Ir ao conteúdo

Tv Philco modelo tp 2053S queimando fusivel da fonte

francisco tec

Posts recomendados

Postado

amigo francisco queima na hora ou naõ ? mas vou dar a dica que queima na hora , pode ser algum diodo da fonte em curto o Q 901 em curto ou fulga , e se ele queima depois de um tempo troque o capacitor de ceramica C- 919 ok amigo.:angry:

• Coordenador
Postado

Só completando a dica do colega Jairo, já vi o TH901 (PTC), (circuito desmagnetizador), com problemas e provocando a queima aleatória do fusível...

• 3 meses depois...
Postado
amigos do forum o que devo fazer pois ja troquei os componentes Q 901 e C 919 + continua queimando o fusivel peço suas orientacoes.abraços francisco tec

Amigo, mediu os diodos da fonte? É o mais provável.

Postado

Leandro DL boa tarde sim nao sei o que acontece pois veja o que fiz desconctei os catodos dos diodos D 901 e D 904 ainda assim a lampada serie continua a acender agora quando o catodo do D 902 desconectado a lampada serie nao acende ja medi os diodos que faz parte da fonte retificadora nenhum deles apresenta curto conto com suas orientacoes e dos demais amigos do forum.abraços francisco tec

Postado
Leandro DL boa tarde sim nao sei o que acontece pois veja o que fiz desconctei os catodos dos diodos D 901 e D 904 ainda assim a lampada serie continua a acender agora quando o catodo do D 902 desconectado a lampada serie nao acende ja medi os diodos que faz parte da fonte retificadora nenhum deles apresenta curto conto com suas orientacoes e dos demais amigos do forum.abraços francisco tec

Amigo, verifique C909, C910 (acho que é C910, é o capacitor principal da fonte, como sempre esses esquemas mais antigos têm péssima qualidade). Já tive prolema com esse capacitor principal em curto, como ele quase nunca dá problemas, é comum nem olharmos ele.

Postado

bcpetronzio boa noite tudo bem? amigo nao sei + o que fazer para descobrir o curto desta fonte continua queimando o fusivel da fonte ja desconectei alguns capacitores e resistores + o curto continua referente ao Q 901 eu coloquei o sk2645 como eu falei mesmo com alguns componentes com terminais desconsctado a lampada serie continua acendendo isso indicando curto concordam comigo?peço suas orientacoes.abraços francisco tec

Postado
bcpetronzio boa noite tudo bem? amigo nao sei + o que fazer para descobrir o curto desta fonte continua queimando o fusivel da fonte ja desconectei alguns capacitores e resistores + o curto continua referente ao Q 901 eu coloquei o sk2645 como eu falei mesmo com alguns componentes com terminais desconsctado a lampada serie continua acendendo isso indicando curto concordam comigo?peço suas orientacoes.abraços francisco tec

Testou o capacitor principal da fonte?

Testou o outro capacitor C909? Testou C906 e C908?

Teste Q902, é um TRIAC, algumas vezes entra em curto.

Se estiver bom, retire TH901 e FB901 e veja se a lâmpada apaga.

Após ver esses pontos, retorne para vermos o que fazer.

Postado

Leandro DL bom dia estarei ferificando alguns desses componentes que faltaram e depois eu retorno agradeço a você e demais amigos do forum por sempre que pego B.O me ajudam.abraços francisco tec

LeandroDl e bc petronzio referente a queima do fusivel e o seguinte desconectei varios componentes citados pelo leandro porém a lampada serie deixou de acender quando desconetei um dos terminais do TH 902 o NTC 4,7 veja bem esse camarada na escala de X1 o ponteiro do miter deflexiona vice versa ele assim esta em curto ou nao? ou no caso desse curto pode ser outro componente na lionha dele conto com suas orientacoes.abraços francisco tec

• Coordenador
Postado

Este componente tem resistência baixa mesmo, mas na dúvida você pode remover ele da placa e ligar o Tv sem ele...

Não esqueça de verificar também os capacitores de cerâmica nesta entrada de energia...

Postado
Leandro DL bom dia estarei ferificando alguns desses componentes que faltaram e depois eu retorno agradeço a você e demais amigos do forum por sempre que pego B.O me ajudam.abraços francisco tec

LeandroDl e bc petronzio referente a queima do fusivel e o seguinte desconectei varios componentes citados pelo leandro porém a lampada serie deixou de acender quando desconetei um dos terminais do TH 902 o NTC 4,7 veja bem esse camarada na escala de X1 o ponteiro do miter deflexiona vice versa ele assim esta em curto ou nao? ou no caso desse curto pode ser outro componente na lionha dele conto com suas orientacoes.abraços francisco tec

TH901 assim como o Q902 só estão aí para ativar a bobina desmagnetizadora. Você pode ligar a TV sem esses 3 componentes (TH902, Q902 e a bobina desmagnetizadora). Na teoria, eles não são necessários para o correto funcionamento do aparelho. O que pode ocorrer é que alguns aparelhos quando estão com algum defeito nessa área ou com algum deles desconectado, apresenta algumas manchas no tubo, como "cores misturadas", mesmo o tubo não estando "magnetizado", como é o caso das Sharp's e algumas CCE's. Não me recordo se é assim com essa PHILCO. TH901, internamente, são 2 "resistores", 1 de valor baixo e outro mais alto. É normal ele aquecer (algumas pessoas trocam ele porque acham que ele está com defeito porque está aquecendo).

Postado

amigos do forum bom dia referente ao tv acima o TH 902 NTC 4,7 ele continua dando o mesmo problema pois coloquei todos componentes nos devidos lugares porém sem o ntc no lugar nao chega tensão no capacitor C 910 e quando coloco o ntc 902 acende a lampada serie veja bem gostaria de saber si e normal a medicao no NTC 4,7 eu medi fora do circuito na escala de X1 medindo de um lado o ponteiro conduz e invertendo o lado da ponteira tambem o ponteiro do miter conduz algum dos amigos do forum tem esse macete de medir o NTC pois no caso acima o curto aparece quando eu coloco o NTC no circuito conto com suas orientacoes.abraços francisco tec

• Coordenador
Postado

A medição do NTC esta correta!, eu tinha dito que você´pode ligar o TV sem o TH901, (o de três terminais)...

Você já experimentou remover o Fet Q901 da placa?

Postado
amigos do forum bom dia referente ao tv acima o TH 902 NTC 4,7 ele continua dando o mesmo problema pois coloquei todos componentes nos devidos lugares porém sem o ntc no lugar nao chega tensão no capacitor C 910 e quando coloco o ntc 902 acende a lampada serie veja bem gostaria de saber si e normal a medicao no NTC 4,7 eu medi fora do circuito na escala de X1 medindo de um lado o ponteiro conduz e invertendo o lado da ponteira tambem o ponteiro do miter conduz algum dos amigos do forum tem esse macete de medir o NTC pois no caso acima o curto aparece quando eu coloco o NTC no circuito conto com suas orientacoes.abraços francisco tec

Amigo francisco tec, está havendo uma imensa confusão! TH901 NÃO é NTC de 4,7R. O NTC é o TH902 e sem ele não irá ter tensão no capacitor principal.

Repare que antes eu falei para retirar os seguintes componentes:

TH901 - Esse tem 3 pinos e deve ser retirado. (Não confunda com TH902!)

Q902 - Também deve ser retirado. Parece com o FET da fonte.

Aí sim, sem esses componentes, você deverá ligar a TV e verificar se a lampada ainda acende. Preste atenção nos números dos componentes.

Se ainda assim a lâmpada acender, ou você retira o FB901 como eu havia dito antes, ou retira o FET Q901 como disse o Bcpetronzio, o que dá na mesma! Em seguida ligue a TV. Sim!! Ela pode ser ligada sem o FET.

No aguardo!

Postado

bom leandro DL e bcpetronzio realmente eu troquei a ordem na hora de editar + voltando ao assunto segui suas orientacoes inclusive tirei FB 901 do circuito ligando o tv vi que a lampada serie continuava acender observando que na mesma linha tem um capacitor o C 908 eu levantei um dos terminais e a lampada serie nao acendeu estou achando que e ele o causador do curto estarei efetuando a troca e retornarei para os amigos do forum.abraços francisco tec obs.porém no momento eu nao tenho um capacitor do mesmo qual eu poderia colocar no lugar?

• Coordenador
Postado

No esquema esta 4,7nF mas para você testar o resto do circuito, você pode deixar ele fora da placa... ele não fará falta!...

Postado

boa tarde amigos do forum referente ao tv acima tirei o C 908 do circuito porém hoje ao ligar o tv voltou novamente o curto o C 906 tambem esta desconectado do circuito o FB 901 esta fora da placa continua o dilema com os diodos da fonte no circuito o curto continua ao desconectar o D 902 o curto desaparece vale lembrar que a lampada serie que estou usando e de 150 WATTS nao sei mas o que fazer conto com suas orientacoes estou querendo trocar os diodos da fonte os 4 da fonte os 1N5061 na substituicao desses diodos quais posso colocar no lugar pois tenho alguns diodos e gostaria de aproveita-lo.abraços francisco tec

• Coordenador
Postado

Colega Francisco, os diodos você pode colocar os 1N5404 que são bem comuns, ou só para estes testes ai na entrada, pode colocar até os 1N4007 (só para testes!), uma outra dica seria você remover o transformador T901 da placa! pois como você já "varreu" esta entrada!, pode começar a desconfiar do mais improvável!... (ele o próprio trafo em curto!)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...