Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor faculdade de informática em SP?


Sidão

Posts recomendados

Mas será que as faculdades públicas, como USP, Unicamp, Unesp e UFSCar não são melhores e mais conceituadas?

Tenho uma revista INFO EXAME de Outubro/2001 com um ranking, e essas quatro aparecem na frente, como as melhores do Brasil, junto com a UFRJ (7ª). A Fiap aparece em 29ª.

Eu gostaria de saber, principalmente entre essas 4, qual é a melhor.

Na minha opinião, pela pouca informação que tenho:

1ª - USP

2ª - Unicamp

3ª - UFSCar

4ª - Unesp

E aí galera, postem suas opiniões!

Valeu!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danilo.fc, sem dúvida nenhuma a sua lista está correta!

1ª - USP

2ª - Unicamp

3ª - UFSCar

4ª - Unesp

Mas para se conseguir uma vaga em qualquer uma delas, vai ter de esquecer tudo que for supérfluo e só estudar, estudar, estudar, principalmente em um bom Curso Preparatório de Vestibular...

Não é fácil!

Mas também não é impossível!

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor eu não sei, mas uma da piores vou te alertar desde já...é a Radial.

Estou fazendo curso de Sistemas de Informação lá e estou no ultimo semestre e até agora nada que se possa aproveitar. Como é uma faculdade que tem pouco tempo, os cursos são uma bagunça......quem sabe daqui a muitos anos se torne uma boa faculdade, mas hoje nem pensar.....sinceramente não vejo a hora de terminar. Uma que dizem ser boa é a IBTA também......

Abraços. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, danilo, estudei 2003 todo para passar nas faculdades 'boas' do estado, e perquisei muito, muito, muito, pra poder ter uma noção de qual eu faria com gosto.

Cheguei ao resultado que você chegou:

1° USP (no meu caso, escolhi USP São Carlos, pólo tecnológico, ótimo IDH, etc...)

2° UNICAMP

3º UFSCar

4º UNESP

...

Optei por Ciências da Computação.

No meu caso, fui aprovado na USP, UFSCar, UNESP, em Ciências da Computação :lol:

Mas rachei de estudah :muro: , e acho que pra todos do meu curso foi assim.

Boa sorte nos estudos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FIAP é A melhor porque apareceu na INFO ou isso é propaganda?

USP São Carlos ou IME? É a mesma universidade ué? O currículo é exatamente igual, só muda os professores e quem sabe por ser São Carlos, possa ter programas de estágios, cursos, disciplinas optativas um pouco diferentes, fora isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei aqui em casa o ranking da INFO de 2003.

As colocações dizem respeito aos cursos, não às escolas (por exemplo, a USP/Poli ocupa as duas primeiras colocações, a primeira em ""Cooperativo de engenharia de computação"e a segunda em "Engenharia elétrica - computação").

O curso da FIAP que aparece no ranking (21º em 2003) é o de "Tecnologia em processamento de dados".

O ranking das melhores em CC, que é o curso que pretendo fazer, ficou assim:

1º - UFRGS

2º - Unicamp

3º - USP/São Carlos

4º - UFPE

5º - UFMG

6º - UFSCar

7º - USP/IME

8º - Unesp/Bauru

Até que ponto o ranking é confiável eu não sei, mas é o que está lá.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
:bandeira: Coéeeee... Todas as universidades são boas... depende do que você busca, eu buscava alguma que tivesse Infraestrutura, diversão, professores mestres e doutores capacitados e um óooooootimo ambiente... fui pro Mackenzie... :palmas: suuuuuuuuuuuuper boa! Azaléia! uhuuuu hihihi ^__^'
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Unicamp ou USP, é difícil entrar, mas compensa muuuuito. Eu estudo na Unicamp e francamente é a melhor universidade que eu já pisei, mas muuuito puxada. Mas compensa, se você não se importa de morar no interior (Barão Geraldo em Campinas) é uma ótima escolha tanto para Ciências da computação e engenharia da computação. A usp também é ótima, tenho algum amigos fazendo os dois cursos lá, o bom do curso de engenharia da computação na USP, é que eles tem um sistema de cooperativas de estágio que começa já no segundo ano, ficando 4 meses de aula, 4 meses de estágio, proporcionando assim um belo de um aprendizado na prática.

Espero que tenha ajudado. :D

ps: o graaaande problema nas faculdades privadas não é nem o fato de boa parte delas não serem tão boas quanto as públicas, mas é pagar durante 4 ou 5 anos quando você pagaria durante so um ano de pré-vestibular e nunca mais :palmas: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala galera,

Uma coisa nesse assunto eu posso dizer : é impossível descobrir qual é a melhor faculdade do brasil... é claro q dá pra perceber q a unicamp e a USP tem uma ##### estrutura para os cursos. Gostaria de lembrar q a USP São carlos não tem tanta infra-estrutura quanto o IME .... eu tenho um amigo q entrou lá no 1º ano do curso de eng. de comp.... ele dizia q há várias brechas por lá, mas a usp tem dinheiro , então aos poucos vai consertando...

A respeito dos rankings, também não é bom levar eles totalmente em consideração , pois muitas faculdades deixam de preencher as fichas de pesquisa ou preenchem de forma errada. é o caso da minha faculdade (momento merchan...haeuhaeu). Faço a UNIFEI - Universidade Federal de Itajuba ( antiga EFEI e futura UFIT ou UFTI) no sul de minas. cara, eu pessoalmente to curtindo a faculdade pakas... é claro q tem muita coisa q tem q mudar, mas nós já temos um grupo de alunos(CA) fazendo isso... e não é por causa de um coordenador de curso q esqueçe d mandar ou preenche incorretamente o ranking q nós vamos desanimar. Todo ano nós cobramos ele com antecedência pra fazer isso , mas vocês sabem como é lidar com seres humanos.... e mesmo sem grande divulgação, muita gente no meio acadêmico (aqueles q futuramente estarão no mercado de trabalho) já conhece minha facú ( q digam os participantes do INTERCOMP e da Guerra de Robôs, entre outros eventos).

Também abra sua kbeça quanto a localização da faculdade...ir pra itajubá , saindo de SP ( estação tiete) é mais rápido e mais barato q ir pra ribeirão preto...

Então, segue o meu conselho: você só conhece uma faculdade conversando com quem estuda nela e sabe como ela funciona de dentro pra fora...Se você quiser conversarmais sobre o assunto, é só dar um toque, ou se você quiser, também posso indicar alguém em alguma faculdade q você tenha em mente.

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vou responder ao amigo que perguntou da Fatec:

Eu cursei Processamento de Dados na Fatec Sorocaba no período de 2001 a 2003. O que posso dizer sobre:

1) É DE GRAÇA. Acho que o fato de ser pública conta bastante né?

2) Não é difícil de entrar. O vestibular é composto apenas de uma prova com questões de múltipla escolha (testes), ou seja, é mais fácil do que uma Unicamp, por exemplo.

3) É semelhante a qualquer curso de Ciência da Computação ou Analise de Sistemas das outras faculdades daqui de Sorocaba, pois são os mesmos professores que dão aula em ambas (e são as mesmas matérias)

4) Enfoca td referente a software em geral (hardware não entra): Lógica, Banco de dados (Sql), Rede, Analise de Sistemas (UML), Linguagens de programação (na minha época havia C++, Delphi, Java, Html+Asp, Delphi Avançado e Delphi com Oracle, Administração de Empresas (+ Direito, Matemática, Português, etc)............cabe você escolher que área prefere. Eu por exemplo trabalho com Asp. O aluno é obrigado a cursar 3 linguagens, mas se quiser fazer todas, sem problemas.

5) A faculdade em si é maravilhosa! É praticamente uma chácara =). Com lago e um pomar show de bola :P

O único porém é pelo fato das aulas serem de manhã no 1º e no 2º ano, o que complica um pouco para trabalhar em paralelo... :(

Alguém tem dúvida se é bacana estudar lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Melhor faculdade de informática é a FIAP, foi eleita por varios institutos...

Todos os professores são doutorados, são os laboratorios mais modernos e equipados, com isso é a melhor faculdade na area de TI em SP em 2005.

E tem os melhores parceiros, entre eles estão: Microsoft, IBM, Oracle, cisco, borland, CA, SAP, HELLERMANNTYTON, enterasys, RATIONAL e GeP. Preciasa falar mais alguma coisa????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

unicamp...na area de eng. da comp. é a mais conceituada com melhor corpo docente...seguida da ufscar faculdade federal de são carlos ótimos labs e corpo docente....a poli é poli...bom no caso da ciencias da comp não sei muito bem mais USP domina..eu já dei uma olhada na grade curricular...muita muita teoria..pouca pratica...td depende aonde na area que quer atuar...se queiser ser um pesquisador usp é o que ah....o resto é bem mais para formação de atuantes em mercado...

ai vai uma dica...se você quer passar em uma universidade pública..escolha um ano e tire 300 dias só p/ estudar 6hrs de aula no cursinho(bom cursinho, em sampa anglo,etapa ou objetivo) e mais 6hrs em casa...aí você passa...=D...em especial da unicamp...você tem que manjar muito de todos as materia pois a segunda fase cai todos as materias...e mandar mtoo bem na redação pois a primeira fase é divida em dua partes, metade dos 120 pontos ou seja 60 pontos é a redação e a outra metade é divida em 12 questões dissertativas que envolvem mat. hist. bio e quim.

bom é isso ae espero ter ajudado

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!