Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A79T Deluxe vs. Corsair 1600MHz


jeffren

Posts recomendados

Olá para todos!

Por favor me ajudem a definir o melhor possível a configuração das memórias :(

Como podem ver na assinatura, tenho um par de memórias Corsair Dominator 1600MHz - CL8-8-8-24 (1.65v).

Na Bios da placa mãe eu ajustei a frequência para 1600MHZ e elevei a tensão para 1.64v (o próximo valor seria 1.66v).

Mas na imagem abaixo, é possível ver o CPU-Z mostrando temporização muito altas, não acham? O correto não seria 8/8/8/24? :confused:

Tem como alterar manualmente esses timimg sem instabilidade?

Eu não quero fazer over no processador agora, mas queria aproveitar a temporização citada acima. Tem como? Me ajuda aí por favor!

Grato!

EDIT: Bem, pessoal, eu alterei manualmente esses valores (imagem 2). Agora parece estar mais aceitável :P

Só não aumentei a tensão. Deixei como antes (1.64v)

Preciso que confirmem se fiz certo, ou se tem mais alguma coisa pra mexer. Estou sem câmera digiral agora, senão eu poderia enviar as imagens da bios para facilitar...

As temperaturas estão Ok! Tem algum teste que eu possa realizar para verificar a estabilidade?

O que seria o Command Rate (T1)? Vi isso na bios mas eu não alterei nada nele.

E sobre ganged e ungaged, qual é melhor opção pra mim que tenho 2 pentes de 2GB e uso a máquina pra jogos?

Grato!

Edit: Adicionei uma imagem que achei na net pra dá uma noção melhor do que estou falando. As latências são diferentes da mostrada nesta imagem, mas foi exatamente alí que alterei para 8-8-8-24.

post-247801-13884956315327_thumb.jpg

post-247801-13884956316384_thumb.png

post-247801-13884956337673_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jeffren. Postei este tópico há uns dias atrás e ninguém pode me ajudar.

Também tive a mesma dúvida que você quando comprei outro Kit da Corsair Dominator de 4GB (2X2GB) / 1600MHz / 7-7-7-20 / 1.65v, na HARDPLUS, neste link. Me venderam sem caixa. Veio com "os ventiladores", todos três itens inseridos em plásticos antiestáticos. Tem outro link dela, aqui, na WAZ, ainda com mais detalhes e especificações técnicas do produto.

As imagens (da sua configuração) que você postou são similares as minhas (no CPU-Z).

No início, quando espetei pela primeira vez os dois pentes, no CPU-Z constava que eles estavam com latências altas no modo automático: 11-11-11-29. Nas informações da guia SPD, do CPU-Z, consta que a banda máxima é 666MHz/PC3-10700H (PC3 10600). Em vista desta "limitação", o que fiz foi o seguinte:

Primeiro: setei a 1333MHz/9-9-9-24-5-34-10-5/1T e deu certo (no teste de desempenho e de memória do Windows e nos jogos). Percebi que os 1600MHz rotulados não fizeram tanta diferença.

Segundo: coloquei tudo em AUTO, como estava, e a partir da primeira alteração, foi mantida as especificações do JEDEC #3 (na guia "Memory" do CPU-Z, consta: 667MHz, 9-9-9-24-34 e 1T).

Terceiro: depois de testes bem sucedidos, alterei somente a latência: 7-7-7-20(5-34-10-5), portanto ignorei apenas as especificações de latência do JEDEC #3 (667MHz/9-9-9-24-34/1.5V).

Espero ter contribuído para sua dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jeffren. Postei este tópico há uns dias atrás e ninguém pode me ajudar.

Também tive a mesma dúvida que você quando comprei outro Kit da Corsair Dominator de 4GB (2X2GB) / 1600MHz / 7-7-7-20 / 1.65v, na HARDPLUS, neste link. Me venderam sem caixa. Veio com "os ventiladores", todos três itens inseridos em plásticos antiestáticos. Tem outro link dela, aqui, na WAZ, ainda com mais detalhes e especificações técnicas do produto.

As imagens (da sua configuração) que você postou são similares as minhas (no CPU-Z).

No início, quando espetei pela primeira vez os dois pentes, no CPU-Z constava que eles estavam com latências altas no modo automático: 11-11-11-29. Nas informações da guia SPD, do CPU-Z, consta que a banda máxima é 666MHz/PC3-10700H (PC3 10600). Em vista desta "limitação", o que fiz foi o seguinte:

Primeiro: setei a 1333MHz/9-9-9-24-5-34-10-5/1T e deu certo (no teste de desempenho e de memória do Windows e nos jogos). Percebi que os 1600MHz rotulados não fizeram tanta diferença.

Segundo: coloquei tudo em AUTO, como estava, e a partir da primeira alteração, foi mantida as especificações do JEDEC #3 (na guia "Memory" do CPU-Z, consta: 667MHz, 9-9-9-24-34 e 1T).

Terceiro: depois de testes bem sucedidos, alterei somente a latência: 7-7-7-20(5-34-10-5), portanto ignorei apenas as especificações de latência do JEDEC #3 (667MHz/9-9-9-24-34/1.5V).

Espero ter contribuído para sua dúvida.

Olá Gotoa.

Suas informações me deixaram mais tranquilo. Contudo, gostaria que me confirmasse se você alterou somente o que eu alterei na bios. É que não tenho imagem da página referente às memórias. Fiz exatamente como descrito acima.

Faria diferença alterar ao Command Rate?

Vou ver se consigo postar as imagens para ficar mais fácil de entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gotoa.

Suas informações me deixaram mais tranquilo. Contudo, gostaria que me confirmasse se você alterou somente o que eu alterei na bios. É que não tenho imagem da página referente às memórias. Fiz exatamente como descrito acima.

Faria diferença alterar ao Command Rate?

Vou ver se consigo postar as imagens para ficar mais fácil de entender.

Ok. Me perdoe pela demora na resposta (acabei de mudar de residência e por enquanto estou sem acesso a rede e sem linha).

Nossos procedimentos foram quase idênticos. Contudo preferi deixar as memórias funcionando a 1333MHz. A configuração está "STOCK" (CPU/RAM). O que fiz foi só reduzir as latências (9-9-9-24... para 7-7-7-20...), ficando assim em conformidade com as especificações de latência no rótulo dos pentes. O restante das opções segue de acordo com as especificações do SPD (JEDEC #3).

Sobre o "Command Rate (CR)", acho melhor deixar em AUTO no setup: nossas memórias operam em 1T tranquilamente, portanto é desnecessário setar manualmente no setup. Alguns usuários até preferem deixar em 2T, talvez por oferecer maior estabilidade no "overclock", e talvez até possa influir ainda mais num "overclock mais agressivo" (se o usuário for entusista, e tiver conhecimentos precisos, um "processador destravado", uma placa mãe com muitas fases e que dê suporte, uma fonte topo de linha e um bom sistema de refrigeração). Já li coisas do tipo, mas não tenho a menor experiência nesse quesito, são só especulações.

Vou tentar elucidar ainda mais a questão. No meu caso, são apenas três especificações: JEDEC #1, JEDEC #2 e JEDEC #3, na tabela "Timings Table" da guia SPD do CPU-Z. No seu caso são quatro especificações, conforme a segunda imagem das três telas juntas do CPU-Z que você postou, ficando o JEDEC #4 como o padrão estabelecido (caso você deixe tudo em AUTO no setup). Mas isso não impede de você reduzir um pouco mais as latências e deixá-las conforme as especificações do rótulo, ignorando as especificações do SPD (JEDEC #4).

Deixei o restante das opções do SETUP em AUTO. Não mexi nas voltagens. Mas sei que posso reduzir ainda mais as latências e/ou aumentar a frequência da CPU/HT/BUS/RAM - levando em consideração o manuseio adequado das voltagens, mas por enquanto é desnecessário.

Olá jeffren, muitas de suas dúvidas pode ser respondida lendo este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/memorias-1600-c/792144

Suas memórias são ótimas de ajustar e obter performance extra.

Exatamente. Jeffren e eu temos boas memórias (até demais para mim). Antes de fazer as alterações que fiz, tinha dado uma lida no tópico mencionado por você, Jonny. Até fiz uma referência a ele no meu tópico.

Agora o usuário Jeffren conta com uma boa ferramenta para se instruir ainda mais. Agradeço pela "luz".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Me perdoe pela demora na resposta (acabei de mudar de residência e por enquanto estou sem acesso a rede e sem linha)

Não por isso!

Deixei o restante das opções do SETUP em AUTO. Não mexi nas voltagens. Mas sei que posso reduzir ainda mais as latências e/ou aumentar a frequência da CPU/HT/BUS/RAM - levando em consideração o manuseio adequado das voltagens, mas por enquanto é desnecessário.

Eu tive que subir a tensão para 1.64v (1.65v), conforme a própria especificação do fabricante. Com a tensão padrão, tive tela azul assim que o Sistema "subia"!

Agora o usuário Jeffren conta com uma boa ferramenta para se instruir ainda mais. Agradeço pela "luz".

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá para todos!

Por favor me ajudem a definir o melhor possível a configuração das memórias :(

Como podem ver na assinatura, tenho um par de memórias Corsair Dominator 1600MHz - CL8-8-8-24 (1.65v).

Na Bios da placa mãe eu ajustei a frequência para 1600MHZ e elevei a tensão para 1.64v (o próximo valor seria 1.66v).

(...)

Eu não quero fazer over no processador agora, mas queria aproveitar a temporização citada acima. Tem como? Me ajuda aí por favor!

EDIT: Bem, pessoal, eu alterei manualmente esses valores (imagem 2). Agora parece estar mais aceitável :P

Só não aumentei a tensão. Deixei como antes (1.64v)

Preciso que confirmem se fiz certo, ou se tem mais alguma coisa pra mexer. Estou sem câmera digiral agora, senão eu poderia enviar as imagens da bios para facilitar...

As temperaturas estão Ok! Tem algum teste que eu possa realizar para verificar a estabilidade?

(...)

Edit: (...) As latências são diferentes da mostrada nesta imagem, mas foi exatamente alí que alterei para 8-8-8-24.

Eu tive que subir a tensão para 1.64v (1.65v), conforme a própria especificação do fabricante. Com a tensão padrão, tive tela azul assim que o Sistema "subia"!

Olá Jeffren. Venho aqui apenas para esclarecer uma dúvida.

Resumindo: o que você fez foi só setar manualmente a frequência da CPU (1600MHz), as latências (8-8-8-24...) e a tensão das suas memórias (1.64v/1.65v) para atender as especificações do fabricante e manter o sistema estável? Foi só isso? Ou você realizou outro(s) procedimento(s)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jeffren. Venho aqui apenas para esclarecer uma dúvida.

Resumindo: o que você fez foi só setar manualmente a frequência da CPU (1600MHz), as latências (8-8-8-24...) e a tensão das suas memórias (1.64v/1.65v) para atender as especificações do fabricante e manter o sistema estável? Foi só isso? Ou você realizou outro(s) procedimento(s)?

Sim. Só ajustei as memórias para 1600MHz e ajustei a temporização juntamente com a tensão recomendada. Também mudei de Unganged para Ganged.

Não mexi nas opções de Command Rate. Está no padrão - 1T

Ainda não fiz qualquer overclock, tanto nas memórias como no Processador. Sei que ainda tenho uma grande margem para over, mas vou esperar um pouco mais! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Só ajustei as memórias para 1600MHz e ajustei a temporização juntamente com a tensão recomendada. Também mudei de Unganged para Ganged.

(...)

Ok. Além do outro tópico que o jonny_br te indicou, só gostaria de acrescer mais uma observação: dê uma olhada nesse tópico e pense se vale mesmo a pena fazer essa alteração.

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Além do outro tópico que o jonny_br te indicou, só gostaria de acrescer mais uma observação: dê uma olhada nesse tópico e pense se vale mesmo a pena fazer essa alteração.

Grato pela atenção.

Agradeço pela informação. Realmente, tinha lido sobre isso e preferi utilizar o modo Ganged, já que raramente utilizo o pc para mais de uma atividade ao mesmo tempo.

obrigado! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!