Ir ao conteúdo

Desmitificando um pouco as fontes

Everest-RJ

Posts recomendados

Postado

Gostaria de compartilhar uma experiencia que tive ao questionar se poderia usar ou nao a minha antiga fonte antes de poder comprar uma nova.

Antes de comprar a nova fonte (pois agora vou comprar uma placa de video off q exige muito da fonte logo se faz necessario) eu perguntei em varios foruns, inclusive aqui, e para amigos se eu podia ligar meu phenom II x4 965 + ASUS XXXX + HDs XXX + Gravador XXXX + etc na minha antiga fonte VCOM (detalhe nem conectores sata tem) de 450watts reais, dai veio para minha surpresa uma chuva de maledicencias disseram que fonte era horrivel, que jamais arriscariam ligar, uns disseram q a fonte poderia pegar fogo, que a fonte era generica, sem qualidade, disseram q ela poderia criar pernas sair do gabinete e pular do 10º andar do predio, etc. Porém a experiencia que tive com essa fonte, em Pentium 4 HT 3.2Ghz + MOBO INTEL XXXX + HDs XXX + Gravador XXXX + PL Video 9800Pro durante 3 anos, foi simplemente maravilhosa, uma fonte extremamente silenciosa/ Coolquiet (não ouço ruidos), Ballbearing, jamais esquenta mesmo com o pc dias ligado, deixa o sistema extremamente estavel.

Mesmo lendo tudo que disseram de ruim dela eu pela minha experiencia nao podia acreditar q essa fonte nao aguentaria o meu novo hardware, ainda mais que esses componentes novos inclusive a Memoria G.Skill Eco estão cheias de recursos de economia de energia, então arrisquei ligar mas nao fiquei com medo pois tinha certeza de que nada ia ocorrer, apos ligar a fonte e usar ela por quase 2 meses nesse meu novo hardware vi que eu estava certo e que muitos pirueiros de plantao gostao de escrever lindas conclusoes sem ter o minimo de cuidado ou conhecimento em eletronica.

Agora como vou comprar a minha HD5870 certamente vou ter q trocar de fonte pois essa minha sequer possui as conexoes sata e pci-ex mas se eu fosse pela opinião de muitos estaria um bom tempo sem usar o meu novo pc esperando poder comprar uma nova fonte, esse é o maior motivo deu esta escrevendo este topico.

Conclusão: Sempre verifique com varias fontes e de preferência com tecnicos especializados antes de tomar uma decisão que possa impactar de maneira decisiva no seu dia-a-dia.

Espero ter contribuido.

Abraços do Everest. :lol:

Postado

é isso ai

esse teste q você fez com sua fonte prova q nem todas as fontes de baixa potencia não suportam grandes "trabalhos" eu mesmo uuso uma fonte de 190w e ja instalei uma placa de video Nvidia Gforce de 512Mb , um Core 2 Quad e memoria d 4Gb.

A coitada da fonte está com as voltagens:

12v = 12.6v

3.3v= 3.4v

bateria VBAT= 3.12v

enfim a fonte ta dahora...

... ainda

Postado

Eles estavam corretos.

Essas fontes VCOM tem um belo histórico de pegar fogo, explodir, queimar peças....

Você teve muita sorte ai

Postado
Eles estavam corretos.

Essas fontes VCOM tem um belo histórico de pegar fogo, explodir, queimar peças....

Você teve muita sorte ai

Na verdade não é um teste que fiz com ela mas sim um relato da experiencia que tive com essa fonte de 2007 até hoje 2010 pois ainda tenho ela e ainda vou montar uma outra maquina com essa fonte.

Eu trabalho com informatica desde 96 nunca vi uma fonte pegar fogo muito menos explodir acho q queimar peças nao esta relacionado a potencia da fonte mas sim a problemas de componentes da fonte ou instabilidade da rede eletrica.

Postado
Na verdade não é um teste que fiz com ela mas sim um relato da experiencia que tive com essa fonte de 2007 até hoje 2010 pois ainda tenho ela e ainda vou montar uma outra maquina com essa fonte.

Eu trabalho com informatica desde 96 nunca vi uma fonte pegar fogo muito menos explodir acho q queimar peças nao esta relacionado a potencia da fonte mas sim a problemas de componentes da fonte ou instabilidade da rede eletrica.

Procure no google, e na primeira página você vai encontrar no minimo 2 relatos (acho que são 3) desta fonte pegando fogo.

Nunca viu uma fonte explodir? de uma olhada nos testes do CdH, ai você vai ver essas belezuras genéricas de "450W" explodindo legal quando eles puxaram 200W.

E a queima de peças está justamente relacionada ao componentes de qualidade sofrivel dessas fontes, continue jogando sua roleta russa... um dia você perde e quando perde, perde TUDO,

Instabilidade na rede elétrica não é, pois ai queimaria a fonte e não os componentes. e também ai estabilizador teria alguma utilidade... mas como essa "instabilidade" não existe, ele não tem utilidade.

Postado

Eu trabalho com informatica desde 96 nunca vi uma fonte pegar fogo muito menos explodir .

Proteção contra curto circuito existe em quase toda fonte, é requerimento do padrão ATX, por isso pegar fogo de fato é raridade, porém há registro. Na fonte de meu conhecimento o fogo pegou no cabo do floppy disk e foi se estendendo. Explosão é comum, inclusive em fontes reputadas como boas como Thermaltake e Seventeam (as com maior número de registros, vide Google). Explosão não significa estouro com artefatos voando para tudo quanto é lado, como muita gente imagina. O termo é empregado para estouro interno de algum componente.

Só para exemplo de explosões:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte-750w/928132/

http://www.guiadohardware.net/comunidade/fonte-explodiu/1057705/

http://forum.clubedohardware.com.br/minha-fonte-explodiu/361114

http://ftp.hardmob.com.br/showthread.php?t=328288

Postado
Procure no google, e na primeira página você vai encontrar no minimo 2 relatos (acho que são 3) desta fonte pegando fogo.

Nunca viu uma fonte explodir? de uma olhada nos testes do CdH, ai você vai ver essas belezuras genéricas de "450W" explodindo legal quando eles puxaram 200W.

E a queima de peças está justamente relacionada ao componentes de qualidade sofrivel dessas fontes, continue jogando sua roleta russa... um dia você perde e quando perde, perde TUDO,

Instabilidade na rede elétrica não é, pois ai queimaria a fonte e não os componentes. e também ai estabilizador teria alguma utilidade... mas como essa "instabilidade" não existe, ele não tem utilidade.

Antigamente quando os pcs q nao usavam nada, essas fotnes vcom poderiam ate aguentar, em 2004 quando uma empresa de bh comprou pcs e o analista de la colocou as fotnes REAIS da vcom de 24 pinos de 450watts, dos 20 pcs, só 4 sobraram para contar história.

Essas fontes vcom, braview, e a kemex....e a wisecase elas tem dado tanto problema, que estamos la na distribuidora colocando outras substitudas e ja alertando aos vendedores para indicarem fontes reais, corsair e ''huntley''

estou agora em pleno feriado com um amd be p2, q tava com uma fonte leadership q manda adesivo para pregar e o veridito q dei é placa-mãe para o hell...ela liga e faz o verrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr veeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrr e zuuuuuuuuuuuuuum. Detalhe fonte comprada segunda passada por R$89,00.

Fonte e cooler nao se brinca!!

Postado
Antigamente quando os pcs q nao usavam nada, essas fotnes vcom poderiam ate aguentar, em 2004 quando uma empresa de bh comprou pcs e o analista de la colocou as fotnes REAIS da vcom de 24 pinos de 450watts, dos 20 pcs, só 4 sobraram para contar história.

Essas fontes vcom, braview, e a kemex....e a wisecase elas tem dado tanto problema, que estamos la na distribuidora colocando outras substitudas e ja alertando aos vendedores para indicarem fontes reais, corsair e ''huntley''

estou agora em pleno feriado com um amd be p2, q tava com uma fonte leadership q manda adesivo para pregar e o veridito q dei é placa-mãe para o hell...ela liga e faz o verrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr veeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrr e zuuuuuuuuuuuuuum. Detalhe fonte comprada segunda passada por R$89,00.

Fonte e cooler nao se brinca!!

Correto.

Belo exemplo esse!

E apenas concertando: Huntkey e não Huntley (ela tem fontes ruins e boas).

E não entedi o que você falou sobre a leadership, ou algo de adesivo :confused:

Postado
.....apagado pela Moderação...

o TDP de um Pentium 4 pode ser 115W ou até 58W no caso dos modelos mais simples, mas em média ficam entre 115W e uns 70~80W

o TDP de um Phenom II X4 vai ser 95W ou 125W dependendo da revisão.

Uma diferença não muito grande.

Eu aprendi e ainda aprendo muito com os outros, aliás eles foram que me ensinaram tudo.

Fontes explodem, pegam fogo... isso não é mito (apenas pegar fogo que até hoje só vi relatos da VCOM) dê uma olhada na seção de fontes que receberam o selo de produto bomba (o nome não é mera coincidência)

Lembre-se que você disse que você foi em outros fóruns e eles te disseram a mesma coisa. Tente me escutar, escutar ao colega alexandre magnus e segundo você, escutar ao pessoal dos outros fóruns.

E por favor, tente não faltar com o respeito, vamos ter uma discussão saudável.

Postado

TDP não é a mesma coisa que consumo, o Pentium 4 HT, contando com a Mobo + memórias (apesar de consumirem pouco), consomem menos que um kit com Phenom II + mobo.

Não faltei com respeito, se não for assim ele não vai entender, se ele já criou tópicos em outros fóruns perguntando sobre a possibilidade de ligar essa fonte com o novo hardware, e ele não seguiu o que falaram, duvido mais ainda agora, depois que ele já fez isso ( criou um tópico apenas para falar isso) que ele de ouvido a que eu, você e o Alexandre estamos falando. Só digo uma coisa ao criador do tópico: caia na real, se você for seguir seu "instinto" não precisa criar um tópico para perguntar, já que o que te falarem não adiantará de nada, se você tem dinheiro para "queimar", bom pra você pois eu não tenho.

Postado
Correto.

Belo exemplo esse!

E apenas concertando: Huntkey e não Huntley (ela tem fontes ruins e boas).

E não entedi o que você falou sobre a leadership, ou algo de adesivo :confused:

é eu ja tava cansado rss......huntkey, pronto agora digitei certo, mas ate coloquei em aspas.

A pessoa do inicio topico esta ficando com raiva, rs....mas como eu e você sabemos, fontes nao da para brincar, e ai o investimento vai pelo ralo, eu nao ganho dinheiro do céu, meu dinheiro é suado aguentando saco e sapo de clientes empresariais, e analistas q ACHAM q qq fonte é igual e aí compram a la escrito GAMER por exemplo.

Mas para nao irritar o ser, cara ta feliz com sua fonte ? ta ? se tiver otimo...

Mas eu e n pessoas q sabemos o q é trabalhar e valorizar opiniões e criticas e sobretudo de nao jogar pelo ralo a DESMISTIFICAÇÃO das fontes, tanto q é so olhar LER ai os comentarios das fontes braview, do container, e n coisas.

A unica coisa q nao poderá fazer é falar q fontes TEM diferença, e se você quiser você pode passar no lixao eletrônico da minha cidade e ver as fontes q mais aparece la, vcom, braview, kemex, e independente se elas estão ou nao em dual core porque ate q rola num dualzinho basico, mas em um q usa placa de video e hd sata e gravador ou 2 coisas a mais, a fonte simplesmente nao aguenta.

fonteotimavcom.jpg

Postado
TDP não é a mesma coisa que consumo, o Pentium 4 HT, contando com a Mobo + memórias (apesar de consumirem pouco), consomem menos que um kit com Phenom II + mobo.

Não faltei com respeito, se não for assim ele não vai entender, se ele já criou tópicos em outros fóruns perguntando sobre a possibilidade de ligar essa fonte com o novo hardware, e ele não seguiu o que falaram, duvido mais ainda agora, depois que ele já fez isso ( criou um tópico apenas para falar isso) que ele de ouvido a que eu, você e o Alexandre estamos falando. Só digo uma coisa ao criador do tópico: caia na real, se você for seguir seu "instinto" não precisa criar um tópico para perguntar, já que o que te falarem não adiantará de nada, se você tem dinheiro para "queimar", bom pra você pois eu não tenho.

Eu entendi o que você quis dizer.

Eu quis dizer que a diferença não é grande o suficiente para tudo pipocar na hora que ligar (ai o cara acha que está tudo ótimo....)

é eu ja tava cansado rss......huntkey, pronto agora digitei certo, mas ate coloquei em aspas.

A pessoa do inicio topico esta ficando com raiva, rs....mas como eu e você sabemos, fontes nao da para brincar, e ai o investimento vai pelo ralo, eu nao ganho dinheiro do céu, meu dinheiro é suado aguentando saco e sapo de clientes empresariais, e analistas q ACHAM q qq fonte é igual e aí compram a la escrito GAMER por exemplo.

Mas para nao irritar o ser, cara ta feliz com sua fonte ? ta ? se tiver otimo...

Mas eu e n pessoas q sabemos o q é trabalhar e valorizar opiniões e criticas e sobretudo de nao jogar pelo ralo a DESMISTIFICAÇÃO das fontes, tanto q é so olhar LER ai os comentarios das fontes braview, do container, e n coisas.

A unica coisa q nao poderá fazer é falar q fontes TEM diferença, e se você quiser você pode passar no lixao eletrônico da minha cidade e ver as fontes q mais aparece la, vcom, braview, kemex, e independente se elas estão ou nao em dual core porque ate q rola num dualzinho basico, mas em um q usa placa de video e hd sata e gravador ou 2 coisas a mais, a fonte simplesmente nao aguenta.

fonteotimavcom.jpg

Falou tudo.

Essas pessoas que acham que qualquer fonte serve, que é tudo a mesma coisa, nunca abriu uma para ver como é por dentro (um vazio de fazer eco).

Então apenas para comparação:

Uma do nivel dessa VCOM:

Empire "480W"

imageview.php?image=34025

Fonte boa:

3R System iCEAGE 450W

imageview.php?image=34786

Corsair 450W

imageview.php?image=20811

Acho que deu para entender bem a diferença de uma genérica para uma fonte de qualidade com "30W à menos".

E os componentes que essas fontes tem à menos, não são só para ter potência à mais não. São componentes de segurança, acima de tudo.

Postado

É importante as pessoas entenderem que nem toda fonte ruim causará danos a um micro e nem toda fonte boa só será mil maravilhas.

De fato as fontes VCOM não são da melhor qualidade, muitas vezes nem cumprem os mínimos requisitos para uma fonte moderna mas o cara tem todo o direito de vir aqui relatar que não aconteceu nada trágico no micro dele, mas dizer que está "desmitificando um pouco as fontes" é brincadeira de mal gosto.

Se funcionou num determinado micro sem dar problema não quer dizer que a fonte é boa. Da mesma forma que fontes ruins fazem um péssimo trabalho em tudo quanto é configuração, muitas fontes de alta qualidade também se saem mal de vez em quando. Só ver os vários relatos de Zalman 360APS pegando fogo, Corsair CX400 derretendo componentes, Corsair VX450 fazendo um barulho horrível, Seventeam 550P-AM pipocando, etc.

Vejam só a configuração que o usuário criador do tópico ligou nessa VCOM de "450W":

- PhenomIIx4 3.4GhzBEv.c3

- Cooler Box

- 2x2GB DDR3 1600 G.Skill ECO

- 2 HDs SAMGUNG ST II 500GB

- MOBO ASUS M4AT85DT-V EVO

- DVD-R-218LBK Pioneer

O pessoal que entende o mínimo de consumo de PCs sabe muito bem que o consumo dessa configuração nem mesmo chega a 180W somando-se todas as linhas de alimentação. Aí vem um sujeito aqui no fórum dizer que ligou uma fonte "VCOM de 450W reais" nessa configuração e está funcionando perfeitamente desde 2007. Grande coisa!!! Esses menos de 200W de consumo estão dentro da faixa média de 60% de potência real que uma fonte genérica pode fornecer.

Além disso, esse tipo de pessoa nem mesmo sabe que uma fonte, para cumprir bem seu papel, deve fornecer muito mais coisas além da potência necessária. O sujeito nem mesmo sabe que está sobrecarregando os capacitores da placa mãe, que os transistores Mosfets estão recebendo um nível de ruído alto, que a eficiência está no fundo do poço, que se houver uma variação brusca de tensão na entrada da fonte ela não tratará isso corretamente, entre vários outros fatores.

Funcionou aparentemente bem? Sorte sua. Mas não venha aqui disseminar um entendimento pífio sobre um assunto que demonstras não ter o menor domínio, enganando e confundindo a cabeça de usuários leigos. Sugiro ainda que ligues essa HD5870 nessa configuração com a tal fonte "VCOM de 450W reais", pois para sua informação, o consumo nem mesmo passará dos 320W. Ainda estão dentro dos "450W reais".

Postado

Bom, eu tinha uma genérica que nem lembro o nome dela.. era de 250W reais..

Até que eu tinha mobo + 2x 2gb + hd + gravador e leitor de cartões, deixei ela, sem stress, aí pus uma 8600GT.. E falei, bom, agora vou ter que trocar de fonte, mas, como eu tava sem grana, acabei deixando, mas, dizendo para mim mesmo, que, na primeira desligada, sacava fora a fonte e dava um jeito de comprar uma nova, nunca desligou, nem mesmo após eu por outro HD, foi um caso de sorte também, nunca me encomodou, sempre foi tranquilo, agora pus a 9600GT, bom, aí nem deixei ela, já troquei direto, peguei uma fonte 'Genérica', mas, pelo que sei, é uma das melhores da Dr. Hank, que é a da assinatura, até agora, tá rodando lisinho, mas já tô guardando dinheiro pra um Corsair :D.

O problema das pessoas, é acha que o investimento em fonte não vale a pena, como disse meu colega nesse exato momento, que estou digitando isso, ele disse que com o valor que tá uma Corsair ele compre 10, 12 das genéricas, que, assim que queimar, é só trocar e deu, vai durar bem mais, mas, ele não tá pensando no hardware, como ele nunca presenciou peças sendos danificadas por causa de uma fonte genérica, ele não se importa, prefere continuar pagando 50 pila a fonte e deu.

• Membro VIP
Postado

O que o seu amigo deixou passar é que em uma fonte boa, você pode ir passando ela de PC para PC com o tempo... quando o atual ficar velhinho. E nem se incomodar.... "nem lembrar" da fonte na hora de comprar o PC (lógico respeitando sua potência). Fora a possibilidade de queimar o resto... daí sim vai gastar mais que 10 fontes genéricas de 50 reais.

Lembro de ter lido o relato de um moderador aqui (não lembro o nome) que está no quinto ou sexto PC com um modelo bom da Seventeam....

Se analisarmos bem... com o tempo elas se pagam... levando em conta a durabilidade, todos os riscos e contratempos que poderíamos ter. Além do mais, já temos fontes como a iCEAGE com uma boa potência e qualidade por menos de 200 reais.

Postado
O que o seu amigo deixou passar é que em uma fonte boa, você pode ir passando ela de PC para PC com o tempo... quando o atual ficar velhinho. E nem se incomodar.... "nem lembrar" da fonte na hora de comprar o PC (lógico respeitando sua potência). Fora a possibilidade de queimar o resto... daí sim vai gastar mais que 10 fontes genéricas de 50 reais.

Lembro de ter lido o relato de um moderador aqui (não lembro o nome) que está no quinto ou sexto PC com um modelo bom da Seventeam....

Se analisarmos bem... com o tempo elas se pagam... levando em conta a durabilidade, todos os riscos e contratempos que poderíamos ter. Além do mais, já temos fontes como a iCEAGE com uma boa potência e qualidade por menos de 200 reais.

Realmente!!! Comprei minha Seventeam faz uns 4 anos. Está na terceira configuração. A primeira foi um Athlon 3000+, 9600 pro, hd 80 Gb, 1Gb DDR2 667. Logo depois de comprar ela, começaram a condená-la, dizendo que as Huntkey eram melhores. Quase cai na besteira de comprar uma. Até que vieram os testes do Clube do Hardware e foi provado que eram bombas (rsrsrs). Concordo com o amigo criador do tópico em desmistificar certas coisas sobre fontes. Normalmente o pessoal acha que pra funcionar bem tem que gastar um olho da cara e um rim!!! Quando comprei a Bkv, o pessoal só recomendava zalman e cia. Paguei praticamente metado do preço de uma zalman e tá até agora funcionando bem, lacradinha. To querendo comprar uma Iceage, mas por causa dos conectores para placa de vídeo e sata, já que pretendo fazer raid brevemente. No mais, está provado que é perfeitamente possível comprar fontes com preço justo e bom desempenho.

Postado
De fato as fontes VCOM não são da melhor qualidade, muitas vezes nem cumprem os mínimos requisitos para uma fonte moderna mas o cara tem todo o direito de vir aqui relatar que não aconteceu nada trágico no micro dele, ....
Primeiramente obrigado.
Se funcionou num determinado micro sem dar problema não quer dizer que a fonte é boa.
Na verdade nao foi em somente em um micro foram em mais de três pois ja instalei ela em outras maquinas inclusive core2duo
Vejam só a configuração que o usuário criador do tópico ligou nessa VCOM de "450W":

- PhenomIIx4 3.4GhzBEv.c3

- Cooler Box

- 2x2GB DDR3 1600 G.Skill ECO

- 2 HDs SAMGUNG ST II 500GB

- MOBO ASUS M4AT85DT-V EVO

- DVD-R-218LBK Pioneer

O pessoal que entende o mínimo de consumo de PCs sabe muito bem que o consumo dessa configuração nem mesmo chega a 180W somando-se todas as linhas de alimentação. Aí vem um sujeito aqui no fórum dizer que ligou uma fonte "VCOM de 450W reais" nessa configuração e está funcionando perfeitamente desde 2007. Grande coisa!!! Esses menos de 200W de consumo estão dentro da faixa média de 60% de potência real que uma fonte genérica pode fornecer.

Bom acho que entendo um pouquinho sim e foi exatamente levando em conta esse baixo consumo do phenom e das memorias que me levou a ligar essa fonte ja que nao tenho uma placa de

Além disso, esse tipo de pessoa nem mesmo sabe que uma fonte, para cumprir bem seu papel, deve fornecer muito mais coisas além da potência necessária.
Quem disse que eu nao sei que uma fonte deve fornecer muito mais coisas além da potência necessária???

Fiz questao de citar que ao pegar a minha Radeon HD irei trocar a fonte por uma de 850w real de qualidade.

O sujeito nem mesmo sabe que está sobrecarregando os capacitores da placa mãe, que os transistores Mosfets estão recebendo um nível de ruído alto, que a eficiência está no fundo do poço, que se houver uma variação brusca de tensão na entrada da fonte ela não tratará isso corretamente, entre vários outros fatores.
Isso é um dado que cabe a voce provar o que esta dizendo pois qq um atras de um teclado na sua casa é Rei. Meu sistema esta extremamente estavel na configuração atual e a fonte uma veradeira pedra de gelo, e a coitadinha ja tem 3 anos de uso.
Funcionou aparentemente bem? Sorte sua. Mas não venha aqui disseminar um entendimento pífio sobre um assunto que demonstras não ter o menor domínio, enganando e confundindo a cabeça de usuários leigos. Sugiro ainda que ligues essa HD5870 nessa configuração com a tal fonte "VCOM de 450W reais", pois para sua informação, o consumo nem mesmo passará dos 320W. Ainda estão dentro dos "450W reais".
Nao funcionou aparentemente bem esta funcionando realmente muito bem, se quiser ta convidado pra vir aqui ver, acho que a sua mente esta confusa por dormir pouco e nao ler direito o topico, fui claro em dizer q ao pegar uma pl video off a fonte sera e deverá ser trocada.

Eu nao crei topico pra confundir nem um usuário procure o significado da palavra "relato" pra você entender o que eu quis informar.

Postado

A resposta que lhe dei no seu tópico original não bate com seu relato atual, Everest, de modo que você radicalizou. Posso lhe dar razão em alguns aspectos, existem fontes medianas que atendem o usuário comum e não representam riscos para a máquina. Difícil é colher tais fontes no cipoal de coisa ruim. A antiga VCOM é a atual WiseCase. Note que nem tudo dela é ruim, tem até uma fonte testada com selo de recomendação aqui no CdH. Mas, sem testes, como diferenciar as boas das decentes e das bombas? Difícil, em vista do excesso de modelos. Não se pode ir pelo preço que seria enganador. No caso, por exemplo, da Cooler Master e da Thermaltake a gente até sabe que os bons modelos são os fabricados pela Enhance, no caso da primeira, e pela CWT, no caso da segunda. O resto é ruim mesmo. Mas no caso da WiseCase não tem como distinguir, é uma salada enorme. E fontes ruins realmente oferecem riscos. Você não vê Zalman pegar fogo nem Corsair derreter conectores ou explodir. No seu caso específico, como disse no outro tópico, o problema maior está no fato da sua fonte já ser muito antiga, não sendo mais apropriada para atender configurações modernas.

Postado

Bom acho que entendo um pouquinho sim e foi exatamente levando em conta esse baixo consumo do phenom e das memorias que me levou a ligar essa fonte ja que nao tenho uma placa de

Você não diz que ela é de 450W "reais"? Qual o problema de ligar uma placa de vídeo aí?

Quem disse que eu nao sei que uma fonte deve fornecer muito mais coisas além da potência necessária???

Fiz questao de citar que ao pegar a minha Radeon HD irei trocar a fonte por uma de 850w real de qualidade.

O que eu disse é válido para qualquer configuração de PC. Não importa se tem ou não placa de vídeo, processador potente, overclock, etc. Tua fonte pode ter potência de sobra, mas se não cumpre com o mínimo necessário para uma alimentação segura, teu PC estará em risco do mesmo jeito.

Isso é um dado que cabe a voce provar o que esta dizendo pois qq um atras de um teclado na sua casa é Rei. Meu sistema esta extremamente estavel na configuração atual e a fonte uma veradeira pedra de gelo, e a coitadinha ja tem 3 anos de uso.

Uma fonte pode "viver" por décadas, sem apresentar problemas. A questão nao se remonta aos problemas na fonte em si mas sim na configuração que ela alimenta. Na maioria das vezes, ao se usar fontes genéricas os problemas só aparecem após anos de tortura com o uso de uma fonte desse tipo. O velho exemplo de capacitores estufados retrata bem isso. Se em 3 anos você colocou 3 configurações diferentes nessa fonte, certamente não deu tempo de você ver os estragos que poderiam aparecer após mais algum tempo.

Nao funcionou aparentemente bem esta funcionando realmente muito bem, se quiser ta convidado pra vir aqui ver, acho que a sua mente esta confusa por dormir pouco e nao ler direito o topico, fui claro em dizer q ao pegar uma pl video off a fonte sera e deverá ser trocada.

Sabe de uma coisa, vou dormir um pouco agora. :ZZZ:

Eu nao crei topico pra confundir nem um usuário procure o significado da palavra "relato" pra você entender o que eu quis informar.

E qual o significado da palavra "desmistificar"? :huh:

Postado

Bom, relatos pessoais não podem ser tomados por base de qualidade.

E (não quero parecer mal-educado) você não está com muita noção de consumo.

Uma fonte de 850 Watts é praticamente um absurdo ambulante.

Mesmo que você compre uma HD5850 por exemplo, uma boa fonte de 400 Watts aguenta.

Ocorre que a potência não é o fator mais importante de uma fonte.

Os componentes consomem muito menos do que a maioria pensa, um Phenom de 125 Watts de TDP não consome 125 Watts. 125 Watts de TDP apenas nos diz que na pior hipótese possível, ele irá dissipar 125 Watts de calor. Isso na PIOR.

Uma placa de vídeo não é um componente alienígena, que precisa de uma usina própria. As placas de vídeo que mais consomem não chegam aos 300 Watts. A maioria delas não passa dos 150W.

Um computador (exemplo) Phenom II x4 955, M3A78-EM, 2x 2GB DDR2, VGA ATI HD4770, 2 HDs, gravador de DVD é facilmente suportado por uma boa fonte de 400 Watts.

A potência não é tudo. Os fatores da fonte que mais prejudicarão seu PC são coisas que poucos lembram de ir atrás: ruído, regulações de tensão, oscilações...

Muita gente teima em ver as voltagens pelo programa X ou pelo programa Y. Não adianta. O único modo de se ver corretamente a tensão é medindo com um multímetro.

Ruído com o tempo estufa/ vaza capacitores, acaba com chips, etc, etc. Tudo isso porque a fonte não tem bons circuito de filtragem. Nãio há praticamente nenhuma genérica com uma filtragem decente.

Postado

O que o Alakazan citou é verdade pois quando eu fiz o upgrade da minha maquina achei que a minha fonte generica iria aguentar pois estava rotulado 500W e ao analiza-lo com uso de um multimetro (novo

:D) eu vi que ela não fornecia nem 60% do que dizia... :o

E agora quando eu recomendo um computador ao algum cliente ou amigo sempre pergunto pra ele: "Você já sabe que fonte usar?"

E a maioria diz que uma fonte "forte" está ótimo mas não entedem o verdadeiro "mundo" das fontes onde um simples erro de soldagem ou componente mal instalado pode levar você a miséria tecnológica.

Hoje sou muito grato pelo Faller e todo o forum por ter me tirado do vicio do estabilizador. ^_^

Na escola ano passado quando teve houve a feira de ciências eu desmonstrei em cartazes o que um estabilizador pode causar em um computador e a diferença de potência entre uma genérica e uma de valor real. :)

E a cada dia sou mais grato ainda por essas "aulas" que aprendo nestes tópicos cheios de sabedoria.

VIVA AO FÓRUM DO Clube do Hardware :lol:

Postado

Mesmo que você compre uma HD5850 por exemplo, uma boa fonte de 400 Watts aguenta.

Os componentes consomem muito menos do que a maioria pensa, um Phenom de 125 Watts de TDP não consome 125 Watts. 125 Watts de TDP apenas nos diz que na pior hipótese possível, ele irá dissipar 125 Watts de calor. Isso na PIOR.

Uma placa de vídeo não é um componente alienígena, que precisa de uma usina própria. As placas de vídeo que mais consomem não chegam aos 300 Watts. A maioria delas não passa dos 150W.

Um computador (exemplo) Phenom II x4 955, M3A78-EM, 2x 2GB DDR2, VGA ATI HD4770, 2 HDs, gravador de DVD é facilmente suportado por uma boa fonte de 400 Watts.

A potência não é tudo. Os fatores da fonte que mais prejudicarão seu PC são coisas que poucos lembram de ir atrás: ruído, regulações de tensão, oscilações...

Muita gente teima em ver as voltagens pelo programa X ou pelo programa Y. Não adianta. O único modo de se ver corretamente a tensão é medindo com um multímetro.

Ruído com o tempo estufa/ vaza capacitores, acaba com chips, etc, etc. Tudo isso porque a fonte não tem bons circuito de filtragem. Nãio há praticamente nenhuma genérica com uma filtragem decente.

O que o Alakazan citou é verdade pois quando eu fiz o upgrade da minha maquina achei que a minha fonte generica iria aguentar pois estava rotulado 500W e ao analiza-lo com uso de um multimetro (novo

E agora quando eu recomendo um computador ao algum cliente ou amigo sempre pergunto pra ele: "Você já sabe que fonte usar?"

E a maioria diz que uma fonte "forte" está ótimo mas não entedem o verdadeiro "mundo" das fontes onde um simples erro de soldagem ou componente mal instalado pode levar você a miséria tecnológica.

Hoje sou muito grato pelo Faller e todo o forum por ter me tirado do vicio do estabilizador. ^_^

Na escola ano passado quando teve houve a feira de ciências eu desmonstrei em cartazes o que um estabilizador pode causar em um computador e a diferença de potência entre uma genérica e uma de valor real. :)

E a cada dia sou mais grato ainda por essas "aulas" que aprendo nestes tópicos cheios de sabedoria.

VIVA AO FÓRUM DO Clube do Hardware :lol:

Postado

HÃÃ?

Como você mediu o quanto ela fornecia com um multímetro?

Postado

Antes eu quero pedir desculpa por te escrito 2 vezes é que deu probleminha aqui :(

Mas tipo Alacazan os 60% eu fiz em base do total que era rotulada e vi o quanto meu pc consumia e vi que nem 60% ele cosumia..... mas acho que se entedeu :D

Ou eu estou fazendo confusão? :confused:

Postado

tenho um relato sobre essa história dos componentes.

dia desses me perguntaram por MP como a minha fonte aguentava o meu computador sem reiniciar, pois minha fonte é de 400W

agora comparo com esse tópico aqui...

se eu usasse essa fonte que é usada pelo dono do tópico, certamente ela não aguentaria a 4870

e funcionar por funcionar, minha 4870 rodou 6 meses numa C3tech KMG 4555 sem nenhum "problema", só com o tempo vou saber SE alguma coisa aconteceu

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!