Ir ao conteúdo

Fonte 650W reais 3R System Iceage Bivolt

igorchacon

Posts recomendados

Postado
Kayke, isso quer dizer que fontes com Chavinhas de tensão são todas ruins ou de inferior qualidade? Posso usar isso como regra? :confused:

Não como regra, mas boa parte é.

Veja as iCEAGE 450W e 500W. ela tem a chavinha e são boas.

E veja a powerstrike 600W, tem PFC Ativo e é uma bela porcaria.

Postado
Não como regra, mas boa parte é.

Veja as iCEAGE 450W e 500W. ela tem a chavinha e são boas.

E veja a powerstrike 600W, tem PFC Ativo e é uma bela porcaria.

Verdade...

Lendo este tópico aprendi sobre FullRange, algo que tinha dúvida.

Agora, como mencionou um outro usuário nas páginas iniciais do tópico, realmente, no site da 3RSystem não consta o modelo de 650W.

Em todo caso, fica o link para o pessoal dar uma olhada mais de perto na de 600W, tendo-a como referência:

http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=power&idx_num=136

:confused: Agora uma dúvida: além destas fontes Ice Age, existem outros modelos de outras marcas com este mesmo custo-benefício? Poderiam me recomendar, pra eu dá uma olhada? :confused:

Postado
Kayke, isso quer dizer que fontes com Chavinhas de tensão são todas ruins ou de inferior qualidade? Posso usar isso como regra? :confused:

Não, de jeito nenhum. Significa apenas que não se beneficiam do fator de correção de potência, que é o PFC ativo. Com PFC ativo o fator de potência fica bem perto de 1, podendo chegar a 0.99. Assim sendo, o consumo em VA é praticamente igual ao consumo em Watts. O PFC ativo também ajuda a fonte a reduzir o ruído elétrico e interferência eletromagnética. Hoje em dia algumas fontes ruins também já trazem PFC ativo, de modo que o PFC ativo não é por si mesmo sinônimo de que a fonte seja boa. Da mesma forma, algumas boas fontes podem não ter PFC ativo, como é, justamente, o caso dessas Ice Age de 450 e 500W que estão sendo vendidas no Brasil. Mas é muito recomendado que fontes a partir de 400W tenham PFC ativo e praticamente toda boa fonte hoje em dia vai ter. Já existe inclusive Ice Age de 450W e 500W com PFC ativo, embora apenas as versões sem PFC ativo (com essa potência) estejam por enquanto sendo trazidas para o Brasil. Outras com o mesmo custo/benefício, ou seja, mesmo custo e mesma qualidade, não tem não. A gente já pula para a Corsair 400CX, que é mais cara.

Em resumo:

Ice Age IA450HP80 = 450W sem PFC ativo

Ice Age IA4500HP80 = 450W com PFC ativo

Ice Age IA500HP80 = 500W sem PFC ativo

Ice Age IA5000HP80 = 500W com PFC ativo

Ice Age IA6000HP80 = 600W com PFC ativo.

As outras são os modelos RockPower, algumas com PFC ativo e outras sem. No site americano da 3RSystem constam também alguns modelos Dynamic.

Postado
O modelo de 650W tem a vantagem do PFC ativo, logo é uma vantagem optar por ele. Só que não existe Ice Age de 650W no site da 3RSystem, existe de 600. Parece que a Casemall aumentou 50W por conta própria.

Eu sempre digo que a especulação é algo tão ruim devido ao grande teor de dúvidas que isso pode gerar, ou ainda aumentar mais as que já existem. Eu digo isso, por que esse tópico foi aberto para justamente esclarecer as dúvidas sobre essa grande novidade que está sendo essas fontes 3R System.

Em resumo, não que eu esteja sendo garoto propaganda da CASEMALL e muito menos tomar partido da mesma, mas eu não vejo motivo algum para ela simplesmente trazer um modelo de uma determinada fonte e fazer mudanças no rótulo no que se refere à sua potência. E é claro ela não fez.

No site da 3R system, não tinha afonte em questão (IA6500HP80) não por causa de não existir o modelo mas sim por simplesmente não terem atualizado o site.

E por isso a afirmação caiu por terra, e quem quiser pode ir la no site da 3R system (o site em inglês) e ver que todos os modelos já estão lá.

ModeloS com PFC ativo:

IA4500HP80

IA5000HP80

IA6000HP80

IA6500HP80

Modelos sem PFC Ativo:

IA450HP80

IA500HP80

Postado

Em resumo, não que eu esteja sendo garoto propaganda da CASEMALL e muito menos tomar partido da mesma, mas eu não vejo motivo algum para ela simplesmente trazer um modelo de uma determinada fonte e fazer mudanças no rótulo no que se refere à sua potência. E é claro ela não fez.

Motivo não havia para ela trazer um modelo de 650W e informar, no site dela, que era potência real de 600W, como fez e ainda agora, neste instante em que posto, continua lá:

http://www.casemall.com.br/casemall/produto/250

casemall.jpg

E motivo tinha eu para, na minha postagem anterior, não mencionar nenhum modelo de 650W, visto que não tinha, até aquele dia, nenhum modelo de 650W no catálogo da 3RSystem. Oficialmente falando, a fonte não existia, por isso a desconsiderei.

Como o catálogo foi atualizado, irei atualizar a listinha:

Em resumo (modelo Ice Age):

Ice Age IA450HP80 = 450W sem PFC ativo (30A)

Ice Age IA4500HP80 = 450W com PFC ativo (30A)

Ice Age IA500HP80 = 500W sem PFC ativo (34A)

Ice Age IA5000HP80 = 500W com PFC ativo (34A)

Ice Age IA6000HP80 = 600W com PFC ativo. (40A)

Ice Age IA6500HP80 = 650W com PFC ativo (44A)

Vale notar que, para efeitos práticos, o modelo IA6500HP80 deve ainda ser visto como uma fonte com potência útil de 600W, pois tem apenas 535W nos +12V. Com isso já há uma certa bondade no que eu estou dizendo. Se formos tomar com base os testes do X-Bits Labs, para o qual um computador moderno jamais extrairá mais do que 40W das demais linhas, temos para a IA6500HP80 535 + 40 = 575W na verdade.

Há ainda outro detalhe a ser clareado. Esse modelo de 650W teve sua impressão criada pela Casemall (o que se nota pelo uso do português e pelo símbolo Casemall incluído no rótulo), não estando batendo a especificação dela com a original. Está sendo dito que a fonte tem 520W em +12V, clicar na imagem para ampliar:

casern.jpg

Na verdade é 535W, como consta na especificação original (o que torna a coisa menos ruim no caso):

http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=power&idx_num=137

Pelo visto a Casemall está bem intencionada, porém um tanto atrapalhada.

Para o modelo de 450W ela está dizendo que a potência nominal é de 500W:

http://www.casemall.com.br/casemall/produto/230

É hora dela atentar para isso e fazer as correções necessárias.

.

Postado
Motivo não havia para ela trazer um modelo de 650W e informar, no site dela, que era potência real de 600W, como fez e ainda agora, neste instante em que posto, continua lá:

http://www.casemall.com.br/casemall/produto/250

casemall.jpg

E motivo tinha eu para, na minha postagem anterior, não mencionar nenhum modelo de 650W, visto que não tinha, até aquele dia, nenhum modelo de 650W no catálogo da 3RSystem. Oficialmente falando, a fonte não existia, por isso a desconsiderei.

Como o catálogo foi atualizado, irei atualizar a listinha:

Em resumo (modelo Ice Age):

Ice Age IA450HP80 = 450W sem PFC ativo (30A)

Ice Age IA4500HP80 = 450W com PFC ativo (30A)

Ice Age IA500HP80 = 500W sem PFC ativo (34A)

Ice Age IA5000HP80 = 500W com PFC ativo (34A)

Ice Age IA6000HP80 = 600W com PFC ativo. (40A)

Ice Age IA6500HP80 = 650W com PFC ativo (44A)

Vale notar que, para efeitos práticos, o modelo IA6500HP80 deve ainda ser visto como uma fonte com potência útil de 600W, pois tem apenas 535W nos +12V. Com isso já há uma certa bondade no que eu estou dizendo. Se formos tomar com base os testes do X-Bits Labs, para o qual um computador moderno jamais extrairá mais do que 40W das demais linhas, temos para a IA6500HP80 535 + 40 = 575W na verdade.

Há ainda outro detalhe a ser clareado. Esse modelo de 650W teve sua impressão criada pela Casemall (o que se nota pelo uso do português e pelo símbolo Casemall incluído no rótulo), não estando batendo a especificação dela com a original. Está sendo dito que a fonte tem 520W em +12V, clicar na imagem para ampliar:

casern.jpg

Na verdade é 535W, como consta na especificação original (o que torna a coisa menos ruim no caso):

http://www.3rsys.com/english/products/view.asp?navi=power&idx_num=137

Pelo visto a Casemall está bem intencionada, porém um tanto atrapalhada.

Para o modelo de 450W ela está dizendo que a potência nominal é de 500W:

http://www.casemall.com.br/casemall/produto/230

É hora dela atentar para isso e fazer as correções necessárias.

.

Realmente tenho que calçar as sandálias da humildade e concordar perfeitamente que a análise que você fez foi perfeita, tirando completamente a prova dos nove.

Mas ainda assim, isso só serviu ainda mais pra colocar lenha na fogueira, pois vemos através das informações que vocé postou que está havendo uma falha enorme por parte da CASEMALL em divulgar de forma clara e correta os dados de um produto que ela esta trazendo. E isso, é claro sempre sobra para nós consumidores finais.

Esse pessoal tem que perceber que não se pode mais tratar o consumidor que usa as chamadas fontes avançadas para o seu pc baseado na ideia inafame usando aquele velho termo "PARA INGLÊS VER".

Pois esse debate todo em cima de uma unica fonte prova que estamos mais do que nunca antenados e queremos sim que nós e os outros companheiros que estão montando o seu pc parte por parte tenham um produto de qualidade e que onde este mais do que nunca seja muito bem escolhido na hora de sua aquisição, ou seja, não adianta montar uma máquina relativamente potente, seja para trabalho ou simplesmente para jogar, tendo dentro uma fonte que sempre digo, são umas verdadeiras bombas relógio, eu sou um exemplo claro disso. Montei um pc com CORE i7, P6T DELUXE V2, 6GB de memória 1600, Cooler Master HYPER N620 Duas gravadoras de DVD, 3 HD's "enormes", VGA 9600 GT 1GB, e coloquei tudo isso em perigo com uma C3 TECH DSA5060.

Infelizmente a grana esses tempos ta muito curta, e não deu pra ter a tão sonhada Corsair, devido à urgência. Então vi nessa fonte da 3R System digamos que uma salvação pelo menos a médio prazo para os meus problemas.

O que resta agora, e esperarmos a CdH realizar o teste, e que pelo menos esse modelo se saia tão bem quanto às suas irmãs de 450 e 500W. Como eu disse em posts anteriores, que ja tinha pedido a minha e ainda não chegou, acho que no máximo semana que vem deve estar aqui. (:mad:CORREIOS...CORREIOS..:mad::mad::mad:)

E pra finalizar de vez, eu pergunto o porque da CASEMALL criar toda essa confusão? E digo que ela não estava bem intencionada coisa nenhuma, o amigo ai foi é muito brando em relação à isso. É sempre assim, eles acham que agente tem que aceitar de tudo e ficar por isso mesmo. E isso só serve infelizmente para mais uma vez arranhar a imagem de um produto que parecia que tinha tudo para ser uma verdadeira revolução. Mas como eu disse, que venha o teste da CdH para acabar com isso de vez.

Postado
Cuidado com essas definições dai pois estão com a boca torta...

Full range, como o nome já diz, aceita qualquer tensão de 90 VAC até 264 VAC..

Bivolt aceita tensões mais ou menos nas faixas de 90 a 132 se setado para 110 Volts e de 180 a 264 se setado para 220 Volts..

São poucos mais existem os dispositivos de comutação automática, ou autoswitch, que se agregam às fontes e também outros equipamentos bivolt para torná-las bivolt de modo automático.

Nessa hora essa fonte, ou equipamento poderá operar de 90 a 132 e de novo de 180 a 264.. Mas não poderá operar entre as faixas (de 132 a 180 Volts)

Qual a diferença de Full Range para bivolt automático então???

Fontes bivolt quer automáticas ou não tem uma faixa de tensão de entrada na qual ela não pode operar que vai de 132 Volts a 180 Volts. A fonte Full Range, honrando o nome, aceita inclusive essa faixa de entrada ai do centro das outras duas, tornando uma faixa contínua..

Outra dica:

Nem toda fonte que é Full Range tem PFC ativo...

mas

Toda a fonte com PFC ativo obrigatoriamente é Full Range (na maioria absoluta das vezes)..

Abraço...

Amigo Faller, nos encontramos novamente! Trocamos algumas mensagens em outro fórum dias atrás... Mais uma vez preciso em suas colocações!

Realmente eu não tinha me dado conta dessa faixa de tensão que você citou (132 a 180 Volts)...:(

Obrigado pelo "esclarecimento" mais uma vez.

@Kayke e All_Designer

A Casemall corrigiu a potência da fonte lá no site (link que você postou).

Agora está 650W!

Aguardo ansioso o teste aqui!

[]'s

Postado

Não se trata de por em dúvida a potência real da fonte não. Ela tem a potência que promete e pode dar até um pouco mais, em sobrecarga, nos testes. Mas trata-se de avaliar a potência útil, que é aquela que de fato pode ser utilizada por uma configuração moderna. Muitas fontes ainda hoje exageram demais na oferta que fazem para as linhas +3.3 e +5V para fins de compatibilidade com máquinas antigas, deixando uma potência menor disponível para os +12V.

Se formos comparar com outras fontes de 650W ou similar, temos nas linhas +12V:

Thermaltake TRX-650M

44A (528W)

Ice Age 650W

44,5A (535W)

XFX 650

52A (624W)

Seasonic S12II 620W

48A (576W)

Corsair 650TX

52A (624W)

Silverstone OP650 650W

54A (648W)

Enermax Eco80 620W

48A (576W)

O que se percebe é que, na prática, a Ice Age e a TT vão ofertar uma potência útil menor, como se fossem fontes de 600W mesmo. Fontes modernas de 650W têm de 50A para cima.

Postado

Recebi hoje a fonte, não deu para postar as imagens, mas vou postar futuramente algumas ja montada no gabinete. Veio imculadamente bem embalada pela Just Shop, e com um cheirinho estalado de nova.

O curioso é que ele ja vem com um cabo de força de terminação de três vias para o novo padrão brasileiro. Queria destacar, que realmente as fontes nacionais infelizmente ainda tem que cavalgar muito para chegar perto das fontes importadas. Digo isso pois tenho um tanque de guerra, um Cooler Master HAF 932.

Com a fonte antiga que tinha (:angry:C3 TECH DSA 5060:angry:) era um Deus nos acuda para distribuir os cabos, pois alem dos cabos não terem malha de protenção que eu particularmente acho fundamental, os mesmos são extremamente curtos. É incrivel como agora foi fácil arrumá-los com a nova fonte.

De resto, ainda é cedo para tirar conclusões, de acordo com o everest os valores de tensão estão todos ok. Mas posso adiantar que a qualidade de construção é impecável, e não deixa nada a desejar em relação às fonte topo de linha.

E por fim uma dúvida, eu não usei esse cabo novo que veio nela, estou usando o cabo que veio na fonte antiga e liguei no módulo isolador. Como tem PFC ativo, posso ficar tranquilo não é?

Postado

E por fim uma dúvida, eu não usei esse cabo novo que veio nela, estou usando o cabo que veio na fonte antiga e liguei no módulo isolador. Como tem PFC ativo, posso ficar tranquilo não é?

Quanto a usar o cabo da antiga fonte, nenhum problema. Mas não use tua fonte no módulo isolador, não é uma boa ideia. Ainda mais que ela possui PFC ativo, esse é um motivo para você não usar qualquer coisa entre tua fonte e a tomada, exceto um bom supressor de surtos (vulgo filtro de linha).

Seu depoimento é muito importante para o tópico, já que quase ninguém tem essa fonte. Só falta as fotos.

Abraço

Postado

Pessoal, comprei essa iceage 650, as tensões estão perfeitas, é bem silenciosa, mas notei que ao invés dela jogar o ar para fora do gabinete ela puxa ele para dentro.

Minha duvida é isso é normal ou eu peguei uma com defeito. porque até onde sei as fontes jogam o ar para fora e não puxam ar para dentro.

Postado
Pessoal, comprei essa iceage 650, as tensões estão perfeitas, é bem silenciosa, mas notei que ao invés dela jogar o ar para fora do gabinete ela puxa ele para dentro.

Minha duvida é isso é normal ou eu peguei uma com defeito. porque até onde sei as fontes jogam o ar para fora e não puxam ar para dentro.

Ela joga o ar para dentro dela, que vai quase todo para fora.

Use um pedaço de papel para ver o sentido do fluxo, pois com a mão é difícil.

Postado

Como você chegou a essa conclusão? Quando o fluxo de ar é pequeno, dá a impressão de que a fonte está sugando ar de fora do gabinete quando se coloca a mão atrás, o que não é verdade.

Use um pedaço de papel ou plástico fino e leve para fazer essa observação.

Abraço

Postado

Hum, verdade testei com um pedaço de papel, tinha testado com a mão parecia que jogava para dentro.

Outra coisa que notei é que ela esquenta bem mais que minha antiga dsa5060v, a antiga não esquentava essa posso sentir um calorzinho, mas deve ser porque o cooler gira em rotação mais baixa pois é mais silenciosa.

valeu por tirarem minha duvida.

Postado

Quanto à temperatura, isso é normal, cada fonte regula a rotação do cooler de acordo com um padrão de temperatura diferente. Minha TX650 também esquenta bem mais que minha antiga 360APS, porque isso é uma característica da TX650: só aumentar a rotação do cooler ao atingir 50ºC.

Postado

Além do exposto eu não tomaria a mão de ninguém nem como termômetro de temperatura, nem como medida de direção de vento. Tanto pode haver um maior aquecimento em comparação com a outra fonte, como pode ser uma simples sensação térmica diferente de acordo tanto com a tempertura ambiente quanto com a temperatura do próprio corpo.

Postado

Outra coisa que notei é que ela esquenta bem mais que minha antiga dsa5060v, a antiga não esquentava essa posso sentir um calorzinho, mas deve ser porque o cooler gira em rotação mais baixa pois é mais silenciosa.

valeu por tirarem minha duvida.

Particularmente eu discordo, pois eu tinha também uma fonte exatamente igual à essa, e ela esquentava bem, bastava eu deixar meu pc ligado por pouco mais de 24h para começar as aflições. Essa bomba relógio, em uma configuração 775 intermediário ja é um problema, com uma configuração 1366, que é o meu caso, a coisa se complica muito, digo isso por experiência própria.

Se possível, gostaria de saber a configuração desse seu pc, pois se essa sua nova fonte está esquentando mais que a sua antiga C3 TEch com certeza tem algo errado, ou é simplesmente como o Kayke mencionou: Pode ser uma simples sensação térmica diferente de acordo tanto com a tempertura ambiente quanto com a temperatura do próprio corpo.

Bem como pode haver vários outros motivos para isso, a refrigeração do seu gabinete, a placa de vídeo que você usa e por aí vai...

E mais essa fonte em um baita Heat Pipe nela, assim que essa minha chegou, estou com meu pc ligado desde segunda-feira sem parar, e até agora nem um calorzinho vindo da fonte, a mesma continua trabalhando em sua total tranquilidade.

Segue aí a configuração do meu pc

Asus P6T Deluxe V2

Intel Core i7 920

6 GB Supert Talent - 1600

VGA 9600 GT 1gb

2 Hd´s 500gb

2 DVD RW

Cooler Master Hyper N620

Obs: Gabiente Cooler Master HAF 932 (3 Coolers de 21 cm, 1 de 14 cm e um de 12 cm)

Ou seja ta tudo isso ligado a quase 3 dias e ta tudo ok com a fonte, as tensões estão normais e nada de esquentar, mesmo nas piores horas das tardes aqui do nordeste.

Como eu disse antes, ainda é cedo para se tirar mais conclusões, segue o debate.

Postado

A config é:

Atlhon x2 4000+

4gb de ram ddr2 800 samsung

8400gs + 6150 onboard -> uso as duas usando betwin para fazer 2 pcs

4 hds 1TByte seagate 7200.12

2 DVDRW

Cooler stock

cpu fica com o coolnquiet habilitado e ligado 24/7.

Sei que a mão não serve como termometro pois mede temperatura pela diferença de temperatura do meu corpo com o do objeto, e que se o material "roubar" calor mais rápido acharei mais frio, mas como estou vivo suponho que meu corpo esteja lá pelos 37 graus e pelo termometro na minha frente a ambiente estava 26. Só foi comparado se uma estava mais fria que a outra, pois retirei a dsa(que estava gelada como sempre) e coloquei a outra, e o material das duas é semelhante metal recomberto com tinta epoxi fosca. Meu gabinete fica com a lateral aberta tenho cooler para os hds e chipset.

Tambêm sei que vão dizer que minha cfg não demanda uma fonte dessas, mas surgiu a chance de passar a dsa para frente e pelo preço que vendi só gastei mais R$50 para pegar a iceage. por falar nisso a smartdata é rapida pacas no envio, pedi pac e chegou no outro dia :).

Postado
Na verdade um pouco mais :)

E ela estava novinha na caixa, sempre guarde bem as caixas :P

Eu comprei a minha C3 TECH DSA 5060, na Evomaster, uma loja que fica em João Pessoa-PB, no dia 01/12 do ano passado por R$ 180,00 já incluído o frete, ou seja essa fonte mal completou 6 meses, e tenho tudo aqui comigo também, pois assim como você eu guardo tudo da embalagem, até mesmo os fios de arame recoberto que organiza os cabos, sem falar na nota fiscal, e estou sofrendo aqui para ver se consigo vender pelo menos por R$ 140,00.

Me diz aí a tua tática de venda?

Se tiver mais alguém aí que queira uma me avisa, que eu mando com frete incluso pois ainda assim eu fico no lucro...

Postado

É tudo uma questão de oportunidade, cliente certo na hora certa :P

Mas aqui na minha cidade eles exploram muito, essas fontes vagabas de 450 irreal são vendidas nas lojas por de 90R$ a 110R$, esses dias comprei numa distribuidora uma fonte daquelas coletek vagabissimas por 65R$, então minha antiga fonte de 400 watts reais a 210R$ ta na faixa.

Apesar de tudo a DSA5060v é uma boa fonte para maquinas que consumam uns 300W, não tem melhor que ela na faixa de preço, e não tinha o que reclamar da minha aqui.

Postado

[...] essas fontes vagabas de 450 irreal são vendidas nas lojas por de 90R$ a 110R$ [...]

Huahuahua, gostei da definição de "irreal" para as fontes!! :D:p

Não é só aí que acontece isso. Aqui na Grande Vitória, comprar coisa boa a preço justo é impossível em lojas físicas. Comprar produto ruim a preço alto, como você falou, é muito fácil. Tem lugar que os empresários sangue-suga não tem concorrentes mesmo, então vale vender qualquer porcaria de fonte por R$60,00 ~ 120,00. :wacko:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!