Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Para ruídos e perda de sinal este é o produto correto: http://goo.gl/ggliX

Minha irmã comprou um desses ano passado e não alterou (para bem e para o mal) nada na velocidade da conexão dela. Pelo menos não a ponto de percebermos.

Olha, vários modems já vêm com filtragem interna de ruídos.

O que pode ter ocorrido com seu estabilizador (led apagado) é que ele parou de proteger (algum componente interno pode ter queimado) seus equipamentos, mas continuou fornecendo energia. O apagamento do led é para indicar que a proteção não está sendo feita. Eu, concordando com um post do Faller, prefiro que quando um equipamento (filtro ou estabilizador, no seu exemplo) ao parar de proteger, corte a corrente, mas como vimos, nem sempre é o que ocorre.

Em relação aos raios, se você pode desplugar da tomada seus equipamentos acho uma boa. Como o Faller diz, o raio é algo tão absurdamente poderoso que pode sair destruindo tudo, até um filtro. Li um dia desses um tópico de um colega aqui do fórum que usava um Belkin (marca muito boa de filtros) e houve um surto na casa dele que o Belkin torrou literalmente, derreteu, mas os equipamentos plugados nele não sofreram nada. Esse rapaz postou fotos impressionantes.

Marcas estrangeiras (APC e Belkin, por exemplo) pagam um seguro alto ($ 300,000,00 - trezentos mil dólares) caso o equipamento de um usuário seu seja danificado, enquanto ele usa o filtro (APC e Belkin), tamanha a confiança que eles têm nos próprios produtos. Essa garantia só vale em alguns países e se houver correta instalação (terra, por exemplo). E isso vale até mesmo para raios! Resumindo: se puder tirar da tomada, faz bem, mas se você estiver na rua e um raio cair perto de sua casa, seus equipamentos estarão muito mais protegidos do que com um (des)estabilizador.

Meu amigo, se pretende deixar a fonte do PC direto no 220, por que deixar seu monitor nesse encosto (estabilizador)? Ele só faz interferir inutilmente em sua energia. Se seu monitor for bivolt, full range (100-240) ou opera em 220, livre o pobre coitado do (des)estabilizador.

Eu vou verificar se meu monitor é bivolt, mas acredito que sim. Se for, vou dar um "pé na *****" desse estabilizador logo e vou comprar um filtro clone que foi indicado.

Por falar nele, alguém pode me indicar um site pra compra-lo? Ele é um tanto difícil de encontrar, no Kabum está em falta e não achei em nenhum outro site confiável.

Interessante esses filtros que voce citou, devem ser realmente muito bons pelo valor da indenização. Mas a minha intenção maior de um filtro é que ele proteja contra as oscilações de tensão e coisas desse tipo que acontecem na rede elétrica e claro, como voce citou se em uma situação eu necessitar ele proteja contra algum surto.

Nessas horas eu percebo a importancia de um site como o CDH que compartilha esse tipo de informação. Muito provavelmente futuramente como a nossa cultura manda, eu comprar outro estabilizador mais forte, o que me custaria muito mais caro e só traria muito menos beneficios do que um filtro adequado.

• Curtir 1
Postado
Eu vou verificar se meu monitor é bivolt, mas acredito que sim. Se for, vou dar um "pé na *****" desse estabilizador logo e vou comprar um filtro clone que foi indicado.

Por falar nele, alguém pode me indicar um site pra compra-lo? Ele é um tanto difícil de encontrar, no Kabum está em falta e não achei em nenhum outro site confiável.

Interessante esses filtros que voce citou, devem ser realmente muito bons pelo valor da indenização. Mas a minha intenção maior de um filtro é que ele proteja contra as oscilações de tensão e coisas desse tipo que acontecem na rede elétrica e claro, como voce citou se em uma situação eu necessitar ele proteja contra algum surto.

Nessas horas eu percebo a importancia de um site como o CDH que compartilha esse tipo de informação. Muito provavelmente futuramente como a nossa cultura manda, eu comprar outro estabilizador mais forte, o que me custaria muito mais caro e só traria muito menos beneficios do que um filtro adequado.

Só citei esses filtros estrangeiros como exemplo. Temos aqui no Brasil filtros robustos também! Os que temos aqui fazem a mesma coisa e usam os mesmos componentes (varistores, indutores, capacitores, fusíveis, disjuntores etc). A maior diferença dos estrangeiros talvez seja a topologia (para usar uma palavra que o Faller adora ressaltar, com razão).

Esse Clone F8 Plus 01087 é muito bom. O Mesmo seja dito dos filtros da Clamper.

A coisa mais difícil atualmente é achar esse Clone no mercado. A fama (justa) dele se propagou tão rapidamente que quando chega em uma loja some em questão de horas, pois é bom e barato.

Sobre a importância do CDH, digo a mesma coisa e concordando com o amigo, ainda ressalto: as informações que são aqui obtidas, processadas e divulgadas só são possíveis, pois é um espaço sem fins lucrativos. Por que não vemos estudos comparando a proteção oferecida por estabilizadores e filtros em grandes revistas de tecnologia? Simples: porque os maiores patrocinadores das revistas e sites especializados em tecnologia são fabricantes de estabilizadores, ou seja, se a revista criticar o estabilizador perderá o patrocínio e terá redução de receita!

Em uma democracia aí fica bem clara a importância de entidades sem fins lucrativos: manter a verdade acima do lucro!

Essa sua observação sobre o CDH também foi uma das minhas maiores impressões sobre esse espaço e sobre a importância de haver um espaço de debate onde a verdade se sobrepõe ao lucro.

O único país do mundo que usa estabilizador é o Brasil. Em todos os outros é DPS (filtro) ou direto na tomada!

Uma frase de um ex ministro da Fazenda (Henrique Simonsen) demonstra muito bem isso: "Se só existe no Brasil e não é jabuticaba pode saber que é besteira".

• Curtir 1
Postado
Só citei esses filtros estrangeiros como exemplo. Temos aqui no Brasil filtros robustos também! Os que temos aqui fazem a mesma coisa e usam os mesmos componentes (varistores, indutores, capacitores, fusíveis, disjuntores etc). A maior diferença dos estrangeiros talvez seja a topologia (para usar uma palavra que o Faller adora ressaltar, com razão).

Esse Clone F8 Plus 01087 é muito bom. O Mesmo seja dito dos filtros da Clamper.

A coisa mais difícil atualmente é achar esse Clone no mercado. A fama (justa) dele se propagou tão rapidamente que quando chega em uma loja some em questão de horas, pois é bom e barato.

Sobre a importância do CDH, digo a mesma coisa e concordando com o amigo, ainda ressalto: as informações que são aqui obtidas, processadas e divulgadas só são possíveis, pois é um espaço sem fins lucrativos. Por que não vemos estudos comparando a proteção oferecida por estabilizadores e filtros em grandes revistas de tecnologia? Simples: porque os maiores patrocinadores das revistas e sites especializados em tecnologia são fabricantes de estabilizadores, ou seja, se a revista criticar o estabilizador perderá o patrocínio e terá redução de receita!

Em uma democracia aí fica bem clara a importância de entidades sem fins lucrativos: manter a verdade acima do lucro!

Essa sua observação sobre o CDH também foi uma das minhas maiores impressões sobre esse espaço e sobre a importância de haver um espaço de debate onde a verdade se sobrepõe ao lucro.

O único país do mundo que usa estabilizador é o Brasil. Em todos os outros é DPS (filtro) ou direto na tomada!

Uma frase de um ex ministro da Fazenda (Henrique Simonsen) demonstra muito bem isso: "Se só existe no Brasil e não é jabuticaba pode saber que é besteira".

auAHUHUHAUa..Gostei da frase...

Eu me registrei no CDH a poucos dias, apesar de ja frequentar outros fóruns e fiquei muito impressionado com a quantidade de informações importantes, com a quantidade de visitantes online e com a prestatividade dos amigos como você que dispoem do tempo para ajudar outros interessados.

Sem dúvidas estarei frequentando sempre que possível e no que puder ajudar o pessoal (principalmente com parte de audio onde obtenho um pouco de conhecimento), estarei a disposição.

Quanto ao filtro realmente não esta sendo fácil de encontrar mas vou compra-lo assim que possivel e dar um final feliz para mim e para o meu estabilizador.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Postado
auAHUHUHAUa..Gostei da frase...

Eu me registrei no CDH a poucos dias, apesar de ja frequentar outros fóruns e fiquei muito impressionado com a quantidade de informações importantes, com a quantidade de visitantes online e com a prestatividade dos amigos como você que dispoem do tempo para ajudar outros interessados.

Sem dúvidas estarei frequentando sempre que possível e no que puder ajudar o pessoal (principalmente com parte de audio onde obtenho um pouco de conhecimento), estarei a disposição.

Quanto ao filtro realmente não esta sendo fácil de encontrar mas vou compra-lo assim que possivel e dar um final feliz para mim e para o meu estabilizador.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Amigo, eu também estou aqui na condição de iniciante e dentro do possível repasso o que aprendi. Lendo os tópicos que compõem o fórum aprendemos muito, principalmente com os feras do fórum que são encabeçados pelo Pai Faller, que de quando em quando se digna a nos ajudar diretamente, para nossa alegria. :)

Sobre a frase, ela explica muito bem nosso país!

Sobre o Clone e a dificuldade de encontrá-lo, acredito que com todo esse sucesso a Clone lançará logo-logo novos modelos no mercado. O mercado brasileiro está acordando e percebendo que muitos clientes estão se informando (em espaços como este) e não admitem mais usar (des)estabilizadores, ou seja, acredito que a tendência é vermos novos filtros (filtros de verdade e não aquelas extensões disfarçadas de filtros) sendo lançados no mercado cada vez mais.

Espero encontrar o amigo mais vezes aqui!

Abraço!

• Curtir 1
Postado

Olá amigos,

Acabo de adquirir um surge protector da Belkin, do mesmo modelo recomendado pelo faller. Vendo nas especificações, vi que a tensão de ativação dele é 330V.

No PC que acabo de montar, tenho uma Seasonic SII12 com PFC ativo (90~240V). Neste caso, a fonte absorve as variações de tensão e o filtro protege contra ruídos e picos momentâneos.

O que acontece no caso da rede elétrica estacionar durante alguns segundos em 300V? Não vou estar segurado pelo filtro, e a fonte não vai conseguir lidar por estar fora da faixa de operação. Terei componentes sujeitos a queimar?

Da mesma forma, o que acontececira caso a rede estacionar durante alguns segundos em 20V?

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O que acontece no caso da rede elétrica estacionar durante alguns segundos em 300V?

Acontece o mesmo que aconteceria se você se deparasse com um leão feroz e faminto correndo em sua direção enquanto caminhas pelas ruas ai de São Bernardo do Campo, a caminho do trabalho.. Inclusive a probabilidade dessas duas coisas acontecer é bem semelhante...

Com uma diferença.. Seus equipamentos, se danificarem, poderias entrar com uma reclamatória na distribuidora de energia e com alguma sorte e algum tempo, serias indenizado.. Já no caso do leão, não teria muito a fazer...

Da mesma forma, o que acontececira caso a rede estacionar durante alguns segundos em 20V?

Simplesmente sua fonte não iria operar, desligaria. Dê uma olhada ai num vídeo que fiz variando a tensão de uma fonte com PFC ativo desde zero Volts a 254 Volts..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

• Curtir 2
Postado

E ae galera depois de muito tempo volto aqui pra pedir ajuda, hoje tomei um susto eu usava um filtro de linha da APC minha rede 110v

o filtro é esse

http://www.apc.com/resource/images/family/primary/219_fam.jpg

porém hoje de manha com o PC ligado ouvi um estouro e o pc desligou, ficamos sem energia 2 3 seg e voltou a energia porém o filtro de linha não funciona mais, abri ele pra ver como estava so observei um queimado, irei postar fotos daqui a pouco dele.

Minha duvida o filtro de linha tem conserto ou so comprando outro ?

valeu galera

• Curtir 1
Postado
E ae galera depois de muito tempo volto aqui pra pedir ajuda, hoje tomei um susto eu usava um filtro de linha da APC minha rede 110v

o filtro é esse

http://www.apc.com/resource/images/family/primary/219_fam.jpg

porém hoje de manha com o PC ligado ouvi um estouro e o pc desligou, ficamos sem energia 2 3 seg e voltou a energia porém o filtro de linha não funciona mais, abri ele pra ver como estava so observei um queimado, irei postar fotos daqui a pouco dele.

Minha duvida o filtro de linha tem conserto ou so comprando outro ?

valeu galera

Dependendo do estrago vai compensar comprar outro.

Dependendo do estrago o conserto vai ser a troca de algum componente de R$1,50

• Curtir 1
Postado
Acontece o mesmo que aconteceria se você se deparasse com um leão feroz e faminto correndo em sua direção enquanto caminhas pelas ruas ai de São Bernardo do Campo, a caminho do trabalho.. Inclusive a probabilidade dessas duas coisas acontecer é bem semelhante...

Com uma diferença.. Seus equipamentos, se danificarem, poderias entrar com uma reclamatória na distribuidora de energia e com alguma sorte e algum tempo, serias indenizado.. Já no caso do leão, não teria muito a fazer...

Simplesmente sua fonte não iria operar, desligaria. Dê uma olhada ai num vídeo que fiz variando a tensão de uma fonte com PFC ativo desde zero Volts a 254 Volts..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Obrigado pela resposta, faller. O computador que vou montar ficará em um bairro bem afastado de campinas, quase rural e famoso por ter a rede bem instável. Eu poderia ficar tranquilo mesmo numa região como essa, com quase 5 mil reais de equipamentos e uma "brecha" para falhas nesta região de tensão? Tenho amigos que perderam computadores mas não sei se por sobre, ou sub-tensão aliados a fontes ruins (muito provavelmente), e fico com esse medo de que tenha sido uma sobretensão baixa nesta faixa não coberta. Tinha pensado em colocar junto com Belkin, um SMS Clean Energy para cortar o funcionamento neste caso, e ainda estaria com a proteção nível Belkin para surtos muito maiores. Acho que seria um pouco desnecessário, principalmente porque os 15% é um range muito baixo e não gostaria de interromper o funcionamento do micro estando dentro da faixa de operação do PCF ativo. Existe algum outro similar (pode ser sem a proteção para picos) com uma tolerância maior?

Um produto interessante, talvez seria um que interrompesse o funcionamento da linha apenas quando a tensão ultrapassasse 250V, no estilo que Clean Energy faz. Existe algo deste tipo?

Já tinha chegado a ver o vídeo que você fez com a lâmpada incandescente, muito legal e instrutivo. Me convenceu fácil que posso ficar tranquilo a sub tensão. Fico somente com a pulga nesta faixa de 250V~350V...

Um abraço.

highvoltage,

Não pode ter sido o caso de ter apenas o fusível queimado? Já conferiu isso?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Aqui estão as fotos do meu filtro de linha APC q nao funciona mais :(

Tq3VA.jpg

FFNvS.jpg

Cmvcj.jpg

L5xjX.jpg

Muitas fotos de baixa qualidade e fora de foco. Simplesmente não dá para se ver nem imaginar o componente que queimou...

Fotografias são imensamente auxiliadas com a farta exposição e auxílio da luz.. Essas dai tirastes na penumbra.. Deu no que deu.. Quem seber as tiras com exposição a luz solar, e de ângulos que se possa ver, deduzir o que queimou..

O que aconteceu ai foi tipicamente derivado de surto na rede em uma falta de energia, mesmo que momentânea.. Ainda bem que se foi o filtro/proteção e não sua fonte. É para isso que eles existem..

• Curtir 1
Postado

faller, existe algum produto que interrompa o funcionamento da linha apenas quando a tensão ultrapassar 250V, no estilo que Clean Energy da SMS faz porém sem as interrupções de subtensão?

Obrigado

• Curtir 1
Postado
Muitas fotos de baixa qualidade e fora de foco. Simplesmente não dá para se ver nem imaginar o componente que queimou...

Fotografias são imensamente auxiliadas com a farta exposição e auxílio da luz.. Essas dai tirastes na penumbra.. Deu no que deu.. Quem seber as tiras com exposição a luz solar, e de ângulos que se possa ver, deduzir o que queimou..

O que aconteceu ai foi tipicamente derivado de surto na rede em uma falta de energia, mesmo que momentânea.. Ainda bem que se foi o filtro/proteção e não sua fonte. É para isso que eles existem..

Amigo faller verei se consigo umas fotos melhores, mas o motivo ta ae depois do estouro e de ter ficado sem energia 2 3 seg voltou porém olha isso

R65Ub.jpg

aqui é 110v liguei na concessionária energia eletrica e estão verificando informaram q foi problema no transformador da rua onde era 110v deu pico e começou a entrar 220v, verei se eles pagam meu filtro de linha.

Faller não sei consertar e não sei onde eu levo pra alguem de confiança fazer o conserto ou se tiver conserto bom se eu receber a indenização qual o melhor hoje filtro de linha 110v pra proteger meu pc/monitor/home/roteador.

Falou abrcs

• Curtir 1
Postado

Pessoal, acredito que encontrei a resposta para o que procurava, e o próprio Belkin deve fazer essa função de cortar antes dos 250V.

Minha dúvida era baseada na seguinte afirmação: "varistor não dá proteção adequada contra sobretensão sustentada, mas sim apenas picos de tensão." Como me proteger de sobretensão então?

Encontrei este post no arquivo, feita pelo usuário rau e posto aqui para quem tiver a mesma inquietação, pois considero a resposta bastante esclarecedora:

rau 23/01/2011, 23:23 H http://forum.clubedohardware.com.br/archive/recomendacao-filtro-linha/843871/2

Vejam no vídeo abaixo o porquê num tópico aí que não me lembro qual, nem sei se foi esse, q bati na tecla que varistor não dá proteção adequada contra sobretensão sustentada, mas sim apenas picos de tensão.

O vídeo mostra um teste simples, onde mostra um multimetro, o da esquerda medindo corrente passante no varistor e o da direita medindo a tensão no varistor. Veja o porquê eu já bati nessa tecla aqui numa discussão que varistor sozinho não protege contra sobretensão sustentada (com uma exceção explicada mais abaixo), tanto é que a Pamanax utiliza um relé de sobretensão em vários filtros deles...

Vejam que o varistor utilizado é um de 130V, EPCOS, que é uma excelente marca, mesmo tipo usado em proteções importadas. Observem que mesmo em 160V, tensão suficiente pra danificar uma fonte bivolt manual "setada" em 115V, o varistor não conduz praticamente nada de energia, míseros 0.01A quando passa de 160V e só vai fechar circuito de fato em 177V aí sim conduzindo bastante corrente e estourando. Até o varistor conduzir de vez a fonte já teria queimado. Pela corrente tão baixa conduzida mesmo em 160V, o aquecimento não seria suficiente pra abrir um fusível térmico ou fusível comum.

No entanto, se levarmos em consideração as fontes bivolt automáticas, a situação seria melhor, o varitor protegeria prontamente contra sobretensões, porque conduziria bastante corrente bem antes de 264V e abriria um fusivel. A situação no entanto se complica para proteções 220V com varistores de 250 ou 275V, dispensando maiores explicações do porquê disso.

Resumindo, se você mora numa região onde a tensão é 127V e seu filtro usa varistor de 130 ou 150V e além disso suas fontes são bivolt automáticas, beleza, você tá 100% protegido! Se suas fontes não são automáticas, você não está protegido contra sobretensões sustentadas, apenas picos de tensão. Agora em 220V a coisa pega, porque independente da sua fonte ser bivolt automática, estes varistores de 250 ou 275V só conduziriam lá pelos 300 ou mais volts.

O consolo pra quem usa filtros apenas é que sobretensão nesses níveis não são corriqueiras como os picos de tensão. Então nesse ponto dá pra ficar mais tranquilo.

Só quis com essa mensagem mostrar um fato que pouca gente leva em consideração e acham que tão totalmente protegidos.

Vídeo:

Bom, possuo um filtro Belkin que possui varistores de 130V (de acordo com a análise de faller: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39 ), mas também possui de 230V. A minha fonte é full range e opero em uma rede 110.

Havia perguntado no post anterior: o que aconteceria neste caso, quando a tensão ficasse alguns segundos mantida em 300V?, e acredito que neste post do usuário rau encontra-se uma resposta bem clara: o varistor do Belkin iria explodir (ou conduzir e um fusível do filtro iria se abrir), assim meu computador estaria protegido.. Neste caso então posso me considerar 100% protegido contra sobretensão (atenção: não estou falando de picos momentâneos e sim sobretensão sustentada).

A minha análise está correta?

Quanto ao filtro de linha, o varistor explodiria, ou o fusível térmico abriria? Ele voltaria a operar normalmente trocando este componente danificado?

Obrigado.

• Curtir 1
Postado
Pessoal, acredito que encontrei a resposta para o que procurava, e o próprio Belkin deve fazer essa função de cortar antes dos 250V.

Minha dúvida era baseada na seguinte afirmação: "varistor não dá proteção adequada contra sobretensão sustentada, mas sim apenas picos de tensão." Como me proteger de sobretensão então?

Encontrei este post no arquivo, feita pelo usuário rau e posto aqui para quem tiver a mesma inquietação, pois considero a resposta bastante esclarecedora:

Bom, possuo um filtro Belkin que possui varistores de 130V (de acordo com a análise de faller: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4385534&postcount=39 ), mas também possui de 230V. A minha fonte é full range e opero em uma rede 110.

Havia perguntado no post anterior: o que aconteceria neste caso, quando a tensão ficasse alguns segundos mantida em 300V?, e acredito que neste post do usuário rau encontra-se uma resposta bem clara: o varistor do Belkin iria explodir (ou conduzir e um fusível do filtro iria se abrir), assim meu computador estaria protegido.. Neste caso então posso me considerar 100% protegido contra sobretensão (atenção: não estou falando de picos momentâneos e sim sobretensão sustentada).

A minha análise está correta?

Quanto ao filtro de linha, o varistor explodiria, ou o fusível térmico abriria? Ele voltaria a operar normalmente trocando este componente danificado?

Obrigado.

PARA RAFAEL

Rafael, você disse que na especificação, na caixa da Belkin, diz que o varistor é de 330v. Mas o Faller analisou esse Belkin aberto e disse que o varistor dele é de 130v. Ou seja, me parece que há algo que não bate. Tenho visto caixas da Belkin dizendo que o varistor é de 300v e quando aberto os amigos dizem que o varistor é de 130v ou 150v.

Se você mora em SP (110v) e sua fonte opera até 240v sem problemas, e se você usa um filtro com varistor de 130v (se for 130v e não 330v), está claro que você está protegido contra sobretensão. Subindo a tensão da tomada até 200v (por exemplo), o varistor começará a aquecer e o fusível térmico entrará em operação cortando a corrente. Se o filtro tiver disjuntor, o mesmo acontecerá com ele (com disjuntor). Dessa forma está sim protegido contra sobretensão.

Seu varistor não explodiria, pois antes disso o fusível térmico cortaria a corrente.

Acontece com você algo semelhante que ocorre comigo: na caixa do meu Belkin diz que o varistor é de 400v, mas quando os fóruns abrem o filtro dizem que o varistor é de 130v ou 150v.

PARA FALLER

Subtensão não queima eletrônicos. Certo? Subtensão pode queimar máquinas que precisam de um valor maior no momento do disparo (geladeiras e máquinas de lavar, por exemplo). Estou certo, Faller?

Outra dúvida: tenho visto filtros da Belkin e APC que na caixa afirma que possui varistores de 300V (só de 300V, não fala nada de varistores de tensão menores, como 130v ou 150v)... Não entendo porque eles fazem filtros de 300V se eles operam só em 110. Nesse caso sim (300v) não estaria protegido de sobretensão, só de picos (surtos).

Faller, veja esse filtro APC, por exemplo: http://goo.gl/GwBd8 A ficha técnica dele diz isso: Proteção de tensão: 400V (L-N) / 500V (L-G e N-G)

Como esse filtro da APC posusi varsitores de 400 e 500 se ele é feito para 110v? Porque colocar varistores com tensão tão alta? Qual o sentido disso, Faller?

Acho meio absurdo o filtro da Clamper (feito para 220v) ter tensão de ruptura (275v) menor que um APC ou Belkin (feitos para 110v), que possuem tensão de ruptura de 300v, 400v, 500v.

• Curtir 1
Postado
Aqui estão as fotos do meu filtro de linha APC q nao funciona mais :(

Tq3VA.jpg

FFNvS.jpg

Cmvcj.jpg

L5xjX.jpg

Na foto que mostra a chave on/off parece que a esquerda dos varistores (ainda dentro do plástico anti chamas) tem os restos de um fusível térmico.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só para acalmar vocês...

Um filtro da Belkin: 06ProtetorBelkinVisointernaplacater.jpg

Seu varistor é um 20D201K, para uso em 130 Volts RMS

Agora um da APC: 06APCP6BVaristorFN.jpg

O mesmo varistor para uso em 130 Volts AC..

Veja agora uma tabela de varistores e note a primeira coluna a tensão RMS declarada, do modelo 20D201K e observarão 130 Volts RMS..

Varistores.jpg

Uma tensão alternada da rede elétrica tem inúmeras descrições de tensão

A rede elétrica pode ter 127 VAC, se retificada ou em seu valor de pico terá 127 x raiz de 2 ou seja 127 x 1.41 = 179 Volts DC e poderá ter 2 vezes isso dai, isto é, 358 Volts pp (pico-a-pico), e se tratar ainda de uma exata mesma tensão...

Desse modo acho que vocês estão fazendo confusão com descrições...

Isso tudo ainda se não for confunddido com algo da norma, chamada de UL1449 Safety Standard for Transient Voltage Surge Suppressor, que tem uma faixa própria para testes de 300 ou 330 Volts se não me engano..

Tem muita informação trocada por ai senhores... Muito ruído, muita onda em um copo d`água..

• Curtir 1
Postado
Só para acalmar vocês...

Veja agora uma tabela de varistores e note a primeira coluna a tensão RMS declarada, do modelo 20D201K e observarão 130 Volts RMS..

Varistores.jpg

A rede elétrica pode ter 127 VAC, se retificada ou em seu valor de pico terá 127 x raiz de 2 ou seja 127 x 1.41 = 179 Volts e poderá ter 2 vezes isso dai, isto é, 358 Volts pico-a-pico, e se tratar ainda de uma exata mesma tensão...

Isso tudo ainda se não for confunddido com algo da norma, chamada de UL1449 Safety Standard for Transient Voltage Surge Suppressor, que tem uma faixa própria para testes de 300 ou 330 Volts se não me engano..

Tem muita informação trocada por ai senhores... Muito ruído, muita onda em um copo d`água..

Mas, Faller, o que você me diz disso (?): http://goo.gl/GwBd8 > clique em "ficha técnica". A ficha técnica (exposta no site da WAZ) diz claramente que esse APC possui proteção de tensão: 400V (L-N) / 500V (L-G e N-G)

Ou seja, 400v entre fase-neutro e 500v entre fase-terra e neutro-terra.

Eu também acho muito improvável um Belkin ou APC (que são para 100v) usar tensão de ruptura tão alta (300v, 400v, 500v), mas é o que está escrito na especificação (na caixa do meu Belkin diz a mesma coisa).

Sinceramente, se a tensão de ruptura deles forem essas mesmas (300v, 400v, 500v) começo a considerar uma solução Belkin + SMS Clean Energy.

A você que conhece pergunto: esses 400v que a APC fala não corresponde a outra tensão aqui no Brasil não? Em outras palavras: na nomenclatura técnica americana 400v equivale aos 400 volts aqui do Brasil?

• Curtir 1
Postado
Só para acalmar vocês...

Varistores.jpg

A rede elétrica pode ter 127 VAC, se retificada ou em seu valor de pico terá 127 x raiz de 2 ou seja 127 x 1.41 = 179 Volts DC e poderá ter 2 vezes isso dai, isto é, 358 Volts pp (pico-a-pico), e se tratar ainda de uma exata mesma tensão...

Referende ao meu raciocínio anterior, as tensões (ou voltagens) indicadas em tomadas de energia e equipamentos eléctricos, (127V ou 220V) são os valores RMS e não os valores de pico (amplitudes), então quando a tensão da rede chegar a 180V rms, o varistor explode, como no vídeo, e como aconteceu com nosso colega acima. Ou seja, referente ao meu raciocínio anterior, estaria completamente certo:

Havia perguntado no post anterior: o que aconteceria neste caso, quando a tensão ficasse alguns segundos mantida em 300V (rms)?, e acredito que neste post do usuário rau encontra-se uma resposta bem clara: o varistor do Belkin iria explodir (ou conduzir e um fusível do filtro iria se abrir), assim meu computador estaria protegido. Neste caso então posso me considerar 100% protegido contra sobretensão. Correto?

Mas, Faller, o que você me diz disso (?): http://goo.gl/GwBd8 > clique em "ficha técnica". A ficha técnica (exposta no site da WAZ) diz claramente que esse APC possui proteção de tensão: 400V (L-N) / 500V (L-G e N-G)

Ou seja, 400v entre fase-neutro e 500v entre fase-terra e neutro-terra.

Eu também acho muito improvável um Belkin ou APC (que são para 100v) usar tensão de ruptura tão alta (300v, 400v, 500v), mas é o que está escrito na especificação (na caixa do meu Belkin diz a mesma coisa).

Sinceramente, se a tensão de ruptura deles forem essas mesmas (300v, 400v, 500v) começo a considerar uma solução Belkin + SMS Clean Energy.

A você que conhece pergunto: esses 400v que a APC fala não corresponde a outra tensão aqui no Brasil não? Em outras palavras: na nomenclatura técnica americana 400v equivale aos 400 volts aqui do Brasil?

Roderick Usher, as tensões (ou voltagens) indicadas em tomadas de energia e equipamentos eléctricos, (127V ou 220V) aqui no Brasil são os valores RMS e não os valores de pico (amplitudes).

Os 300,400,500V indicados pela APC podem ser valores pico a pico, no caso iguais a 106,141 e 177V rms.

faller, por favor, me corrija se eu estiver errado.

Bom, neste caso, para qualquer um que tenha uma fonte full range, não faz sentido nenhum ter filtros dimensionados para 127Vrms (com clampagem de 400V pico a pico). Estariamos apenas explodindo varistores antes da hora. Seria muito mais coerente termos filtros dimensionados para 220V (rms) com clampagem de 700V pico a pico (250V rms). Neste caso, se a tensão nominal da rede (rms) se elevar para 240V, nada acontece, trabalho normal, e se se elevar para 260V rms, passaria da clampagem do filtro e aí sim explodiríamos varistores/fusível na hora certa, protegendo o sistema contra sobretensão (não estou falando de picos de corrente). Correto?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo Rafaeld... Acho que ao indagares acerca dos 300 Volts sutentados sobre a rede elétrica, e por não teres citado, imaginei se tratar de rede de 220 Volts...

Por isso de minha resposta...

Jamais iria presssupor que numa rede 127 volts pudesse ter sustentados, por ser ponta de rede, ou eletrificação rural, 300 Volts ai amigo... Não dava para inferir isso jamais. Fosse assim deverias te preocupar com lâmpadas, refrigerador, televisor, motores enceredaira, batedeira, até mesmo a faca elétrica de cortar pão.. Olha impossivel fora do regime de defeito a cia elétrica te apresentar ai 300 Volts em vez de 127 Volt... São 136% a maior... IMPOSSÍVEL de acontecer a não ser em regime de defeito... Ai cabe é indenização e não proteção..

Repara, só por analogia, que aquele varistor de provável tensão de 130 Volts rebentou com a aplicação de 175 Volts sobre ele, ou seja, com 34% a mais de tensão...

Se raciocinares a mesma coisa com um varistor de 250 Volts que geralmente são usados em proteções de 220 Volts, vai dar algo como 250 x 1,34 = 335 Volts.. Ou seja, com 300 Volts ficarias igual correndo na frente do leão.. Por isso de minha resposta.. Imaginei estavas falando de uma proteção de 220 Volts, bem como de sua preocupação de sua rede, que pensei ser de 220 Volts, chegar nos 300 Volts, que já seria mais de 30% a maior, motivo certamente de reclamação a concessionária...

Portanto sim, pensem melhor, analisem melhor as especificações pois misturam tensão de pico com tensão pico a pico, com tensão DC e com tensão RMS.. Ai dá megda...

• Curtir 2
Postado

Bom Galera esta aqui novas fotos acredito agora que vocês podem avaliar se da pra consertar

YtGIz.jpg

irRhd.jpg

DTkj4.jpg

sAfx1.jpg

0W0x1.jpg

fIrP8.jpg

qv4RR.jpg

qv4RR.jpg

Se nao tiver jeito ja penso em pegar um Filtro SMS Protector Clean Energy Prot 1000 R$ 35,00

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...