Ir ao conteúdo

Problema com FM em mini system

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Bom, estou com um mini system Toshiba RG8168B que está apresentando problema na parte de FM.

A parte AM funciona normal, mas FM e FM estéreo não apresentam nem sinal de vida (apenas um chiado bem baixo), nem se quer o LED "FM estéreo" acende. Já refiz algumas soldas frias, mas não adiantou...

O que pode ser pessoal?

Se precisarem de mais informação pra ajudar é só falar.

Também gostaria de pedir aos amigos para passarem algum material sobre conserto nesta parte dos rádios, pois eu procurei e não achei nada relacionado.

Obrigado.

Abraços.

• Coordenador
Postado

Colega Gustavo, no link abaixo você faz o download do esquema deste aparelho...

Toshiba RG-8168B

Talvez seja defeito no próprio IC7 (TA2111N), mas dê uma verificada nas bobinas e capacitores ao redor dele, pode haver alguma bobina aberta ou capacitor com fuga... (muito difícil, mas não impossível!)...

Aguarde outras dicas!...

Postado

Obrigado Bruno.

Bom, vou ver se consigo achar esse CI por aqui.

Fiz mais alguns testes hoje, consegui sintonizar algumas radios, mas o volume fica muito baixo e quase não se houve por causa do chiado.

Abraços.

• Coordenador
Postado
Bom, vou ver se consigo achar esse CI por aqui.

Fiz mais alguns testes hoje, consegui sintonizar algumas radios, mas o volume fica muito baixo e quase não se houve por causa do chiado.

Beleza! o CI é o mais provável mesmo...
Postado

Muito Obrigado Bruno!

Realmente era o CI.

Só mais uma pergunta, segundo a cliente esse problema já ocorreu uma vez, não sei se da outra vez também foi o CI, mas digamos que não seja coincidência, o que pode ter levado o CI a queimar?

Abraços.

• Coordenador
Postado

Não é fácil explicar gustavo!, mas já peguei um que o dono tinha colocado o aparelho em 220 e a chave estava para 110V, o pior que queimou só este CI!

Verifique se nesta sua placa de sintonia tem o diodo D1 instalado, ele é um zener de 5,1V, e também o resistor R8 de 220R..., no que peguei, o zener estava aberto!...

Postado

Bruno, D1 e R8 estão instalados sim.

Medi a tensão na placa (entre os terminais do zener), a tensão fica em ~5.8V e não a 5.1V mas acho que isso não seria um problema, correto?

Abraços

• Coordenador
Postado

Acredito que esta diferença seja pequena!, mas por via das dúvdas, troque este zener para um de 5,1V, ele deve estar errado ai...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!