Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou com um esquema de amplificador aqui que usa 24v de alimentação, queria saber se é posível ligar duas fontes AT ou ATX em série para obter essa tensão. Obrigado!

• mês depois...
Postado

Não posso dar certeza pois não sei a corrente que o amp precisa nessa tensão. Pois ligando em série a corrente fica sendo a da fonte mais fraca.

Mas pode fazer tranquilo até porque muita gente junta 3 fontes na linha dos 5v pra ligar em som automotivo( inclusive eu):lol: ....Apenas tome o cuidado de não encostar as carcaças das fontes para não dar desarmar tudo por curto.Ou desligar o aterramento na carcaça de uma das fontes. Faz ai e posta o resultado pra galera aeww..:D

• 3 semanas depois...
Postado

Só pra constar no histórico do tópico:

Fonte chaveada tem um sensor que lê a tensão de saída para então "chavear" a entrada. Esse leitor é burro, não lê RMS, e é afetado por ruído, transientes, ripple ou spikes.

Nem sempre a fonte funciona em serie (Não há estabilidade nenhuma a ponto de alguma fonte desarmar), e normalmente o que ocorre é ripple aos montes, e queda da tensão em cada fonte. Queda pequena como 10%, mas é uma queda. Aumentar o ripple é o efeito mais comum.

(Lembrando que "Nem sempre" na lingua portuguesa (pt-br) não significa "sempre", e sim "as vezes". E "normalmente" também não significa "sempre", e sim "quase todas as vezes", e o "quase todas" é um numero aleatorio entre 51% e 99%)

Realmente não recomendo nem um pouco colocar fontes chaveadas em serie (Na verdade nem em paralelo). Por mais que "Tenho uma assim e funciona" não significa que tenha pouco ripple ou grande durabilidade.

• Membro VIP
Postado

Pode sim, mas lembre-se de jamais encostar a carcaça de uma com a carcaça de outra..

Isso significa removeres o pino de terra de pelo menos uma delas, de preferência daquela cuja carcaça ficará ligada ao positivo da outra fonte... Tenha você aterramento ou não na sua casa...

Postado

Obrigado pelas dicas, pessoal. Arranjei duas fontes AT idênticas e liguei-as em série, funcionou perfeitamente. Estou usando as duas (sem a carcaça, somente o circuito) dentro de um receiver antigo que estava com defeito, deixei isolado com espaçadores de placa mãe. Por enquanto elas estão empurrando 3 ampli's baseados no TDA2009A (fiz um 5.1 :) ), mas achei os graves fracos, alguém tem alguma dica de circuito que forneça uns 20+20 RMS, que possa usar nessas duas fontes em 24v?

• 6 anos depois...
Postado

@faller 

Olá Faller. Desculpe comentar em um post tão antigo, mas quando você fala em "removeres o pino de terra de pelo menos uma delas", significa não conectar o terra ao pino da fonte ou alguma outra intervenção interna na fonte deve ser feita?

Preciso ligar 2 fontes Chaveadas de 24Vcc em série. Gostaria de saber também se quando mencionou pra não enconstar uma carcaça na outra (fonte com fonte) se corro algum risco em manusear (encostar a mão nas fontes) quando estiverem energizadas.

Desde já agradeço! Abraço.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Rufino Silverio disse:

Desde já agradeço! Abraço.

Isso dai se deve a geralmente cada fonte ter seu negativo interligado a carcaça. Como vais somar as fontes , se interligar as carcaças vais dar um curto em uma delas.. Só isso..

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!