Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II X4 945 não chega a 100% de processamento em jogos


HenriqueSSB

Posts recomendados

Como viram, o título mostra o problema. Não sei o motivo, mas acredito que o problema seja a placa-mãe. Minha configuração é processador Phenom II X4 945 3.0Ghz, memórias 2x1 GB DDR2 800 Mhz Markvision em dual-channel, hd samsung 160 gb 7200 rpm, placa de vídeo nvidia geforce 8600 gt e placa mãe asrock N-68S(a fonte eu não sei a marca mas a potencia é um pouco superior a 200W, sendo menor ainda a potencia real e nunca apresentou problemas). Acredito que o problema seja a placa-mãe porque o seu barramento hypertransport(2.0) máximo é de 1000 mhz(2000 mt/s ou 4 gb/s) sendo que as placas-mae compatíveis com o meu processador tem hypertransport(3.0) de até 2600 mhz(5200 mt/s ou 10,2 gb/s), mas acho que o processador suporta apenas hypertransport até 2000 mhz(4000 mt/s ou 8gb/s). Com os jogos eu consigo fazer o processador trabalhar a cerca de 60% da capacidade de processamento rodando Assassin's Creed com os gráficos no máximo em 1280x1024 s/ multismapling (sem "lags") e a cerca de 30% rodando Devil May Cry 4 com os gráficos no máximo em 1280x1024 s/ filtro antialiasing (de 20 a 40 fps, ou seja, com "lags" em certas partes). Outro problema é que em alguns programas (como o Devil May Cry 4) eu não consigo usar os 4 núcleos de forma homogenea, sobrecarregando um deles e deixando os outros ociosos. Gostaria da colaboração do pessoal do fórum para saber a melhor escolha para melhorar o desempenho do meu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O melhor que você consegue fazer é um upgrade da placa de video, isso deve aumentar um pouco o uso do processador.

Vai chegar a 100%? Ai só depende do jogo, hoje a placa de video é o gargalo do seu sistema, melhorando a placa de video pode passar a ser o processador mas ainda assim cabe ao jogo usar os 4 núcleos, se o jogo só uar 2 ou 3 não vai chegar a 100% nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida um pouco que parecida, onde trabalho la tem um Athlon X2

n me lembro agora de cabeça velocidade, o que exatamentre quero sabe e que

trabalho com corel, ele so consegue usar 55% do processador todo

ou seja 1 núcleo a 100% e 5% do outro, e isso me complica pois ele trava diversas vezes

principalmente quando se copia uma imagem para outra janela no corel

Athlon 64 X2 4200+

4gb ram

hd sata 500gb

e isso que sei dele, alguem tem alguma ideia de algo? isso ta certo mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que você consegue fazer é um upgrade da placa de video, isso deve aumentar um pouco o uso do processador.

Vai chegar a 100%? Ai só depende do jogo, hoje a placa de video é o gargalo do seu sistema, melhorando a placa de video pode passar a ser o processador mas ainda assim cabe ao jogo usar os 4 núcleos, se o jogo só uar 2 ou 3 não vai chegar a 100% nunca.

Concordo que a placa de vídeo possa ser um dos problemas e se eu tivesse dinheiro eu compraria uma HD 5770 e uma fonte Zalman ATX ZM460B-APS 460W, mas como a grana ta curta eu so queria saber se resolveria trocar a placa-mãe, por que eu acho que o devil may cry 4 não é muito mais pesado pra placa de video do que o assasssin's creed (até porque eu rodo ele no máximo s/ multisampling normalmente) pra ter tanta diferença (talvez o assassin's creed seja ainda mais pesado). Outra coisa que tenho que colocar é que eu ja tentei fazer um "tubinamento" do processador que ajuda a distribuir a capacidade de processamento entre os núcleos (mudança no regedit, no boot.ini, adição de driver amd para dual-core e do programa amd power monitor) e isso ajudou em alguns programar a distribuir o clock, mas não ajudou a aumentar a capacidade de processamento (no caso do devil may cry 4 nem se quer distribuiu o clock). Além disso, a minha placa-mãe só suporta pci-e x16 1.0, será que faz muita diferença com uma placa de vídeo boa entre a minha placa-mãe e uma que suporta pci-e x16 2.0?

Tenho uma duvida um pouco que parecida, onde trabalho la tem um Athlon X2

n me lembro agora de cabeça velocidade, o que exatamentre quero sabe e que

trabalho com corel, ele so consegue usar 55% do processador todo

ou seja 1 núcleo a 100% e 5% do outro, e isso me complica pois ele trava diversas vezes

principalmente quando se copia uma imagem para outra janela no corel

Athlon 64 X2 4200+

4gb ram

hd sata 500gb

e isso que sei dele, alguem tem alguma ideia de algo? isso ta certo mesmo?

No seu caso talvez você consiga fazer uma distribuição do processamento por algumas mudanças no sistema, principalmente se você usa windows XP (meu caso também). Procura no google sobre "turbinar processador dual core windows xp", alguns fóruns trazem o mesmo tópico sobre como distribuir o clock. Pra mim resolveu para alguns programas(o meu processador sendo quad-core) e como o seu é um dual-core talvez funcione.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida um pouco que parecida, onde trabalho la tem um Athlon X2

n me lembro agora de cabeça velocidade, o que exatamentre quero sabe e que

trabalho com corel, ele so consegue usar 55% do processador todo

ou seja 1 núcleo a 100% e 5% do outro, e isso me complica pois ele trava diversas vezes

principalmente quando se copia uma imagem para outra janela no corel

Athlon 64 X2 4200+

4gb ram

hd sata 500gb

e isso que sei dele, alguem tem alguma ideia de algo? isso ta certo mesmo?

Não há muito o que fazer quando o software não sabe usar direito mais de um núcleo de processamento. Pelo jeito esse é o problema com essa tua versão do Corel. O pessoal inventa gambiarra por aí, mas não resolve praticamente nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como viram, o título mostra o problema. Não sei o motivo, mas acredito que o problema seja a placa-mãe. Minha configuração é processador Phenom II X4 945 3.0Ghz, memórias 2x1 GB DDR2 800 Mhz Markvision em dual-channel, hd samsung 160 gb 7200 rpm, placa de vídeo nvidia geforce 8600 gt e placa mãe asrock N-68S(a fonte eu não sei a marca mas a potencia é um pouco superior a 200W, sendo menor ainda a potencia real e nunca apresentou problemas). Acredito que o problema seja a placa-mãe porque o seu barramento hypertransport(2.0) máximo é de 1000 mhz(2000 mt/s ou 4 gb/s) sendo que as placas-mae compatíveis com o meu processador tem hypertransport(3.0) de até 2600 mhz(5200 mt/s ou 10,2 gb/s)

5200MT/s => 5,2GT/s cada Taxa de 16Bits, vai ser Bits pra mais de metro...rs...

Não isso não interfere no uso do seu processador

Com os jogos eu consigo fazer o processador trabalhar a cerca de 60% da capacidade de processamento rodando Assassin's Creed com os gráficos no máximo em 1280x1024 s/ multismapling (sem "lags") e a cerca de 30% rodando Devil May Cry 4 com os gráficos no máximo em 1280x1024 s/ filtro antialiasing (de 20 a 40 fps, ou seja, com "lags" em certas partes).

Quanto menor a resolução maior a exigência do trabalho do processador.

Outro problema é que em alguns programas (como o Devil May Cry 4) eu não consigo usar os 4 núcleos de forma homogenea, sobrecarregando um deles e deixando os outros ociosos. Gostaria da colaboração do pessoal do fórum para saber a melhor escolha para melhorar o desempenho do meu computador.

É aqui que está parte da resposta para a sua indgação, são pougos os games como o Resident Evil 5 que conseguem usar bem processadores multi-cores.

Outro problema que você enfrenta é a VGA que é fraca, até uma CPU K9 leva ela de boa.

OBS: Uma CPU como a sua só será problema ao usar Crossfire de HD 5850 e usando Games como Resident Evils 5, GTA 4, entre outros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema é na FONTE, como SEMPRE aqui no Brasil, NINGUEM liga pra a fonte, acham q podem ligar o PC com qualquer porcaria...

uma fonte SEM MARCA e que da apenas 200W num PHENOM II??

só esse Phenom II consome 125W SOZINHO, fora o resto do pc...

quer que funcione como? mágica?

não quero ser grosso, mas PC começa a ser montado PELA FONTE e não deixando ela por último...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema é na FONTE, como SEMPRE aqui no Brasil, NINGUEM liga pra a fonte, acham q podem ligar o PC com qualquer porcaria...

uma fonte SEM MARCA e que da apenas 200W num PHENOM II??

só esse Phenom II consome 125W SOZINHO, fora o resto do pc...

quer que funcione como? mágica?

não quero ser grosso, mas PC começa a ser montado PELA FONTE e não deixando ela por último...

Não acredito que a fonte iria "limitar" o uso da CPU, se a fonte não tivesse aguentando provavelmente iriar desligar a fonte ou talvez queimar, se não tivesse as proteções necessárias.

Amigo você tá usando sistema 64bits? dizem que ele aproveita melhor processadores multi-cores do que os sistemas 32bits, fora isso, o problema é no software mesmo que não foi escrito pra usar multi-cores.

Sobre o PCI-E, de 1.0 pra 2.0 a diferença é praticamente nula, do mesmo jeito que não tem diferença de PCI-E 16X pra 8X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que a fonte iria "limitar" o uso da CPU, se a fonte não tivesse aguentando provavelmente iriar desligar a fonte ou talvez queimar, se não tivesse as proteções necessárias.

Amigo você tá usando sistema 64bits? dizem que ele aproveita melhor processadores multi-cores do que os sistemas 32bits, fora isso, o problema é no software mesmo que não foi escrito pra usar multi-cores.

Sobre o PCI-E, de 1.0 pra 2.0 a diferença é praticamente nula, do mesmo jeito que não tem diferença de PCI-E 16X pra 8X.

aposto o q tu quiser q se ele trocar a fonte o problema para...

alias, quer ver a fonte desligar? é só ele desligar o Cool'n'Quiet e colocar o processador no clock base dele.

200w para todo esse sistema, em full load, é impossível segurar...

lembre-se, estou falando de fonte SEM MARCA e de 200w, deve ser a coisa mais xexelenta do mundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que a fonte iria "limitar" o uso da CPU, se a fonte não tivesse aguentando provavelmente iriar desligar a fonte ou talvez queimar, se não tivesse as proteções necessárias.

Amigo você tá usando sistema 64bits? dizem que ele aproveita melhor processadores multi-cores do que os sistemas 32bits, fora isso, o problema é no software mesmo que não foi escrito pra usar multi-cores.

Sobre o PCI-E, de 1.0 pra 2.0 a diferença é praticamente nula, do mesmo jeito que não tem diferença de PCI-E 16X pra 8X.

Só um rápido toque

Todas versões do Corel, até mesmo a mais atual X5, só é programada e desenvolvida usando instruções x86; Ou seja, de nada vai adiantar usar ele em um SO 64 bits, já que o mesmo, vai ser instalado em uma pasta específica para programas x86, e rodar em x86 do mesmo jeito; infelizmente, essa é uma das falhas do Corel.

Quanto ao processamento, não resta o que fazer se o game não for programado nem receber pathcs, nem correções para ser mais otimizado a multitarefas e usar todos os núcleos de forma homogênea;

O pessoal inventa macetes pra isso, mas na verdade nenhum deles funciona.

O AMD DUAL CORE DRIVER serve somente para o Windows XP, em processadores Dual core, até o x2 7750 kuma, já que não recebeu atualizações posteriormente.

Se houver alguma diferença de desempenho usando esse novo driver para o processador, será somente em XP 32 bits, e somente.

O que fazer pra melhorar o desempenho?

Buscar atualizações constantes de seus jogos e programas e ver se foram incluídos melhoramentos quanto a multitarefa, utilizamento dos núcleos, memória em grande quantidade, versões 64 bits e etc.

twist r0x, o tdp do processador não tem nada a ver e não tem nenhuma relação com o consumo do mesmo.

TDP nada mais é que o calor dissipado por um componente com micro processador, e o quanto o sistema de dissipação de calor dele deve ser eficiente para resfriar.

O que se vê na maioria dos casos, é uma relação em que o consumo máximo de pico, e o tdp máximo de pico, ficam próximos na ordem de +-10% dos valores, mas isso não é uma constante e sim uma variável.

O consumo de um componente só pode ser analisado tendo o mesmo isolado, e analisado a parte.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema é na FONTE, como SEMPRE aqui no Brasil, NINGUEM liga pra a fonte, acham q podem ligar o PC com qualquer porcaria...

uma fonte SEM MARCA e que da apenas 200W num PHENOM II??

só esse Phenom II consome 125W SOZINHO, fora o resto do pc...

quer que funcione como? mágica?

não quero ser grosso, mas PC começa a ser montado PELA FONTE e não deixando ela por último...

Eu concordo com o colega Twist r0x de que é crucial a troca dessa fonte, pois o sistema inteirinho está correndo risco de ir para o beleléu. Fora o desperdício de energia que essa fonte genérica deve estar causando. No seu caso que está com a grana curta, a minha recomendação seria OCZ 400W ou Corsair CMPSU-400CX. As fontes da 3RSystem (desde que seja a partir de 400W) também podem ser boas opções no seu caso, sendo que são mais baratas que as duas que citei anteriormente.

O processamento não sobe por um desses 2 motivos:

1 - Não precisa

2 - A placa de vídeo tá dando gargalo na CPU.

Isso também é um ponto importante a se tocar. Sua placa-de-vídeo pode estar trazendo gargalos para o desempenho nos games. Fora que dependendo do que você está carregando, o processador aguenta rodar com menos de 100% de processamento. Como os processadores atuais usam processamento inteligente, o processador não vai gastar todo o seu poder quando não precisar. Eu tenho também um Phenom II X4 e nem sempre ele usa 100% do poder dele em jogos pesados, sendo que carrego tudo aqui com resolução máxima (1920:1080) e efeitos gráficos também no máximo e roda tudo liso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu gostaria de agradecer a ajuda de todos no fórum, já vi que vou ter que fazer algumas mudanças no meu pc começando por placa de vídeo e fonte (afinal duvido que com uma nova placa de video minha fonte aguentaria). Além disso o meu sistema operacional é windows XP 32 bits (possível problema do processador já que não é um 64 bits, então vou aproveitar e usar o meu instalador do windows 7 ultimate 64 bits) e meu processador como foi dito anteriormente não é de 125 W e sim de 95W (acho que é por isso que minha fonte tá fazendo mágica). Obrigado pela colaboração de todos e depois do upgrade dou mais notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!