Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interruptor de toque 110ac


malecos

Posts recomendados

Olá pessoal, procurei bastante e não encontrei o que queria. Há vários esquemas de interruptores de toque com tensão de 12v dc. Preciso fazer um interruptor de toque que opere direto com 110ac. Quero acender e apagar a lâmpada do teto com apenas um toque, tipo aqueles abajures que tinha antigamente. Mas eu não quero que tenha função dimmer, quero apenas on/off, pois uso lâmpada fluorescente. Alguém tem o esquema?

Obrigado.

Tem este esquema abaixo, funciona em 110ac, porém não sei qual o CI. Alguém se habilita?

Link:/i40.tinypic.com/25hhg1z.jpg

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem esse esquema à seguir: Ele usa um CI HT7700C ou HT7700D. O esquema eu retirei do próprio datasheet do CI. O problema é que o funcionamento do circuito é o seguinte: Off/On/Fade/Off, ou seja. Ligou na tomada a lâmpada permanece apagada. Deu um toque, a lâmpada acende, deu o segundo toque, a lâmpada vai enfraquecendo, (esmaecendo), até apagar. Com isso, não dá pra usar com lâmpada fluorescente.

Ainda não montei o circuito, em breve vou montá-lo e posto os resultados. Já comprei o CI, no mercado livre. Agora só falta juntar os outros componentes.

Taí o esquema, busquem o datasheet do CI e verão.

Espero que alguém possa adaptar o circuito para não ter o FADE, ser apenas on/off.

http://i41.tinypic.com/28kmpsl.jpg

28kmpsl.jpg

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito ai também é de 9 VCC note a fonte dele usando um 1N4002, Res 22K, zaner 9V, cap elet 100uF, pode até usar esse esquema da fonte como base pra outro circuito VCC, só que a fonte q eu postei é mais elaborada..onda completa, essa ai é de 1/2 0nda.. o ci não funciona com 110V e sim com 9V..ele usa a tensão da rede apenas como referencia pra armar o triac..me corrijam se estou errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, paciencia comigo pois sou filhote, rsss.

Muito obrigado à todos que tem dado suas contribuições no tópico. Uma pergunta: Entre a placa de toque e o resistor de 1K, tem um símbolo de capacitor (1000P). O que seria este 1000P? - Seria 1000pF?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Coordenador

Colega solli73, o primeiro circuito apresentado pelo colega Malecos, (post #3), não foi especificado qual CI é utilizado, o circuito do post #10 o CI é o HT7700C que foi retirado do datasheet do próprio CI: http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/228/170658_DS.pdf

Aguarde outras dicas!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 6 anos depois...

ola pessoal bom dia estava dando uma olhada no esquema ai e me parece que é um ci comum que trabalha com 12v observem isso ai no esquema o diodo ao lado do capacitor de 100uf sem identificação tudo indica que é um diodo zener regulando a fonte sendo assim o ci não trabalha com 110v  abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!