Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modem ADSL perdendo conexão


bignose

Posts recomendados

Misterio! Modem ADSL funciona perfeitamente por varios dias até que BUUUM, do nada cai a conexão e deve ser recetado. Depois de recetado ( desligar por 5 minutos e ligar novamente como manda a telefônica) tudo volta ao normal.

O modem é genérico, desses que se encontra de varias marcas no mercado. Não é aquele fornecido e configurado pela telefônica (Speedy).O original fornecido pela Speedy queimou, então instalei um paralelo, que dizem que é melhor que o fornecido (hoje em dia, ZTE) pela Speedy. Antes de queimar, o Siemens 4100 fornecido NUNCA fez isso ! :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem nome sim, alias são vários. TENDA D 810 R, excelente modem, veloz, facílima configuração por CD, vem desligando. Agora no momento estou usando o THOMSON TG 508, funciona muito bem, mas vem deligando também. Testei o INTELBRAS 1200 E, uma maravilha, não fosse o desligamento como os outros. Por último, tem também o ZTE ZX 831 II, este fornecido pela própria Telefónica. Detalhe: o técnico configurou PPoE nome@provedor alguma coisa como Speedy@telefonica e senha ****** deles, ou seja direto telefonica. Só que ficou lerdo demais, metade dos 4 Mega, Ping lá em cima, tudo muito estranho. Aí reconfigurei Nome/Senha para meu provedor, como de praxe. A coisa deslanchou, ficou lizo e rápido, tudo funciona que é uma beleza. Só que desliga também, e o mais estranho é que isso sempre acontece, pasmem, no mesmo horário, entre meio dia e 1 hora da tarde, quando os computadores estão desconectados ou seja, o modem em Idle.Já fiz um teste, deixando uma maquina conectada em uma rádio, aí não desliga !!!

Seria possivel existir alguma restrição da telefónica quanto a configuração não sendo deles, mas de outro provedor? A única certeza que tenho é que antes de meu Siemens Speedstream 4100 fornecido por meu provedor e configurado com nome e senha do mesmo,ir para o além, isso NUNCA aconteceu, durante no mínimo 3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Seria possivel existir alguma restrição da telefónica quanto a configuração não sendo deles, mas de outro provedor?
Não, isso não seria e nem pode ser possível: desrespeitaria o Código de Defesa do Consumidor.
A única certeza que tenho é que antes de meu Siemens Speedstream 4100 fornecido por meu provedor e configurado com nome e senha do mesmo,ir para o além, isso NUNCA aconteceu, durante no mínimo 3 anos.
Eu gostaria de saber se, agora depois desse episódio todo, se o seu antigo SpeedStream 4100 continuaria estável; sim, digo isso pois os sintomas desse seu caso tem tudo à ver com oscilação elétrica, dimensionamento elétrico ruim / insuficiente e etc: isso levando em conta que o problema ocorre religiosamente em um determinado horário. Então de duas uma: sua fiação elétrica esta com problemas, ou o mais improvável esta ocorrendo, que é o fato de o DSLAM da Telefônica onde esta colocado o seu cabo de telefone estar com mal-aterramento. Mas isso, creio, afetaria também a sua linha telefônia.

Escolha Mr. Andrews: a pílula azul ou a vermelha?:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pela atenção, SPIDER.

Veja, a linha telefônica é exclusiva para o Modem, não tem telefone, nem extensão, portanto filtro de linha etc. É uma linha só para internet.

O modem estava plugado a um No Break, desconfiado troquei por um estabilizador.

É ou não é um caso intrigante ???

Mas, em se tratando mais de teimosia minha mesmo, ou obcessão pelo bom funcionamento ( a maioria das pessoas se conformariam em simplesmente recetar o modem, que volta a funcionar ), adquerí um nostálgico Siemens Speedstream 4100, novo, na caixa, pelo Mercado Livre. Tão logo estiver instalado e funcionando voltarei a dar notícias, aí sim, mataremos a charada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então bignose, testou o SpeedStream 4100? Ou conseguiu resultados diferentes com os outros modelos de modens?:)

Isso ainda esta me parecendo problemas na central da Telefônica.

Estou testando a três dias e noites, não caiu mais. Acredito que o motivo seja aquilo que tenho lido muito por aí, o de que este modem é porreta para linhas deficientes, com ruido etc. Tiro essa conclusão verificando no item estatisticas: atenuação constante de 32.0. Já o sinal de ruido SNR variando bastante entre 21 e 30, média de 25. Taxa de recepcão de 4602 kbps e de transmissão 702 kbps para um Speedy 4 Mega. Nada mal !!!

Minha conclusão é de que todos os modems testados se saíram bem no quesito velocidade e ping, desde que instalados em uma linha telefônica limpa e sem ruídos, com boas taxas de SNR e ATENUAÇÃO. Mas, para linhas podres, como a minha, com cabos de mais de vinte anos, o Siemens Speedstream 4100 foi o que funcionou com mais estabilidade, um verdadeiro trator, parece imune a chiados de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em minha opinião, isso é competência ao extremo por parte da Siemens em ter fabricado esse modem, e outros como o SpeedStream 4200, 5200, 5450, 201A... com um chipset e um firmware bem desenhados e projetados. Simplesmente uma referência em Telecom.

Você esta certo no seu pensamento: ter Speedy 4Mbps em uma linha de mais de 20 anos, é tarefa que poucos modens dão conta, porque em linhas antigas problemas como paralelismo, derivação, diafonia (cross-talk), atenuação, sinal-ruído... todos estes fatores afetam mais gravemente a linha e o sincronismo ADSL. E é só pensar que, do outro lado da linha, existe um DSLAM com certeza modulado em ADSL2+ (já que a linha é 4Mbps) e, em uma rede e infraestrutura antigas, este DSLAM deve fazer o dobro do trabalho para entregar a velocidade final. E é aí que entra em cena a competência do modem em negociar o sincronismo com o DSLAM: compatibilidade é a palavra de ordem para um cenário como o seu, o que só o seu SpeedStream 4100 pôde atender com competência e eficiência.

Aqui, uso atualmente no meu Speedy 2.0 um D-Link 500BII, que aumentou o meu sinal-ruído para uns 20~25dB, ao passo que o Thomson TG508 (entregue pela própria Telefônica) baixa o meu sinal-ruído para 12~14dB e reinicia várias vezes ao dia (mesmo com firmware atualizado): quem tem maior competência? ;)

Parabéns pela escolha no SpeedStream 4100, e que continue assim o seu sinal. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!