Ir ao conteúdo

Problema com OC Genie

viniketto

Posts recomendados

Postado

E aí pessoal,

recentemente (Hoje) peguei meu PC de volta da assistência, tudo beleza. Mas na hora de ligar ocorreu um pequeno (E futuramente mortal) imprevisto. A minha mobo (MSI P55-CD53) tem o OC Genie, e por burrice os técnicos deixaram ele ligado. Consequência? i7 com over de 30% (3.6 GHz) no seu mero cooler stock, que deixa ele a 66°C em IDLE. Outro detalhe: Ele deu BSOD na classificação do sistema pelo Windows 7. Pergunta: Posso manter ele com esse OC Genie ligado ou vou ter muitos riscos? Uso: Jogos no talo.

• Membro VIP
Postado

Acho que a temperatura estar 66° em idle está alta, já que a temperatura máxima para seu processador ser de 72,7°. Qual a temperatura do processador quando está em full?

• Membro VIP
Postado

Pode ser então que não tenha a tensão para o processador ficar com 3600mhz ou atinge uma temperatura alta que faz o pc reiniciar. Acho que pra seu caso ou você compra um cooler melhor e aumenta a tensão (se necessário) que suporte os 3600mhz ou volta o processador para o modo sem OC.

Postado

Ok pessoal, digamos que a situação se complicou um pouco mais. Tentei desativar o OC Genie pela BIOS. Tudo bem, fui lá, desativei e ele se reiniciou. Na hora que ele ligou ele pediu para escolher entre as opções Default Settings e Previus Settings. Escolhi default. Beleza, abri o BF2, não deu 10 min ele resetou, apareçeu a BSOD e resetou. Adivinha o que aconteceu: Na hora que apareceu o Post de inicialização "OC genie enabled!" Fui no everest e ele não mostrou tal over. CPU-Z também não. Igual com as propriedades do computador no W7. E agora? Eu realmente não faço a menor ideia, mas se for necessário abrir o PC, aí vamos nós...

Postado

qual o vcore utilizado atualmente?

Ja cansei de ver nego tacando 3.2, 3.3 ghz com o box dos i7 860; agora 3.6 realmente pode ser pedir demais.

Se nao ta satisfeito, vai na Bios e desativa uai! hehe.

E se pretende depois fazer over, providencia assim que possiveil um cooler melhor para seu bichinho.

Postado

De acordo com o CPU-Z está em 1.176v(Agora, pois em Full=BSOD). Lembrando que ele não está detectando o over (Se é que ele existe).

Já fiz a tentativa de desativar essa ferramenta pela BIOS, mas do nada ela voltou (Depois de uma BSOD). E quando voltou a BIOS diz que ela está ativada mas nenhum dos programas detecta tal over... Antes detectava, o over era de 30% e tal....

Postado

mas ele esta em 1.176v com os 3.6 ghz?

Se sim, obvio que e essa a razao dos travamentos

Com essa tensão, o processador talvez operasse estavel somente por volta dos 3 ghz.

Com isso, ou volta para a frequencia padrão e mantem essa tensão, ou providencia um cooler melhor, e mantem os 3.6, Simples.

Abraço!

Postado

oc genie eu acho q não desliga só na bios... você tem q apertar o botão dentro da placa mãe, e essa sua temperatura tá muito alta... tá dando bsod por causa da temperatura, porque o oc genie encontra sempre valores altamente estáveis pra oc.

Postado

Bem pessoal, além de me mandarem a MOBO com o OC Genie ligado, memórias no slot errado, terem me roubado um cooler e de terem arranhado ele todinho, me fizeram mais um grande favor. Um dos pentes de memória (O que está no slot errado) está MUITO mal encaixado, o clip passa longe dele, só um deles está fechado. E quanto ao OC Genie, bem, ele continua travado e só na semana um técnico "à domicílio" vem aqui.

Moderas, vocês poderiam mudar o nome do tópico para algum mais condizente? Porque as temps agora estão por volta de 49-51°C nos quatro cores. Que tal "Problema OC Genie"? Valeu.

OBS: Não quero manter o OC Genie ligado ou ligá-lo ainda porque as memos não tem nenhum tipo de refrigeração... Mas daqui a pouco coloco uns dissipadores...

Postado

Ok pessoal, para facilitar a vida de vocês e a minha, vou fazer um resumão da situação do PC:

1. 1 dos módulos de memória está encaixado errado no slot errado.

2. Tentei desativar o OC Genie pela BIOS, mas no POST diz que ele ainda está ligado, mas isso não é mostrado em nenhum programa.

3. Ele já chegou a 90°C com 15% de CPU Load (Carregando os relatórios de erros no everest)

4. O maior vCore que eu já vi foi de 1.320v quando segurei o dedo no F5 para atualizar as temps no everest (CPU Load=8%)

5. A rotação do cooler do processador não muda (De acordo com o everest), ficando sempre em 2800rpm, e na barra de tarefas com o everest minimizado diz que não existe rotação (0.0)

6. O case é bem ventilado, com 4 coolers, 1 de 220, 1 de 120 e dois de 80, e a fonte é de 650w reais da Akasa.

7. Ele já deu umas 5 BSODs, todas por "erro no hardware".

8. Uso um estabilizador de 440Va (Se isso ajuda).

Postado

Achei aqui no Everest um dos relatórios de erro das BSODs. Vou Transcrever:

Ocorreu um erro de hardware fatal.

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador

Origem do Erro: 3

Tipo de Erro: 6

ID do Processador: 2

Mais um:

Ocorreu um erro de hardware fatal.

Relatado pelo componente: Núcleo do Processador

Origem do Erro: 3

Tipo de Erro: 10

ID do Processador: 0

Ele conseguiu chegar em 90°C só pegando os relatórios de erros (CPU Load=15%)

Postado

tem coisa realmente errada neste seu PC!

A frequência de 3.6GHz no i7 860 com vcore baixo vai causar problemas mesmo!

Além do pessoal ter encaixado o seu pente de memória errado, podem não ter encaixado o processador corretamente ou a aplicação da pasta térmica pode ter sido insuficiente!

Post uma print do CPUz para termos uma ideia de como está!

O "OC Genie" pode estar ativo mas sem gerar over. Pois estes overclocks fixos da placa normalmente não fazem um trabalho bom mas este possui níveis de configuração!

Poste a imagem e rode o Prime95 e acompanhe as temperaturas. Poste a máxima e a mínima e se der algum erro avise!

Postado

No prime95 não tenho nenhuma foto não, mas se serve, quando fui fazer o "índice de experiência do windows" ele resetou uns 2 min depois de entrar na parte que o windows avalia o processador.

Outra coisa que eu me lembrei recentemente é que quando eu estava fuçando na BIOS um dos valores (Do processador eu acho) de tensão estava vermelho, isso quando eu estava tentando desativar o OC Genie pela BIOS.

Postado

Informações diretamente da BIOS (Do jeito que ele está, não mexi em nada)

CPU Temp: 50°C

System Temp: 36°C

vCore: 1.312v

3.3v: 3.328v

5v: 5.129v

12v: 11.880v

Spread Spectrum: Enabled

OC Genie button: Enabled

Nenhum valor de tensão na faixa vermelha, e o pente de memória que está sendo detectado está normal também (9-9-9-24).

Postado

Aqui no manual diz que ela tem esse jumper. Mas o problema é que como o cooler da minha VGA é meio grandinho, não dá pra alcançar ele. Mas não tem como dá clear CMOS pela BIOS?

• Membro VIP
Postado
Aqui no manual diz que ela tem esse jumper. Mas o problema é que como o cooler da minha VGA é meio grandinho, não dá pra alcançar ele. Mas não tem como dá clear CMOS pela BIOS?

Tem uma tecla que volta as configurações da placa mãe. Por exemplo, na minha placa mãe é a tecla f9: default settings.

Postado

Problema resolvido negada. Provavelmente era um conflito interno na BIOS da mobo, pois eu de buliçoso coloquei no Software(Bios) que o OC Genie estava desativado, mas no Hardware(Botão OC Genie) estava ativado. Esse conflito estava fazendo o i7 rodar em overvolt, isso é, originalmente ele é feito para ser 0.8-1.0v em 2.8 GHz, e o OC Genie estava fazendo ele rodar a 2.8 com 1.312v. Essa tensão seria aceitável nesse meu processador com 3.6 GHz, como ele estava com o OC Genie ativado "de verdade", mas como ele estava a 2.8 gerou overheat e consequentemente BSODs. Atualmente ele está com 42°C em Idle e uns 62°C em full(83%), gelado.... Imagina quando eu colocar o N620...:D

OBS1: Não fiz nenhum teste de estabilidade do sitema ainda porque eu sei que se eu fizer o meu estabilizador explode! :eek:

OBS2: Que esse tópico não passe a mensagem que o OC Genie da MSI é uma peça ruim ou que não serve, pelo contrário, é muito útil e acha valores muito estáveis para o overclock. Recomendo bastante. Só não faço porque o meu cooler ainda é stock.

OBS3: Memórias colocadas em Dual-Channel funfando TOtAL.

Moderas, problema resolvido (Por enquanto), podem fechar.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...