Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atx queimada


HELIO1961

Posts recomendados

Boa noite,estou com uma fonte de computador queimada,por descuido colocaram na tomada de 220v onde era para ser 110v.Pois bem, tenho eletronica basica,ja verifique um diodo e o fusivel queimados nunca me deparei com uma fonte,quero umas dicas de como verificar mais componentes queimados.Nao temho esquema e se compensa consertar.

abraços

Boa noite,estou com uma fonte de computador queimada,por descuido colocaram na tomada de 220v onde era para ser 110v.Pois bem, tenho eletronica basica,ja verifique um diodo e o fusivel queimados nunca me deparei com uma fonte,quero umas dicas de como verificar mais componentes queimados.Nao temho esquema e se compensa consertar.

abraços

Como ligar a fonte sem a placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite,estou com uma fonte de computador queimada,por descuido colocaram na tomada de 220v onde era para ser 110v.Pois bem, tenho eletronica basica,ja verifique um diodo e o fusivel queimados nunca me deparei com uma fonte,quero umas dicas de como verificar mais componentes queimados.Nao temho esquema e se compensa consertar.

abraços

Como ligar a fonte sem a placa-mãe?

Para consertar fontes ligue-as sempre fora do PC e para tal use esse artifício:

PartidafonteATX.jpg

Aterre o fio verde do conector ATX20/24. Fio verde em curto com qualquer um dos fios pretos.

Quando uma fonte sem PFC ativo, portanto com dois capacitores, (dobrador de tensão) é ligada em 220 estando setada para 110 Volts geralmente o que se vai é:

- Termistor.

- Diodos ou ponte retificadora.

- Varistores MOV se a mesma os tinha.

- Pode danificar os capacitores grandes.

- Pode danificar o transistor de comutação (no dissipador).

Ligue a fonte para teste "sempre" com auxílio de uma "lâmpada série". Se não conheces bote no Google para ver do que se trata..

Se vale a pena consertar?? Ai vai depender da fonte e do tamanho do estrago..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para consertar fontes ligue-as sempre fora do PC e para tal use esse artifício:

PartidafonteATX.jpg

Aterre o fio verde do conector ATX20/24. Fio verde em curto com qualquer um dos fios pretos.

Quando uma fonte sem PFC ativo, portanto com dois capacitores, (dobrador de tensão) é ligada em 220 estando setada para 110 Volts geralmente o que se vai é:

- Termistor.

- Diodos ou ponte retificadora.

- Varistores MOV se a mesma os tinha.

- Pode danificar os capacitores grandes.

- Pode danificar o transistor de comutação (no dissipador).

Ligue a fonte para teste "sempre" com auxílio de uma "lâmpada série". Se não conheces bote no Google para ver do que se trata..

Se vale a pena consertar?? Ai vai depender da fonte e do tamanho do estrago..

Abraço..

Valeu as dicas,aparentemente nao estragou nada,pois saiu um fluido de algum componente minha fonte e de um comput. corel. vou verificar e volta a comunicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu as dicas,aparentemente nao estragou nada,pois saiu um fluido de algum componente minha fonte e de um comput. corel. vou verificar e volta a comunicar.

Se tu achas que uma coisa dessas dai pode ter saído de algum lugar, na fonte, esqueça. Isso é uma espécie de "golesma", pastosa na aplicação, dura depois de secar, que o fabricante coloca para "quebrar" o ponto de ressonância de indutores e outros componentes para os mesmos não "gritarem" não fazer ruído (vibração natural deles com a alta frequência)..

ApexSL600EPS_internamente_DEER.jpg

Termistor-1.jpg

FontesOCZ600e700SXS.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu achas que uma coisa dessas dai pode ter saído de algum lugar, na fonte, esqueça. Isso é uma espécie de "golesma", pastosa na aplicação, dura depois de secar, que o fabricante coloca para "quebrar" o ponto de ressonância de indutores e outros componentes para os mesmos não "gritarem" não fazer ruído (vibração natural deles com a alta frequência)..

ApexSL600EPS_internamente_DEER.jpg

Termistor-1.jpg

FontesOCZ600e700SXS.jpg

Abraço...

Bom dia, a minha fonte que queimou tem estas configuração:voltage.115/230v currente.10A/5A;freq.60/50Hz

3,3V-28A;+5V-45A;18A-216V de 20 pinos

Encontrei uma com estas conf.PX350(8A/5A)21A;3,3; 15A;+5V;21A Max.120W

de 24 pinos.Poço adaptar ao meu pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!