótimo... então, quando balancei o radiador enquanto limpava e percebi que faz barulho característicos de recipientes que tem ar e agua dentro..

balance uma lata de refri ou de cerveja, é o mesmo barulho.

Sem contar também que as mangueiras são duras pra caramba

levando em consideração o manuseio na manutenção(limpeza do sistema).

Abraço.

Postado

Sim, eu acredito que deve ter algum ar dentro do sistema, nao deve ser uma grande quantidade mas deve haver sim, mas isso tambem nao vai comprometer o sistema ja que o ar deve ficar preso na parte superior do radiador (por isso 'e que ele deve ser instalado na posicao vertical e nao horizontal). Acredito que as mangueiras devem ser mais rigidas devido ao material utilizado que minimiza a perda de liquido pelo sistema, elas vão tambem com o passar do tempo perder um pouco da natural flexibilidade devido ao aquecimento.

A maneira mais fácil de limpar o radiador 'e utilizando uma lata de ar-comprimido, como isso as vezes nao esta disponivel utilize um bom secador de cabelo no ar frio, segure o fan e coloque ele (com o computador desligado 'e claro) para soprar a sujeira do radiador de dentro do case para fora, em alguns minutos voce vai estar o o radiador limpo sem a necessidade de retirar o mesmo ou mexer nas mangueiras, valeu.

Postado
Sim, eu acredito que deve ter algum ar dentro do sistema, nao deve ser uma grande quantidade mas deve haver sim, mas isso tambem nao vai comprometer o sistema ja que o ar deve ficar preso na parte superior do radiador (por isso 'e que ele deve ser instalado na posicao vertical e nao horizontal). Acredito que as mangueiras devem ser mais rigidas devido ao material utilizado que minimiza a perda de liquido pelo sistema, elas vão tambem com o passar do tempo perder um pouco da natural flexibilidade devido ao aquecimento.

A maneira mais fácil de limpar o radiador 'e utilizando uma lata de ar-comprimido, como isso as vezes nao esta disponivel utilize um bom secador de cabelo no ar frio, segure o fan e coloque ele (com o computador desligado 'e claro) para soprar a sujeira do radiador de dentro do case para fora, em alguns minutos voce vai estar o o radiador limpo sem a necessidade de retirar o mesmo ou mexer nas mangueiras, valeu.

Eu estou procurando algum lugar que venda essas latas feito um doido!

Vi alguns vídeos e parece MUITO eficaz, o problema é achar.

Sabe onde tem?

• Membro VIP
Postado
Eu estou procurando algum lugar que venda essas latas feito um doido!

Vi alguns vídeos e parece MUITO eficaz, o problema é achar.

Sabe onde tem?

Procure por ''ar comprimido Implastec'' no Google que você vai achar algumas opções de compra... ;)

Postado
Procure por ''ar comprimido Implastec'' no Google que você vai achar algumas opções de compra... ;)

implastec? tinha que ser... :lol:

**** é o preço (R$28 na oficina dos bits e R$17 em uma loja suspeita)

Postado
implastec? tinha que ser... :lol:

**** é o preço (R$28 na oficina dos bits e R$17 em uma loja suspeita)

Huaauauauau eu ja tive uma "latinha" de pasta térmica implastec... éca...

mas eu num gasto $$$ em "lata de ar comprimido" eheehe prefiro meu pulmão, ou então levo na área da borracharia do auto-center que trabalho hihihihi

Abraço.

Ahhhh, valeu Beto pelas infos, abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!