Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrificador rural defeito


cesarlg

Posts recomendados

olá galera. estou aprendendo muito com vocês aqui nestes foruns. hj venho com uma duvida que nao se se podem me ajudar. seguinte:

tenho um eletrificador com problema, ele nao pulsa mais, bom; o esquema estarei postando tb para você verrem do que se trata. verifiquei o seguinte em 120Volts por exemplo. na sua entrada tem dois resistores de 3k--5W. separados eles diminuem p 60V cada. ao colocar o multimetro nos depois dos 2 resistores a tensão diminuem drasticamente p 5,3v (será que é aqui o problema?) depois o circuito passa por "retificador" diodos e então cai a tensão e fica insignificante. obs os diodos estão oks!!. pergunta será que é pra frente o problema ou até aqui. por ter essa tensão minima?

neste esquema nao consegui descrever duas peças: 1. tipo uma lampada que nao sei o seu funcionamento. 2. um resitor varivel bem pequeno nao sei sua indentificação.

se puderem ajudar agradeço t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Cesarlg

O led acende? Em caso negativo Retire do circuito Q106( no esquema está representado como transistor mas deve ser um SCR ).Após a retirada ligue para ver se acende.

Qual a tensão de C1(47uF x .????)

Não entendi muito bem, um dos fios (-120v)da entrada AC vai par a massa junto com C1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá. obrigado pela ajuda.

o led nao acende

a tensão no capacitor 47uf 250V é de: 6,3V com scr

no geral nao leve o esquema nas regras, utilizei um programa de circuito ao qual nao entendo muito, só para ficar mais claras as ligaçoes, então muitos casos como foi esse do ac. foi só ilustrativo e nao vai na massa nao. a rede 120v vai direto na placa.

qualquer duvida poste. valeu

aquela peça que parece uma lampada interno, nao sei qual sua serventia depois da retirada do scr voltou a piscar!!! o led indicador do funcionamento aparelho nao acende, ( talves eesteja queimado)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Cesarlg

O trimpot controla a tensão na lampada Neon.A lampada neon controla a corrente do gatilho do SCR.

A pinologia do SCR , olhando os pinos pela frente:

- esquera ------ catodo

- meio ----------anodo

- direita---------Gatilho

Acho interessante tú redesenhar teu circuito considereando o Scr no luagar do transistor.

O aparelho voltou a funcionar ou não ?Pois não entendi por completo seu post. A tensão de C1 é 250 ou 6,3v?

Retire o SCR e veja quantos volts tú tens sobre C1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o seu circuito deve ser deste tipo mas em ves de D3 usa una pequena lampada de neon e com os valores diferentes dos componentes

se calhar uma das esistencias de 3K nao esta queimada ou com valor alterado

desligue um dos ponios do primario do transformador ou tire o scr

meça as tensoes entre os pontos indicados pelas setas a verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos OCEANO e PROELETRICA. desculpem por minha metodo leigo de descrever o que acontece,kkkk, ja tentei procurar por fazer um curso mas em minha regiao nao existe, meu sonho desde infancia!!! fiz um por correspondencia, mas me deixou mais confuso, tento aprender com vocês, grandes professores!!

vamos lá. quando retiro o scr a lampada neon começa a piscar sim. se volto a soldar o scr ela para. lá vai as mediçoes nos pontos marcados por "oceano"

com scr no circuito:

depois dos resistores de 3k: 5,3V

no capacitor: 6,3V

sem o scr do circuito:

depois dos resitores de 3k: 100V

no capacitor: 240V

espero ter sido mais claro desta vez.. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 o retirar o scr serve para ter a certeza que nao interfere nas medidas

a primeira medida serve para verificar se as resistencias de 3k nao estão abertas ou o condensador de 47 em curto

a sesunda medida para verificar se os diodos nao estão abertos

como verificou que tinha as tensoes correctas e dado que as resistencias no resto do circuito sao muito altas so pode ter uma das hipoteses :

A)ou as resistencias de 3k estavam com o valor alterado para valor muito superior e logo qualquer corente faria baixar as tensoes

B)ou tem o scr em curto

note que a hipótese A nao é comum pois na maior parte dos casos as resistencias ficam em circuito aberto, mas se quer verificar isto pode fazer a experiencia de colocar uma resistencia por exemplo de 10K no lugar do anodo e catodo do scr e repetrir as medidas

logo so resta a hipotese B

Mas mote que por vezes os scr nao entram em curto circuito abaixas tensoes mas sim com valores de algumas dezenas de volt

a melhor hipotese e substituir por um igual

espero ter-me feito entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!