Ir ao conteúdo

PIC16F628A PWM - Definindo o Número de Passos de Controle

Laranja Verde

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

No livro que estou lendo tem a explicação sobre o funcionamento do PWM no PIC16F628A, porém não consigo entender a parte que se refere a "Definindo o Número de Passos de Controle" que pode ser vista no link abaixo:

http://issuu.com/marciodeol/docs/ccp

A explicação no link está exatamente igual ao meu livro, acredito que um deve ser clone do outro.

Minha dúvida é a divisão do sinal PWM em partes iguais, não consigo entender qual é o tamanho deste sinal de PWM.

Pelo que entendi um sinal de PWM tem poucos microsegundos, como é possível esta divisão?

Espero ter sido claro, qualquer dúvida podem ficar a vontade para questionar.

Obrigado,

Renato

Postado

Copiei do livro:

Ítem Anterior (comentado na explicação 14.3.6)

Dependendo do valor armazenado no Registrador PR2, nem todos os 10 bits de controle serão utilizados para determinar a largura do ciclo ativo.

14.3.6. Definindo o Número de Passos de Controle

Como foi dito no ítem anterior, o valor armazenado em PR2 limita o número de bits que serão utilizados para o controle da largura do ciclo ativo. O controle é feito a partir de uma divisão do período do sinal PWM em partes iguais de tempo, chamados de passos. O número de passos em que o período do sinal será dividido dependerá do número de bits de controle utilizados. Uma maneira rápida e fácil de descobrir o número de bits de controle necessários para controlar a largura do duty cycle é adicionar 2 bits ao número de bits correspondente ao valor armazenado em PR2.

Não estou entendendo a divisão do periodo do sinal PWM em passos.

Exemplo de uma divisão em passos que tem na tabela do livro:

1024 passos (máximo).

Como é possivel dividir um sinal de poucos microsegundos em 1024 passos?

Infelizmente não está claro para mim.

Quanto ao link que passei, vale a pena ver, é só clicar na primeira página para ampliar, vai aparecer duas setas, clique na seta da direita para navegar pelo artigo completo.

Renato

Postado

O número de passos, ou seja, a resolução, depende da frequência de oscilação do microcontrolador e do sinal PWM.

Por exemplo, se a frequência de oscilação do microcontrolador for de 4 MHz, a duração de cada passo será de, no mínimo, 250 nanosegundos.

Para um sinal PWM de 25KHz, (período de 40 microsegundos), o número de passos de controle será de, no máximo, 160.

Mas, se aumentarmos a frequência de oscilação do microcontrolador para 20 MHz, a duração mínima de cada passo será de 50 nanosegundos e, portando, podemos usar até 800 passos de controle.

Postado

Mulder_Fox, mas o que significa o passo, ciclo/periodo?

Faz uma semana que estou lendo aobre o assunto e vasculhando na internet e não encontro nada que esclareça o que vem a ser passo ou parte.

Renato

Postado

Num sinal PWM, se faz variar a largura do ciclo ativo, que é o tempo em que o sinal fica em nível alto para se obter na saída o valor de tensão correspondente.

Se o nível alto é de 5v, e o ciclo ativo é de 10%, a tensão equivalente é de 0,5v. para 20%, 1v e assim por diante.

Se você tem a possibilidade de usar 100 passos, significa que você poderá variar de 1 em 1% o ciclo ativo.

Se são 50 passos, poderá variar de 2 em 2%.

Com 1000 passos, poderá variar o ciclo ativo de 0,1 em 0,1%.

Postado

Resumindo o passo de controle é o menor valor que você vai conseguir alterar na largura do pulso de PWM ou seja o tempo em que ele permanece em Vcc.

Podemos fazer uma analogia com o conversor A/D imagine uma escadinha de 1023 valores possiveis, pois é cada degrau corresponde a um valor de tensão porém a diferenca entre um degrau e outro será o passo do conversor A/D ou seja a menor relação de diferenças entre um degrau e outro da escada. No PWM é a mesma coisa, imagina uma escadinha de 255 valores (8 bits) cada degrau corresponde a um pouquinho de tempo que você pode incluir no tempo em que seu PWM fica em nivel alto.

Duvidas pergunte!

Abs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!