Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que há de errado neste código em Pascal?


Visitante: poseidon161

Posts recomendados

Visitante: poseidon161
 

Olá pessoal, estou começando a aprender linguagem pascal, mas to apanhando muito pra conseguir fazer este pequeno trabalho q meu professor pediu, se uma boa alma puder me dar uma ajudinha, agradeço muito!

O código é este:

program procedimentos;
uses crt;
var r, n1, n2, op: integer;

begin
procedure soma;
begin
r:=n1+n2;
end;

procedure sub;
begin
r:=n1-n2;
end;

procedure mult;
begin
r:=n1*n2;
end;

procedure divi;
begin
r:=n1/n2;
end;

prodedure entradadedados;
begin
writeln('blablabla');
readln(n1);
writeln('blablabla');
readln(n2);
end;

procedure resultado;
begin
writeln('resultado',r)
readkey;
end;

{program principal}
begin
repeat
clrscr;

writeln('escolha a operaçao desejada');
writeln('1 soma');
writeln('2 subtração');
writeln('3 multiplicação');
writeln('4 divisão');
readln(op);

if op=1 then
begin
entradadedados;
soma;
resultado;
end
else
if op=2 then
begin
entradadedados;
sub;
resultado;
end
else
if op=3 then
begin
entradadedados;
mult;
resultado;
end
else
if op=4 then
begin
entradadedados;
divi;
resultado;
end
else
if op<>4 then
begin
writeln('operação invalida');
readkey;
end;

until op=4 then
end.

Gostaria se possível uma breve explicação sobre os erros, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu código tem os seguintes erros:

Linha 5: Begin "perdido"

Procedure divi: Para realizar divisão com números inteiros, use o operador div e não a /.

Procedure entradadedados: Palavra procedure escrita errada.

Procedure resultado: Faltando ; no fim de writeln(...);

Remova o then na linha: "until ... then".

Fora isso, funciona.

Abraços;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante: poseidon161