Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível problema com PC após uso de No-break


pegakioh

Posts recomendados

Olá.

Meu computador novíssimo (core i7 860 - 4gb ddr3 1600 - hd5970 2gb ddr5) e em perfeito estado fazia mais de um mês estava ligado à um No-Break de 1400VA horrível da Enermax. Faltou luz há poucos dias, e notei que, durante esse processo o computador travou, me impossibilitando de desligá-lo corretamente e uma luz de apoio que liguei no no-break temporariamente, alternava fortemente sua intensidade, piscando a lâmpada continuamente.

(O mesmo já havia acontecido duas ou três vezes anteriores.)

Passou umas horas, formatei meu computador para um ambiente de 64 bits que estava para instalar fazia alguns dias sem problemas, utilizando nisso o drive de blu ray.

Após a formatação, fui gravar um CD, porém notei que o programa que gerencia o drive ( que é o Power2Go, e o drive da LG ) não o reconheceu, tampouco o Gerenciador de Dispositivos do Windows.

Ainda não havia retirado meu ambiente 32 bits, então fui até ele para testar, uma vez que eu ja o estava utilizando há quase um mês inteiro e já havia gravado tanto blu-rays quanto DVDs sem stress nenhum, e o resultado foi PIOR. O gerenciador de dispositivos não estava reconhecendo uma série de periféricos, porém, com exceção do drive de cd, eram "peças" que aparentemente não teriam "problemas" em não estar sendo reconhecidas. As principais peças estavam, e eu rodei jogos como GTA IV e CS Source no máximo sem stress.

Problemas que notei após essa queda de luz:

1 - A falta no reconhecimento de dispositivos, principalmente o de drive de CD ( que, após algumas pesquisas, notei que outras pessoas também já passaram por essa falta com drives da LG ).

2 - O Setup está estranho. Não aparece NADA na tela sobre memórias e sistema, como geralmente aparece, e aparecia antes do problema citado, porém a inicialização é feita, e se eu fico apertando DELETE, a Bios é acessada sem problemas.

3 - No Setup, ocorrem alguns ruídos na caixa de som que antes não estavam ocorrendo.

São problemas que não atrapalham no uso do micro (com exceção do drive), porém que ocorreram, por coincidência ou não após essa queda de luz.

OBS: O Drive está funcionando perfeitamente para ler. Eu insiro o CD, e o Windows me dá as opções de "Inicialização Rápida" do disco. Não consigo somente gravar, e no Gerenciador de Dispositivos ele está com um ponto de exclamação. Lembrando que este problema acontece tanto no sistema 32 bits, quando no 64 bits, ambos Win XP PRO, e que já desinstalei, instalei e reinstalei o driver do dispositivo.

Ainda não tive a oportunidade de colocar meu drive de blu ray em outro PC, porém não creio que nele esteja o problema.

Gostaria de saber: É possivel algo na placa mãe ter queimado ou danificado de forma a originar estes conflitos, ou se isso ocorresse, a placa inteira iria para o "brejo", como amigos meus afirmaram?

Peço que respondam somente os que realmente souberem o que estão falando, pois estou pensando seriamente em comprar uma placa mãe nova, que está custando 600 reais.

Já comprei um filtro de linha para substituir esse maldito No-Break. Sempre imaginei que o no-break seria a melhor segurança para o micro, porém vi estar enganado.

Agradeço MUITO às possíveis respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha fonte é a Seventeam ST-850ZAF modular, com 850w reais.

Não possui nenhum teste com o modelo específico dela, porém esta é equivalente ao modelo da mesma série da minha, porém de 750w, que é o mais próximo que achei nos testes, mas apenas não modular: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1698.

Link dela: http://www.windys.com.br/produtos/fontes/st-850zaf.html.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não corra para comrpar uma placa-mãe nova.

Muita calma nessa hora, já pensou se você vai lá, compra outra e continua na mesma?

Tente primeiro atualizar a BIOS (Vamos nas soluções mais baratas primeiro, mesmo sendo as menos provaveis) e veja se tem algum resultado.

Mas o caso ai está estranho.

Você fez algum overclock?

Se a resposta for sim, como estão as voltagens (chipset, inclusive)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado pelo retorno.

A bios está atualizada, e o problema ocorreu somente depois da queda de luz, além de sempre que falta energia e o no break é ativado, a lampada parece que vai explodir, como disse anteriormente.

Estou sim fazendo overclock, porém é com o próprio programa automatizado da Asus. Ele faz conforme encontra necessidade para fazer. As temperaturas nesse momento estão as seguintes:

placa-mãe: 41 C

CPU: 34 C

GPU1: 59 C

GPU2: 48 C

Neste exato momento, por exemplo, que estou somente em MSN e Firefox, ele além de não estar com overclock, está com a potência reduzida ( é uma parada para ajudar no meio-ambiente, para evitar envio de CO2 na atmosfera, e bla bla bla ).

O pc em si eu mesmo montei, e estava perfeito antes de queda. Gravei varios DVDs e Blu rays com ele.

Sobre a placa, estou quase que decidido a comprar, mesmo que seja daqui alguns meses, pois consegui uma melhor que a minha, com o mesmo Chipset, da Asus também, porém com USB 3.0 e SATA 3, e mais barata.

Porém, se conseguir resolver os problemas, ao invés de comprar agora, comprarei HDs SSDs.

Muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CO2 na Atmosfera por causa de consumo de energia só se a usina usada pra alimentar a eletricidade da sua casa for a carvão ou qualquer combustível fóssil! Que eu saiba hidrelérica não produz CO2. O que tem de propaganda no nosso país sobre redução de CO2 ao por exemplo trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes não tá no gibi! Será que esses caras que fazem essa propaganda não sabem que a maioria de nossa energia vêm de hidrelétricas? De qualquer forma, economizar energia sempre é bom!

Enfim, desculpe não te ajudar a encontrar o problema, mas duvido muito que o nobreak teve alguma relação com algum dano após a fonte. Creio que isso tenha sido uma daquelas coicidências estranhas. A fonte do PC antes de alimentar as placas, HD's... possuem muita proteção, ainda mais essas fontes boas. O máximo que um nobreak poderia causar, se mal projetado, é um dano no primário da fonte e não nos equipamentos alimentados por ela. Se a fonte ta boa, pode descartar que o nobreak tenha causado danos nas suas placas e periféricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, vi q você tava no tópico, e já esperava uma resposta assim.

Concordo com suas palavras do início ao fim, inclusive sobre a coincidência.

Quanto ao CO2, o próprio Software diz assim: "Reduced CO2 Emission: 145.977mg" (And growing.. haha)

Obrigado, ainda estou pensando o que vou fazer a respeito, porém colocar o drive de blu ray no outro pc ja está na lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo problema: Estava aqui em meio aos meus mp3, quando do nada meu fone ficou mudo. Ainda não reiniciei o pc, porém é mais um sinal de que algo está estranho. Já tentei outras fontes de áudio, assim como verifiquei todos os possíveis volumes e configurações do Windows. Tá tenso :S

Edit: Reiniciei o pc, e como era de se esperar, funcionando normalmente. Parece que ele PAROU DE RECONHECER os dispositivos usb de forma apropriada ( pois a tela LCD do meu Logitech G15 também travou, e meu fone é conectado através de uma placa de áudio USB. O fone é um SteelSeries 5Hv2 USB ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!