Ir ao conteúdo

Fontes em série para carregar bateria

viniciusnvivian

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
...partindo desse principio para que eu possa ajustar a corrente como você fala, eu teria que antes de colocar na bateria, unir as fontes em série com o multimetro e a RESISTENCIA DE CHUVEIRO e IR CORTANDO A RESISTENCIA ATÉ OBETER OS 700mAh SERIA ISSO? e so assim depois quando alcançar esta medida poder ligar os polos na bateria para poder carregar? coloco uma imagem anexa para ver se você vai conserguir entender meu rasciocinio.duvidaparaofaller.png

Não meu amigo...

Faça o circuito completo, definitivo. Fonte, outra fonte em série, a resistência do chuveiro, o multímetro setado para medir Amperes, a bateria e de volta para a fonte.

Ao iniciar o processo coloque uma parte generosa da resistência, ou toda ela... Ai se estabelecerá a corrente de carga, que será medida no amperímetro.. Como a resistência ainda será grande, a corrente será baixa, menor que aqueles 700 mA que desejas..

Desligue um dos fios da resistência e tome um pouco menos dela.. A corrente aumentará.. Repita isso até ajustar os 700 mA de carga.. A diferença do modo entendido por você é que a bateria está presente sempre no processo, afinal o que queres medir é a corrente de carga da mesma, certo???

Olha ai, se tiveres fios com garrinhas jacaré fica tremendamente fácil tomar maior ou menor parte da tresistência de chuveiro, para ao ajuste...

tomarpedaodaresistncia.jpg

Postado
Não meu amigo...

Faça o circuito completo, definitivo. Fonte, outra fonte em série, a resistência do chuveiro, o multímetro setado para medir Amperes, a bateria e de volta para a fonte.

Ao iniciar o processo coloque uma parte generosa da resistência, ou toda ela... Ai se estabelecerá a corrente de carga, que será medida no amperímetro.. Como a resistência ainda será grande, a corrente será baixa, menor que aqueles 700 mA que desejas..

Desligue um dos fios da resistência e tome um pouco menos dela.. A corrente aumentará.. Repita isso até ajustar os 700 mA de carga.. A diferença do modo entendido por você é que a bateria está presente sempre no processo, afinal o que queres medir é a corrente de carga da mesma, certo???

Olha ai, se tiveres fios com garrinhas jacaré fica tremendamente fácil tomar maior ou menor parte da tresistência de chuveiro, para ao ajuste...

tomarpedaodaresistncia.jpg

Perfeito, compreendido e testando em seguida, tudo como você falou, agora uma pequena dúvida, na verdade duas: A PRIMEIRA: QUANDO AJUSTEI A CORRENTE DE ACORDO A SER 10% DO VALOR TOTAL DA BATERIA A SER CARREGADA, E FIQUEI OBSERVANDO, O VALOR POUCO A POUCA IA BAIXANDO A MEDIDA QUE A BATERIA IA SENDO CARREGADA, DAÍ FUI SEMPRE AJUSTANDO A FICAR OS 10% SEMPRE, UTILIZANDO AS GARRAS E TIRANDO DA RESISTENCIA. OUTRA DÚVIDA FOI: A BATERIA É DE 3Ah, NO ENTANDO ELA DIZ EM SI QUE A CARGA LENTA DEVE SER EM 0,4A o que representa pouquinho mais de 13%, no entanto optei por utilar apenas os 10% conforme você me ensinou, daí a carga a 300mAh.

• Membro VIP
Postado

O aconselhamento, para recarregar totalmente uma baterias esgotada, e de se deixar por 12 a 13 horas uma corrente de 10% do valor da capacidade. Outros recomendam 13% durante 10 horas.. Note que isso dá praticamente a mesma coisa.. O que muda realmente é a pressa que se tem para recarregá-la. Baterias aceitam até mesmo o que se chama de carga rápida, com correntes como 50 a 60% da capacidade da mesma e desees modo, por um tempo bem menor, da ordem de duas horas.. A melhor maneira entretanto é ai por volta de 10% durante 12 horas.. Pouco mais pouco menos mas em torno disso dai..

Postado
O aconselhamento, para recarregar totalmente uma baterias esgotada, e de se deixar por 12 a 13 horas uma corrente de 10% do valor da capacidade. Outros recomendam 13% durante 10 horas.. Note que isso dá praticamente a mesma coisa.. O que muda realmente é a pressa que se tem para recarregá-la. Baterias aceitam até mesmo o que se chama de carga rápida, com correntes como 50 a 60% da capacidade da mesma e desees modo, por um tempo bem menor, da ordem de duas horas.. A melhor maneira entretanto é ai por volta de 10% durante 12 horas.. Pouco mais pouco menos mas em torno disso dai..

ótimo, compreendido perfeitamente. Carreiguei e deu tudo certinho conforme você me orientou. Agora outra duvida: esse valor de referencia "Ah" indicar que está entrando uma corrente X em Y horas seria isso? tipo: carreiguei a bateria de 3Ah à 0,3Ah, ISSO INDICA QUE A CARGA ABSORVIDA PELA BATERIA É DE 0,3A em 1 hora seria isso? o que considerando que a bateria estivesse totalmente descarregada levaria então 10 horas para completar sua carga de 3Ah SERIA ISSO? outra dúvida: uma bateria de 12v que ao medirmos com o voltimetros ela mostra está com 5v, isso indica que ele tem quanto de carga em Ah?

• Membro VIP
Postado

Quanto a capacidade da bateria sim, seu raciocínio está correto.. Se colocares 10 horas de 10% terias 100% de carga em uma bateria se sua eficiência fosse completa.. Para compensar perdas se coloca pouco mais, coisa de 12 horas a 10%, para uma carga completa..

Uma bateria de 12 Volts ao mostra uma leitura de 5 Volts está com certeza completamemnte descarregada ou danificada.. A tensão na bateria não é exatamente proporcional a capacidade de carga restante e isso pode ser visto em um gráfico da capacidade x a tensão..

Procure pela internet e encontrarás curvas típicas de descarga de baterias chumbo-acida, como por exemplo essa dai: http://www.esd-talk.com/2008/12/ensaio-da-bateria-12v-apc.html

Note, se a tensão lida for de 5 volts ela estará para lá de descarregada..

Postado
Quanto a capacidade da bateria sim, seu raciocínio está correto.. Se colocares 10 horas de 10% terias 100% de carga em uma bateria se sua eficiência fosse completa.. Para compensar perdas se coloca pouco mais, coisa de 12 horas a 10%, para uma carga completa..

Uma bateria de 12 Volts ao mostra uma leitura de 5 Volts está com certeza completamemnte descarregada ou danificada.. A tensão na bateria não é exatamente proporcional a capacidade de carga restante e isso pode ser visto em um gráfico da capacidade x a tensão..

Procure pela internet e encontrarás curvas típicas de descarga de baterias chumbo-acida, como por exemplo essa dai: http://www.esd-talk.com/2008/12/ensaio-da-bateria-12v-apc.html

Note, se a tensão lida for de 5 volts ela estará para lá de descarregada..

Pois então faller, a minha estava com exatos 5v, no entanto deixei-a carregando a 0,3A (visto que a mesma tem capacidade de 3Ah), por 5 horas e quando medí a tensão em seus polos a mesma marcou 12,6v, daí removi o carregador e quanto testei ela mostrou-se carregada bozinando de doer os ouvidos, no entanto ao passar uma noite apenas, quando fui medir pela manhã, ela estava com 11v o que será que aconteceu? eu deveria ter dado uma carga de 10 ou 12 horas? se sim por que? Não deixei por mais tempo, por medo de exceder a carga, visto que ela ja marcava 12,6v.

• Membro VIP
Postado

Aconteceram três coisas..

1) Bem provável que essa sua bateria não tivesse ficado totalmente carregada;

2) Essa diferença de tensão entre o final de carga, com o carregador ligado ainda, ou recém removido e a tensão da bateria depois de algumas horas é absolutamente normal e até mesmo depende da temperatura do eletrólito (que no final de carga vai estar alguns graus acima da temperatura ambiente)

3) A terceira é o tempo de vida da bateria, que pode estar vencida, não lembtro de citares esse dado.. Baterias tem estimativa de vida em torno de dois anos, podendo variar para mais ou para menos..

Recarregue a mesma cumprindo todo o ciclo e veja como fica..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!