Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Futuramente devo comprar um E-clamper Tel desse novo modelo, na verdade to esperando o modelo com contador de surto que já até divulgaram num vídeo no Youtube, de forma bem superficial e apenas animação 3D, mas até hj não chegou no mercado, mas talvez compre a versão simples mesmo e farei um novo review, com fotos.

Henrique, o projeto do E-terra original, que passou a ser chamado de E-clamper, era pra ser um produto bem pequeno o qual passava os pinos de energia de entrada direto pra saida, sem passar pelos fusiveis termicos ficando esse a cargo apenas da proteção dos varistores contra incêndio, dai veio o E-clamper com a carcaça maior, seguindo o mesmo projeto do E-terra e a clamper me explicou que a carcaça maior foi escolhida para acolher novos recursos futuros como um contador de surtos. Dai não tenho dúvidas que leram esse forum a reclamação do faller quantos os térmicos e as reclamações via e-mail tb, dai alteraram os produtos. Mas é algo que acontece mesmo, como no caso do Computer Protector, um projeto creio eu já bem antigo, talvez do final da década de 90. Mas acontece essas coisas em qualquer ramo, como um programador pode usar diversas lógicas pra chegar num determinado resultado, mas as vezes o resultado custa muito e ele só vai perceber o "erro" anos depois da versão original.

Video do novo E-clamper:

YouTube - e-CLAMPER Tel

• 4 semanas depois...
Postado

_rau_

Como você bem disse os CLAMPER estão semelhantes aos UPSAI, como não posso fazer um aterramento descente posso comprar um clamper ao invés de um upsai ?!

Postado
A Clamper colocou novamente em seu site o diagrama do circuito elétrico dos Computer Protector e dos E-clamper.

No caso do Computer Protector notei a diferença no esquemático o qual removeram os capacitores referenciados no fio terra que apresentavam fuga elevada de corrente e agora coloca um capacitor em modo diferencial, o que não fazia antes, mantendo uma bobina indutora, além dos fusíveis térmicos, 3 varistores, etc. A filtragem está semelhante aos filtros APC no que tange a quantidade de componentes e disposição dos mesmos ou seja, ouviram minha reclamação e alteraram o produto! Ótimo!

No caso dos E-clamper, colocaram uns vídeos no Youtube e lá o cara diz que ele desvia surtos tanto pro neutro como pro terra, quando existente. No esquemático do produto tá ruim de ver, mas acho que não tem nada ligado ao fio terra, a diferença é que tem um varistor a mais disposto de forma tal a reduzir a tensão residual que antes era de 1420V, para 710V. Foi o que eu entendi. O pino de terra de entrada tb é rosqueável caso a tomada não aceite três pinos...

Esquemático do Computer Protector

CCP.jpg

Esquemático do E-Clamper Tel:

EC.jpg

oi bom dia te pergunto humildemente, entre ter esse capacitor no fio terra e nao ter qual o melhor(falo no caso do protect pro)? no meu caso nao tenho terra e pelo que li parece que esse capacitor aumenta a fuga do terra proporcionando uma descarga maior, o que dira um choque maior tambem :wacko: obg

• Membro VIP
Postado
oi bom dia te pergunto humildemente, entre ter esse capacitor no fio terra e nao ter qual o melhor(falo no caso do protect pro)? no meu caso nao tenho terra e pelo que li parece que esse capacitor aumenta a fuga do terra proporcionando uma descarga maior, o que dira um choque maior também :wacko: obg

Você está correto. Os capacitores Y configuram em conjunto com o aterramento a parte de filtragem em modo comum e por isso lá estão..

Sem o aterramento na tomada eles perdem além dessa função, de filtragem de ruídos em modo comum (ruídos injetados na rede elétrica como uma fiação metálica independentemente da enegia que ela conduza, ou seja, ruídos induzidos na rede com referência a massa, ao planeta terra). Dizia, além de perder essa característica de filtragem, sim aumentam, mesmo que muito pouco, a inserção de energia na carcaça do PC (efeito que seria nulo se o aterramento existisse)..

Abraço...

• 5 meses depois...
Postado

O que precisa é alguém abrir e examinar os produtos, porque nem sempre os produtos batem com o esquema divulgado. Ou pelo menos abrir, fotografar em detalhes e divulgar as fotos. Eu continuo com o pé atrás e sem muita confiança nos produtos da Clamper. Basta ver o mal funcionamento dos modelos com proteção para rede. Se estiverem bons de verdade, ótimo. O mercado brasileiro é carente de bons produtos.

• 5 anos depois...
Postado
Em 09/02/2011 às 09:45, faller disse:

Finalmente, pelo esquemático pelo menos, ouviram minhas preces..

No antigo E-Clamper os fusíveis térmicos protegiam somente os varistores.. Essa sempre foi a razão de minha crítica pesada sobre os mesmos.. Seu equipamento, na hipótese de um surto mais violento, ou numa sobretensão sustentada, esse que se danasse. Eles tratavam, de modo infeliz, de proteger os varistores de R$ 2,00 deixando seu equipamento pendurado sem proteção nenhuma..

Veja ai como era..

e-terraduetelClamper.jpg

ou numa versão mais simples ainda:

E-TerradaClamper.jpg

Agora passo a recomendar essa dai pois está com uma topologia inteligente...

Abraço...

@faller Desculpe estar reabrindo um tópico já antigo mas usando a busca não encontrei um tópico recente então resolvi aproveitar esse mesmo.

Bom uns anos atrás segui umas recomendações suas no HTF... sobre como fazer uma aterramento para sistema de home theater dedicado qual melhor fiação etc, comprei as tomadas americanas hospital grade e fiz tudo certo com fios Pirelli e hoje tenho uma dessas tomadas duplas sozinha para ligar um PC e me foi oferecido justamente esse Clamper protector pro nessa versão antiga por 30,00 reais novo achei interessante por ser no mesmo patrão das minhas tomadas e plugues, mas fui pesquisar a respeito do mesmo e aqui estou, ao ler tudo isso aqui vi que o modelo é antigo nem tem o liga/desliga e vem com os males citados aqui então nem comprei, como aqui na minha região em 30 anos nunca se queimou nada mesmo em temporais eu queria uma sugestão sua de qual filtro comprar e se poderei usar o mesmo com adaptadores visto tudo aqui é patrão antigo 2 pinos chatos e terra redondo.

Abraço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...