Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletricidade Estática


Jorno

Posts recomendados

Bem, venho aqui tirar algumas duvidas que em cada lugar o pessoal fala uma coisa.

Agora eu uso luvas anti-estática para limpar o pc, juntamente com pincéis anti-estática. Respectivamente:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145506507-luva-anti-estatica-fingerfit-grande-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144040026-pinceis-antiestatico-esd-plastico-dissipativo-kit-4-unid-_JM

Agora fui pesquisar como limpar o computador, mais focado em aspirador de pó e mini compressores de ar.

Bem, ai em um lugar falaram que não é bom usar aspirador de pó pois ele "teria muita eletricidade estática".

Isso procede?

Um mini compressor de ar teria o mesmo problema?

O que seria indicado para fazer essa limpeza sem se preocupar com isso? (além dos pincéis e de mergulhar em álcool isopropilico)

OBS: pode parecer neura, mas é para usar no pc dos outros e não no meu, ai todo cuidado é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, alguém sabe como faço para ligar este compressor 12v sem ser no carro?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144994200-mini-compressor-de-ar-12v-p-pneu-de-carro-moto-e-bicicleta-_JM

Achei um adaptador, mas só fornece 0,5A dos 10A necessários.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142438587-adaptador-universal-de-acendedor-cigarro-12v-para-110-240v-_JM

Pessoal, será que daria certo:

img?s=MLB&f=99272537_9502.jpg&v=P

Ligar o fio vermelho no fio amarelo de uma fonte ATX Genérica com 10A nos 12v (na etiqueta fala 18A) e o preto no preto?

lembrando que não possuo solda, ai seria na base de enrolar um fio no outro e passar fita isolante.

Muito risco de botar fogo na casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Jorno,

Agora eu uso luvas anti-estática para limpar o pc, juntamente com pincéis anti-estática.

Pois é, a estática é um problema.

As dicas que eu posso te passar ao mexer, no seu pc e dos outros, são as seguintes:

1-Use uma pulseira eletrostática ligada à algo aterrado.

2-Ao mexer no pc, retire anéis, correntes, etc.

3-Lave as mãos e seque-as bem, para se livrar de ácidos e outras substâncias das mãos.

OU: Use luvas anti-estáticas, para tocar em qualquer componente, principalmte o processador.

4-Ao mexer no pc, não vista nenhum tipo de malha, ou aqueles tecidos cheio de estática.

5-Mesmo que o pincel seja anti-estático, vá tocando suas cerdas no gabinete, para descarregar qualquer eventual carga.

6-Coloque um tapete de borracha no chão, onde você fica trabalhando, para que nenhuma carga do piso venha para seu corpo (pode parecer loucura, mas já aconteceu comigo).

Siga essas dicas. Eu as sigo à risca, e hoje posso dizer que estou "vacinado" para a estática.

Bem, ai em um lugar falaram que não é bom usar aspirador de pó pois ele "teria muita eletricidade estática".

Isso procede?

Um mini compressor de ar teria o mesmo problema?

Em relação à isso não se preocupe, pode usar o aspirador e o minicompressor tranquilamente.

Pessoal, será que daria certo:

Ligar o fio vermelho no fio amarelo de uma fonte ATX Genérica com 10A nos 12v (na etiqueta fala 18A) e o preto no preto?

lembrando que não possuo solda, ai seria na base de enrolar um fio no outro e passar fita isolante.

Se esta fonte não for muito vagabunda, vai dar certo sim. Isole bem, não vai precisar de solda (estanho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jorno,6-Coloque um tapete de borracha no chão, onde você fica trabalhando, para que nenhuma carga do piso venha para seu corpo (pode parecer loucura, mas já aconteceu comigo).

Eu faço com os pés no piso de Azulejo porque o corpo gera eletrostatica naturalmente, com pés no chao qualquer estatica gerada irá descarregar

to esperando didim para comprar uma pulsera anti estatica:p

Em relação à isso não se preocupe, pode usar o aspirador e o minicompressor tranquilamente.

Sobre a ligação no carro terá que ligar direto na batéria pois ela comsome muita engergia MAS SEMPRE COM A INCLUSÃO DE FUSÍVEIS APROPRIADOS para a corrente que ira circular . Para estas finalidades existem PORTA FUSIVEIS

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço com os pés no piso de Azulejo porque o corpo gera eletrostatica naturalmente, com pés no chao qualquer estatica gerada irá descarregar

Pois é, eu fazia isso e me ferrei com 3 placas.

Pois pisando direto no azulejo, sem a pulseira, a eletricidade pode fazer o caminho inverso.

corpo > azulejo, ou azulejo > corpo, depende.

A estática não é algo tão simples, tome cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os pisos dos ambientes com proteção anti estática são ou condutivos ou dissipativos, desse modo esqueça a borracha isolante pois é contra indicada..

Vento seja ele aspirado ou soprado, é um poderoso gerador de estática. Evite..

Entenda a gênese da eletricidade estática...

Em sua maioria parte a geração de eletricidade estática se dá pelo atrito de duas substâncias, aonde uma delas, por arrasto, carrega consigo os elétrons das últimas camadas dos átomos de cada substância..

Com sobrecarga de elétrons, trazidos por arrasto, essa substância tende a procurar migrar esses elétrons para a outra substância ou para o terra do planeta..

A eletricidade estática também só vai ser prejudicial se migrar de ou para um componente ou uma placa.. Dificilmente você se dá conta quando danifica parcial ou total um componente. Por isso, nesse clima seco que o Brasil Central está, cuide com a estática pois com baixa umidade no ar a coisa pode ficar preta..

Olhe ai esse outro tópico de hoje de manhã, sobre o mesmo assunto: http://www.guiadohardware.net/comunidade/eletricidade-estatica/1089151/

A luva anti estática é um dos elementos menos compreendidos no processo ESD..

Muitas pessoas pensam que pelo fato de estarem vestindo luvas anti-estáticas eles não gerarão ou descarregarão essa energia sobre o PC, sobre um componente, etc.. Pensam que a luva age como isolante, quando não é verdade.

O uso da luva anti estática recomendado não é esse. O correto é pensar a luva anti-estática desse modo que passo a descrever:

Se o trabalho que necessitas fazer exige, por limpeza, por higiene, pelo que for, o uso de luvas e ao mesmo tempo queres evitar geração de eletricidade estática, use esse tipo de luva, anti-estática, em detrimento de qualquer outra...

Essa dai não gerará estática, mas deixará passar se porventura sua mão estiver carregada de um potencial eletrostático...

O uso da luva não é análogo ao da pulseira ou da calcanheira, que esses sim dissipam o potencial eletrostático...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pisos dos ambientes com proteção anti estática são ou condutivos ou dissipativos, desse modo esqueça a borracha isolante pois é contra indicada..

Vento seja ele aspirado ou soprado, é um poderoso gerador de estática. Evite..

Entenda a gênese da eletricidade estática...

Em sua maioria parte a geração de eletricidade estática se dá pelo atrito de duas substâncias, aonde uma delas, por arrasto, carrega consigo os elétrons das últimas camadas dos átomos de cada substância..

Com sobrecarga de elétrons, trazidos por arrasto, essa substância tende a procurar migrar esses elétrons para a outra substância ou para o terra do planeta..

A eletricidade estática também só vai ser prejudicial se migrar de ou para um componente ou uma placa.. Dificilmente você se dá conta quando danifica parcial ou total um componente. Por isso, nesse clima seco que o Brasil Central está, cuide com a estática pois com baixa umidade no ar a coisa pode ficar preta..

Olhe ai esse outro tópico de hoje de manhã, sobre o mesmo assunto: http://www.guiadohardware.net/comunidade/eletricidade-estatica/1089151/

A luva anti estática é um dos elementos menos compreendidos no processo ESD..

Muitas pessoas pensam que pelo fato de estarem vestindo luvas anti-estáticas eles não gerarão ou descarregarão essa energia sobre o PC, sobre um componente, etc.. Pensam que a luva age como isolante, quando não é verdade.

O uso da luva anti estática recomendado não é esse. O correto é pensar a luva anti-estática desse modo que passo a descrever:

Se o trabalho que necessitas fazer exige, por limpeza, por higiene, pelo que for, o uso de luvas e ao mesmo tempo queres evitar geração de eletricidade estática, use esse tipo de luva, anti-estática, em detrimento de qualquer outra...

Essa dai não gerará estática, mas deixará passar se porventura sua mão estiver carregada de um potencial eletrostático...

O uso da luva não é análogo ao da pulseira ou da calcanheira, que esses sim dissipam o potencial eletrostático...

Abraço...

Agora ficou mais claro, apenas ficou duas dúvidas:

Então a luva apenas impede você de gerar mais eletricidade estática com o atrito entre sua mão e a peça?

E na falta do terra, pode ser utilizado o neutro na pulseira? (todo lugar que eu vou não tem o bendito terra, e como moro de aluguel fica difícil, só se eu adaptar o terra de uma tomada de ar condicionado, que não está sendo utilizada, mas não sei como fazer isso)

OBS: ja tenho a pulseira anti-estática, só esta faltando um terra para estreia-la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A luva vai impedir a troca de cargas colega portando se a placa tive um pouco de estatica nao vai ocorrer nada mas mesmo assim ocorre uma troca de cargas, so é muito fraca o ideal é que eu acho é pulsera mesmo por ela disipa toda a estatica do corpo e da gabinete também lembre sempre de fazer aquela tecnica super basica antes começar que é colocar uma mão na gabinete e a outra na parede ou no piso pode parecer besteira e todo mundo esquece mas isso é muito sério

Sobre a resposta do nosso amigo José eu resolvo esse problema ecostando numa das partes da gabinete(que é a funão da pulsera) é muito difícil ocorrer o inverso porque aqui é uma casa mesmo e não um apartamento. isolar os pés eu num acho uma boa pois nao tem pra onde a estatica sair

e nao tem perigo de voce morrer eletrocutado porque o equipamento ta desligado fora da tomada claro :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é um fio verde, será que é o terra?

Se as demais tomadas não tiverem os 3 pinos ligados..ou tiverem 2 só dificilmante ligaram o terra no ar condicionado..

Veja se o encanamento do AP é de metal.. se for acho que deve ser a melhor opção fazer o terra ligando um fio ao encanamento.. pode tentar também achar alguma ferragem de colunas ou vigas da construção.. por se um assunto delicado.. posso estar errado..

Espere por mais dicas..

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, alguém sabe se posso colocar a pulseira no terra da tomada de ar condicionado? (é um fio verde, será que é o terra?)

Se na tomada existe um fio verde, na posição do terra, não existe nenhuma razão de você desconfiar que ele não seja realmente o aterramento. Teste se consegues acender a lâmpada de cabeceira entre o fase e esse terra...

Se conseguires é sinal de que o fio verde além de ali estar ligado, na outra ponta deve estar conectado ao aterramento.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se na tomada existe um fio verde, na posição do terra, não existe nenhuma razão de você desconfiar que ele não seja realmente o aterramento. Teste se consegues acender a lâmpada de cabeceira entre o fase e esse terra...

Se conseguires é sinal de que o fio verde além de ali estar ligado, na outra ponta deve estar conectado ao aterramento.

Abraço..

Minha principal dúvida é pelo formato da tomada:

5052961_2GG.jpg

Nunca li sobre ela.

Vou ver aqui se consigo algo para testar se é o terra (acho que consigo um multímetro facilmente aqui perto)

Obrigado pela ajuda, vou ver se testo e ai retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Perdão pela "coveirisse", tava pesquisando sobre aspirado/soprador de pó e vim parar aqui, então pra aproveitar o tópico...

Vento seja ele aspirado ou soprado, é um poderoso gerador de estática. Evite...

Então aqueles aspiradores compactos tipo o popular MasteSux não são indicados, mas tem alguma forma de evitar esse problema (descarregando a possível estática dele por exemplo)? Pois o considero praticamente indispensável para remover o pó acumulado de cantos de difícil acesso do gabinete, principalmente pelo tempo que ele nos poupa (evita de ter que desmontar muita coisa).

Confesso que nunca imaginei que ar + plastico pudessem conduzir eletricidade.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!