Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cache de processador X cache da placa mãe


Cassianoag

Posts recomendados

Atualmente não existe mais cache em placas mãe.

Se o seu micro não "da vídeo" (liga em sí, os ventiladores funcionam, mas monitor não gera imagem) recomendo que passe uma borracha escolar branca e limpa nos contatos da memória, com alguma pressão mas com cuidado, apenas no metal. Esse procedimento pode solucionar por sí só o problema. Pode ser necessário zerar a bios retirando a bateria 12V redonda que fica na placa mãe por alguns minutos. Se nada der certo, limpar possíveis contatos da placa de vídeo, tentar descobrir o significado do sinal do "bip" se houver.

Se você não está seguro para realizar estes procedimentos, um técnico pode faze-lo pelo valor de visita minimo, mas se for algum componente queimado, a quantia pode ser maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente não existe mais cache em placas mãe.

Se o seu micro não "da vídeo" (liga em sí, os ventiladores funcionam, mas monitor não gera imagem) recomendo que passe uma borracha escolar branca e limpa nos contatos da memória, com alguma pressão mas com cuidado, apenas no metal. Esse procedimento pode solucionar por sí só o problema. Pode ser necessário zerar a bios retirando a bateria 12V redonda que fica na placa mãe por alguns minutos. Se nada der certo, limpar possíveis contatos da placa de vídeo, tentar descobrir o significado do sinal do "bip" se haver.

Se você não está seguro para realizar estes procedimentos, um técnico pode faze-lo pelo valor de visita minimo, mas se for algum componente queimado, a quantia pode ser maior.

1- Tire a bateria por alguns minutos, e de preferência dê um Clear CMOS (um dos jumpers da placa-mãe)...

2- Se o problema for característico (bips, mensagens, etc) tente procurar na Internet.

3- Teste cada módulo de memória isoladamente.

4- Passe a borracha nos contatos dos módulos, como descrito acima.

5- Borracha nos contatos da placa de vídeo.

6- Use eliminação. Tire componentes não-essenciais (disco rígido, unidades ópticas, placas-filhas que não a de vídeo, talvez até a placa de vídeo se você tiver vídeo onboard) e faça um teste.

7- Use eliminação "avançada". Troque componentes essenciais (aí você tem que ter substitutos, por isso essa etapa costuma ser feita por técnicos), teste...

Se puder abrir o gabinete convém dar uma olhada geral antes de tudo, às vezes uma boa olhada e uma cheirada cuidadosa revelaram o defeito... Por exemplo, se você não vir nenhum capacitor estourado e sentir um cheiro de eletrolítico estourado (um cheiro acre de eletrólito vazando), pode apostar em fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!