Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dois potenciômetro em um


daviddatal

Posts recomendados

Como eu ligo dois potenciômentros iguais entre si, para que no final fique como se tivesse só um?

Preciso fazer um pedal de leme para avião, um potenciômetro para o pé direito e outro para o esquerdo, sendo que a posição neutra( quando não uso nenhum pé) seria no meio do "potenciômetro Resultante", usando o pé direito ele gira do meio para o lado direito, usando o pé esquerdo ele gira do meio para o lado esquerdo.

O "potenciômetro Resultante" teria 3 fios, o central e os dois das pontas.

veja a ilustração:

potf.jpg

Será que essa ligação está correta?

lemeusandopedaldecarro.jpg

alguém sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa forma que você colocou eu acredito que não vá funcionar, pois está ligando os dois pots "embolados" (o cursor de um na extremidade do outro)...

O que eu sugiro é você colocar os dois pots em série - vai usar apenas dois fios (o cursor e um dos extremos apenas). Assim, como exemplo, vamos imaginar dois pots de 1K... Basta ligar de forma que com os dois pedais soltos, a resistência medida seja de 1K (um potenciômetro vai estar em zero, e o outro no maximo).

Quando pisar no pedal para um lado, a resistência cai até zero (pois você vai estar atuando no pedal que comanda o potenciômetro que estava no máximo).

Quando pisar no outro pedal, a resistência vai subir até 2K (pois você vai estar atuando no pedal que comanda o potenciômetro que estava no minimo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

No primeiro e no segundo você tem dois potenciômetros distintos sob o ponto de vista da resistência elétrica, e não apenas um só conforme você queria...

Como eu ligo dois potenciômentros iguais entre si, para que no final fique como se tivesse só um?

No último você tem dois potenciômetros em paralelo (sob o ponto de vista elétrico você teria "um só", exatamente como desejas)... Só que este arranjo não te serve de nada, pois não tem como o circuito que vai ler o sinal gerado entender se você mexeu no pedal da esquerda ou da direita! Não importa qual seja o pedal atuado, o valor da resistência total vai ser alterado.

O que eu sugeri seria ligar os dois em série.

Lembre-se que em cada pot você vai ter apenas dois fios ligados (e apenas dois fios saindo do circuito, e não três)!

Tomando por base o segundo circuito que você desenhou: ligue o meio de um no meio do outro (linha vermelha). Como são apenas dois fios saindo do circuito, apague a linha preta (na vertical) do meio.

A saída do circuito serão as duas linhas amarelas (apenas dois fios saindo).

Conforme eu expliquei antes, tudo vai se comportar como se fosse apenas um potenciômetro e pela variação da resistência (para mais ou para menos) você tem como saber se mexeu no pedal esquerdo ou direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

Mas acompanhe comigo:

As três linhas pretas verticais vão para o joystick, eu cortei o pot de 3 fios que estava ligado nestas "linhas", para poder colocar os dois pots do pedal no lugar.

Se eu fizer como você indicou, eu não vou ter o cursor do pot "resultante", ficaria só com os extremos. Será que funciona assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As três linhas pretas verticais vão para o joystick, eu cortei o pot de 3 fios que estava ligado nestas "linhas", para poder colocar os dois pots do pedal no lugar.

Se eu fizer como você indicou, eu não vou ter o cursor do pot "resultante", ficaria só com os extremos. Será que funciona assim mesmo?

Quando eu disse para eliminar a do meio, estava apenas querendo facilitar o teu entendimento.

Conforme eu disse, você só vai usar duas linhas (e não três).

Então, na prática, você vai usar uma extremidade e o meio, e vai descartar a outra extremidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma sequência de testes, e comparei os resultados.

Tanto o meu primeiro esquema usando três fios(lá de cima) quanto o seu de dois fios funcionaram. O leme do avião respondeu aos pedais.

Porém, na parte de calibração do joystick, onde tem uma barrinha azul de medida, o eixo do leme no estado neutro fica variando 49% 50%, não fica quieto sempre indo e voltando, somente quando eu pressiono um pedal totalmente é que a barrinha fica estática, pé direito 100% e pé esquerdo 0%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!