Ir ao conteúdo

Carregador de pilhas...carrega pouco e para...

Mauricio Bessa

Posts recomendados

Postado

Olá

Tenho um carregador de pilhas elgin que vem junto com a camera...

ele esta com um problema que quero resolver...

Coloco na tomada e acende o led como carregando e seguida desliga,

o que pode ser,qual peça testar e como?carregador-de-pilhas-ultra-power-sc-222-elgin~1740884.jpg

moto_0598.jpg

moto_0600.jpg

Postado
Maurício, será que não é as pilhas que já estão ruins?, Teste-o usando outras pilhas...

Mas ele agora não esta nem acendendo, el ja tinha ido uma vez para assistencia que tinha colocado para carregar e ficou um cheiro de queimado...

E agora esta com este problema.

• Coordenador
Postado

OK!, se ele não esta nem acendendo o led! Realmente ele esta com problemas!, Não seria o caso de acionar a garantia novamente?....

Postado
OK!, se ele não esta nem acendendo o led! Realmente ele esta com problemas!, Não seria o caso de acionar a garantia novamente?....

Não tem mais, quero arrumar ele, ou vou fazer um que vi num projeto...

esttaa certo este projeto?schematic.gifpcb.gifplacement.gifassembly.jpgcompleted.jpg

Lista de peças

Parte Descrição

R1 56kΩ ¼ W, resistor de 5%

R2 27kΩ ¼ W, resistor de 5%

R3 22kΩ ¼ W, resistor de 5%

R4 47kΩ ¼ W, resistor de 5%

R5 750Ω ¼ W, resistor de 5%

R6 220Ω ¼ W, resistor

TR1 10kΩ @ 25 termistor ° C, aproximadamente. 3,7% / ° C NTC

C1 0.1μF 10V capacitor

Q1 TIP32C transistor PNP, TO-220 caso

Z1 LM393 IC comparador de tensão dual, DIP

LED1 Vermelho, verde ou amarelo LED, 10mA

Outros 2 pilhas AA de lítio titular

cabo USB

dissipador pequeno

• Coordenador
Postado

Não acho uma "boa" carregar estas pilhas em série!..., mas sobre o circuito, eu passo para os colegas aqui!, pois não conheço esta arquitetura de circuito!... :(

PS: A referencia da tensão das pilhas esta sendo feita por um capacitor! :o...

Postado

seu aparelho elgin! fonte chaveada, usa transisto ou Ci? teste primeiro capasitor, poden mudar de capacitancia durante a operação devida alta frequencia, depois resistor e transitor.

Postado
Não tem mais, quero arrumar ele, ou vou fazer um que vi num projeto...

esttaa certo este projeto?schematic.gifpcb.gifplacement.gifassembly.jpgcompleted.jpg

Lista de peças

Parte Descrição

R1 56kΩ ¼ W, resistor de 5%

R2 27kΩ ¼ W, resistor de 5%

R3 22kΩ ¼ W, resistor de 5%

R4 47kΩ ¼ W, resistor de 5%

R5 750Ω ¼ W, resistor de 5%

R6 220Ω ¼ W, resistor

TR1 10kΩ @ 25 termistor ° C, aproximadamente. 3,7% / ° C NTC

C1 0.1μF 10V capacitor

Q1 TIP32C transistor PNP, TO-220 caso

Z1 LM393 IC comparador de tensão dual, DIP

LED1 Vermelho, verde ou amarelo LED, 10mA

Outros 2 pilhas AA de lítio titular

cabo USB

dissipador pequeno

o resto nao vi mas o esquema nao esta correcto

Postado

Analizando o circuito! Esta certo. pode montar com segurança.Quando o led apagar esta carregada as pilhas. não esqueça que o vr é um termistor de 10K. Monte em forma de "teia de aranha" é rápido e pratico, coloque em qualquer caixinha.

Postado
Impressão minha ou o unico sensor que esse carregador usa é so o termistor ou seja ele monitora a carga da pilha so pela temperatura?

Abs.

Diz lá que sim:"O carregador está carregando, a tensão nos terminais da bateria deve ser crescente. Depois de um tempo, a taxa de crescimento deve desacelerar. Como as células atingirem 75% de carga sobre a taxa de crescimento vai acelerar novamente. Finalmente, quando as células atingir 100% de carga, a tensão vai começar a diminuir, e as células começam a esquentar. 15 a 20 minutos mais tarde, o carregador deve desligar. Se as células ficam desconfortavelmente quente e não tem o carregador desligado, há algo errado."

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!