Ir ao conteúdo

Asus M4A785-M vs DDR2 1066mhz

TijoloEspacial

Posts recomendados

Postado

Substitui meu pente de memoria 800mhz por duas ddr2 1066mhz, ai manualmente na bios setei para 533mhz, coloquei a tensão certa (2,1v), escolhi Both numa opção, e pude colocar as latencias (CAS(5)-TRCD(5)-TRP(5)-TRAS(5)), deixando o resto delas em automatico.

Entrei no windows, abri o cpu-z, e reparei que as memorias estavam rodando com as latencias certas, mas a 800mhz.

Olhei a aba SPD do programa, e vi que havia um outro item, trc, que devia ser igual a 48 para o clock de 1066mhz.

Fui na bios outra vez, mas notei que lá o trc só ia até 41 …

Então tentei colocar as lantecias em 6-6-6-18, e ai as memorias ficaram a 1066mhz, mas ao checar no cpu-z, as latencias estavam erradas e o pc reiniciou sozinho umas duas horas depois. então deixei a ram em 1,8v , 800mhz e 5-5-5-15, como aparecia no cpu-z na aba spd pra essa frequencia.

O engraçado é que lá aparece como se a banda maxima da memo fosse 800mhz, mas o modelo é reconhecido certo, e o item command rate aparece como 2T, mesmo a 800mhz e 1,8v, e na aba spd esse valor só aparece na frequencia de 1066mhz. Sem falar que o cool n quiet deixou de funcionar, agora o processador fica o tempo todo em 3.4Ghz, e não a 800mhz ou 2,2Ghz como era o costume.

Será que há um jeito de deixar as memorias em 1066 com estabilidade? E se não, como devo deixar as memorias?

As peças:

Asus M4A785-M

Phenom II x4 965

2x 2Gb Gskill DDR2 1066mhz

F2-8500CL5D4GBPK

5-5-5-15 2,1v (e aparece no QVL (_()

Postado

Tenho praticamente a mesma configuração que você, somente muda as memórias, são da ocz platinium 1066 ddr2 2x2GB.

Montei recentemente e também estou sofrendo com alguns problemas, o meu pc está lento, da umas travadinhas e as vezes travadas homéricas quando abro algumas coisas (e nem são muitas coisas, tipo msn + navegador + everest por ex), to ficando desanimado, pois investi tanto nesse pc e ta essa carroça pior do que o meu antigo E2180 :/

Postado

Eu deixei as memorias em 1,8v, 800mhz e 5-5-5-15, até q o desempenho não está ruim ...

Mas tive uma bluescreen hoje ainda.

Queria mesmo era por as memorias do jeito que deviam ... a placa diz aceitar 1066mhz nativamente e até 1200mhz overclock, eu nao esperava que ela nao fosse deixar em 1066mhz. Mas li por ai que o controlador de memoria está no processador, será que é ele que faz essa limitação?

Postado

Novidades.

Passei no forum da Gskill, e encontrei esse tópico:

http://www.gskill.us/forum/showthread.php?t=723

A recomendação era

CAS 5, TRCD 6, TRP 6, TRAS 24, TRC 30 and a TRFC of 195us

com tensão de 2.0v, mas tentei até com 2.1v

Mas infelizmente resultou em grande instabilidade, todos os programas apresentaram muitos erros ...

E agora encontrei esse outro tópico lá

http://gskill.us/forum/showthread.php?t=2081

Vou ver se consigo resolver usando esse ...

Volto com resultados

• 3 semanas depois...
Postado

Loucura esse Cool n' Quiet desativar por conta disso. Experimente resetar as configurações do BIOS SETUP e depois reconfigurar as memórias para ver se pelo menos o Cool n' Quiet volta, senão seu PC vai gastar energia igual um louco. Fora a questão da refrigeração também. E também é estranho essa sua memória não funcionar na configuração padrão dela.

Boa sorte aí. Se eu ficar sabendo de qualquer coisa dou uam passada aqui para dar mais dicas.

• 3 semanas depois...
Postado

Opa, desculpa a demora gente ... Acabei esquecendo o assunto rs

Coloquei assim:

HT OVER Voltage 1.38

Memory Clock Mode Manual

Memclock Value 533mHz

DRAM Timing Mode DCT 0

TCL 5 CLK

TRCD 5 CLK

TRP 5 CLK

tTRP 3-5 CLK

TRAS 15 CLK

TRC 41 CLK

tWR 8 CLK

TRRD 6 CLK

tRWTT0 Auto

tWRRD Auto

tWTR 6 CLK

tWRWR Auto

tRDRD Auto

tRFC0 127.5 ns

tRFC1 127.5 ns

tRFC2 Auto

tRFC3 Auto

Memory OVER Voltage 2.01000

Chipset Voltage

Chipset OVER Voltage 1.20500

Até agora não tive problemas, mas vocês poderiam me recomendar algum programa pra teste de estabilidade?

PS. O cool'n'quiet ainda não funciona .. tentei dar um reset na bios mas não adiantou. Será que se formatar resolve?

Não preciso mais de programa pra testar estabilidade, o pc travou duas vezes já rs

mas não notei melhora no re5 com as memorias em 1066 5-5-5-15

então acho q vou deixar assim como está, 800mhz 5-5-5-15

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!