Ir ao conteúdo

Como passar processamento do CPU para a GPU?

LucianoFer

Posts recomendados

Postado

Ola, tudo bem?

Eu estou jogando o GTA IV, ele exige bastante do processador.

O requerimento minimo para o GTA IV é o core 2 duo, e o requerimento recomendado é o Core 2 Quad.

Eu tenho o Core 2 duo, por isso não consigo jogar nas configurações graficas máximas com Frame por segundo alto. Mas se coloco numa configuração mais baixa ou média da pra jogar.

Minha placa de vídeo é ótima, é a GTS 250 1GB, ela aguenta tranquilão.

Minha dúvida é a seguinte:

Já que eu tenho um processador que não da conta do GTA IV no máximo, mas tenho uma placa de video excelente que aguenta tudo no máximo sem esforço. Será que nao há nenhuma forma de passar parte das funções do processador para a placa de video, ou algo parecido?

Ou alguma outra forma que eu possa rodar o GTA IV com configurações graficas mais altas?

Agradeço desde ja,

Luciano.

Postado

LucianoFer, isso é chamado de gargalo, ou seja quando o processador não acompanha a vga, bom existem 2 maneiras de solucionar, overclocando o processador ou trocando...

porém se quiser aderir ao overclock tera de pesquisar, ou criar um outro topico numa area especifica, alem de saber q ele pode proporcionar ganhos incríveis ao computador, mas também danos irreverciveis...

Postado

Se for fzr um over , invista primeiro na refrigeração do gabinete e se você usa o cooler box , troque por outro cooler !!! esses coolers box intel são fraquissimos , ruins rs !!!

Postado

Instale os patch(s) caso você ainda nao instalou, dizem que da uma certa melhora no desempenho. E o GTA 4 ele requer um pc bem forte pra poder rodar mesmo e exige mais do processador do que VGA. Mas a sua GTS 250 e uma boa VGA, porém não e tão otima assim não e esta longe de rodar tudo no maximo.

So por curiosidade você esta jogando em qual resolução ? ..

Postado

andre.wj, antigamente usava o path 1.0.6, achei ele horrivel, meus Fps cairam mt, ai tive de formata o pc, por outros motivos, ai instalei o gta de novo, com o 1.0.4, e rodo a 30fps, com tudo no max a 1080p... distance view 100, tudo o que dava pra por puiz...

com minha conf, 2 gb de ram ainda.... :P

acredito q a 250 guente a 1080 também, só q não tudo no max...

Postado

Sem o patch não dava pra jogar nem no mínimo, ai eu instalei o 1.0.4, que é o patch que melhora o desempenho, ai melhorou bastante.

To jogando na resolução 1360x768.

Overclock num vai rolar não.

sera que se eu colocar um patch mais atual o desempenho melhora mais? porque o patch que tem a melhora de desempenho é o 1.0.4.

E eu estou com Windows 7 Ultimate 32bits, será que se eu formatar e colocar o 64bits melhora alguma coisa??

Ah, e a GTS 250 é ótima sim manin, ja zerei o Crysis e o Crysis Warhead jogando no grafico máximo e resolução 1360x768, e tava rodando lisinho.

E no GTA IV, nas opções de grafico que exigem da placa de video, eu coloquei no máximo, e os frames por segundo nao cairam. Mas quando aumentei as opções q exige do processador, os frames por segundo despencaram.

Postado

Tá, Core 2 Duo; especificou bastante. existem mais de 12 modelos de Core 2 Duo, que já foram ou estão no mercado atualmente, inclusive o meu(_(

Especifique sua configuração.

Gargalo na sua config não existe, isso é Nóia; Se o GTA tá tendo desempenho ruim ou insatisfatório no teu sistema, tem algo de errado; no meu Pentium E6300 antigo com minha 9600 GT, sistema inferior ao seu, eu rodava em 1440x900 com praticamente tudo acima do medium, e rodava BEM.

Agora transferir funções? Isso não existe; Se você leu vagamente em algum lugar sobre GPGPU pode estar trocando as bolas, hehe

Abraço.

• Membro VIP
Postado
Tá, Core 2 Duo; especificou bastante. existem mais de 12 modelos de Core 2 Duo, que já foram ou estão no mercado atualmente, inclusive o meu(_(

Especifique sua configuração.

Gargalo na sua config não existe, isso é Nóia; Se o GTA tá tendo desempenho ruim ou insatisfatório no teu sistema, tem algo de errado; no meu Pentium E6300 antigo com minha 9600 GT, sistema inferior ao seu, eu rodava em 1440x900 com praticamente tudo acima do medium, e rodava BEM.

Agora transferir funções? Isso não existe; Se você leu vagamente em algum lugar sobre GPGPU pode estar trocando as bolas, hehe

Abraço.

Se me lembro bem seu pentium E6300 antigo estava overclockado para 3.8Ghz. Bom, pelo menos era o que tinha escrito em sua configuração, daí não vai dar gargalo mesmo.

Dependendo do modelo C2D dele pode existir gargalo sim. As configurações recomendadas para processador são x3 para cima ou no mínimo c2d 2.8Ghz.

Postado

Não esquecendo que o gargalo depende do jogo. Um processador pode não dar gargalo em COD 4 e dar um grande gargalo em GTA 4, por exemplo, usando a mesma VGA.

GTA 4 além de precisar de um processador forte, precisa de uma boa VGA também. Embora a GTS 250 já consiga rodar bem com várias opções no máximo, acredito que TUDO no máximo, inclusive as barrinhas como "distância visível", já fica pesado para ela. No tópico do jogo tem gente com HD4890 e GTX 260 que não roda com TUDO no máximo.

Então, mesmo que se pudesse transferir algum trabalho do CPU para a VGA, nesse caso específico, não ajudaria nada.

Postado

rodrigops, etnão aqui eu tenho a HD4890 vaporX 2gb, rodo com tudo no max, tudo mesmo, isso a 1920x1080, roda a 30 fps, pra mim é bom pra joga, isso q eu uso mods para varios carros, o que deixa o jogo ainda mais pesado, eu usando o proc a 4ghz ou então a 3.4 não faz diferença nos Fps, acho q aqui ja é problema de memoria, ja q so tenho 2gb.... e fica a 97% de uso quando eu jogo, ja tentei com + 1 gb mas num mudo praticamente nada...

e e alguns testes a HD4890 chega a ganhar até da gts280, mas fica pau a pau com a 260 - 270... entre elas..

acredito q a memoria da vga ajude bastante nos fps, ainda mais no gta da vida...

Postado

As opções referentes a GPU estão no maximo, mas as referentes ao CPU (que são as barrinhas) estão tudo no minimo, e ainda assim, com as barrinhas no minimo, roda a 18~20 FPS.

Cara, to começando a ficar preocupado, a pontuação caiu cerca de 4mil no 3dmark06 (de aproximadamente 12mil para aproximadamente 8mil). E além disso, ja rodei alguns programas como CPU-z e FFT-z, e eles estão falando que meu processador tem apenas 1 Core e 1 Threads (nem sei o que é "Threads"). Sendo que meu processador é um Core 2 duo E7400.

La em "msconfig>Inicialização do sistema>Opções avançadas" Na opção "Numero de processadores" tambem só aparece a opção "1".

Olhem só, rodando o CPU-z, comparei o meu processador com outro identico, ou seja, outra Core 2 duo E7400, olhem só, confiram que é o mesmo modelo, e reparem em algumas opções como ("Core Speed" , "Multiplier" , "Cores" , "Threads" , "L1 data" etc.)

Core 2 duo E7400 normal http://img12.imageshack.us/f/originalsk.jpg/

O meu Core 2 duo E7400: http://img267.imageshack.us/f/o meu.png/

Viram??

O que está aconcendo? Um núcleo do meu processador resolveu tirar férias??

O que eu faço???

Me ajudem!!!

Postado

Desativa o diacho do speedstep, o C1E e o enhancedpowercontrol na bios que o multiplicador e o vcore voltarão ao normal.

O meu pentium estava em 3.8 Ghz, sim; mas isso atualmente.

Eu jogava GTA IV a um tempo atrás, logo quando peguei a configuração com o pentium, e naquela época, ele tava rodando em Stock.

Abraço.

Postado

LucianoFer, também pode ser, mas é so apertar del quando o pc estiver iniciando, ai provavelmente vai aparecer uma tela azul, ai vai ter alguma opção de load fail safe, alguma coisa com load...

Postado

Desativei o "C1E Supoort" e o "Intel ® SpeedStep Tech"

Ok, core speed e Multiplier estão normais, 2800 e 10,5x. Eles ficavam 1,6 e 5,5, mas quando rodava algo pesado eles ficavam normais.

Mas... Continua dizendo que só tem 1 CORE e 1 Threads. E o "L1 data" e "L1 Inst." continuam "32Kbytes" em vez de "2x 32Kbytes"

E no gerenciador de tarefas so mostra 1 grafico de uso de CPU, quando deveria mostrar 2, ja que tem (ou era pra ter) 2 núcleos.

Ainda não sei como resolver isso.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eu não acredito....

Fui no msconfig>inicialização do sistema>opções avançadas e DESMARQUEI a opção "Numero de processadores", e TUDO VOLTOU AO NORMAL.

-O CPU-z mostra novamente os 2 cores e os "2x 32bytes"

-apareceu a opção 1 e 2 em opções avançadas do msconfig

-apareceu os 2 graficos no gerenciador de tarefas

-O 3DMark06 voltou a apresentar as pontuações de 12mil e nao mais 8mil

-o GTA IV agora ta rodando bunitinho...

Ae, finalmente, pessoal, valeu ae a atenção, brigadão.

Bom, pelo menos aprendemos mais uma coisa: NÃO DEIXE ESTA OPÇÃO NO 1 E MARCADA PRA QUEM TEM MAIS DE 1 CORE. :D

Postado

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, foi apenas um mal entendido, se quiser pode reativar o speed step, já q ele ajuda a economizar energia, assim você estara ajudando o mundo e seu bolso... ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...