Ir ao conteúdo

M863G não liga com conector de 4 pinos da fonte

mattaus

Posts recomendados

Postado

A placa é uma PC Chips M863G v7.1.

Troquei o processador dessa placa por um Sempron 3000+ Barton 2.0GHz no sábado. No domingo deixei o disco desfragmentando e baixando alguma coisa e fui almoçar. Como eu usei a ventoinha do antigo Athlon, a temperatura da CPU estava meia alta. Em torno de 55 - 60 graus mas o desempenho estava excelente. A placa mãe em 57 graus. Os HDs em 47 e 52 graus. Então voltei para ver se já tinha terminado o download. O computador estava desligado.

Logo pensei "-O processador queimou, que beleza." Testei o processador antigo, outra fonte, desliguei todos os componentes (HDs, Drives, placa de vídeo e outras). Não ligou.

Quando eu pressiono o botão para ligar as ventoinhas elas só dão um impulso, e a fonte desliga.

Removi a placa do gabinete, retirei tudo o que era possível retirar (BIOS, dissipadores, jumperes, etc) e lavei a placa mãe.

Depois de seca, Testei e a bonita não funcionou. Então Tentei ligar apenas o conector de 20 pinos da fonte e ela ligou. Com o de 4 ligado a fonte desliga. Já Testei outra fonte.

O que pode ser? Os capacitores estão visualmente perfeitos assim como qualquer outro componente e trilhas da mobo. A uns dias aconteceu o mesmo ainda com o processador antigo. Eu estava copiando arquivos de um disco para o outro e o computador desligou. Tive que desligar da tomada para voltar a ligar como se a fonte tivesse desarmado por um curto.

Puxando mais a memória, lembrei que recém quando comprei esse computador a quase 5 anos atrás várias vezes ele não ligava. Eu pressionava o botão e nada acontecia, exatamente como está agora. Mas eu ia tentando ligar e ele ligava.

O que vocês acham?

Postado
Sim, foi a primeira coisa que eu fiz. Já tenho quase certeza que é problema no circuito regulador de tensão. Compensa trocar o dessa mobo?

Rpz na minha opinião não compensa...! O que eu recomendaria seria trocar sua mobo pela Gigabyte GA-K8VM800M (Rev 2.x) na qual de quebra você aproveitaria o processador e a memória, no mais é só, valeu.

Postado

Liguei aqui sem o conector de 12v e fiquei tentanto encontrar o defeito com um multímetro. Uns minutos depois senti um cheiro de ferro. Coloquei o dedo no dissipador da ponte norte e queimei o dedo. com certeza estava a uns 100 graus. E agora? Qual o problema? A ponte começa a esquentar na hora que eu ligo. E uns 30s depois já não dá pra aguentar o calor.

Obs.: resetar a BIOS foi a primeira coisa que eu fiz.

Os fios da fonte também estão esquentando. Detalhe, sempre ligando apenas o fio de 20 pinos. Com o de 12v a fonte desliga. Na segunda tentativa apenas com os de 20 pinos a ponte norte esquentou muito após poucos segundos ligado. Não havia condição de colocar o dedo no dissipador. Outro detalhe é que a fonte ficou desligando e ligando após um tempo. A ventoinha ia diminuindo a rotação, quase parou, depois voltou ao normal e parou... Etc. Alguma coisa está entrando em curto.

Agora *odeu! Liguei com o conector de 12v e quando liguei um componente saiu fumaça e um cheiro de queimado. Acho que foi um capacitor ao lado do conector do cooler da CPU. Mesmo assim a placa ainda liga sem o conector de 12v e o dissipador da ponte norte frita!

Bem, arranquei um capacitor e nada mudou. Estou pensando seriamente em destruir essa mobo. Fora que deixou todo mundo aqui de casa com dor de cabeça por causa do cheiro. Depois posto um vídeo da ponte norte derretendo um pedaço de sacola plásticas

• 2 meses depois...
Postado

você poderia verificar se por um acaso não teria algo , como o gabinete , oos parafusos e outros fechando curto , tente ligar fora do gabinete.

Postado

Nunca que vai ser o gabinete, ela foi testada de todas as formas fora do gabinete, com/sem processador, com processador diferente, memórias diferentes. Testei com tudo que puder. O problema é a placa. Jogo fora?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...