Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

É, Hugo! Parece que a fama do Clone (01087) é imensa mesmo (merecidamente)!

Não encontrei em nenhuma loja! Quando ele chega no Kabum some em questão de horas!

Espero que com toda essa procura os fabricantes brasileiros comecem a lançar filtros decentes, como é este Clone!

Essa zica do F8 já encheu. Fazem meses que tento comprar e não consigo :mad:. to pensando em pegar 2 e-Clamper na falta dele. O que acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa zica do F8 já encheu. Fazem meses que tento comprar e não consigo :mad:. to pensando em pegar 2 e-Clamper na falta dele. O que acha?

Acho que você tem que saber o seguinte: esse e-Clamper (ele hoje possui outro nome) é um excelente protetor contra SURTOS (N-F, N-T, F-T), possui fusíveis térmicos inclusive, mas não faz filtragem de ruídos (muitas pessoas consideram isso irrelevante mesmo).

A proteção contra surtos dele é melhor que do SMS Clean Energy para o amigo ter uma ideia.

Pergunto: você conecta cabo de dados no PC (tipo Velox ou Speedy)?

Se você possui cabo de dados, aconselho esse (Clamper Tel): http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-tel.html

Se não possui cabo de dados, aconselho esse (Clamper Energia): http://goo.gl/0WEsl

Preste atenção, o e-Clamper é de uma "safra" mais antiga de produtos da Clamper. Agora é Clamper Tel e Clamper Energia.

Sobre essa novela (essa "zica") do Clone eu não sei como uma empresa que sabe que seu produto está sendo consumido igual água não aumenta a produção desse produto! Há um ano que ouço que esse Clone está sumido e todo mundo quer um. A Clone bem que poderia aumentar a produção dele, pois tem uma ótima saída.

Hugo, vi no seu perfil que você é professor de Filosofia. Sei que este não é o assunto aqui, então serei breve: embora eu seja Funcionário Público a Filosofia é uma das minha paixões. Diga-me qual é seu filósofo preferido e te direi quem és. Qual é seu filósofo preferido?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo objetivamente a questão: Ou seja, além de desviar energia para o neutro ele também converte energia em calor (atua de duas formas: desviando energia e transformando em calor)

Sim na concepção e não na operação...

SIM: Esse descrito por você é realmente a operação física de um varistor, ele reduz substancialmente sua resistência e conduz energia de um lado a outro.. Ele também dissipa certa quantidade de energia, e por isso aquece..

NÃO: Na prática os varistores não são usados como supervisores daquelas tensões mantidas elevadas na rede elétrica, ou seja, numa rede de 220 Volts se porventura subir para 250 Volts e se manter nesse valor, não é para varistor se meter de pato a ganso e resolver o problema.. Não é essa a função do mesmo.. Uma porque em sua função de absorção de energia ele seria tão importante quanto a mosca do cocô do cavalo do bandido...

Façamos um simples cálculo.. Imagine 250 Volts aplicado a um varistor de 250 Volts de ruptura, ou seja, no joelho do início de siua condução... Uma peça do tamanho de um varistor, e isso a prática nos mostra, conseguiria dissipar algo como 5 Watts no máximo dos máximos e ficaria quemnte a ponto de não se poder tocar no mesmo... Ora amigo... Que corrente estaria passando nessa hora, que ele estaria absorvendo???

Fácil, sabendo que P= V x I => I = P/V = 5/250 = 20 mili Amperes, ou seja, por dissipação seria ele capaz de absorver 20 mA, uma corrente típica para acender um led e nada mais... Absorção muito pequena, irrisória.. Por isso do NAO, lá do começo... Varistores sim são usados como absorventes da energia maléfica, de alta tensão, mas em um mecanismo diferente, numa análise diferente dessa dai..

Veja, varistores foram criados para resolver problema de surto de tensão, que muitos confundem com sobretensão... Manter a tensão por algum tempoo em 250 Volts numa rede de 220 é sobretensão e não surto de tensão... É problema das geradora, da distribuidora e pode torrar mais de um equipamento na sua casa e na da vizinhança e para resolver de há muito tempo existe o mecanissmo correto. Reclamar indenização na operadora...

O problema para o qual nasceu o varistor é a solução do surto de tensão.. Algumas características do mesmo:

- Imprevisível, pode acontecer a qualquer instante;

- Pode ter pico de tensão que supere 1.000 Volts;

- Tem duração curta, muito curta, da ordem de micro segundos e raramente atinge milisegundos..

Ou seja, alguma energia, de alta tensão, em curtíssimo tempo..

Esse tipo de anomalia é mortal para semicondutores principalmente. Diodos, transistores das fontes são os principais agredidos. Surtos dessa magnitude podem facilmente romper a isolação desses componentes.

Ai nasceu o varistor que pode, rapidamente, passar de uma condição de circuito aberto, resistência infinita(muito alta) para praticamente um curto. O tempo de resposta gira na casa de nanosegundos ( 1 nano segundo = 0,000000001 segundo ). O Varistor tem capacidade de drenar, nesse curtíssimo intervalo de tempo, correntes da ordem de alguns mil Amperes (se consultares um datasheet de varistor ele mostrará esse valor).

É ai que se baseia o varistor.. Ação ultra rápida, altíssima capacidade de absorver energia (nesse curto interbvalo de tempo).. Nada de manter alta tensão sobre o mesmo.. Ele age como uma chave que curto circuita o fio fase com o fio neutro, durante os 100 microsegundos que um surto aporta na rede, na sua tomada. Um curto rapidíssimo... Ora se sua rede estiver em curto, não tem como essa tensão altíssima do surto chegar em seu equipamento.. Desaparecida a alta tensão, terminado o surto, na mesma velocidade ele se abre, passa para resistência muito alta, e tudo volta ao normal. O varistor funciona como cao de guarda.. Crescida a tensão na rede ele curto circuita a mesma, terminado o surto ele se abre...

Ai sim é possível se entender uma dissipação de energia de parte do varistor. Em tensões mantidas por tempo maior, esqueça, ele explodirá por sobreaquecimento talvez em menos de meio segundo...

Jamais pense na ação de um varistor por tempos maiores que 100 milisegundos (0,1 segundo) Ele é um elemento muito útil para absorver alta energia mas em tempos muito, muito pequenos.. Típicos de surtos de tensão...

Dê uma olhada ai nessa página de datasheet:

Tabeladevaristores.jpg

Veja ai que os varistores mostrados são capazes de absorver correntes da ordem de 3.000 a 10.000 Amperes desde que respeitado o tempo de 8/20 micro segundos. ( isso significa um pulso com tempo de subida de 8 micro segundos e de queda de 20 micro segundos)...

Está certo. Compreendi perfeitamente! Já sabia que o varistor não é destinado a proteção contra sobretensão, mas sim para surtos.

Se a tensão se mantiver alta (sobretensão) outros mecanismos atuam: fusível normal (filamento metálico), fusível térmico, disjuntor...

Ficou bem claro para mim.

Mais uma vez, muito obrigado, Faller!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você tem que saber o seguinte: esse e-Clamper (ele hoje possui outro nome) é um excelente protetor contra SURTOS (N-F, N-T, F-T), possui fusíveis térmicos inclusive, mas não faz filtragem de ruídos (muitas pessoas consideram isso irrelevante mesmo).

A proteção contra surtos dele é melhor que do SMS Clean Energy para o amigo ter uma ideia.

Pergunto: você conecta cabo de dados no PC (tipo Velox ou Speedy)?

Se você possui cabo de dados, aconselho esse (Clamper Tel): http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-tel.html

Se não possui cabo de dados, aconselho esse (Clamper Energia): http://goo.gl/0WEsl

Preste atenção, o e-Clamper é de uma "safra" mais antiga de produtos da Clamper. Agora é Clamper Tel e Clamper Energia.

Sobre essa novela (essa "zica") do Clone eu não sei como uma empresa que sabe que seu produto está sendo consumido igual água não aumenta a produção desse produto! Há um ano que ouço que esse Clone está sumido e todo mundo quer um. A Clone bem que poderia aumentar a produção dele, pois tem uma ótima saída.

Hugo, vi no seu perfil que você é professor de Filosofia. Sei que este não é o assunto aqui, então serei breve: embora eu seja Funcionário Público a Filosofia é uma das minha paixões. Diga-me qual é seu filósofo preferido e te direi quem és. Qual é seu filósofo preferido?

Uso o modem da GVT conectado ao PC e Wireless pro note. Essa filtragem na linha tel, não irá limitar o tráfego de dados?

Seria esse uma boa proteção? http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Uso o modem da GVT conectado ao PC e Wireless pro note. Essa filtragem na linha tel, não irá limitar o tráfego de dados?

Seria esse uma boa proteção? http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html

Na verdade o filtro de linha, para a linha telefônica, que filtra mesmo, é aquele que se usa para separar o sinal de dados do sinal de fonia. Também é conhecido como filtro de linha. É um desses dai:

http://www.atera.com.br/produto/FILTROADSL/Micro+Filtro+p++linhas+c++modem+ADSL+Speedy+Velox+10820

Esse dai é quem filtra...

As proteções para linha telefônica tem a função de proteger essa linha dos raios e descargas atmosféricas.. De modo nenhum afetam a velocidade da transmissão de dados...

O modelo da Clamper que cuida também disso é o Multi Proteção... esse dai: http://www.clamperlojavirtual.com.br/catalog/category/view/s/rede-eletrica-e-telefonica/id/6/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, Pai Faller já disse tudo. Essa proteção é para surtos.

O Clamper Multiproteção que o Faller te aconselhou é o produto top da Clamper e é excelente! Tenho um transparente aqui! Concordando com o Faller de outro post: meu Clamper Multiproteção não tem contador de surtos, pois é perfumaria!

Se quiser manter valores mais parecidos com o Clone, continuo indicando Clamper Tel (http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-tel.html), com a ressalva que ele (Clamper Tel) só possui duas saídas e o Multiproteção 8 saídas.

Não me falou qual é seu filósofo favorito, mas fez bem! Se entrasse no assunto seríamos dois a tomar um puxão de orelha (bem dado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, Pai Faller já disse tudo. Essa proteção é para surtos.

O Clamper Multiproteção que o Faller te aconselhou é o produto top da Clamper e é excelente! Tenho um transparente aqui! Concordando com o Faller de outro post: meu Clamper Multiproteção não tem contador de surtos, pois é perfumaria!

Se quiser manter valores mais parecidos com o Clone, continuo indicando Clamper Tel (http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-tel.html), com a ressalva que ele (Clamper Tel) só possui duas saídas e o Multiproteção 8 saídas.

Não me falou qual é seu filósofo favorito, mas fez bem! Se entrasse no assunto seríamos dois a tomar um puxão de orelha (bem dado).

Falei sim, por MP. rsrsrs

Pode parecer ***** mas minha preocupação maior como o faller respondeu, seria que o filtro para o modem, limitasse o tráfego; mas sou leigo no assunto de modens. Me preocupo com a proteção de tudo. O APC que tenho me foi recomendado pelo faller há 4 anos e tá aqui firme e seguro.

Minha internet até ontem era à rádio, o que era bem simples em relação ao modem da GVT; Só vinha um cabo de rede do telhado direto pro PC. Mas atualmente comprei um note e aproveitei a GVT e assinei. Hoje é via modem da GVT; por isso não me preocupava com a segurança do modem antigo, pois o mesmo ficava trancado numa caixa de ferro junto a antena no teto. Presume-se então que o mesmo é de responsabilidade da empresa.

Por isso tenho dúvidas tão puerís em relação ENERGIA ~ MODEM :)

Para mim a coisa mais importante em se tratando do PC é a qualidade de energia. :) e não quero ver nada queimado aqui, haja vista que acompanho o tópico e aprendi que pode haver queima de componentes via cabo de rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei sim, por MP. rsrsrs

Pode parecer ***** mas minha preocupação maior como o faller respondeu, seria que o filtro para o modem, limitasse o tráfego; mas sou leigo no assunto de modens. Me preocupo com a proteção de tudo. O APC que tenho me foi recomendado pelo faller há 4 anos e tá aqui firme e seguro.

Minha internet até ontem era à rádio, o que era bem simples em relação ao modem da GVT; Só vinha um cabo de rede do telhado direto pro PC. Mas atualmente comprei um note e aproveitei a GVT e assinei. Hoje é via modem da GVT; por isso não me preocupava com a segurança do modem antigo, pois o mesmo ficava trancado numa caixa de ferro junto a antena no teto. Presume-se então que o mesmo é de responsabilidade da empresa.

Por isso tenho dúvidas tão puerís em relação ENERGIA ~ MODEM :)

Para mim a coisa mais importante em se tratando do PC é a qualidade de energia. :) e não quero ver nada queimado aqui, haja vista que acompanho o tópico e aprendi que pode haver queima de componentes via cabo de rede.

Grande Hugo, desculpe por não ter visto a MP. Como pode ver sou novo aqui e não estou familiarizado com o site ainda. Já te respondi lá! Muito obrigado!

Sobre o filtro: como o Faller disse, aquele filtro que ele te mostrou filtra ruídos (sem proteção contra surtos). Já o Clamper Tel filtra surtos (mas não ruídos).

Se estiver disposto a desembolsar um pouco mais, então sigo o Pai Faller e aconselho o Multiproteção mesmo. Ele é excelente.

Quero deixar um registro aqui: além da capacidade intelectual/profissional/técnica desses experts em energia, há algo que faz meu respeito ser maior: a humildade deles e principalmente do Faller! Sinceramente, acho fantástico uma pessoa saber tanto e ser tão acessível! Mas, deixe esse assunto para lá, senão vou acabar chorando!

Eu também leio esses tópicos desse Fórum e de outros há anos. Acompanhava as incríveis discussões entre Pai Faller com o saudoso _Rau_. Nunca tive coragem de fazer uma conta aqui no Fórum, pois o nível é tão elevado que temia atrapalhar mais do que qualquer outra coisa! Meu navegador fica com umas 20 abas abertas dessas discussões!

Não há um dia que não venho aqui e admiro a obsessão/dedicação dessas pessoas com o assunto do Fórum! Varistores, capacitores e centelhadores são tratados com toda a minúcia e o devido respeito. Eles abrem filtros e DPSs para analisar o interior deles e quase gozam com isso! Por isso, eles viraram, para mim, a grande autoridade do país nesse assunto! Depois de ver tanta discussão aqui, com tanta minúcia, percebi que ninguém conhece mais de proteção elétrica do que esses caras no Brasil!

Tal como ocorreu com você, foi Pai Faller que me iluminou e me libertou do terrível encosto chamado estabilizador! Esse encosto se manifestava a todo instante, desnecessariamente, e perturbava a paz da minha energia! Possuía poderes terríveis e disparava relés que tiravam minha paz! Mas, Pai Faller é todo poderoso e me salvou. Hoje, sou usuário de um Belkin e estou em arrebatamento por isto!

Grande Hugo, por favor, me permita terminar o post com Kierkegaard: a ironia é o ponto mais próximo da verdade!

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e estou fascinado com a quantidade de informações importantes e interessantes.

Eu tenho um pc mediano, e estou pretendendo colocar uma placa de video nele.

Diante disso vou precisar de uma fonte mais forte. Lendo o tópico sobre estabilizadores do Faller, ja me fez desistir no meu, um SMS um tanto antigo de 300VA.

Eu uso um filtro de linha SMS também um tanto antigo que não deve possuir proteção alguma.

Diante disso, estou pensando em comprar uma fonte nova e colocar somente um Filtro de linha bom, descartando o estabilizador, ou deixando o mesmo somente para o monitor e modem ADSL.

Onde eu moro atualmente possui aterramento, porém futuramente posso me mudar para outro local que não possui, e vi muitos relatos de gente com problemas em alguns filtros onde não possuia aterramento.

Sendo assim o que poderiam me indicar de filtro de linha custo x beneficio para que eu possa proteger minha fonte e meu pc sem que no futuro possa ter problemas com aterramento??

Caso eu possua problemas, fazer um aterramento ligado no neutro da tomada resolve??

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e estou fascinado com a quantidade de informações importantes e interessantes.

Eu tenho um pc mediano, e estou pretendendo colocar uma placa de video nele.

Diante disso vou precisar de uma fonte mais forte. Lendo o tópico sobre estabilizadores do Faller, ja me fez desistir no meu, um SMS um tanto antigo de 300VA.

Eu uso um filtro de linha SMS também um tanto antigo que não deve possuir proteção alguma.

Diante disso, estou pensando em comprar uma fonte nova e colocar somente um Filtro de linha bom, descartando o estabilizador, ou deixando o mesmo somente para o monitor e modem ADSL.

Onde eu moro atualmente possui aterramento, porém futuramente posso me mudar para outro local que não possui, e vi muitos relatos de gente com problemas em alguns filtros onde não possuia aterramento.

Sendo assim o que poderiam me indicar de filtro de linha custo x beneficio para que eu possa proteger minha fonte e meu pc sem que no futuro possa ter problemas com aterramento??

Caso eu possua problemas, fazer um aterramento ligado no neutro da tomada resolve??

Obrigado.

Amigo, os feras do fórum vão se aprofundar nesse assunto mais completamente com você, mas adianto:

Indicação de filtro de linha para usar sem aterramento: Clone F8 Plus 01087 (mais barato e muito bom) ou Clamper Multiproteção (mais caro, mas o melhor filtro do Brasil): http://goo.gl/z0niG

Aterramento ligado ao neutro: nem pense nisso.

O filtro SMS Clean Energy também é muito indicado, mas eu pessoalmente não indico, pois não possui capacidade de desviar um eventual surto (em modo comum) para o neutro, os outros dois filtros que indiquei sim. Esse SMS não possui fusíveis térmicos nem disjuntor e sua proteção contra surtos é menos ampla (possui1 varistor,contra 3 varistores dos outros dois).

Antes de qualquer coisa: com uma chave de testes (é baratinha, no máximo R$ 8,00) veja se a polaridade da sua tomada está correta. Isso é muito importante para a segurança elétrica do seu PC e para evitar choques no gabinete.

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu ai pessoal pelas dicas.

Antigamente a rede da minha casa não tinha terra e meu pc ficava com energia no gabinete, mesmo quando tava tudo desligado (só a tomada conectada). Dai instalei um terra completo la e resolveu, agora não sinto energia nenhuma no gabinete.

Mas eu preciso de uma regua adequada porque talves eu me mude pro ano que vem e pode ser que no local não consiga fazer um aterramento adequado.

Quanto ao estabilizador, eu uso ele com o monitor e outros afins ou posso descartar ja de primeira? Eu sempre tive minhas duvias sobre ele, principalmente quando ele faz os clecs...

Vou procurar esse filtro da Clone...

Obrigado mais uma vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu ai pessoal pelas dicas.

Antigamente a rede da minha casa não tinha terra e meu pc ficava com energia no gabinete, mesmo quando tava tudo desligado (só a tomada conectada). Dai instalei um terra completo la e resolveu, agora não sinto energia nenhuma no gabinete.

Mas eu preciso de uma regua adequada porque talves eu me mude pro ano que vem e pode ser que no local não consiga fazer um aterramento adequado.

Quanto ao estabilizador, eu uso ele com o monitor e outros afins ou posso descartar ja de primeira? Eu sempre tive minhas duvias sobre ele, principalmente quando ele faz os clecs...

Vou procurar esse filtro da Clone...

Obrigado mais uma vez.

Amigo, mesmo tendo terra, é necessário ver se sua tomada está com polaridade correta! A chave de testes é muito simples de usar: basta plugar no orifício da tomada. Se acender encontrou o fase. Vale a pena comprar uma, pois é muito barata.

Quer ver o que um estabilizador causa em sua energia? Abra esse site e deixe ele carregar todas as imagens! Acredito que as imagens sejam do mestre Faller: http://goo.gl/5qRS2 Perceberá nas imagens o que o clec (acionamento do relé) causa em sua energia. Verá claramente a perturbação elétrica.

Ah, convido você também a acessar esse maravilhoso tópico o Kayke (outro cobra no assunto): http://goo.gl/hgVmq Esse tópico responde sua pergunta sobre o estabilizador.

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, saudações! A Clamper tem loja própria. Alguém já comprou diretamente com eles?

Grande Hugo! Gente boníssima!

Acredito que muita gente aqui já comprou. Eu comprei três vezes e nas três vezes a mesma coisa: entrega rapidíssima (eles usam Sedex para entregar) e produto muito protegido (você verá a quantidade de flocos de isopor protegendo o produto).

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Hugo! Gente boníssima!

Acredito que muita gente aqui já comprou. Eu comprei três vezes e nas três vezes a mesma coisa: entrega rapidíssima (eles usam Sedex para entregar) e produto muito protegido (você verá a quantidade de flocos de isopor protegendo o produto).

Abraço!

Olá meu querido Usher. Já que disse, é lá que vou comprar mesmo. Vou comprar o Multiproteção recomendado por você e pelo Faller.

Abraços amigo e um ótimo fim de semana! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu querido Usher. Já que disse, é lá que vou comprar mesmo. Vou comprar o Multiproteção recomendado por você e pelo Faller.

Abraços amigo e um ótimo fim de semana! :)

Fará excelente compra, Hugo! Esse é top! Tenho um desses aqui que já me livrou de muitos problemas. Moro em cidade com muitos raios (Rio).

Não se arrependerá... Ele traz o selo Faller de qualidade. :)

Tenha um excelente fim de semana também, meu amigo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, mesmo tendo terra, é necessário ver se sua tomada está com polaridade correta! A chave de testes é muito simples de usar: basta plugar no orifício da tomada. Se acender encontrou o fase. Vale a pena comprar uma, pois é muito barata.

Quer ver o que um estabilizador causa em sua energia? Abra esse site e deixe ele carregar todas as imagens! Acredito que as imagens sejam do mestre Faller: http://goo.gl/5qRS2 Perceberá nas imagens o que o clec (acionamento do relé) causa em sua energia. Verá claramente a perturbação elétrica.

Ah, convido você também a acessar esse maravilhoso tópico o Kayke (outro cobra no assunto): http://goo.gl/hgVmq Esse tópico responde sua pergunta sobre o estabilizador.

Abraço!

Quanto a isso esta tudo certo amigo Usher, tenho uma chave de testes em casa e ja pude verificar as polaridades, agradeço o importante lembrete.

Na rede telefonica, antes do modem, é importante usar algum tipo de filtro ou só antes do telefone?

Porque uma vez ja queimei um modem pela corrente telefonica...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto a isso esta tudo certo amigo Usher, tenho uma chave de testes em casa e ja pude verificar as polaridades, agradeço o importante lembrete.

Na rede telefonica, antes do modem, é importante usar algum tipo de filtro ou só antes do telefone?

Porque uma vez ja queimei um modem pela corrente telefonica...

A proteção telefônica não se destina a proteger seu telefone nem seu modem, e sim seu PC, embora também consiga proteger aqueles outros dois também..

Um raio ou a energia induzida por um deles pode entrar pela rede telefônica, adentra seu modem e se não achar caminho acaba indo para seu PC, via conexão LAN..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a isso esta tudo certo amigo Usher, tenho uma chave de testes em casa e ja pude verificar as polaridades, agradeço o importante lembrete.

Na rede telefonica, antes do modem, é importante usar algum tipo de filtro ou só antes do telefone?

Porque uma vez ja queimei um modem pela corrente telefonica...

O Faller já disse tudo, só complementando.

Que bom que já possui a chave de testes! Fez bem.

Quanto ao modem que queimou, o problema poderia ter chegado ao PC também. Poderia ter queimado a placa de rede e até mesmo a placa mãe.

Para proteger seu PC a contento é necessário que proteja o modem também, pois surtos podem vir pelo cabo de dados.

Em dias de raios no Brasil (acesse www.rindat.com.br), se você pesquisar no Twitter os termos "raio queimou" verá que a grande maioria das pessoas citam que o modem foi queimado pelo raio.

Acredito que o cabo de dados (que faz funcionar telefone e internet) está tão vulnerável quanto a rede elétrica, por uma razão bem simples: na rede elétrica ainda há transformadores, aterramento em vários postes (dentro de vários postes há aterramento) e no relógio de energia de sua casa há aterramento também. Sem falar que na sua casa há disjuntores (embora seja verdade que eles não são feitos para proteger contra surtos, mas sobrecarga e sobretensão). E sua tomada também pode possuir aterramento.

Já a rede telefônica não terá esses "filtros" (ou terá menos) que citei na rede elétrica, ou seja, o surto tem menos obstáculos para chegar ao seu modem (ou PC).

Por isso, o ideal é sempre ter um dispositivo que protege também o cabo de dados de surtos. Veja, esses dispositivos de proteção não protegem contra ruídos, mas de surtos, que é o que pode causar a queima dos seus equipamentos.

Alguns exemplos de filtros (DPS) que protegem surtos em cabo de dados (internet e telefone):

Clamper Tel: http://goo.gl/u2XXb ou http://goo.gl/ZoIRc

Clamper Multiproteção: http://goo.gl/Jxkab (acesse também: http://goo.gl/63tvP)

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Sirro bom? Depois de alguns anos terminei de montar meu PC, para ser direto depois de uns anos querendo montar um PC neste ano eu montei o meu kkkkk.

Obrigado pela ajuda, to vendo em algumas lojas de BH se tem o produto disponível talvez eu pegue Clamper, diferença muito pouca para um produto que ficará tanto tempo aqui em casa protegendo meu PC kkkk.

Att

Altamir

Dos clampers, o multienergia tem o mesmo projeto que o multiproteção, então se não precisar da proteção de cabo pode ir naquele e economizar uns trocados.

Fica o abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Faller já disse tudo, só complementando.

Que bom que já possui a chave de testes! Fez bem.

Quanto ao modem que queimou, o problema poderia ter chegado ao PC também. Poderia ter queimado a placa de rede e até mesmo a placa mãe.

Para proteger seu PC a contento é necessário que proteja o modem também, pois surtos podem vir pelo cabo de dados.

Em dias de raios no Brasil (acesse www.rindat.com.br), se você pesquisar no Twitter os termos "raio queimou" verá que a grande maioria das pessoas citam que o modem foi queimado pelo raio.

Acredito que o cabo de dados (que faz funcionar telefone e internet) está tão vulnerável quanto a rede elétrica, por uma razão bem simples: na rede elétrica ainda há transformadores, aterramento em vários postes (dentro de vários postes há aterramento) e no relógio de energia de sua casa há aterramento também. Sem falar que na sua casa há disjuntores (embora seja verdade que eles não são feitos para proteger contra surtos, mas sobrecarga e sobretensão). E sua tomada também pode possuir aterramento.

Já a rede telefônica não terá esses "filtros" (ou terá menos) que citei na rede elétrica, ou seja, o surto tem menos obstáculos para chegar ao seu modem (ou PC).

Por isso, o ideal é sempre ter um dispositivo que protege também o cabo de dados de surtos. Veja, esses dispositivos de proteção não protegem contra ruídos, mas de surtos, que é o que pode causar a queima dos seus equipamentos.

Alguns exemplos de filtros (DPS) que protegem surtos em cabo de dados (internet e telefone):

Clamper Tel: http://goo.gl/u2XXb ou http://goo.gl/ZoIRc

Clamper Multiproteção: http://goo.gl/Jxkab (acesse também: http://goo.gl/63tvP)

Abraço!

Certo, mas em relação a ruidos e perda de sinal, não há necessidade de nenhum filtro?

Eu tinha um modem interno, não lembro mais o modelo, ela era instalado num slot PCI da placa mãe e numa descarga eletrica deu um estouro dentro do pc, mais precisamente no modem, e o mesmo queimou. Na verdade, ele ainda funcionava, a placa reconhecia ele, mas não conectava na internet.

Nessa ocasião também deu um gelo no meu estabilizador, chegou a para de funcionar o led que indica que ele esta ligado, mas o estabilizador em si voltou a funcionar normalmente.

Em relação a surtos, é muito bom se previnir, agradeço a colaboração de vocês, mas aqui temos um costume grande de desligar tudo quando começa a dar raios fortes, dessa forma não existe tanta necessidade ou estou errado?

O que pretendo comprar com mais urgencia é o filtro da rede elétrica, ja que pretendo deixar o estabilizador somente para o monitor e ligar a fonte do pc direto no 220V. E perguntei em relação aos filtros porque pensei que tivesse algum que protegesse com ruidos ou que ajudasse a melhorar o sinal, mante-lo mais eficaz e talves ao mesmo tempo obter algum tipo de proteção contra surtos.

Mais uma vez muito obrigado aos amigos pela ajuda, frequento muitos fóruns a anos e fiquei espantado com a quantidade de informações do Clube do Hardware e com a prestatividade dos amigos. No que puder contribuir estarei a disposição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas em relação a ruidos e perda de sinal, não há necessidade de nenhum filtro?

Eu tinha um modem interno, não lembro mais o modelo, ela era instalado num slot PCI da placa mãe e numa descarga eletrica deu um estouro dentro do pc, mais precisamente no modem, e o mesmo queimou. Na verdade, ele ainda funcionava, a placa reconhecia ele, mas não conectava na internet.

Nessa ocasião também deu um gelo no meu estabilizador, chegou a para de funcionar o led que indica que ele esta ligado, mas o estabilizador em si voltou a funcionar normalmente.

Em relação a surtos, é muito bom se previnir, agradeço a colaboração de vocês, mas aqui temos um costume grande de desligar tudo quando começa a dar raios fortes, dessa forma não existe tanta necessidade ou estou errado?

O que pretendo comprar com mais urgencia é o filtro da rede elétrica, ja que pretendo deixar o estabilizador somente para o monitor e ligar a fonte do pc direto no 220V. E perguntei em relação aos filtros porque pensei que tivesse algum que protegesse com ruidos ou que ajudasse a melhorar o sinal, mante-lo mais eficaz e talves ao mesmo tempo obter algum tipo de proteção contra surtos.

Mais uma vez muito obrigado aos amigos pela ajuda, frequento muitos fóruns a anos e fiquei espantado com a quantidade de informações do Clube do Hardware e com a prestatividade dos amigos. No que puder contribuir estarei a disposição.

Para ruídos e perda de sinal este é o produto correto: http://goo.gl/ggliX

Minha irmã comprou um desses ano passado e não alterou (para bem e para o mal) nada na velocidade da conexão dela. Pelo menos não a ponto de percebermos.

Olha, vários modems já vêm com filtragem interna de ruídos.

O que pode ter ocorrido com seu estabilizador (led apagado) é que ele parou de proteger (algum componente interno pode ter queimado) seus equipamentos, mas continuou fornecendo energia. O apagamento do led é para indicar que a proteção não está sendo feita. Eu, concordando com um post do Faller, prefiro que quando um equipamento (filtro ou estabilizador, no seu exemplo) ao parar de proteger, corte a corrente, mas como vimos, nem sempre é o que ocorre.

Em relação aos raios, se você pode desplugar da tomada seus equipamentos acho uma boa. Como o Faller diz, o raio é algo tão absurdamente poderoso que pode sair destruindo tudo, até um filtro. Li um dia desses um tópico de um colega aqui do fórum que usava um Belkin (marca muito boa de filtros) e houve um surto na casa dele que o Belkin torrou literalmente, derreteu, mas os equipamentos plugados nele não sofreram nada. Esse rapaz postou fotos impressionantes.

Marcas estrangeiras (APC e Belkin, por exemplo) pagam um seguro alto ($ 300,000,00 - trezentos mil dólares) caso o equipamento de um usuário seu seja danificado, enquanto ele usa o filtro (APC e Belkin), tamanha a confiança que eles têm nos próprios produtos. Essa garantia só vale em alguns países e se houver correta instalação (terra, por exemplo). E isso vale até mesmo para raios! Resumindo: se puder tirar da tomada, faz bem, mas se você estiver na rua e um raio cair perto de sua casa, seus equipamentos estarão muito mais protegidos do que com um (des)estabilizador.

Meu amigo, se pretende deixar a fonte do PC direto no 220, por que deixar seu monitor nesse encosto (estabilizador)? Ele só faz interferir inutilmente em sua energia. Se seu monitor for bivolt, full range (100-240) ou opera em 220, livre o pobre coitado do (des)estabilizador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...